[DICAS] Como conseguir seguidores na Twitch – cresça agora

Começou com o seu canal, mas está com dificuldades de aumentar o número de followers? Sabemos como essas pessoinhas são essenciais para todo streamer gamer, por isso hoje chegamos com dicas de como conseguir seguidores na Twitch.

Veja se você se identifica: sempre curtiu games e quando descobriu que poderia viver disso resolveu mergulhar fundo nessa. Criou seu canal e logo começou a streamar super feliz fazendo o que curte… mas aí não viu o retorno dos Viewers e estagnou com poucos seguidores.

Não se deixe desanimar! Se você tem vontade já é um grande primeiro passo para fazer as coisas darem certo. E foi pensando em te ajudar que reunimos todas essas dicas de ouro aqui hoje!

Até porque a Twitch tem mais de um milhão de pessoas conectadas em média. Então se você pensar bem, ainda tem muitas pessoas potenciais para te seguir. É só saber como fazer com que elas te encontrem e depois conquistá-las com suas lives e conteúdos relevantes.

Então fica com a Mkt que você vai sair desse post com várias ideias novas de como conseguir seguidores na Twitch 😉

Como conseguir seguidores na Twitch

Para saber como conseguir mais seguidores na Twitch, você deve começar entender que seu canal funciona como uma “marca” e os seguidores como seus “consumidores”

Tudo o que você deve fazer é voltado para alcançar esses “consumidores”, mostrando para eles porque devem seguir sua “marca”. O que tem de tão interessante e diferente nela para ser atrativo para eles?

Ah Igor, eu faço lives muito legais e diferentes, sempre com dicas legais e com a minha personalidade a mostra. Bacana, isso já é um atrativo e tanto! E vamos combinar que não tem diferencial maior que a sua própria personalidade (afinal, ninguém além de você é você).

Mas não basta só isso, para o seu público perceber essas qualidades do seu canal ele precisa te conhecer antes.

É só pensar por exemplo na Nike. De que adiantaria produzir tênis de qualidade para atletas se os próprios atletas não a conhecessem? 

Se a Nike não fosse uma marca forte, com uma comunicação pensada para o seu público e com estratégias certeiras para atingí-lo, talvez ela não fosse nada hoje em dia.

Se você quer ser uma Nike no mundo dos streamings, então deve pensar e agir como ela.

Deu para entender o raciocínio? Então vamos a algumas dicas práticas de como você pode consolidar sua marca. Bora criar o seu espaço nessa selva-streamer que é a Twitch.

1 – Use Redes sociais

Não basta ter apenas o canal da Twitch, você precisa estar presente em outras redes sociais e plataformas que os gamers frequentam. Você precisa estar aonde o seu público está para que ele tenha acesso aos seus conteúdos.

Portanto, sugerimos você criar uma conta do seu canal em redes como: 

  • Twitter
  •  Instagram
  •  Facebook
  •  Discord
  •  Reddit
  •  YouTube

Ou qualquer outra que você imagine que sua audiência pode estar. Agora vamos te dar algumas dicas e sugestões dos conteúdos que você pode publicar em cada uma delas.

Twitter

Foque em seguir contas do universo gamer. Interaja com as pessoas, crie conteúdos interessantes (por exemplo threads com alguma dica que você conheça de algum jogo, pode gerar engajamento), crie memes do nicho.

É uma rede social rápida e objetiva, você deve estar sempre ligado e às vezes algo bem pequeno pode gerar um boom com replies, likes e rts.

Manter um tweet fixado com links do seu canal e falando os dias de live pode ser interessante, sempre que alguém entrar no seu perfil verá essas informações. Essa uma forma de como conseguir seguidores na Twitch com auxílio do Twitter.

Instagram

Você pode postar conteúdos de making off das suas lives, usar as ferramentas dos stories para interagir sempre com a galera pedindo dicas do que fazer. Foque sempre em seguir possíveis interessados nas suas lives.

Impulsionar publicações sobre suas lives pode ser interessante também, é uma forma financeiramente mais viável de alcançar novas pessoas. 

Mas lembre-se: fazer um impulsionamento requer muita estratégia e uma noção bem sólida de qual público você quer atingir. Não é só colocar o dinheiro e deixar rolar, você precisa raciocinar bastante e estar sempre atento às métricas que são dadas.

Facebook 

Procure por grupos fechados de alguns jogos e outras temáticas do mundo dos games.

Participar de debates e conversas é interessante por ser uma forma de se relacionar com pessoas que curtem assuntos relacionados ao seu conteúdo. 

Ter uma página no Facebook pode ser uma boa também para patrocinar suas publicações sobre o seu canal.

Mas Igor é muito difícil conseguir curtidas no Facebook. Uma ótima dica é investir no início em Facebook Ads para começar a ganhar uma audiência. Não sabe o que é Facebook Ads? Se liga nesse vídeo do canal Santo Marketing que mostra tudo sobre Facebook Ads:

Discord e Reddit

São duas redes sociais mais nichadas, você precisa criar o seu perfil e buscar os canais ou fóruns da área. Depois que encontrá-los você participa e interage com as pessoas.

Tirar dúvidas dos usuários é sempre uma boa forma para mostrar que você entende e que passa dicas melhores nas suas lives.

Outro ponto é você criar um Discord para seu canal da Twitch. Assim os seguidores irão ter um canal para comunicar além das Lives. Se isso é novo para você, temos um conteúdo bem completo sobre o que é Discord.

YouTube 

É interessante para você visualizar os vídeos de alguns streamers menores e comentar, trocar uma ideia. 

Além disso, deixamos a sugestão de você criar um canal no YouTube. Ser um YouTuber gamer pode ser um complemento para as lives da Twitch. Além de se tornar também uma outra possível fonte de renda para você.

Mas Igor, o que minha presença nisso tudo tem a ver com meu canal da Twitch? 

Você tendo uma forte presença nos assuntos gamers, interagindo com as pessoas e criando conteúdos relevantes vai acabar atingindo o seu público. 

A partir daí você pode divulgar o seu canal diretamente para algumas pessoas que se aproximarem e se demonstrarem interessadas. Network é tudo, principalmente quando se trata de um setor mais de nicho, como o gamer.

2 – Tenha sua identidade visual bem estruturada

Você pode até achar que não, mas isso faz toda a diferença em diversos pontos:

  • Demonstra um profissionalismo e empenho
  • Uma identidade visual forte te ajuda a ser reconhecido com mais facilidade pelo público
  • Elementos associados a sua marca estarão na cabeça da audiência, marcando sua presença
  • Dá a sua cara, passa a sua personalidade

O ideal é que você contrate um designer para isso, mas caso não tenha dinheiro no início pode começar fazendo algo mais amador por conta própria em ferramentas como o Canva.

Logicamente não chega no nível do que um profissional faria, mas dá para quebrar galho no início quando não temos muitos recursos e é melhor do que ficar sem nada 🙂

Nós já fizemos dois conteúdos para te ajudar nesse processo. Um deles é o de como fazer um banner para Twitch (banners que você pode deixar na descrição embaixo no seu canal) e como criar uma logo para time de e-sports (você pode dar uma lida nas dicas e adaptar para o seu caso).

3 – Faça parcerias com donos de outros canais

Twitch, Mixer, Cube TV, Nimo TV… são muitas as plataformas de streaming e, por isso, são muitos os streamers gamer.

Nem todos são grandes, alguns estão no início como você. Procure fóruns e canais do Discord que reúnam essas pessoas, interaja também no chat da live deles, isso provavelmente gerará um ciclo de apoio entre todos que trampam nessa área.

O negócio é que não precisa ver como concorrentes, e sim como parceiros! O mercado gamer no brasil está posicionado em 3º no ranking global de público cativo de e-Sports, tendo mais de 20 milhões de brasileiros fãs da cena. 

A audiência é bastante e ampla, tem espaço para todos. É uma oportunidade para que cresçam juntos.

Se você conhecer algum streamer que tenha o seu estilo e que você seja mais próximo, vocês podem planejar alguns conteúdos diferenciados juntos que ajudem ambos.

Uma opção é jogarem um jogo juntos e transmitirem na Twitch. Assim vocês irão compartilhar a audiência.

Você também pode fazer hosts de outros canais na Twitch. Basicamente é você transmitir a Live de outra pessoa enquanto você está offline. E o outro Streamer pode fazer isso para você 🙂

Se mostrar presente entre os demais streamers é uma forma de consolidar sua marca e já começar a ser conhecido na área. Em uma dessas você pode acabar sendo reconhecido por algum canal maior que o seu e receber uma oportunidade boa de crescer.

Então sim, se aproximar de donos de outros canais é uma forma de como conseguir mais seguidores na Twitch.

4 – Entregue produtos de qualidade

De nada adianta seguir nossas dicas que demos ali em cima se você não tiver uma consistência no que faz. É preciso levar com profissionalismo e ter muita dedicação.

Alguns detalhes que podem parecer bobos, mas são essenciais para essas questões:

  • Tenha um cronograma de quando entrará ao vivo e o que o terá na live
  • Lista de jogos que você irá começar jogando
  • Tenha uma boa internet para não dar bug em nenhum momento
  • Uma boa câmera para imagem de qualidade
  • Um bom microfone para ajudar no áudio
  • Interaja com seu público enquanto estiver jogando
  • Ouça os feedbacks do público e saiba quais atender
  • Se por um acaso não puder fazer a live no dia marcado, sempre justifique com os motivos de não ter dado

Tudo isso é importante para que seu canal não peque na hora do produto final. Porque de nada adianta saber como conseguir seguidores na Twitch, se quando eles chegarem na live encontrarem algo amador.

Então não se esqueça dos detalhes, eles são a cereja do bolo.

É claro que no início é difícil e pode ser que não tenha grana para investir em equipamentos. Tente começar aos poucos e vai criando metas (pode ser até na própria live, incentivando seu público a doar) para comprar outros equipamentos.

Leia Também: Cursos para ser streamer profissional

5 – Use a ferramenta Twitch Strike para saber quando e o que Streamar na Twitch

Para saber qual o melhor horário para entrar ao ar com o jogo que você tem interesse em streamar, temos a indicação de um site bem legal.

O Twitch Strike mostra os melhores horários para o título que você quer trazer na live. E para procurar é bem fácil, basta você ir no site e no menu superior, clicar em Guides e depois em “When to Stream on Twitch

Depois ir em search for a game e digita o que você quer.

Colocamos League of Legends aqui para usar de exemplo.

E o site te dará os dados que você precisa para analisar.

Como podemos ver na primeira imagem, na hora tinha 1.095 canais e 170.370 Viewers. Logo teoricamente uma divisão de 156 Viewers por canal

Na segunda imagem nós temos um gráfico de cores onde as cores mais fortes é onde tem mais Viewers e menos canais Online. Ou seja, aí está a oportunidade de um bom horário para Streamar.

Se você não tem ideia de qual jogo Streamar na Twitch, na mesma parte de Guides, você pode ir em “What to Stream on Twitch

A página vai mostrar uma lista de jogos que são bons para jogar nessa hora. Pois são jogos que em bastante Viewers, mas não tem muitos canais. Isso dá mais chance de ir Viewers na sua Live. Veja a image:

Nesse caso vemos que o jogo Squad tem 12 canais e 7458 Viewers. Boa oportunidade =)

Interessante, né? Essa super dica é bem útil para você. Saber o melhor horário para streamar quer dizer saber quando você tem mais chance de receber viewers no seu canal. Esses viewers podem curtir a live e te seguir para não perder mais nada 😉

6 – Fidelize a audiência

Depois de ver como conseguir seguidores na Twitch, precisa sacar o que fazer para mantê-los e crescer cada vez mais. 

Porque mantendo uma base de fãs positiva e fiel você provavelmente terá mais credibilidade na plataforma e será sugestão para novos Viewers.

Como faço isso, Igor? Aqui vão algumas dicas:

  • Não perca a qualidade do conteúdo
  • Continue trazendo novidades para manter seu público interessado em você (ninguém quer ver mais do mesmo por muito tempo)
  • Interaja com eles (seja nas redes sociais, no chat das suas lives)
  • Crie um canal do discord ou grupo no whatsapp com eles (estreitar laços)
  • Entregue sempre mais do que o esperado

7 – Faça sorteios

Agora a gente fala de uma última dica, mas que é muito eficiente para dar uma inflada no seu número de seguidores de forma rápida. Os sorteios da Twitch.

Para fazer um sorteio bastante atrativo você deve ter um prêmio bem bacana e atrativo para os viewers. Mas não se esqueça de deixar a sua marca nessa premiação também usando algo que tenha a ver com seu canal.

Talvez algum jogo que você tenha ou skins de algum jogo que você esteja fazendo lives… são duas sugestões para você pensar de início.

No vídeo abaixo, o canal Toquinha Man ensina como fazer sorteio na Twitch usando Streamlabs e Nightbot:

Essa é uma tática bem interessante, mas cuidado para não ficar viciado. Ter followers que conquistou apenas com sorteios às vezes não quer dizer muita coisa porque podem ser seguidores vazios, que não irão acompanhar nem se engajar com suas lives.

Por isso é interessante que seja uma ferramenta usada em conjunto com tudo o que falamos no post hoje 😀

Você pode usar suas redes sociais para fazer sorteios também. Um dos critérios pode ser seguir seu canal na Twitch 😉

Leia Também: Remessa Online é seguro? – Transações sem burocracia

8 – Siga para ser seguido

A nossa última dica de como conseguir seguidores na Twitch é que você siga pessoas na Twitch.

Isso mesmo, quando seguimos alguém, temos uma boa probabilidade dela seguir de volta. Essa é uma estratégia usada pelas pessoas em redes sociais como o Instagram e Twitter, mas que podemos aplicar também na Twitch.

Busque canais de Streamers que são parecidos com o que você quer entregar e siga os seguidores dele.

Aprendeu como conseguir seguidores na Twitch? Não é uma tarefa fácil, você precisa se esforçar bastante para conquistar a audiência. Mas se você tem vontade de crescer, então o pontapé inicial já foi dado.

Deixa para gente nos comentários o link do seu canal, aproveite o espaço para se divulgar 😉
E você sabe como ganhar dinheiro na Twitch? Agora é hora de ler nossas dicas para conseguir ter o retorno financeiro que você tanto espera!

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts