como-criar-logo-time-esports

[GUIA] Como criar uma logo para time de esports

Já tem a sua equipe profissional montada e escalada, mas ainda não sabe como criar uma logo para seu time de esports? Então fica com a gente que hoje a Mkt vai te ajudar nessa missão.

Criar a identidade de uma marca é um serviço bastante complexo e necessita de muita técnica. Só que sabemos bem que às vezes o orçamento aperta no início e então nós mesmo precisamos colocar a mão na massa para conseguir seguir em frente.

Pensando nisso, fizemos esse post com um guia para clarear o seu caminho nessa jornada da criação. Com dicas, sugestões e toques sobre quais são os primeiros passos. Um verdadeiro mapa para você não se perder no caminho.

E são esses os dois principais pontos que trazemos hoje:

  • Dicas de como criar uma logo para time de esports
  • Por que devo fazer uma logo para minha equipe?

Senta e lê tudo com atenção porque logo logo é a sua hora de arregaçar as mangas.

Leia Também: Como fazer live em várias plataformas

Dicas de como criar uma logo para um time de esports

1- Busque referências

O primeiro passo para quem quer saber como criar uma logo para seu time de esports é: ir atrás de referências.

Referência é tudo no processo criativo. É um meio de se inspirar e perceber o estilo do mercado em que você quer entrar. Muitas vezes uma nova ideia surge em cima de algo que já foi criado, porque um novo ponto de vista em cima de algo antigo gera novas perspectivas.

Então busque referência em grandes times de esports como:

Fonte/Reprodução: estnn

Fonte/Reprodução: Gamepedia

Fonte/Reprodução: Wikipedia

Fonte/Reprodução: Pinterest

Só tenha sempre muito cuidado para não imitar. Fique atento com o plágio, que pode trazer consequências negativas judicialmente e da imagem que o público terá de você também.

Leia Também: Melhores jogadores de cs:go 

2- Toró de ideias

Também conhecido como brainstorming, é quando você senta e começa a debater ideias iniciais e caminhos visuais. Essencial para o processo criativo, é o momento de fritar a cabeça e desembolar. Depois de buscar referências chega a hora de pensar, pensar e pensar!

O ponto de partida da tempestade pode ser com questionamentos como:

  • Qual o estilo visual que pretende seguir?
  • Quais os elementos gráficos que mais conversam com o seu time e seu público?
  •  O que você pretende passar para o seu público com o seu logo? 
  • Como me destacar no meio dos rivais?

A partir dessas e outras perguntas você começa a pensar com bastante carinho na identidade visual e no conceito que quer trazer com ela. É a hora de traçar as primeiras linhas da imagem que construirá.

Tenha uma linha de raciocínio bem amarrada à essência do seu time. Por exemplo: se você quer mostrar que sua equipe é extremamente estratégica e inteligente, por que não usar uma coruja de mascote? (claro, se mais ninguém tiver).

Um grande exemplo é a Red Canids, um dos melhores times de LoL do Brasil. O mascote da equipe é o lobo vermelho, que representa tanto a matilha quanto seus conceitos.

Fonte/Reprodução: Gamepedia

O símbolo deles é apenas o rabo da raposa. Uma forma de trabalhar um elemento do mascote.

Essa é só uma ideia jogada para ilustrar alguns caminhos que você pode seguir no brainstorm. É para pensar em peças chave e amarrar visualmente, tentando tangibilizar conceitos abstratos.

Uma forma legal de trabalhar nesse momento também é com o vomitaço. Uma tática de jogar todas as ideias que vier na sua cabeça na folha ou conversando com quem estiver pensando com você. É para falar tudo o que brotar mesmo, sem necessariamente ter que ser algo bom ou ruim. 

É importante não julgar e nem debochar de nenhuma delas para não inibir o surgimento de outras. O vomitaço é uma tática bastante interessante porque, mesmo se não surgir nada realmente bom, pode pintar algum caminho diferente para se seguir.

Depois de ter todo esse leque de opções aberto, é hora de tomar decisões e seguir para o próximo passo.

3- Rascunhos

O primeiro passo para realmente ilustrar a carinha da logo. Depois da enxurrada de ideias diferentes você deve selecionar as que mais gostar e começar a criar alguns rascunhos.

Não precisa necessariamente desenhar bem ou ter já o símbolo perfeito no papel. Essa parte do processo de como criar uma logo para seu time de esports é feita mais para te dar um norte de como a estrutura vai ficar.

É pegar no lápis e perceber a coisa finalmente tomando forma. Nessa hora é bacana que você já tome algumas decisões de estilo, como qual o traço que você deseja que o desenho tenha ou quais as cores que você quer na sua paleta.

Os rascunhos são uma alternativa legal para caso você fique em dúvida entre algumas ideias também. Depois de colocar realmente no papel você consegue visualizar melhor os símbolos e decidir qual deles funcionam melhor.

Leia Também: Como investir em E-sports

4- Fonte

Não podemos nunca esquecer do logotipo. A fonte é tão importante quanto o símbolo, os dois em conjunto se complementam e precisam ter equilíbrio. 

Portanto, pense também com bastante carinho nesse ponto. Ele tem que estar alinhado com o conceito e essência do time, além de se amarrar com todos os outros elementos gráficos que você escolher.

Pesquise e estude bastante sobre tipografia antes de bater o martelo em qual vai escolher. Sua decisão deve ter embasamento semiótico sempre. 

Que tipo de sensação você quer causar no seu público com a fonte escolhida? Procure a resposta para essa pergunta e meios para alcançá-la.

Por exemplo, caso você queira passar uma imagem de descontração, talvez deva optar por uma letra mais arredondada. Ou quem sabe se quiser algo mais rebuscado e tradicional, uma fonte serifada. 

Atualização Logotipo Burberry, retirando a serifa. Fonte/Reprodução: Folha

Atualização Logotipo HSBC, retirando a serifa. Fonte/Reprodução: Publicitários Criativos

No vídeo abaixo temos uma explicação e debate sobre fontes com ou sem serifa:

São só algumas sugestões iniciais. Pense direitinho e pesquise por conta própria. Você pode acabar entrando em caminhos diferentes e bastante criativos

Então não deixe a fonte por último e nem de lado. Abaixo uma lista de sites que podem te ajudar nessa etapa. Nele vocês encontram várias opções de fontes e até mesmo o download gratuito de algumas delas 🙂

6 – Cores

Assim como as fontes, as cores são um dos elementos mais importantes para quem busca como criar uma logo para time de Esports.

Aqui, você pode escolher as cores que mais encaixa com a personalidade do seu time. Para se ter uma ideia algumas cores representam:

  • Branco: Paz, pureza, inocência
  • Cinza: Seriedade, sabedoria
  • Azul: Confiança, Intelectualidade
  • Laranja: Otimista, positivo
  • Roxo: Mistério, alto valor
  • Vermelho: Aventura, ação, paixão

Mais importante que escolher as cores é fazer com que elas combinem. Para isso, indicamos a ferramenta Coolors em que você indica uma cor e ela mostra cores que combinam com ela. No próprio site tem um tutorial super intuitivo e o melhor é grátis =)

7 – Símbolo

Depois de fazer os rascunhos, é hora de criar o símbolo. Transformar as ideias que você colocou no papel em uma logo de verdade.

Essa pode ser uma das etapas mais complicadas do processo. Colocar a mão na massa e dar forma para tudo o que fez previamente.

Pode ser bem complexo de início, mas com o tempo você pega o jeito. Mergulhe de cabeça nesse meio e estude bastante para definitivamente aprender a como criar uma logo pro seu time de esports. Caso contrário corre o risco da marca não ficar tão boa e fugir do objetivo de profissionalismo.

8 – Principais Ferramentas para criar uma logo de esports

Agora vamos trazer dicas de algumas ferramentas úteis para você criar a logo:

Illustrator

Se você mesmo quiser pegar para fazer, é hora de começar a aprender a mexer no Illustrator

Nesse programa você trabalha com vetores e é o ideal para criação de logos. No vídeo abaixo você conhece um pouco mais sobre ele:

Canva

O Canva é uma mão na roda para quem está começando nas edições. A ferramenta é uma opção bem mais simples e intuitiva de se mexer que o Illustrator. E o melhor de tudo: é gratuito!

Nele você possui opções de templates, imagens, fontes, ícones e até mesmo filtros disponíveis para você. É para usar e abusar da sua criatividade.

O vídeo abaixo dá dicas de como criar uma logo no site:

Logaster

O Logaster é uma startup que tem como objetivo oferecer soluções visuais para pequenas empresas que precisam de uma identidade.

Perceberam como a criação de uma marca é um processo custoso e demorado. Então a partir disso, desenvolveram um gerador de designs inteligentes que é capaz de criar uma logo em segundos.

Para aprender a como mexer na ferramenta, veja o vídeo abaixo:

Photopea

O Photopea é uma opção online e grátis para quem precisa fazer edições avançadas. Com uma interface extremamente semelhante ao do Photoshop, o site se torna uma das alternativas para criação de logo.

Sua grande vantagem é que você não precisa baixar nenhum programa. É possível desenvolver suas artes no próprio site. Sendo mais ágil e menos pesado para o seu PC.

O canal Freedom! fez um vídeo ensinando como fazer uma logo com esse editor:

Shortpixel

Nossa última indicação de ferramenta não é exatamente uma opção para criar logo. O Shortpixel é um site onde você pode comprimir suas imagens online.

E por que ele é importante para estar na lista? Porque é uma super dica para quem trabalha com imagens pesadas. O Shortpixel diminui o tamanho e otimiza, deixando menor o tempo de carregamento.

Além de tudo é super intuitivo e acessível. Não tem mistério para mexer nele.

9 – Sites para contratar um profissional

Fazer um logo não é uma tarefa fácil. Requer muito estudo e bastante domínio das ferramentas. Por isso trazemos como última dica indicações de sites onde você entra em contato com designers profissionais.

Tenha em mente que o resultado feito por algum profissional de design provavelmente será melhor em quesito técnicos do que feito por alguém que não tem contato com a área. 

Sabemos que no ínicio a grana é apertada para a maior parte das pessoas. Só que é possível encontrar profissionais com preços mais acessíveis. O site da WeDoLogos por exemplo possui pacotes interessantes para criação de artes.

Outra indicação é o GetNinjas. Nele você entra em contato direto com alguns designers e dependendo consegue serviços por preços mais em conta.

Analise e avalie todas as possibilidades. Se ainda assim preferir criar a logo você mesmo, é só seguir as dicas que demos acima.

10 – Peça feedbacks e alcance a versão final da sua logo para esports

Depois que a coisa tiver tomando realmente forma, é hora de pedir alguns feedbacks. A visão de alguém de fora é sempre bem vinda e válida se for dada de forma construtiva.

Nosso olhar se acostuma a nossa ideia, principalmente quando nos apaixonamos por ela – o que acontece com bastante facilidade. Pedir a opinião de terceiros nos dá um outro ponto de vista e uma nova perspectiva.

Outras pessoas podem se atentar a detalhes e darem algumas dicas que alguém envolvido não percebeu. Por isso o feedback é necessário.

Esteja preparado para opiniões divergentes e tenha um filtro para o que você escutar. Saiba com o que concorda, o que discorda e até quanto vale adaptar algo devido à visão do outro.

Leia Também: Melhores jogadores de CS: GO

Por que eu devo fazer uma logo para minha equipe?

1- Identidade do seu time

Logo faz parte da identidade, da cara e da forma que seu time se apresenta.

Funciona como um brasão de um time de futebol. Traz a impessoalidade para o time, o tornando mais uma instituição pelo qual os torcedores vão se apegar.

E esse “brasão” deve carregar todo o peso e conceito do time em si, não de um só jogador ou componente. Sendo a logo então um dos meios de agregar credibilidade e valorizar a equipe.

2- Se diferenciar dos demais

Depois que você aprender a como criar uma logo para seu time de esports e colocá-la na rua, verá que se trata de uma forma de se destacar dos demais

Uma logo diferente chegando no meio, com certeza chama a atenção do público e amantes do cenário. Tudo o que é novo ganha um holofote maior, principalmente se for algo criativo e cativante.

Aproveite dessa ferramenta e já saia na frente dos seus rivais.

3- Profissionalizar seu time

Ninguém vai acreditar que um time sem uma logo seja realmente profissional

Então se você quer entrar como alguém que leva a sério, precisa mostrar que leva a sério de verdade. E fazer uma logo é um dos caminhos para conquistar isso.

Com uma identidade você mostra que sua equipe é de gamers profissionais assim como os outros times do setor. Afinal, os jogos são coisa séria e não devem ser levados com desleixe e amadorismo. 

4- Conquistar o público de primeira

Muitas vezes a logo é a primeira impressão que a sua marca causa ao público. Portanto é a chance que você tem de conquistar em uma só jogada.

Uma identidade criativa, bem feita e inovadora com certeza fará os olhos brilharem. Principalmente se ela for atrativa e interessante.

Você pode sim acabar conquistando torcedores só pela logo. Não duvide do potencial do brasão, é por ele que algumas pessoas vestem a camisa.

Agora coloque seu time em campo

Depois que finalizar a criação, tudo o que você vai precisar fazer é colocar a cara nova na rua. Divulgue o logo nas redes sociais, faça camisas com ele, coloque nos sites, canal do youtube, peça para os jogadores usarem ela na conta deles.

Quanto mais você disseminar a nova logo e o novo time melhor. Ele começa a ter presença e desperta a curiosidade dos demais. Depois disso é ver o seu filho andar com as próprias pernas!

Agora que você aprendeu como criar uma logo para um time de esports é hora de colocar a mão na massa. Comente abaixo a página do seu time para a comunidade ver a sua logo.
Aproveite e leia também nosso post sobre como montar o seu PC Gamer, porque se tem um time profissional merece ter também um PC profissional, certo? 😀

Comente Abaixo