O que é League of Legends? – Você precisa conhecer esse jogo

Como um bom gamer, é muito provável que você já ouviu falar de LoL. Seja em roda de amigos, pela internet ou em qualquer anúncio que seja. O fato é que o jogo é extremamente famoso, e você definitivamente precisa saber o que é League of Legends. Ou então vai acabar ficando de fora.

Afinal, um jogo com pico diário de 8 milhões de usuários simultâneos com uma empresa-mãe avaliada por US$500 bilhões (ultrapassando até o Facebook). Você pode até acabar não gostando, mas não tem como negar a importância dele no eSports.

E até para se ter uma opinião negativa de algo, você precisa saber do que se trata antes, certo? Então vamos combinar que já passou da hora de você saber o que é League of Legends!

O que ele tem de diferente? Como funciona? Qual a história? É de estratégia? A comunidade é legal? Calma! São muitas perguntas, e a gente já imaginava que isso ia acontecer. Um jogo desse porte gera muita curiosidade em qualquer um.

Relaxa que esses e outros pontos serão todos tratados ao longo do post. É só continuar com a gente que logo logo você vai saber tudo sobre o que é League of Legends.

Leia Também: Curso de League of Legends

Então… o que é League of Legends?

League of Legends é um jogo gratuito de MOBA distribuído pela Riot Games. Ele é disponibilizado para PC e foi inspirado no modo Defense of the Ancients de Warcraft III. Nele temos duas equipes de 5 campeões cada disputando uma vitória na batalha dentro do mapa do jogo.

Ok Igor, e o que isso quer dizer? Bem, vamos lá: MOBA é a sigla inglês de Multiplayer Online Battle Arena. Ou seja, uma arena de batalha online para multi jogadores disputarem a vitória entre si. 

Mais abaixo nós explicamos melhor como funciona uma partida de LoL na prática, mas você basicamente precisa destruir a base inimigas com os campeões do universo de League of Legends avançando pelos diferentes caminhos do mapa (topo, selva, meio e bot).

E o que é o universo League of Legends? É um mundo completamente fantasioso com muita magia e disputas. Os personagens dele são guerreiros variados, entre eles você pode escolher por:

  • Assassinos
  • Lutadores
  • Magos
  • Atiradores
  • Suportes
  • Tanques

São mais de 140 campeões com histórias diferentes. Seu critério de escolha pode ser ou pensando no seu estilo de jogo ou por se identificar mais com algum personagem. É certo que você vai se encontrar com um desses campeões do mundo de LoL.

O vídeo abaixo é uma explicação sobre o que é LoL e como o jogo funciona:

Além de um game

Para você entender o que é League of Legends, precisa sacar que é algo além de um game. Esse universo rico em histórias e fantasia gerou diversos produtos culturais para além dos jogos eletrônicos.

A Riot aproveita bem desse mundo expandido, desenvolvendo a história dos heróis de outras formas. Vão desde livros e HQs à animações em curtas (também conhecido como Cinematics) e vídeos de música.

Abaixo você confere a Cinematic da temporada de 2020:

Bem bacana, né? Essas animações costumam apresentar um pouco mais da história dos guerreiros e trazer as novas skins (peles, ou roupas) dos personagens na temporada.

Entre todas essas peças que trabalham o próprio universo, o jogo ainda conta com produtos como camisas e canecas para você ter em casa. 

Você pode literalmente se vestir de LoL. E quando eu digo literalmente, é literalmente mesmo: existem pessoas que adoram fazer cosplay dos personagens e ir em eventos dessa forma.

Então não, LoL não é só um jogo. É um universo, uma história que cativa uma legião de fãs.

É lógico que você pode escolher apenas jogar e se divertir, sem se envolver com as extensões desse mundo. Mas é interessante perceber como que o game conseguiu crescer tanto até chegar a esse ponto.

Leia Também: Top 10 melhores jogadores de LoL no mundo

E como funciona uma partida de League of Legends na prática?

As partidas de LoL funcionam como um jogo clássico de MOBA. São duas equipes de cinco jogadores que tem como objetivo central destruir a base inimiga. Nesse caso, a base é chamada de Nexus.

Antes de destruir o Nexus, você deve detonar algumas torres pelo caminho. Além disso existem alguns monstros na selva que, quando derrotados, ajudam a deixar sua equipe mais forte. 

É um jogo extremamente estratégico. A sua equipe deve estar sempre atenta, ligada no ritmo acelerado e dando o seu melhor para conseguir vencer.

O vídeo abaixo foi divulgado pelo canal do próprio League of Legends Brasil, nele você aprende um pouquinho mais sobre o que é League of Legends e como funciona a partida:

Essa é a lógica geral das rodadas. Para além disso, você deve conhecer os diferentes modos de jogo que existem dentro do LoL. Os principais deles são:

Summoner’s Rift

É o modo de jogo “normal”, o mais jogado. Nele temos as duas equipes de 5 campeões batalhando entre si para destruir o Nexus inimigo.

ARAM

Esse também conta com equipes de 5 tentando derrubar a base inimiga, a diferença é que ele possui uma única rota. O mapa é apenas uma ponte congelante onde todos precisam avançar em direção ao inimigo.

Teamfight Tactics

Nesse último modo você está em uma guerra contra todos os outros. Você cria uma equipe de heróis em seu nome e vai para a batalha contra sete oponentes. Seu objetivo é derrotar todos eles e sobreviver por mais tempo.

Leia Também: O que é Bootcamp no LoL

E a comunidade do League of Legends, como é?

Foram 80 milhões de usuários jogando LoL em 2019. Isso é gente pra caramba, né? Só baseado nisso você consegue imaginar como a comunidade é gigante e forte.

League of Legends é um jogo que se reinventa, sempre traz novidades para os jogadores. O resultado disso é esse sucesso estrondoso que se é falado e conhecido por muitos.

No quesito streaming, LoL é líder no ranking. Em 2019 foi o jogo com mais horas assistidas na Twitch, sendo 1 bilhão e 117 milhões de horas. Só isso já mostra a representatividade e força do jogo para seu público.

São diversos streamers gamers que fazem live do jogo. Se você entrar na Twitch e procurar por League of Legends, muito provavelmente encontrará alguém ao vivo. 

Uma pesquisa da Newzoo de 2018 revelou os maiores streamers do Brasil e o primeiro lugar era do YoDa, jogador profissional de LoL. Sem contar que o game apareceu 6 vezes no ranking.

Como você pode ver a comunidade de LoL não é apenas grande, mas também ativa. Com pessoas jogando, produzindo conteúdo envolvendo o jogo e consumindo esses conteúdos.

Ok, mas ela é tóxica?

Muito se fala sobre a comunidade de LoL ser tóxica. Essa é uma questão delicada, realmente existem muitas pessoas que aproveitam do chat de forma negativa e já houve casos complicados de comportamento inadequado.

Mas ao mesmo tempo, é importante frisar que o próprio game se posiciona contra esse tipo de postura. 

Um exemplo marcante de como a desenvolvedora é forte nesse ponto foi com o pro player Norte Americano Christian “IWillDominate” Rivera. Ele foi banido em 2012 por toxicidade na fila ranqueada dos servidores.

Ele era caçador da Team Dignitas, um dos times mais fortes naquele ano. Sua punição foi clara: um ano banido do competitivo e sua conta do jogo ganhou um ban permanente. Foi o primeiro jogador profissional a ser punido por comportamento tóxico na história do jogo.

O vídeo abaixo do canal Meteoro Brasil fala um pouco mais sobre como o League of Legends não é tóxico.

Mas é claro que, mesmo assim, a Riot Games não consegue controlar todos os jogadores. Existem algumas opções para lidar com casos de toxicidade na partida:

  • Jogar com amigos
  • Silenciar o chat
  • Reportar as contas que possuem esse tipo de comportamento

Dessa forma, aos poucos o universo de LoL se torna melhor para todos 🙂

Leia Também: O que significa GG

O que é League of Legends no eSports

E o que é League of Legends no cenário de eSports? Simplesmente um dos jogos mais fortes. Só isso, nada demais.

A movimentação competitiva do game é muito bem estruturada e consolidada, com uma década de história. É responsável pela popularização do eSports em muitos lugares, inclusive no Brasil.

Seu calendário anual de campeonatos é dividido em 13 ligas regionais ao redor do mundo. Essas ligas funcionam como o CbLoL, sendo competições locais em cada país. Os melhores times de LoL de cada liga regional são selecionados para disputar os mundiais.

São dois campeonatos globais: o Mid-Season Invitational (MSI) e o Mundial (Worlds). Os melhores times de LoL do Brasil que já competiram em mundiais são:

  • KaBum!
  • PaiN Gaming
  • INTZ
  • Team One
  • Flamengo
  • Red Canids

Financeiramente falando o jogo já movimentou mais de US$73 milhões em torneios. Essa grana toda posiciona LoL em quarto lugar no ranking de jogos que mais premiaram na história do eSports. Ficando atrás de DotA 2, CS:GO e Fortnite.

Leia Também: Como participar de campeonatos de Fortnite

Tá, e o que eu preciso para jogar?

Agora que você já sabe o que é League of Legends e todo o seu sucesso, bateu aquela vontade de jogar para ver de qual é, né? Para começo de conversa pode ficar tranquilo que o jogo é gratuito. 

Em segundo lugar, pode continuar sussa que ele não exige muito do computador, rodando até nos mais antigos. Isso mesmo: você não precisa de um PC Gamer para conseguir jogar.

Abaixo a lista das configurações mínimas e as recomendadas para o seu computador. Todas as informações foram retiradas do próprio Support da Riot Games, então pode confiar

Windows

Configurações mínimas

  • Processador: 3 GHz (com suporte ao conjunto de instruções SSE2 ou superior)
  • Memória RAM: 2 GB
  • Placa de vídeo: compatível com Shader versão 2.0b
  • Espaço: 12 GB livres no disco
  • Sistema operacional: Windows 7, Windows 8 ou Windows 10
  • Resolução de tela: 1920×1200

Configurações recomendadas

  • Processador: dual core ou mais de 3 GHz
  • Memória RAM: 4 GB
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce 8800 / AMD Radeon HD 5670 ou equivalente (placa de vídeo dedicada com memória de 512 MB ou superior)
  • Espaço: 16 GB livres no disco
  • Sistema operacional: Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10 (com o Service Pack mais recente instalado)
  • Resolução de tela: 1920×1200

Mac

Configurações mínimas

  • Processador: 3 GHz (com suporte ao conjunto de instruções SSE2 ou superior)
  • Memória RAM: 2 GB
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce 8600M GT/ATI Radeon HD 2600
  • Espaço: 5 GB livres no disco
  • Sistema operacional: OS X 10.10 (Yosemite) até macOS 10.14 (Mojave)
  • Resolução de tela: 1920×1200

Configurações recomendadas

  • Processador: dual-core de 3 GHz (com suporte ao conjunto de instruções SSE2 ou superior)
  • Memória RAM: 4 GB ou mais
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GT 330M/ATI Radeon HD 4670 ou superior
  • Espaço: 10 GB livres no disco
  • Sistema operacional: macOS 10.13 (High Sierra) e macOS 10.14 (Mojave)
  • Resolução de tela: 1920×1200

Se estiver tudo dentro dos conformes, o que você precisa fazer agora é baixar o jogo e se divertir. Vamos jogar?

Leia Também: Saiba como criar conta no LoL

E aí, deu para entender o que é League of Legends e porque você definitivamente precisava conhecer? Nada de ficar boiando no assunto da roda de amigos mais, hein!

Comente falando o que você acha desse jogão e qual seu user nele. E lembre: sempre que tiver dúvida de algum jogo é só brotar aqui na Mkt e procurar sobre.
Agora que você já deu o primeiro passo para conhecer esse universo, que tal saber sobre como ganhar dinheiro jogando LoL? Até porque né: quem não quer tirar uma grana jogando? hahaha

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts