melhores-programas-para-stream

[Lista] Os 5 melhores programas para stream: saiba qual melhor usar

Finalmente chegou o grande momento, você já estudou como ser um gamer profissional e decidiu que vai ganhar dinheiro como streamer.

Ficamos felizes com sua decisão, afinal esse é um mercado que está crescendo. Só em abril de 2019 foram gastos 889 milhões de horas de pessoas assistindo streamers no Twitch

Sabemos que o caminho é longo e no meio de muitas perguntas saber quais são os melhores programas para stream é essencial.

Se você procura um programa para fazer stream, você veio ao lugar certo. Conhecendo o melhor programa para stream, você poderá fazer transmissões como os profissionais.

Nossa equipe cuidou da parte difícil, por isso você não terá que se aprofundar em milhares de programas de streaming. Selecionamos 5 dos melhores programas para stream disponíveis para que você possa gastar mais tempo produzindo conteúdo e menos tempo se preocupando com o programa para stream que irá utilizar.

Os melhores programas para stream são:

  • OBS Studio
  • Streamlabs
  • Xsplit Gamecaster
  • Nvidia Shadowplay
  • Lightstream

Mas e aí? Quais são os melhores programas para stream grátis? Existe o melhor programa para stream? Quais são as diferenças entre os programas de streaming (suas características)? Qual será o melhor programa para stream para você?

Continue nesse artigo que vamos tentar ajudar a responder a essas e muitas outras perguntas.

Vamos jogar?

[TOP 5] Melhores programas para stream

Não há uma regra exata para escolha do melhor programa para stream, mas há coisas que você deve ter em mente.

Sempre considere os requisitos do sistema em comparação com o seu equipamento atual, por exemplo. Para PCs modernos, isso não deve ser um problema, mas pode ser um problema para usuários com uma máquina mais antiga.

Portanto, segue a lista dos melhores programas para stream:

1. OBS Studio

Considerados por muitos como o melhor programa para stream, esta ferramenta gratuita, de código aberto, é facilmente a nossa melhor escolha quando se trata de software gratuito de streaming. Está disponível para Windows, Mac e Linux, e por ser opensource, recebe atualizações regulares de uma equipe entusiasta de colaboradores.

O OBS Studio tem uma certa reputação de não ser assim tão simples em sua configuração, mas se você estiver interessado apenas em streaming simples, não há necessidade de mergulhar nas configurações de captura mais complexas. Com ele você pode:

  • criar cenas de várias fontes (janelas, imagens, texto, webcams e muito mais);
  • misturar áudio;
  • ajustar praticamente todos os aspectos de suas streams.

As opções são extensas, mas claramente definidas e explicadas. Com um pouco de dedicação você aprende a fazer o que precisa.

O OBS Studio pode transmitir diretamente para o Twitch, YouTube, Mixer, Facebook e muitas outras plataformas. Ele oferece um alcance muito mais amplo do que o encontrado em outros softwares de streaming. É até possível transmitir para várias plataformas de uma só vez.

Além do OBS Studio ser o melhor programa para stream você ainda pode usá-lo como uma das melhores opções de programa gravador de tela grátis de alta qualidade, disponíveis por aí.

Outras ferramentas podem ser mais simples, mas se você deseja capturar jogos ou qualquer outra coisa na sua área de trabalho, não encontrará uma ferramenta mais flexível para o trabalho.

Preço: Grátis

2. Streamlabs OBS

Uma interface mais amigável do que o OBS Studio. Como o nome sugere, o Streamlabs OBS é construído sobre a mesma base que o OBS Studio, e se diferencia exatamente por sua facilidade.

A Streamlabs reivindica oferecer melhor desempenho por meio da otimização automática, embora a diferença em alguns testes não tenham mostrado diferenças significantes.

Sua interface mais limpa, faz do Streamlabs uma escolha razoável para os streamers de primeira viagem, mas se você já está satisfeito usando o OBS Studio, há pouca vantagem na troca.

Está atualmente em beta, então será interessante ver se ele diverge mais do OBS Studio no futuro, mas no momento há pouca diferença entre os dois.

Vale a pena notar que atualmente o Streamlabs não possui um modo de estúdio – um recurso que chegou ao OBS Studio há dois anos. É uma ferramenta avançada que muitos usuários não querem perder, e vale a pena ter em mente.

Preço: Grátis

Já está decidido qual programa irá usar? Relaxa que ainda não acabou a lista com os melhores programas para stream.

3. Xsplit Gamecaster

O XSplit vem em duas versões: XSplit Broadcaster e XSplit Gamecaster. Ambas as versões têm uma interface limpa e intuitiva, contendo todos os recursos essenciais de transmissão ao vivo e gravação.

A versão Gamecaster é ligeiramente reduzida para conter apenas os elementos essenciais necessários para o streaming de jogos.

O XSplit lançou recentemente sua ferramenta VCam, que permite ao usuário desfocar, substituir ou remover o fundo da webcam sem usar uma tela verde. Um recurso bem legal e útil.

O XSplit é um serviço freemium, com a versão gratuita pouco vantajosa para streaming padrão. Apresenta limitações como as marcas d’água em streams acima da resolução de 720p e/ou taxa de quadros de 30 qps, estragam a experiência de uso.

A versão paga permite que você se livre das marcas d’água e acesse recursos mais avançados, como a multitransmissão.

Usuários avançados podem questionar o número limitado de formatos de gravação do XSplit (somente MP4 e FLV), mas usuários mais casuais provavelmente não se importam. Também é importante ter em mente que o XSplit está disponível apenas no Windows, portanto, os usuários do Mac terão que procurar outra solução.

Ao contrário do OBS Studio, o XSplit oferece suporte técnico e libera atualizações ocasionais de software para garantir que os clientes estejam equipados com os recursos mais recentes.

Você também pode adicionar facilmente plugins criados pela comunidade para aprimorar a experiência de transmissão ao vivo (como a capacidade de monitorar comentários do YouTube).

Ao contrário da maioria dos outros softwares, o XSplit não inclui predefinições de configuração para destinos populares de streaming, como o YouTube e o Twitch. A configuração do XSplit, requer um pouco de conhecimento de codificação, portanto, se você não estiver familiarizado com taxas de bits, quadros-chave e codificação de áudio, definitivamente terá alguma lição de casa para fazer.

Preço: Grátis com recursos básicos. O Premium oferece uma opção entre uma compra única de US $ 199 ou uma assinatura mensal a partir de US $ 4,17 por mês no pacote de 36 meses.

4. Nvidia Shadowplay

O Nvidia Shadowplay é um programa para fazer stream que acompanha os proprietários das placas gráfica GeForce juntamente com seus drivers atuais.

Ele tem uma grande vantagem sobre os melhores programas para stream: ele codifica na GPU em vez da CPU, o que significa que ele tem um impacto menor no desempenho do programa, porém é muito menos flexível do que o OBS Studio.

Não há sobreposições ou cenas de várias fontes, apenas o jogo em si.

Se você está interessado apenas em streaming de gameplay, então o Nvidia Shadowplay fará o trabalho, mas se você quiser criar algo mais sofisticado, então você estará melhor com o OBS. Principalmente porque você pode configurar o OBS para usar a codificação NVENC da Nvidia

As ferramentas de gravação de vídeo do Shadowplay são excelentes, mas o streaming não é o mais forte.

Preço: Grátis mas precisa de uma placa de vídeo Nvidia compatível.

5. Lightstream

O Lightstream Studio é um poderoso e intuitivo programa para fazer stream na nuvem (eles são “o Google Docs para produção de vídeo ao vivo”, de acordo com o website deles).

Bem, é exatamente assim que funciona o Lightstream Studio.

Fontes são capturadas do seu computador, mas toda a composição e codificação é feita em servidores Lightstream. Isso, claro, significa muito menos uso da CPU em sua máquina local, com a mesma qualidade de imagem.

Para um software gratuito baseado na nuvem, o Lightstream tem muitos recursos, incluindo:

  • overlays;
  • guest hosting;
  • suporte nativo a ferramentas populares para outros streamings (como Streamlabs);
  • switching de cena remota do seu telefone ou tablet;
  • suporte a bate-papo ao vivo e muito mais.

O mais interessante é que todos os seus projetos, cenas e recursos são salvos na nuvem, então você não precisa reconstruí-los todas as vezes.

O Lightstream Studio seleciona as melhores configurações de codificação disponíveis no seu computador automaticamente.

Esse software em nuvem também monitora a estabilidade de sua conexão com a Internet e ajusta automaticamente a taxa de bits para impedir que seu fluxo seja armazenado em buffer. Infelizmente a velocidade de conexão pode ser um ponto fraco para ele.

Preço: grátis

E você, decidiu entre os melhores programas para stream?

Esperamos ter ajudado você, com a nossa lista de melhores programas de stream.

Se você está pensando em iniciar a carreira de jogador profissional, fazer transmissões ao vivo de jogos e treinos é um bom começo para chamar atenção para sua carreira, para isso, separamos um conteúdo especial; Como ganhar dinheiro jogando LoL: 4 estratégias de carreira”.

Comente Abaixo
7 comments on this post

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *