Como escolher a melhor linguagem de programação para jogos

Encontrar a melhor linguagem de programação para jogos pode te tomar muito tempo. Existem diversas linguagens que podem ser usadas e cada uma delas vai atender a uma necessidade específica. Ou mesmo facilitar o seu trabalho, de acordo com sua necessidade no momento.

A melhor linguagem de programação para jogos depende de alguns fatores e para que você não perca muito tempo, vamos te dar dicas de quais são os principais fatores que podem te levar a decidir por uma ou outra linguagem de programação.

Antes de mais nada, é importante levar em consideração como o mercado de criação de jogos evoluiu nos últimos anos. 

Hoje em dia você encontra diversos recursos visuais que vão auxiliar até mesmo pessoas que ainda estão aprendendo como criar jogos.

Portanto, levando em consideração todos estes fatores, vamos ver como você pode escolher a melhor linguagem de programação para jogos.

Segue com a gente!

Escolhendo a melhor linguagem de programação para jogos

Vamos começar identificando os principais fatores que vão influenciar sua trajetória na escolha da melhor linguagem de programação para jogos. 

E a melhor forma de você identificar os principais fatores que vão te levar a encontrar a melhor linguagem de programação para jogos, é fazer a você mesmo as perguntas certas!

Como estas:

  1. Para qual plataforma você pretende criar o seu jogo?
  2. Qual o tipo de jogo você quer criar?
  3. Você já tem algum conhecimento prévio de alguma linguagem de programação?
  4. Você tem algum objetivo profissional (carreira) na produção de jogos?
  5. Preciso mesmo aprender uma linguagem de programação?

A partir destas perguntas você irá identificar mais facilmente qual é a melhor linguagem de programação para jogos, baseada em suas necessidades!

E é o que importa ao final, não é mesmo?

Portanto, vamos falar um pouco mais sobre cada uma destas perguntas que você precisa se fazer.

Para qual plataforma você pretende criar o seu jogo?

Esta primeira pergunta vai te ajudar muito escolher a melhor linguagem de programação para usar. E o motivo é bem simples! 

De acordo com a plataforma que você escolher, você terá linguagens de programação específicas para elas.

Por exemplo: se você quer criar um jogo para Web, ou até mesmo para Mobile, você terá o HTML5 e o Javascript como principais linguagens.

Leia também: PUBG mobile ou Free Fire? Qual o melhor game para celular?

De nada adianta você escolher uma linguagem que não se encaixa na plataforma escolhida para seu jogo.

Portanto, já nesta primeira pergunta você já poderá “fechar o cerco” da linguagem de programação que você irá precisar.

Qual o tipo de jogo você quer criar?

Essa pergunta pode parecer muito precipitada mas não é! 

Quanto mais complexo é o jogo que você deseja fazer, mais conhecimentos você irá precisar. E além disso, uma linguagem de programação mais preparada para acompanhar essa complexidade toda.

Esta pergunta é bem parecida com a primeira, mas ela vai além da plataforma que você irá escolher. Ela vai diz respeito às suas ambições com o jogo.

Um jogo mais simples, pode muito bem ser feito sem grandes conhecimentos de programação, usando softwares de criação de jogos visuais, como:

Já para jogos mais complexos você vai precisar de conhecimentos, por exemplo, de C++, que é uma das linguagens mais utilizadas por grandes produtoras de jogos.

Essa linguagem permite maior flexibilidade ao programador trazendo assim melhores respostas aos desafios que uma grande produção pode trazer.

Conheça também: Como investir em e-sports: 4 opções para ganhar dinheiro sem ser um TOP gamer

Você já tem algum conhecimento prévio de alguma linguagem de programação?

Depois de olhar as necessidades que você terá com o jogo que você pretende criar é hora de comparar as opções que você tem e seguir por aquela que você já tenha alguma facilidade ou conhecimento.

Se você ainda não sabe programar em nenhuma das opções, você pode sempre procurar um curso para se especializar.

E para facilitar ainda mais, você pode:

  • procurar maiores informações sobre o que você poderá esperar das opções,
  • fazer algumas aulas iniciais gratuitas, 
  • decidir qual é a linguagem que se adapta melhor a você.

Quanto mais fácil for a sua assimilação com a linguagem, melhor será a fluidez do seu processo de criação de jogos.

Você tem algum objetivo profissional (carreira) na produção de jogos?

Esta pergunta pode ser decisiva em sua escolha da melhor linguagem de programação para jogos.

Isso pelo fato de existir algumas linguagens que são essenciais em cada tipo de estúdio de jogos.

Como já dissemos nas perguntas anteriores, tudo depende do seu objetivo como criador de jogos. 

Se você busca uma carreira em jogos para Web e Mobile, você vai precisar dominar pelo menos HTML5 e ter bons conhecimentos de Javascript. Ou o contrário.

O mercado vai exigir de acordo com o tipo de demanda que ele tem. E normalmente não basta apenas uma linguagem.

É preciso que você tenha pelo menos um bom conhecimento de duas que vão se complementar, de acordo com o propósito da empresa.

Preciso mesmo aprender uma linguagem de programação?

Não se sinta mal! Muitas pessoas desistem de aprender como criar seus próprios jogos justamente por dificuldades em aprender uma linguagem de programação.

E não é para menos. O processo inicial de aprendizado pode ser um pouco chato, mas logo você se habitua e entende a lógica por trás dela.

Mas, respondendo a pergunta, a resposta é: SIM! 

Calma! Apesar de hoje você poder contar com diversos softwares que ajudam você a criar um jogo do zero sem saber programação, você não vai deixar de lidar com ela durante o processo. E de certa forma, vai até aprender bastante enquanto tenta fugir dela.

A problema todo por trás disso é que criar um jogo sem saber programação vai deixar você muito mais “amarrado” criativamente e vai até mesmo dificultar a solução de alguns problemas que você vai encontrar pelo caminho, na produção de seu jogo. Sim, bugs! Sempre eles!

Escolhendo a melhor linguagem de programação para jogos com uma dica extra!

Agora que você conheceu as principais perguntas que você precisa fazer para saber qual a melhor linguagem de programação para jogos, a sua escolha vai ficar muito mais fácil.

O processo de escolha da linguagem depende basicamente de seus objetivos. Basta você responder a você mesmo: quais são eles?

A melhor recomendação que eu posso te dar é ter uma base sólida para seus conhecimentos. E isso você vai encontrar em cursos voltados para a área de jogos.

Um curso que recomendamos sempre é o Curso de desenvolvimento de Games da Danki Code.

Ele é um curso completo onde você encontra tudo o que você vai precisar para criação de qualquer tipo de jogo.

Desde criação de uma criação de jogos básicos como o famoso Flappy Bird, até conhecimentos profundos de criação até mesmo de sua própria Engine.

Fica fácil escolher o caminho que você quer seguir, principalmente, com o suporte e acompanhamento individual e personalizado. Além disso tudo, você ainda pode estudar quando bem entender. O acesso ao curso é vitalício!

Ficou com mais dúvida? Nós temos um post completo que fala se Danki Code Games é confiável

Se esta dica foi útil para você, comente aqui em baixo! Conte como ela te ajudou. Ou se você tem algo mais a contribuir, comente também!

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts