[Guia] Aprenda como fazer live em várias plataformas

Como streamer gamer você já deve ter se perguntado: como fazer live em várias plataformas?

O crescimento do mercado de streaming trouxe muitas novas plataformas, o que é ótimo para os streamers mas ao mesmo tempo traz muitas dúvidas sobre qual delas escolher. 

Muitos espectadores gostam mais de uma plataforma que de outra e o streamer fica, muitas vezes, sem saber qual escolher. Afinal, quais são as melhores plataformas para stream?

Para contornar isso, alguns streamers estão fazendo live em mais de uma plataforma.

Foi há algumas semanas atrás que eu vi um YouTuber anunciando sua live que iria acontecer em 3 plataformas simultaneamente!

A primeira coisa que me veio à cabeça quando vi o anúncio dele foi: como ele faz isso?

Fui atrás de respostas e hoje vou trazer para vocês o passo a passo de como fazer live em várias plataformas.

Como fazer live em várias plataformas: passo a passo

A primeira coisa que você precisa para saber sobre como fazer live em várias plataformas é que você irá precisar de um outro serviço para realizar distribuição de sua stream.

Isso porque se você fosse fazer por conta própria sua stream em cada uma das plataformas, muito provavelmente sua conexão não iria aguentar.

Imagina sua conexão dando conta de seu jogo online e além disso outras 3 plataformas de streaming. 

Você iria precisar de um servidor dedicado em casa para dar conta disso.

Pensando nisso, alguns serviços surgiram e entre eles a Restream, nele sua stream vai para os servidores e eles redistribuem sua live para onde quer que você deseje.

A Restream é a plataforma mais popular para fazer multistream. Além disso ela é gratuita e oferece ótimos recursos.

Por estes motivos, é ela que iremos utilizar como exemplo durante este artigo.

Mas antes devo lembrá-lo de que você precisará de um programa de transmissão, como o OBS Studio, instalado em seu computador.

Para você ter uma boa ideia de qual programa escolher, dá uma conferida neste nosso artigo onde falamos melhor sobre os melhores programas para stream.

Portanto vamos começar o passo a passo de como fazer live em várias plataformas.

1° passo

Entre no site do Restream e crie sua conta.

Assim que você criar sua conta no Restream você poderá configurar suas contas de streaming como Twitch, Youtube, Mixer entre várias outras, como você pode ver na imagem abaixo.

Leia também: Como fazer live na Twitch: passo a passo da jornada rumo ao primeiro stream

2° passo

Assim como falamos anteriormente, você vai precisar de um programa como o OBS Studio para enviar suas transmissões para o Restream e fazer a integração. 

As últimas versões do OBS Studio já conta com integração com o Restream, tornando ainda mais fácil a configuração. Bastando você entrar em [Arquivo], [Configurações] e selecionar o serviço do Restream na aba [Transmissão], como na imagem abaixo:

3° passo

Agora que você fez a ligação do OBS Studio com o Restream, você poderá adicionar as informações de sua live e até mesmo acompanhar os comentários tudo em um mesmo lugar.

Além disso você poderá selecionar facilmente qual canal sua live ficará aberta com um simples clique como na imagem abaixo:

Estatísticas de suas streams

Além de aprender como fazer live em várias plataformas, você ainda vai ganhar informações valiosíssimas com o Restream. 

Nele você consegue acompanhar todas as informações importantes sobre suas lives. Entre elas:

  • duração das lives;
  • total de espectadores;
  • máximo de espectadores;
  • horário de pico de audiência;
  • média de espectadores;
  • tempo total de minutos assistidos;
  • além de informações completas sobre seus seguidores.

Vantagens de fazer live em várias plataformas

A principal vantagem em aprender como fazer live em várias plataformas é maximizar o seu público

Ao fazer streaming em várias plataformas você aumenta suas chances de ser visto e conhecido. 

Isso vai fazer com que sua presença online seja maior e mais abrangente. E as vantagens podem ser as mais diversas. Desde conhecer qual plataforma te trás mais público a até ouvir feedbacks sobre a plataforma de preferência de seu público.

Quando você transmite em mais de uma plataforma você dá ao seu público a chance de escolher onde é que eles querem te assistir.

Tudo isso, usando a mesma banda de internet que você usaria fazendo apenas uma live.

Leia também: Como montar um PC gamer passo a passo: componentes, preços e impacto no desempenho

Desvantagens de fazer live em várias plataformas

Entre as desvantagens podemos dizer que muitas pessoas ficam confusas ao acompanhar um streamer que faz live em vários lugares ao mesmo tempo. Isso, de certa forma, acaba tirando um pouco da personalidade de seu canal.

Além disso, quando você atingir um número maior de seguidores em alguma plataforma, será bem provável que você tenha que assinar um contrato de exclusividade. Dessa forma você não poderá mais fazer streaming em outros locais sob pena de perder seu canal.

Portanto tenha em mente que o multiscreen é uma ótima ferramenta para você iniciar os seus trabalhos como um streamer mas ela pode não te acompanhar por muito tempo. 

Se você está iniciando a sua caminhada, indicamos que acesse o artigo;Como ser streamer: produza conteúdo e ganhe dinheiro com transmissão de jogos”, nele você vai encontrar dicas importantes para o início de sua carreira.

Pronto para transmitir suas lives em diversas plataformas?

Como pudemos ver, aprender como fazer live em várias plataformas é fácil. Você só precisa ter suas contas bem configuradas e prontas para receber a integração do Restream.

A partir daí, com uma rápida configuração no OBS Studio você já será capaz de enviar suas lives pra mais de 30 sites de streaming disponíveis na plataforma.

Esta, com certeza, é uma ótima forma de você expandir o crescimento de seu canal e fazer com que cada vez mais pessoas te acompanhem e conheçam seu trabalho. 

Portanto escolha os seus canais prediletos e comece agora mesmo a criar sua multitransmissão.

Você já conhecia o Restream ou conhece alguma outra forma de fazer streaming em várias plataformas? Conte pra gente nos comentários!
Com a MKT Esports você vai saber muito mais sobre esse ecossistema de games e gamers, e como fazer parte dele. Confira nossos artigos e saiba tudo sobre Esports.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts