[Dicas] Aprenda como divulgar live da Twitch e veja seus viewers subirem

Você já conhece a Twitch e até tem seu canal de streamer gamer? Então seu próximo passo é aprender a como divulgar live da Twitch. E foi justamente pensando em você que fizemos esse post 😀

A gente sabe bem que, diferente do que muita gente pensa, Streamar é uma atividade que exige bastante dedicação e paciência. Não é fácil criar conteúdos consistentes e interessantes para sua audiência.

E o que se espera em troca de tanto trabalho é perceber a subida no número de viewers, não é mesmo?

Mas se essa subida demora a aparecer é porque tá na hora de se movimentar e fazer algo diferente para atrair uma audiência nova. E vamos combinar que, com os números da Twitch, tem bastante gente esperando para ser alcançada. Se liga só:

  •  A Twitch tem mais de 15 milhões de usuários ativos diariamente
  • São 355 bilhões de minutos assistidos em lives
  •  21,3% da audiência da plataforma são de eSports

Viu quantas pessoas estão disponíveis para assistir o seu canal? Então se liga nas nossas dicas que foram pensadas para você recuperar o fôlego e continuar insistindo no sucesso do seu canal.

Lembrando que não é nenhuma receita de bolo, hein? O que vamos trazer são estratégias práticas para saber como divulgar live da Twitch.

Vamos jogar!

1 – Tenha metas (e divulgue elas)

Nossa primeira super dica para te ajudar a responder a questão de “como divulgar minha live na Twitch” é uma estratégia simples para te manter animado: trabalhe com metas.

Estabelecer algumas metas mensais te ajudará a manter o foco no que você quer conquistar como streamer. Além disso, divulgar essas metas com o público é uma forma interessante de se aproximar dele e criar uma boa relação.

Lembre-se de começar jogando baixo, com o tempo você vai crescendo mais e mais.

Você pode divulgar uma tabela com suas metas, colocando recompensas para você e seus viewers ganharem quando cumprir elas. Algumas sugestões do que você pode fazer são:

  • Quando batermos 60 viewers em uma live irei fazer uma dança do Fortnite em agradecimento
  • Quando tiver 100 subscribers irei sortear um jogo para vocês
  • Se atingir a meta de X reais em doações compro uma câmera melhor para os vídeos

É uma forma criativa de brincar com as pessoas que te assistem. Sendo uma alternativa para se aproximar e incentivá-los a divulgar seu canal com você!

As pessoas que te assistem são os principais anunciantes do seu canal. Os incluir no seu processo de crescimento é uma ideia bem interessante!

Tendo essa importância do seu público em mente, seguimos para a dica número dois…

2 – Crie a sua comunidade

A pergunta que vale ouro é: “Como vou divulgar minha live na Twitch sem parecer chato?”

Pode parecer difícil, mas a resposta é bem simples: interaja com o máximo de usuários na plataforma. Uma interação natural e descontraída fará você se aproximar de novas pessoas que podem se tornar fãs do seu canal.

Ou seja, crie a sua comunidade! Se mantenha ativo na Twitch, assistindo outras lives de canais menores e participando das conversas nos chats. Quanto mais pessoas te conhecerem, melhor.

Afinal, quem não é visto não é lembrado! Então seja sempre visto dando uma passadinha em outros vídeos e outras redes sociais. Essa é uma forma não apenas de divulgar o seu canal como também de conhecer gente nova com o mesmo interesse que você!

Além disso, fazer grupos no Facebook ou então no Discord para estreitar a relação com seu público pode ajudar bastante. Tente dar dicas nesses canais, jogar com quem está no Discord para atrair mais viewers.

Se divirta enquanto faz isso e logo logo perceberá que seus viewers estão subindo.

3 – Divulgue em todos os lugares 

Mas não fique preso apenas a uma plataforma quando for interagir com pessoas do universo streamer. Outras redes sociais também são bem interessantes para você marcar sua presença.

E quais são as redes sociais que você indica que eu divulgue minha live na Twitch? As principais são:

Twitter

O miniblog pessoal é uma das redes sociais com maior envolvimento do universo gamer.

De jogadores profissionais de eSports à streamers famosos, os fãs de games costumam acompanhar seus ídolos do cenários por lá.

Portanto, garanta sua arroba no site e invista uma parte do seu tempo nessa rede social. Lembrando que o interessante do Twitter é falar sua opinião sobre diversos assuntos, trazendo sua personalidade para sua conta.

Se aparecer apenas para divulgar suas lives, não terá um conteúdo cativante para seus viewers, logo eles não irão te seguir. 

Seja sempre você mesmo, faça alguns tweets rotineiros, interaja com as pessoas da comunidade e aproveite para divulgar seu canal. Nossa sugestão é: avise sempre que estiver ao vivo e depois poste um vídeo com os melhores momentos da live.

Outra dica de como divulgar live da twitch no twitter, é fazer algum sorteio. Pode ser de algum acessório gamer, moeda virtual de algum jogo (como o V-Bucks do Fortnite). Na regra do sorteio, coloque que o usuário deve seguir a sua página e retweetar a sua publicação.

Não sabe como fazer um sorteio no Twitter? Se liga nesse artigo da wishpond com um passo a passo para colocar em prática esse plano 🙂 Veja aqui

Instagram: 

A conta do seu canal no Insta pode ser ótima para divulgar alguns making offs, receber feedbacks e postar comunicados oficiais como sua agenda de postagem temas.

Os stories do Insta possuem ferramentas muito legais para essa interação. Como a caixa de perguntas, enquetes e até mesmo músicas. Saiba como fazer a diferença e usar elas de forma divertida.

Por exemplo, você pode separar um dia na semana para fazer um Perguntas e Respostas com seus seguidores. Lembre que tudo isso também é uma forma de se aproximar do seu público, fazendo com que queiram ver cada vez mais seus conteúdos.

Divulgar as lives na Twitch vai além de apenas falar que está ao vivo agora. É um trabalho que exige presença criativa e divertida nos meios digitais.

YouTube: 

Um canal no YouTube é interessante para lançar alguns teasers de algumas lives ou postar um vídeo com os melhores momentos. 

Foi dessa forma que o Futureman Gaming divulgou sua série de lives com a temática de viagem no tempo. Legal, divertido e criativo, não? Dá só uma olhada em um dos vídeos:

Leia mais: Como ser um youtuber gamer: passo a passo para crescer nessa plataforma

Essas são as três principais, mas lembre que quantos mais lugares você estiver maior o número de pessoas que irá alcançar! Outras plataformas que você pode manter uma conta são:

  • Reddit: o site possui bastante fóruns de jogos, aproveite o tema e conheça mais pessoas que se interessam pelo que você faz no seu canal.
  • Facebook: existem diversos grupos voltados para o universo gamer, não deixe de fazer parte deles!
  • Discord: participe de conversas na temática de games/streamers e aproveite para criar um grupo também com as pessoas que já te seguem. O Discord é bem conhecido entre os gamers e você não pode ficar de fora
  •  Whatsapp: por que não usar também do aplicativo mais popular do mundo? Com uma conta business você pode criar algum grupo, participar de outros, postar status divulgando seus materiais.

4 – Faça anúncios nas redes sociais? 

Os anúncios pagos nas redes sociais pode ser uma boa ideia para chegar em pessoas que ainda não conhecem seu canal.

Com os ads você pode segmentar bem o público para o qual você quer que a mensagem chegue. Acerte em cheio na hora de enviar um conteúdo relevante para alguém que se interessa por ele.

E o melhor: você não precisa ter muito dinheiro para investir nas redes sociais. Logicamente, quanto mais grana você colocar melhor será o resultado, mas com alguns reais você pode fazer um teste e observar o retorno.

As duas redes sociais que sugerimos para você subir posts patrocinados no início são o Twitter e Facebook. 

E como fazer um anúncio no Facebook ou Twitter?

Relaxa, é bem simples! No Facebook você só precisa ter a sua página do canal e, quando postar link de live, clicar em “impulsionar”. Depois disso é só seguir esses passos:

  • Escolher o objetivo do anúncio. É reconhecimento de marca? Maior alcance? Clique no link? Veja as orientações do Facebook e escolha a que melhor se encaixa com o seu caso
  • Nome da campanha. É importante para organização, te ajuda a não se perder na conta de anúncios depois 🙂
  • Definição de público-alvo. Essa etapa precisa ser bem pensada, nela você escolhe dados como idade, local de moradia, interesses. Saiba segmentar bem o seu target para que o anúncio apareça para quem realmente quer ver o conteúdo
  • Posicionamento. Onde o anúncio vai aparecer. O interessante aqui é que se você tiver uma conta vinculada no Instagram pode fazer o anúncio rodar nas duas redes
  • Orçamento. Quanto você vai investir e o período que a campanha vai durar

Já para o Twitter você precisa já ter postado o seu tweet. Depois você só precisa ir no seu perfil, localizar o tweet e clicar em “Visualizar Atividade do Tweet”. E então seguir esses passos:

  • Clicar em Promover seu Tweet
  • Em Segmentação selecionar a localização que deseja
  • Depois virá o Orçamento, para você selecionar quanto irá investir. No Twitter você tem o valor mínimo de 10 dólares e máximo de 2500 dólares
  • Por fim, precisará apenas clicar em Confirmar Gasto

O interessante do Twitter é que ele mesmo seleciona para que seu tweet aparecerá, buscando pessoas mais propícias a gostarem do seu conteúdo. Eles selecionam esse perfil baseado nas pessoas que te seguem, já que é o público que aceitou ver seus tweets. 

5 – Jogue Trending Games

A escolha do jogo que você vai fazer uma gameplay influencia e muito no número de pessoas te assistindo.

Se você for nos jogos que todos estão fazendo vai acabar se perdendo no mar de lives, mas se você for em um jogo que ninguém tem interesse não terá nenhum viewer.

Então saiba ir no game que está exatamente no meio do caminho. Um que não esteja tão saturado mas que também tenha um certo público que já procure por ele.

O site sullygnome pode te ajudar nessa decisão. Ele informa os jogos que estão sendo mais jogados e assistidos na Twitch nos últimos 3 dias. 

Então que tal dar uma olhadinha nele antes de escolher o próximo game? É uma atitude pequena, mas pode te trazer algum insight de jogo que nem tinha pensado.

Mas Igor, eu amo o jogo PUBG e sou muito bom nele.

Ótimo 🙂 Continue fazendo lives na twitch com ele e separe um ou dois dias da semana para jogar algum Trending Game.

6 –  Faça parceria com outros streamers

Fazer parcerias com outros streamers também é uma estratégia que com certeza te ajuda a divulgar a live da Twitch.

Procure canais menores e estude a possibilidade de fazerem alguns trabalhos juntos. Networking é tudo, portanto se você já tiver uma relação bacana com quem for o dono do canal vai te ajudar bastante!

O legal é que a Twitch te dá diversas formas de interações para você e seu parceiro, alguns exemplos abaixo:

  • Você pode deixar a live desse streamer parceiro rolando no seu perfil quando estiver offline e ele também pode fazer o mesmo no dele.
  •  A Twitch oferece a opção /raid, onde você direciona todos os seus viewers para uma live específica depois que finalizar a sua.
  • Você pode jogar junto com o parceiro, fecharem uma equipe para a live dele.

Essas são algumas ideias de interações que podem funcionar e ajudar a levantar tanto o seu canal quanto o do parceiro.

7 – Faça Giveaway

Essa dica 7 é a pérola para quem quer aprender como divulgar live da Twitch. O giveaway é uma espécie de sorteio que você pode fazer para sua audiência.

O sorteio pode ser valendo coisas pequenas mas que tem a ver com o seu canal. Talvez algum jogo específico ou skins de algum personagem.

Essa é uma estratégia interessante porque você pode estipular as regras do sorteio. Só estará participando quem seguir o seu canal, tiver x horas assistidas em alguma live e quanto mais interagir nos chats maiores as chances.

Tudo pode contar como ponto e aumentar as chances de ganhar o prêmio.

Mas não se esqueça de divulgar bem o seu sorteio, falar nas lives e nas demais redes sociais que tiver. Quanto mais pessoas souberem que está rolando, mais irão divulgar e querer ganhar.

Dica Extra (o melhor para o final) de como divulgar live da Twitch

Ok, a gente falou que ia passar só 7 dicas de como divulgar live da Twitch mas essa extra vale a pena incluir pro seu sucesso.

O Twitch Strike é um site que é uma mão na roda para qualquer streamer. Nele você encontra gráficos que informam os melhores dias e horários para ir ao ar com determinado jogo. Demais, não?

Ele é bem intuitivo e simples, mas deixaremos um passo a passo aqui para não ficar com dúvidas:

  1. Pesquise o jogo que você quiser

Para isso você só precisa digitar o nome dele na barra de espaço e clicar em search. Não tem mistério!

  1. Voilá, agora é só analisar os gráficos!

Assim que der o search, será redirecionado para uma página com o nome do jogo. Depois de clicar será levado para onde os gráficos dele estão.

É um Heat Map, que mostra os horários mais quentes com canais streamando e viewers assistindo também.

Tudo o que você precisa fazer é analisar bem esses dados que tem em mãos e conciliar os melhores horários da Twitch com a sua rotina streamer! Simples, viu?

Se você seguir essas  dicas com certeza terá um up na divulgação das suas lives. O principal é não desanimar e nem se deixar desistir nas primeiras dificuldades. 

Com dedicação e paciência você vai encontrando o seu espaço e será recompensado por isso!

Só lembre de sempre jogar o que ama e manter seus conteúdos divertidos e leves. Ah, e não esqueça de deixar para gente nos comentários qual a dica que você mais gostou! 😀

E se você tem mais alguma dica de como divulgar live da twitch, não deixe de compartilhar nos comentários e ajude a comunidade para todos crescermos ;D

Leia também nosso passo a passo de Como Ser Streamer e confira se não tem nada faltando no seu canal.

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