O que é streaming: tecnologia por trás da Netflix, Youtube e Twitch

Você com certeza já ouviu falar, mas você sabe o que é streaming?

Quando a internet começou a se popularizar, os primeiros sites eram simples páginas de texto com talvez uma imagem ou duas (e alguns pequenos GIFs de gosto duvidoso). Hoje, no entanto, qualquer pessoa com uma conexão de internet rápida o suficiente pode transmitir filmes de alta definição ou fazer uma chamada de vídeo pela Internet.

Isso é possível por causa de uma tecnologia chamada streaming.

E para responder a pergunta: “o que é streaming?” é importante entender sua importância e seu crescimento no atual momento, que a internet vive.

O novo relatório global da Sandvine de outubro de 2018, nos mostra algumas informações interessantes sobre o uso da Internet, como o fato do tráfego de vídeo representar 58% de todo o tráfego global.

E qual a relação disso com “o que é streaming”? Toda.

Todo esse crescimento de tráfego é gerado por causa do streaming.

Empresas como o Youtube, Netflix, Spotify só existem por conta da tecnologia do streaming.

Impulsionadas pelo constante aumento nas velocidades de transmissão de dados elas crescem e puxam muitas outras empresas, revolucionando a forma como consumimos informação. Seja por vídeo ou áudio.

Mas o que é stream e o que estas empresas tem a ver com ele? É o que você vai ver a seguir neste nosso artigo.

O que é streaming?

Streaming é a transmissão contínua de arquivos de áudio ou vídeo de um servidor para um cliente.

Em termos mais simples, o streaming é o que acontece quando os usuários assistem vídeos ou ouvem podcasts em dispositivos conectados à Internet.

Com o streaming, o arquivo de mídia que está sendo reproduzido no dispositivo do cliente é armazenado remotamente e é transmitido em alguns segundos pela Internet.

Para isso o arquivo é dividido em várias pequenas partes que serão baixadas e reorganizadas de acordo com o que o usuário quiser ver ou ouvir.

Por exemplo: Você já assistiu a um determinado filme, mas gostaria de assistir ao final dele de novo. Quando você escolher o ponto final do filme no seu player os servidores irão começar a enviar para seu computador apenas as partes do arquivo que compreendem aquele ponto em diante. Não havendo a necessidade de baixar para seu computador o início do vídeo.

É interessante perceber também que apesar do seu dispositivo estar acessando, por streaming, um arquivo remoto, ele não está, necessariamente, deixando de baixar para seu computador. Porém, o download é apenas para uso momentâneo e as partes baixadas ficam armazenadas apenas temporariamente, sendo substituídas por novas partes automaticamente.

Dessa forma o usuário não precisa baixar o arquivo inteiro antes de conseguir acessar apenas uma parte do conteúdo. Portanto, o que é o streaming se não uma forma de facilitar o acesso a um determinado trecho ou conteúdo sem que o usuário precise baixar um arquivo inteiro? Com essa facilidade o uso da internet mudou completamente.

Para ficar ainda mais fácil visualizar o que é streaming, seguem os principais exemplos de serviços de streaming:

  • Youtube
  • Netflix
  • Spotify
  • Twitch
  • Instagram (vídeos)

Como era antigamente?

Agora que você sabe o que é streaming, podemos ver as diferenças e como era no passado.

Antes da tecnologia do streaming, qualquer arquivo de áudio ou vídeo na internet, deveria ser baixado para seu PC ou outro dispositivo, antes de ser reproduzido.

Portanto, para ter acesso a qualquer vídeo ou áudio, o usuário tinha que esperar que ele fosse baixado por inteiro. O que, com as velocidades de conexão da época, tornavam essa tarefa algo extremamente massante e inviável.

O download de um simples clipe de música de 40mb poderia facilmente chegar a 2h. Sem contar que a qualidade não seria HD.

Além dos problemas com a velocidade de conexão você ainda tinha o risco de ter algum problema com sua conexão e nos segundos finais perder tudo o que baixou por conta de uma simples interrupção no download.

Os arquivos se tornavam quebrados e você perdia todo seu trabalho. Pois é, as coisas não eram fáceis antigamente.

Com todas estas dificuldades, começaram a aparecer tecnologias para resolver esses problemas e assim o streaming foi se tornando a solução ideal.

O que é streaming: Buffer

Não dá para aprender o que é stream sem aprender o que é buffer.

Os reprodutores de mídia de fluxo contínuo carregam alguns segundos do fluxo com antecedência para que o vídeo ou o áudio possa continuar sendo reproduzido se a conexão for interrompida por um breve período. Isso é conhecido como buffering.

O armazenamento em buffer garante que os vídeos possam ser reproduzidos sem problemas e continuamente, mesmo que haja oscilação em sua qualidade de conexão.

No entanto, em conexões lentas, ou se uma rede tiver muita latência, um vídeo pode levar muito tempo para ser armazenado em buffer.

Em outras palavras o buffer é um carregamento prévio do que você ainda irá precisar. E dependendo da qualidade de sua conexão ele garante um buffer maior ou menor, de acordo com a necessidade do momento.

O que é streaming: Live streaming

O live streaming nada mais é que uma transmissão ao vivo. Ele funciona da mesma forma que o streaming que apresentamos acima.

A transmissão ao vivo é popular com programas de televisão ao vivo e eventos especiais e mesmo competições profissionais de jogos de computadores ou videogames, os esports.

Leia também: Como ser um gamer profissional e ganhar dinheiro: 12 dicas essenciais para realizar seu sonho.

Os serviços populares de transmissão ao vivo, como o Twitch e o Youtube, utilizam uma rede global de servidores para reduzir o atraso e melhorar a qualidade da transmissão de vídeo.

Todos os vídeos transmitidos ao vivo ficam à mercê da conexão com a Internet de quem está fazendo a “live”, o que adiciona mais uma chance de lentidão ou erros.

Felizmente, o desenvolvimento de conexões cada vez mais rápidas levará a qualidade das transmissões ao vivo ainda mais adiante. Por exemplo, com a chegada das conexões 5G que trazem conexões ainda mais rápidas para seu smartphone.

Agora que você entendeu o que é stream fica fácil entender como funcionam os serviços que já fazem parte do seu dia a dia na internet.

Esperamos ter te ajudado a entender o que é streaming, mas para garantir que não ficou com nenhuma dúvida, que tal assistir ao vídeo a seguir? Ele vai ajudar na fixação do que acabamos de conversar.

Para continuar sua compreensão sobre a tecnologia de stream, sugerimos que acesse o artigo  “O que é Twitch: veja tudo sobre essa plataforma que está dominando o mercado de stream”.  

Comente Abaixo
Total
0
Shares
6 comments

Comments are closed.

Related Posts