O que é streamer gamer? Tudo o que você precisa saber!

Se você não é fã de videogames ou mesmo não está muito por dentro do assunto, vamos falar sobre o que é streamer gamer.

Streamer gamer é aquele jogador que transmite ao vivo o seu jogo pela internet. Com o uso de equipamentos certos ele consegue capturar a tela de seu jogo, e também a sua própria imagem, e transmiti-los por meio de canais de streamings como Twitch.tv e YouTube Gaming.

A palavra chave aqui é interação. Vários jogadores, entre famosos e desconhecidos, transmitem suas “jogatinas” e interagem com um número cada vez maior de espectadores.

A pergunta “o que é streamer gamer” tem se popularizando graças a quantidade de gamers que tem conseguido ganhar um bom dinheiro com suas transmissões. Aí você deve estar se perguntando: ganhando dinheiro enquanto joga videogame? Exatamente! 

O sonho de todo garoto que cresceu em frente à uma TV jogando videogames finalmente, hoje, pode se tornar realidade: aprender como ser gamer profissional.

Mas não pense que é tão fácil assim!

Neste artigo nós vamos lhe mostrar tudo sobre o que é streamer gamer, como:

  • Como ser um streamer gamer;
  • exemplos de Streamers;
  • como eles ganham dinheiro;
  • diferenças entre streamers e youtubers;
  • quais são as principais plataformas de streaming usadas.

Como ser um streamer gamer

Coreydtro / Twitter

Agora que você já viu o que é streamer gamer vamos te mostrar o que um gamer precisa para ser streamer

Para um gamer se tornar streamer ele vai precisar decidir algumas coisas e possuir alguns equipamentos específicos.

O gamer que possui um console como Playstation 4 ou Xbox One tem a facilidade de iniciar um streaming direto do sistema de cada uma das empresas, facilitando muito o trabalho. É só ele configurar e escolher para qual site de streaming ele quer enviar suas transmissões e rapidamente ele pode entrar ao vivo para todos os seus seguidores.

Para um streamer gamer não basta que ele tenha um PC apenas “ok” para jogos. Caso queira fazer suas transmissões via PC, ele vai precisar que os seguintes equipamentos sejam acima da média:

  • Processador
  • Placa de vídeo
  • Memória
  • Placa mãe

E no mínimo, mais alguns equipamentos básicos como:

Leia mais em: Como montar um PC gamer passo a passo [guia de componentes]

Normalmente, streamers mais conhecidos usam 2 monitores para que ele acompanhe o jogo em um e os comentários em outro, spots de iluminação para melhorar a sua imagem e um fundo verde para o recorte do chroma key.

Se você quer se aprofundar mais e aprender tudo sobre o que precisa para ser um streamer gamer, leia nosso artigo; “Como ser streamer: passo a passo para transmissão de jogos”. 

E se você busca cursos online, nós recomendamos esse que está com uma oferta especial:

Exemplos de streamers

Ninja

Ninja, como é conhecido Tyler Blevins, é um dos streamers gamer mais famosos do mundo. E foi o streamer mais assistido da Twitch no ano de 2018. Ele é jogador profissional de Fortnite e é considerado um dos streamers mais influentes.

curso-online-twitch

Certa vez ele jogou uma partida com o músico Drake e conseguiu bater o recorde de vídeo com maior número de espectadores ao vivo, dentro da Twitch, com 667 mil jogadores.

Ninja já afirmou receber US$ 500 mil por mês como streamer. Nada mal, né?! 

Recentemente Ninja saiu da Twitch após receber um convite para ser exclusivo da plataforma de streaming da Microsoft, o Mixer.

Canal no Mixer: Ninja

Alanzoka

Reprodução / Twitter

Entre os brasileiros, Alan “Alanzoka” Ferreira lidera a lista com maior número de seguidores. Alanzoka foi o primeiro brasileiro a alcançar a marca de 2 milhões de seguidores na Twitch. Marca alcançada no dia 3 de Julho deste ano de 2019.

Alanzoka é um dos maiores influenciadores do Brasil no mundo do esports, tendo sido apontado como um dos nomes mais conhecidos do meio, junto com Gabriel “FalleN” Toledo, em uma pesquisa realizada pela Pesquisa Game Brasil 2019.

Canal na Twitch: Alanzoka

YoDa

Reprodução / Twitch

Logo atrás de Alanzoka está YoDa com quase 1 milhão e meio de seguidores. No ano passado YoDa foi o streamer brasileiro mais assistido, com mais de 30 milhões de horas assistidas, segundo o site SullyGnome.

Canal na Twitch: YoDa

Abaixo você vê uma lista dos 10 canais de streaming da Twitch com maior número de seguidores do Brasil, segundo o site SullyGnome.

Tudo sobre o que é streamer gamer. Significado, o que precisa para ser um, quais são os mais conhecidos, como eles ganham dinheiro e mais.

Como streamers gamer ganham dinheiro

São muitas as formas de monetização deste tipo de conteúdo e a verdade é que a grande maioria não faz mais que alguns trocados mensais. Como quase tudo na internet, a renda de um streamer gamer está diretamente ligada ao tamanho de sua audiência.

Contudo, existem diversas formas de monetização de seu conteúdo e entre elas as mais básicas são:

  • Monetização pelo número de visualizações do canal;
  • Assinaturas pagas (pelos seguidores) em parceria com a plataforma;
  • Doações realizadas pelos espectadores durante as transmissões;
  • Exibição de propagandas em vídeo;
  • Patrocínios;
  • Banners;

Como você pode perceber não é tão fácil estimar os valores que cada streamer gamer recebe pelas suas transmissões. Justamente por ter muitas variáveis envolvidas dois streamers gamer podem ter o mesmo número de seguidores e rendas muito diferentes de acordo com as formas que ele usa para monetizar o seu conteúdo.

Veja mais: Você sabe como ganhar dinheiro no Twitch? Veja estas 5 dicas

Principais diferenças entre streamers e youtubers

A principal diferença entre streamers e youtubers é a forma como o conteúdo é entregue. Enquanto os streamers entregam um conteúdo ao vivo interagindo com seus espectadores, os youtubers entregam um conteúdo editado e completo sem interação em tempo real com seus espectadores. 

Um youtuber também pode transmitir vídeos ao vivo mas esta não é sua proposta principal.

Principais plataformas para assistir

Assim como o YouTube está para os canais de vídeos tradicionais, a Twitch.tv está para os canais de streaming. A Twitch.tv é a principal plataforma para os streamers gamer. Porém ela não é a única e várias outras plataformas estão na briga para conquistar uma fatia deste mercado. Entre as principais podemos citar os seguintes sites que você pode se inscrever para acompanhar streamers gamer:

Aprendeu o que é streamer gamer?

Agora que você aprendeu o que é streamer gamer, conte para gente o que você achou! 

Você imaginava que um dia alguém poderia ganhar dinheiro jogando videogame? Já pensou que você pode ser um streamer gamer? Ou quem sabe você tem algum amigo ou familiar que está perdendo uma oportunidade de ganhar dinheiro com o que gosta. Compartilha com ele este artigo que eu tenho certeza que ele irá gostar.

curso-online-twitch
Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts