Ideias de jogos para criar. Sua inspiração está aqui!

Atrás de ideias de jogos para criar? Aqui reunimos um mapa com variadas referências para te inspirar no seu próximo projeto.

Às vezes nós passamos por um momento de bloqueio criativo. Qualquer desenvolvedor entende isso, a nova criação está na ponta da língua só que por algum motivo não conseguimos concretizar.

Tem também as situações onde nada surge, nada mesmo. Se abrir nossa cabeça nesse momento dá até para ver um feno passando.

Isso é frustrante, eu sei. Por isso hoje fizemos esse post com ideias de jogos para criar, com um mapa completo. Desde games mais simples e comuns até os mais desafiadores e criativos.

Obviamente, não é para você pegar essas ideias de jogos para criar e simplesmente copiar. Nossa proposta é reunir inspirações e referências para te ajudar no seu processo criativo.

Ver esses exemplos é uma maneira de ampliar sua visão e, consequentemente, aumentar a bagagem da sua mente. Dessa forma você encontra possibilidades para desenvolver a sua própria ideia de jogo para criar

Ah, se o bloqueio criativo for uma dificuldade frequente na sua rotina, vale conferir o curso da Danki Code. Nele você aprende como fazer 13 jogos diferentes, o que é bem útil para quem precisa de inspiração.

Lá você aprende a criar diversos jogos diferentes e ainda tem o auxílio de um professor profissional. Além de ter contato com outros developers, o que facilita a troca de figurinhas e dicas 😉

Agora, sem mais enrolação, vamos para nossas ideias de jogos para criar.

Leia Também: [Lista] Melhores cursos de desenvolvimento de jogos

7 Ideias de jogos para criar

1- Ideias de jogos de ação e aventura

O primeiro da lista de ideias de jogos para criar é ação e aventura. Bem amplo, dá uma abertura imensa para ser explorada.

Para um game desse tipo, o universo e ambientação é bem importante. São aqueles que dão o tom da narrativa e indicam o sentido para o qual você quer ir. 

Segue abaixo três exemplos de games nesse estilo:

Undertale

Esse jogo indie é tido por muitos como uma verdadeira obra de arte. Undertale é reconhecido por sua estética simples, mas um desenrolar incrível do enredo.

O título conta com mecânicas de RPG e com um visual pixelado. Sua história traz uma criança que caiu no mundo dos monstros. Ela enfrenta diversos inimigos e aventuras buscando retornar para sua casa.

Parece bobo para você? Saiba que está enganado. Carregada de lições e reflexões interessantes sobre o amor ao próximo, é um jogo verdadeiramente simbólico.

Feito por uma pessoa só, Undertale com certeza foi uma bela ideia de jogo para criar. Serve como uma boa inspiração, mostrando que é possível construir algo marcante mesmo na simplicidade.

Celeste

Celeste é mais um exemplo forte de como construir um jogo interessante pela sua história e mecânica. Também vale ressaltar como esse game é lindíssimo na sua pixel art.

Ele traz a história de Madeline, uma menina bastante insegura que resolve escalar a montanha Celeste. Durante sua aventura ela encontra cada vez mais consigo mesma, tendo que enfrentar seus medos e problemas.

É um game incrível e relevante que chegou a concorrer a GOTY 2018, junto com outros títulos que são gigantes. Não levou esse prêmio, mas ganhou em Jogo com Impacto e Melhor Jogo Indie.

God of War

Esse é um clássico e não dá para falar de ação e aventura sem citar ele. Mais elaborado para se produzir do que os outros dois, vale muito como referência para qualquer desenvolvedor.

God Of War levou o GOTY 2018 (em cima de Celeste, inclusive) e é um exemplo perfeito. Conta com exploração de mapa, fortes embates e um enredo pra lá de cativante.

No título de 2018, Kratos está mais experiente e precisa lidar com a criação de seu filho. Tudo isso enquanto enfrentam os deuses da mitologia nórdica, tornando a missão paternal ainda mais desafiadora.

Além disso, traz gráficos de tirar o fôlego. Um jogo realmente impressionante, certo?

Leia Também: Como escolher a melhor linguagem de programação para jogos

2- Ideias de jogos de esporte

O bom dos jogos esportivos é porque existem várias opções para se explorar. Dá para ter várias ideias de jogos para criar, basta apenas escolher um esporte que gosta e deixar a imaginação fluir.

É possível fazer algo mais real e sem muito floreio, apenas reproduzindo um certo esporte. Também tem como você incrementar de alguma forma, dando um toque especial para diferenciar.

Não entendeu? Então se liga nessas ideias de jogos de esporte para criar:

The Golf Club

O primeiro da vez é o The Golf Club, trazemos esse aqui como forma de mostrar que existem muitos esportes a serem trabalhados. Por exemplo, o golf.

Não é lá muito popular no Brasil e justamente por isso pode ser interessante desenvolver algo do tipo por aqui. Ele traz a experiência de como é e como funciona uma partida para quem nunca teve contato.

Isso atrai a atenção de quem sempre teve um certo interesse e curiosidade, mas nunca encontrou oportunidade de jogar. 

The Golf Club é um dos melhores jogos de golf. Bem realista, intuitivo e com belas pistas. 

Curtiu a ideia de um jogo de golf? Se quiser aprender como criar o seu, vale conferir o curso de desenvolvimento de games da Danki Code. O jogo #10 que eles ensinam a fazer é um de golf exclusivo do curso 😉

Rocket League

Carros e futebol. Sim, isso mesmo que você leu. Rocket League é um ótimo exemplo de jogo de esporte que vai além do caminho mais realista.

De início pode parecer uma ideia meio inusitada e até boba, mas te garanto que é muito divertido. Com muita velocidade, suas partidas são bem dinâmicas e emocionantes.

Seus gráficos também são bem atraentes, dando um ar futurista para o jogo. Vamos combinar aqui: com certeza quem fez esse título não estava com bloqueio criativo, né?

FIFA

Esse aqui dispensa apresentações. Um dos maiores clássicos de jogos de esporte, FIFA é um dos grandes exemplos para quem gosta de futebol.

Você joga com os melhores times de futebol do mundo. Podendo escalar verdadeiros craques e se divertir com um jogo pra lá de acirrado.

A opção Multiplayer deixa ainda mais interessante para todos. Chamar alguém para uma partida de fut no Fifinha é sempre divertido.

Não tinha como falar sobre ideias de jogos de esporte para criar e não citar esse título. Talvez um dos maiores exemplos referências para quem gosta desse estilo.

Leia Também: Como se tornar um gamer profissional de FIFA? Aprenda [GUIA]

3- Ideias de jogos de mobile

Tem vontade de criar jogos para mobile, mas não sabe se rola de desenvolver algo legal? Então se liga nesses exemplos de sucesso que trazemos aqui.

Candy Crush

Lançado em 2012, Candy Crush é um game de puzzle para celulares que é amado por muita gente.

Com várias fases e mapas, o jogo te prende por bastante tempo. Seu cenário é todo de docinhos e você precisa cumprir os objetivos de cada etapa. Seja acabar com todo o chocolate ou deixar tipos específicos nas bordas do tabuleiro.

Apesar de ser visualmente colorido e parecer simples, é um jogo bastante difícil. Demanda muito raciocínio dependendo do que você tem que fazer.

Ele é um ótima referência para você que quer criar algo para celular. Vale muito a pena estudar seus elementos e entender o que fez dele um grande sucesso.

É mais um título que é ensinado como fazer no curso da Danki Code. Sendo essa uma boa forma para você entender a mecânica e ver o que rola de aplicar no seu próprio jogo.

Free Fire

Em 2019, Free Fire foi o jogo mobile mais popular do Brasil. Em 2020, já bateu o recorde de 80 milhões de usuários online diariamente.

O segredo do sucesso? O fato de ser um Battle Royale de qualidade para smartphones. Isso faz com que muitas pessoas tenham acesso ao jogo, conseguindo cada vez mais público.

Sua qualidade e complexidade é bem admirável para um jogo de celular. Além disso, conta com uma forte presença no cenário de eSports.

Foi um game bem inovador para o ambiente mobile, trazendo uma otimização competente para rodar em vários modelos. Com certeza é uma inspiração para quem busca por ideias de jogos para criar.

Among Us

Among Us é um jogo que cresceu muito em 2020. Ele roda tanto no celular quanto no PC, sendo mais uma ótima ideia de jogos para criar para celular.

Nesse multiplayer você é um astronauta que deve fazer missões para manter a tripulação segura durante a viagem. Até aí tudo bem… acontece que o jogo insere impostores no meio da equipe.

Os impostores sabotam as missões e ainda matam os outros jogadores. Então o objetivo é que os tripulantes descubram quem são antes que todo mundo morra.

Agora, caso você seja o impostor, seu objetivo é sabotar e matar os outros sem ser descoberto. Precisando fazer tudo isso sem ser pego e mentindo para não desconfiarem de você.

Leia Também: [Guia] Como criar um jogo para celular. 8 passos necessários

4- Ideias de jogos de maps

Jogos que utilizam o Maps ou GPS são bons exemplos de criatividade. Fazer uma Gamificação com espaços do mundo ao redor é um caminho para transformar nossa própria realidade em algo mais lúdico.

Isso pode ser realizado tanto usando da ferramenta da geolocalização, quanto apenas o mapa. 

Logicamente, dependendo pode ser algo um tanto complexo de se criar. Mas conhecer alguns pode te dar ideias inovadoras, aumentando seu campo de visão. Quem sabe você pensa em um modo mais simples de fazer algo nesse estilo?

Pokémon GO

Quem lembra do sucesso Pokémon GO? O jogo da Niantic bateu o recorde de jogo mais baixado em menos tempo. Teve um grande impacto cultural, sendo citado até nas eleições dos EUA.

Qual o motivo disso? Ele tornou possível viver a realidade caçador de Pokémon. Basta ligar seu GPS e andar pela cidade, você esbarra nos monstrinhos pelas esquinas e consegue capturar usando a sua própria câmera.

Aproveitou o universo já conhecido de muitos e inovou na mecânica. Um baita jogo!

Ingress

Esse também é da Niantics. Lançado em 2012, veio antes mesmo do Pokémon GO.

Uma misteriosa energia invisível surgiu na terra e ela tem perturbado o pensamento de todos nós. Nessa realidade, duas facções surgem: uma que procura integrar a energia de forma positiva com a raça humana e outra que é contrária a ela.

O jogador escolhe em qual delas ele fará parte e então começa a realizar as missões. Algumas delas demandam que ele vá para rua usar o scanner.

Esse título une a complexidade da geolocalização com uma narrativa de ponta. Sendo bastante criativo.

GeoGuessr

O GeoGuessr é um exemplo mais simples de ideia de jogo para criar. Ele roda no próprio navegador e precisa apenas do acesso ao Maps.

Nele os jogadores são levados para alguns lugares e possuem uma visão em 360º do ambiente. Então você deve acertar qual é esse local que está sendo exibido na sua tela.

Ele conta com uma melhor de cinco. Depois das cinco rodadas você visualiza sua pontuação e todos os palpites que deu.

Um game prático, mas bem interessante para pessoas que gostam de explorar e conhecer lugares diferentes. Para você ver que é possível ter ideias de jogos para criar com qualquer coisa 🙂

Leia Também: 8 Jogos de geolocalização – Games criativos e interativos

5- Ideias de jogos de terror

Bons games de terror são aqueles que contam com uma história envolvente, indo muito além de somente jump scare. O clima de tensão deve tomar conta e tornar os títulos envolventes.

Por isso, não poderia faltar esse tema em uma lista de ideias de jogos para criar. Mesmo que você não seja lá muito interessado nesse tipo, vale a pena pesquisar sobre as histórias dos games mais renomados.

Serve muito como inspiração e mostra como você levar sua imaginação para onde quiser na hora de desenvolver seu projeto.

Amnesia: The Dark Descent

O primeiro exemplo é assustador. Tido por muitos como um dos melhores jogos de terror de todos. Amnesia: The Dark Descent é uma grande obra.

Nele você acorda sozinho em um castelo sem nenhuma memória. Você precisa explorar a masmorra e procurar a saída pois está no escuro e figuras grotescas aparecem te perseguindo.

Um dos pontos interessantes do jogo é que ele dá bastante foco para a sanidade do personagem. Ele deve sempre buscar a luz e evitar olhar para o que o persegue, se fizer isso sua insanidade aumenta e o risco de morrer cresce graças aos batimentos cardíacos.

A atmosfera e enredo do jogo é única, trabalhando com um medo muito específico. O horror está no que não se conhece e o que você precisa fazer para encontrar a saída.

Outlast

Outro grande clássico. Em Outlast você precisa de muito fôlego e coragem para enfrentar. Você encara cenas fortes, muitos sustos e vive a tensão na pele.

Um jornalista recebe algumas denúncias de um manicômio e resolve ir investigar. Ele invade o lugar apenas com uma câmera e então enfrenta todos os horrores desse lugar que é o verdadeiro inferno.

Desarmado, o nervoso do game está em fugir e tentar sobreviver da forma que der. O pior desse terror está no fato de que as ameaças são humanas.

Ao mesmo tempo que você leva grandes sustos, a curiosidade e vontade de entender o que está acontecendo motiva a continuar. É um título que une com maestria os elementos do susto com a narrativa imersiva.

IMSCARED

Esse é o que possui gráficos mais simples se comparado com os outros dois, mas não significa que não seja tão bom quanto. IMSCARED é um daqueles games que compensa a qualidade em outros aspectos.

É como se você estivesse vendo alguma creepypasta, mas sem poder abandonar no meio porque a entidade por trás disso começa a tomar cada vez mais forma. 

Esse é um jogo que mexe com seu computador e sua cabeça, deixando a experiência ainda mais real. 

O ideal é não procurar por spoilers para vivenciar da melhor forma possível. O que importa é que esse é definitivamente um exemplo de jogo inovador e imersivo.

Leia Também: [LISTA] Melhores jogos de terror de todos os tempos

6- Ideias de jogos de sobrevivência

O gênero survival é bem conhecido pelos amantes de games. Captar recursos e ter o objetivo de se manter vivo em meio às adversidades de qualquer tipo de realidade.

Existem muitos desse estilo, mas hoje reunimos três famosos para te iluminar nas ideias de jogos para criar:

Don’t Starve

Um cientista maluco tem acesso a um conhecimento secreto. Ao desenvolver a máquina, ele para em uma ilha deserta por acidente.

A partir daí o jogador precisa procurar formas para não morrer faminto ou por outros problemas nesse lugar misterioso. É preciso captar recursos, procurar por comida e enfrentar o mapa.

Um belíssimo jogo de sobrevivência. É uma ótima referência visual e sonora também.

Astroneer

Essa é uma opção mais levinha, mas muito interessante. Astroneer é um game de sobrevivência no espaço.

Isso mesmo, você literalmente explora planetas e universos. É um jogo incrível para passar o tempo e para aproveitar como uma viagem. Com uma estética colorida e agradável, você acaba entrando em uma experiência incrível.

Ele também conta com a lógica do survival porque você precisa estar vivo para ter a aventura. 

Minecraft

Esse é um dos maiores e melhores jogos indie. Minecraft é um título de bastante sucesso e já arrecadou mais de U$2,5 bilhões.

Ele deve servir de inspiração para os desenvolvedores principalmente pela sua história. Foi lançado em 2009 e foi criado por Mark Persson. Devido ao sucesso logo de cara, ele criou seu estúdio independente, chamado Mojang.

Em 2014 foi adquirido pela Microsoft. O motivo de tanto sucesso em um jogo de blocos? O fato de criar um mundo inteiro para que os jogadores possam conhecer e construir o que quiserem.

A liberdade é um grande incentivo a imaginação no game. Ele atrai muito o público infantil, mas pessoas mais velhas também são cativadas. Você deve captar recursos pelo mapa, minerando atrás de itens cada vez melhores.

No modo survival deve ficar atento também para não morrer. Tomar cuidado com os monstros que aparecem e buscar por alimentos.

Esse é mais um jogo que você aprende a criar no curso de desenvolvimento de games da Danki Code. Se você já conhece e curte Minecraft, essa pode ser a oportunidade de entender como é seu desenvolvimento.

Leia Também: [Lista]21 jogos de sobrevivência para PC. Principais títulos

7- Ideias de jogos de simuladores

O último da lista de ideias de jogos para criar são do tipo de simuladores. São games que buscam simular uma realidade, trazendo na gameplay uma forma de mostrar como seria o controle de tal situação.

The Sims

Falar de jogos simuladores e não citar The Sims seria uma blasfêmia. Esse game que simula a vida real é um dos maiores sucesso e a franquia chegou na sua quarta versão (com rumores da quinta vindo aí).

Nele você controla uma família ou um Sim apenas, podendo ser criado por você ou que já existe na vizinhança. Se for um personagem seu, você começa sua história do zero.

Você cuida da vida do seu Sim da forma que quiser, mas há algumas aspirações que ele almeja conseguir na vida de acordo com sua personalidade. 

Além disso, há alguns fatores como as necessidades básicas e o lado financeiro. Tudo isso influência no que você deve fazer, visto que a ideia é manter o personagem vivo e conseguindo se sustentar.

The Sims com certeza é uma das maiores referências da lista. O game é um clássico que é reconhecido até hoje graças a sua mecânica e dinâmica inovadora. Ele também está sempre em busca de adaptar e melhorar suas versões.

SimCity

Já pensou controlar uma cidade inteira? Se responsabilizar pelo tráfego, construções e felicidade dos moradores?

Esse é o grande desafio de SimCity. Um simulador onde você deve administrar um centro urbano. O objetivo é torná-lo atraente para os moradores, para que você não fracasse. É no mesmo estilo de Cities: Skylines.

É bastante desafiador, mas foi uma ótima ideia de jogo para criar. Nos mostra que não há limites quando o assunto são games de simulação.

Goat Simulator

Sim, um simulador de… cabra. Assim como SimCity, esse é um outro título que mostra que não há limites quando o assunto é simulação. De fato, esse aqui extrapolou todos.

Brincadeiras a parte, esse título ficou bastante conhecido por seu lado cômico de humor um tanto nonsense. Nele você controla uma cabra maluca e pode fazer o que quiser com ela dentro do cenário.

Você tem alguns domínios como dar cabeçada ou rolamento. Ele é muito famoso por ser possível criar diversas situações engraçadas.

Leia Também: Como aprender a criar jogos: Dicas para viver seu sonho AGORA

O que achou das nossas ideias de jogos para criar?

Qual delas você considera uma inspiração maior? Conta para gente também nos comentários quais são suas referências na hora de fazer um projeto novo. Liste alguma opção diferente das que a gente trouxe 🙂

Aproveita que chegou até aqui e leia nosso post sobre dicas para criar jogos. Você provavelmente vai curtir!

E não se esqueça de conferir o curso de desenvolvimento de jogos da Danki Code. Lá você aprende tudo o que precisa para virar um verdadeiro profissional na área.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts