[Dicas] Como fazer uma stream de LoL e se destacar. O essencial

Reunimos 10 dicas essenciais para quem quer saber como fazer uma stream de LoL e se destacar. São ideias práticas que vão desde pontos iniciais e básicos até sugestões para quem já faz stream, mas quer melhorar.

Com o isolamento social, o streaming se tornou ainda mais relevante no mercado. Esse entretenimento ganhou ainda mais espaço e há streamers gamers que relatam um aumento em 100% da sua audiência.

League of Legends é um dos games mais assistido na Twitch, sempre ficando no topo do Twitch Tracker. Podendo ser um dos melhores jogos para streamar, mas do qual você mais precisa se dedicar.

Isso rola porque quanto mais gente procurando, mais gente ofertando. Então acaba que há muitos canais que fazem live de LoL.

São os dois lados da mesma moeda: é bem desafiador e demanda bastante dedicação, tempo e às vezes um pouquinho de sorte para se destacar. Mas quando consegue, seu potencial de crescimento é enorme visto a quantidade de gente que assiste.

Então é importante que você procure formas de como fazer stream de LoL. Estude bastante e vá testando o que funciona na sua stream. 

Às vezes algum detalhe pequeno faz a diferença na entrega de qualidade da sua live e era isso que faltava para sua audiência fidelizar.

Apesar de ser um caminho muitas vezes difícil, não desista. Se você ama o MOBA e gosta de fazer live, vale a pena o empenho. Já pensou se você estoura e consegue tirar uma renda boa com o game? hehe

A gente aqui tá torcendo para isso acontecer! E para te ajudar nessa jornada, segue as nossas 10 dicas de como fazer stream de LoL e se destacar 😉

Leia Também: Você sabe como ganhar dinheiro no Twitch? Veja estas 5 dicas

10 Dicas de como fazer uma stream de LoL

1- Parte técnica

Se você quer dar conta de como fazer uma stream de LoL de qualidade, em primeiro lugar precisa se ligar com a parte técnica. Isso influencia diretamente no seu produto final.

Dois dos maiores pontos para você analisar são:

Computador

É importante ter um PC que tenha os requisitos mínimos para rodar o LoL junto com o os programas de streaming. Ninguém merece fazer uma live onde fica tudo pesado ou com baixa qualidade.

Os requisitos recomendados pela Riot são:

Windows

  • Processador de 3GHz dual-core
  • 4 GB de Memória RAM
  • 16 GB de memória disponível no disco rígido
  • Nvidia GeForce 8800/AMD Radeon HD 5670 ou equivalente (GPU dedicado com 512 MB + Memória de Memória de Vídeo(VRAM))
  • Suporte para DirectX v9.0c ou melhor
  • Windows 7, Windows 8 ou Windows 10 com o último service pack instalado

Se seu computador já roda lisinho o game, muito provavelmente isso não será uma questão.

O importante mesmo é ter uma placa de vídeo boa e, se puder, uma memória melhor de 8gb 😉

Internet

Você precisa de uma internet boa para que a live não fique caindo ou travando. Isso definitivamente afasta os espectadores. Então é muito importante ter um cuidado maior aqui.

É necessário que sua velocidade de upload seja de 2.5 mega para 720p. Se você mora com mais pessoas em casa, converse com o pessoal e veja se é possível que não utilizem tanto da internet enquanto você estiver fazendo a sua live.

O vídeo abaixo tem uma boa explicação, com pontos que você deve ter atenção quanto a internet: 

Leia Também: Como montar um PC Gamer passo a passo [guia de componentes]

2- Escolha a plataforma

Como o setor de streaming gamer tem bastante potencial, diversas plataformas estão aparecendo. Mixer, Cube TV, Nimo TV, Facebook Gaming, Twitchescolher qual irá streamar pode ser difícil.

Todas possuem seus prós e contras. Essas mais novas e menores às vezes parecem melhores pela janela de oportunidade. Possuem menos canais, então você já conquista o seu espaço e quando elas crescerem, você cresce junto. É quase uma aposta.

Apesar disso, nossa indicação é a Twitch. Mesmo sendo mais desafiadora por ter muitos canais, no momento ela é disparadamente o maior nome do mercado. Além de ter o apoio da gigante Amazon, o que torna difícil para as concorrentes superarem a roxinha.

Ela também conta com diversos recursos para monetização, o que é interessante para quem quer realmente seguir na área. 

Mas é claro, a decisão final é sua. Vale dar uma estudada em cada plataforma, analisar as vantagens e desvantagens. Pense também na sua audiência, em qual dessas opções seu público alvo está?

Leia Também: [TOP] Melhores plataformas para streamar em 2020

3- Defina o programa

Esse é um passo muito importante para quem quer saber como fazer uma stream de LoL. O programa de streaming que você usa também influencia diretamente no resultado final da sua live.

A nossa indicação é o Streamlabs OBS. Ele é um dos maiores do mercado e bastante leve, o que ajuda a não pesar sua live.

O vídeo abaixo mostra como configurar o programa para sua stream de LoL:

Caso você tenha dificuldades ou não se adapte ao Streamlabs, pode testar outros programas. Algumas outras sugestões são:

Leia Também: [Lista] 5 Melhores programas para stream: veja qual usar

4- Aproveite os recursos

Conheça bem sobre a plataforma de streaming e o programa que você definir para que possa aproveitar de recursos interativos.

Por exemplo na Twitch você pode criar emotes para os subs e fazer uso de bots que deixam o chat mais divertido e organizado. 

Outro ponto também é o seu perfil, organizar sua dashboard e fazer banners com avisos e informações sobre seu canal. Isso deixa a experiência mais agradável para sua audiência. 

Quanto mais domínio você tiver nesses detalhes específicos, mais autonomia e rica fica sua live. Desse jeito você vai dando conta de como fazer stream de LoL

Leia Também: [EXPLICANDO] O que é bits na Twitch – Sistema de Cheering

5- Profissionalize

Isso mesmo, seja profissional como streamer. É para se dedicar e tratar como uma responsabilidade séria. 

Logicamente, é para você se divertir enquanto fizer as lives. Mas se seu objetivo é se tornar bem sucedido e crescer, não dá para levar apenas como brincadeira.

Algumas dicas importantes para não oferecer um conteúdo amador são:

Planejamento

Ter um planejamento estratégico é extremamente necessário para quem quer saber como fazer uma stream de LoL e se destacar. 

Dessa forma você consegue se organizar conciliando o streaming com sua rotina, estabelecer metas e manter constância nas lives. É importante você administrar seu tempo e ter os dias certos da live, desse jeito seu público já sabe quando e que horas te assistir.

O Trello é um aplicativo gratuito bem útil que pode te ajudar nisso. Com ele você separa seus afazeres em Cards e Boards, ficando com uma boa visão do que precisa fazer. 

Leia Também: [Guia] Aprenda como fazer live em várias plataformas

Identidade visual

Ter uma identidade visual é muito interessante para você fugir do amadorismo. É uma forma de criar a marca do seu canal, transformando realmente em algo estruturado.

Escolha os elementos e crie a sua de acordo com a personalidade que você quer comunicar ao seu público. Suas lives serão mais de humor? Então escolha por cores, símbolos, fontes leves e cômicas.

Lembre que o visual é, para muitos, o primeiro contato que terão com o seu canal. E bem, já dizia o ditado: a primeira impressão é a que fica.

Leia Também: 10 segredos de como criar uma logo para time de eSports

Divulgação estratégica

Construir uma presença digital estratégica é um passo bem interessante para você que procura como fazer uma stream de LoL. 

Fazer perfis voltados para seu canal e criar conteúdos de LoL é uma forma de atrair audiência. É um jeito para encontrar seguidores que realmente gostam do que você faz, formando uma base de fãs sólida.

Isso pode ser um grande diferencial para você, mostrando que está realmente se esforçando e focando nessa área.

Leia Também: 7 dicas de ouro de como divulgar live da Twitch + bônus

Stream na prática

O Stream na Prática é uma opção bem legal para quem está realmente disposto a investir em como fazer stream de LoL.

Elaborado pelo Toquinha Man, um streamer com mais de 30 mil seguidores na Twitch. Você verá 5 módulos + bônus que ensinam como lidar de forma prática com os mais variados desafios do streaming.

Ou seja, você terá um profissional com 2 anos de experiência e bem sucedido te auxiliando em como enfrentar as dificuldades. Vai dizer que não é um baita suporte?

Se tiver interesse, clique aqui e veja mais informações sobre.

Leia Também: Curso para ser streamer profissional – viva de jogos agora

6- Esteja presente na comunidade

Extremamente necessário! Participe de fóruns e grupos sobre streaming, eles podem te ajudar bastante com dúvidas. 

Aqui você tem uma lista com algumas comunidades do Reddit que aparecem quando procura por streaming LoL. Mas pode pesquisar por mais, buscando por algo até mais nichado.

Interagir com outras pessoas que também fazem live é bem bacana. Além de encontrar mais gente que está passando pelo mesmo que você, ajuda a fazer com que seu nome apareça mais vezes e faz com que você seja mais visto.

Participar do chat de outras lives de LoL de forma natural também é uma boa ideia. Conversar casualmente com outros viewers, faz com que você conheça mais pessoas que são interessadas em conteúdo de League of Legends.

Assim elas podem ficar com vontade de assistir alguma live sua e continuar conversando com você. Mas não force nada, essa parte é importante que flua normalmente. Ser forçado pode gerar o efeito contrário e afastar as pessoas de você.

Outra ideia é fazer parte do StreamHolics. Se trata de uma comunidade para streamers interagirem trocando dicas e experiências. Além do site é uma boa participar também do grupo do Facebook.

Leia Também: 21 Dicas para ser um bom Streamer! Do básico ao avançado

7- Acompanhe outros streamers de LoL

Qual a melhor forma de aprender como fazer uma stream de LoL? Assistindo outros streamers de LoL.

De verdade, isso serve quase como uma aula para você que está interessado em se destacar no meio. Ver os maiores nomes em ativa pode servir como referência e te dar alguns insights com coisas bacanas para incrementar o seu conteúdo.

Só não se esqueça que: referência não é cópia. Nunca imite ninguém, isso só anula a sua personalidade e pode ser mal visto. Mais pra frente falaremos sobre a importância de ser você mesmo.

Algumas sugestões que você pode seguir e acompanhar são:

Leia Também: [DICAS] Como conseguir seguidores na Twitch

8- Melhore sua gameplay

Bom, de modo geral, gostamos de assistir uma partida com alguém que joga bem, certo? Então ser bom acaba sendo fator de destaque. Se estiver nos high elos, mais ainda.

League of Legends é um joguinho que pode ser bem difícil às vezes. Por isso, treinar e estudar é crucial para se manter no topo.

Se você ainda não é lá tão bom no jogo, não se preocupe. Com prática e dedicação é possível aumentar o desempenho.

Abaixo deixaremos uma lista com alguns conteúdos que podem ser úteis para você:

Além disso, indicamos também o zRepolhO Academy. Um curso com aulas que te ajudarão a subir de elo rapidamente. Alguns dos conteúdos que você verá são:

  • Identificando qual a melhor rota
  • Skill Ceiling
  • Regra das 3 mortes
  • Controle de Wave
  • Rotações pelo mapa
  • Materiais completos sobre cada posição

E mais! Confira sobre esse curso aqui.

Leia Também: [Tutorial] Como dar host na Twitch – método simples e rápido

9- Stream DUO

Essa é uma ideia bem legal para quem busca como fazer uma stream de LoL e se destacar. Você pode fazer uma live de uma partida DUO com algum outro streamer que você goste.

As DUOs são quando você chama alguém para jogar uma ranqueada com você. Isso é muito atrativo para a audiência, porque assistir duas pessoas jogando e interagindo é um conteúdo muitas vezes divertido.

É legal também para ampliar o tráfego do seu canal. Afinal, os viewers da sua dupla terão contato com você e seu canal, sendo a oportunidade para se divulgar para outras pessoas.

Isso também é interessante para quem for fazer a stream com você, porque a mesma situação rola para ela com os seus viewers. É literalmente uma mão lavando a outra hehe.

Leia Também: TOP 4 | Cursos da Twitch para te fazer viver de game

10- Autenticidade

Por fim, mas não menos importante: se você quer saber como fazer uma stream de LoL e se destacar, seja autêntico. Isso mesmo, ser você mesmo é o maior diferencial que conseguirá ter dentre a concorrência.

Você pode ter os melhores equipamentos, ser completamente profissional e praticamente um Pro Player. Se na hora de gravar a live você é forçado, ou fica como um robô e não mostra sua personalidade e carisma, as pessoas não vão querer assistir.

Portanto, ressaltando mais uma vez: não imite nenhum streamer, nunca. Rola de pegar referências ou até mesmo fazer uma collab, quem sabe? Mas não tente copiar o estilo de live do outro.

Aproveite a sua personalidade, ela é algo único que garante originalidade para a sua stream 😉

Leia Também: [TUTORIAL] Aprenda como fazer stream pelo celular: dicas e app

E aí, gostou das nossas dicas de como fazer uma stream de LoL? Coloca aí nos comentários qual o seu canal, aproveita o espaço para divulgar 😀

Não se esqueça, se quiser saber como se profissionalizar ainda mais no meio, vale dar aquela conferida no Stream na Prática. Curso com métodos e técnicas do Toquinha Man para crescer no meio.
E já que chegou até aqui, que tal dar uma olhada no nosso post com uma lista de curso de League of Legends?Talvez ele também te ajude na caminhada 🙂

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts