O que é Pokémon GO – a realidade aumentada e o sucesso

Se você veio parar aqui é porque provavelmente já ouviu falar sobre, mas ainda não sabe exatamente o que é Pokémon GO. E já passou da hora de você conhecer, viu? O impacto cultural desse game foi enorme.

Impacto cultural? Você não tá exagerando, não? Bom, o jogo bateu o recorde de game mais lucrativo em menos tempo, que foi citado nas eleições dos EUA e que na época de lançamento foi mais utilizado que muitos apps, como mostra o gráfico abaixo:

 Acho que podemos sim dizer que teve um impacto cultural e social muito grande, certo?

Mas vamos combinar, esse jogo realizou o sonho de infância de muitos marmanjos por aí (inclusive o meu). Quem nunca se imaginou caçando Pokémon? Ou vai me dizer que você nunca quis ter um Pikachu como bichinho de estimação?

Lembro do primeiro jogo que tive contato da franquia, tinha gráficos que faria qualquer criança de hoje em dia rir. Mas era mágico, divertido e incrível.

O Igor criança daria pulos de alegria só de sonhar que um dia existiria uma versão com realidade aumentada disso aí.

Talvez esse seja um dos motivos da força desse game, o uso da tecnologia para realizar uma fantasia da infância. Esse é um chute meu, agora pra chegar no seu palpite você precisa antes saber o que é Pokémon GO, e é disso que falamos aqui hoje:

  • O que é Pokémon GO?
  • Como funciona o Pokémon GO
  • Lado positivo e negativo do Pokémon GO
  • E as pessoas ainda jogam Pokémon GO?
  • Como jogar Pokémon GO

Você vai sair daqui sabendo tudo sobre o que é Pokémon GO (e talvez até querendo jogar). Então vamos logo.

Temos que pegar, eu sei!

Leia Também: O que é Minecraft? Quem criou o jogo de US$2,5 bilhões

O que é Pokémon GO?

Pokémon GO nada mais é do que um jogo de realidade aumentada para mobile lançado pela Niantic em conjunto com a Nintendo e The Pokémon Company. Sua estreia foi no ano de 2016 e teve um grande sucesso de cara.

O game é da franquia Pokémon que já conta com desenhos, filmes, videogame e até jogos de carta. Teve seu início no ano de 1990 com o jogo de gameboy. Logo em seguida, no ano 1997, a animação surgiu para a TV contando a história de Ash.

Essa abertura é nostálgica, né? Amo essa música hehehe.

Disponível para download tanto no Google Play quanto na App Store. No Brasil seu lançamento oficial foi em 2 de agosto de 2016, enquanto no exterior aconteceu em julho do mesmo ano.

Agora que falamos sobre o que é Pokémon GO tá na hora de entender o funcionamento desse jogo que já teve mais de 1 bilhão de downloads.

Como funciona o Pokémon Go

A ideia chave do Pokémon GO é o combo da realidade aumentada junto com a geolocalização.

Igor, você falou grego, o que são essas coisas? Vamos lá, ó:

  • Geolocalização: ferramenta do seu celular que, quando habilitada, é capaz de encontrar sua localização exata no mapa
  • Realidade aumentada: enquanto a realidade virtual usa de um cenário fictício, a realidade aumentada usa, em tempo real, o cenário que você estiver. É a união do mundo de verdade com o virtual.

Deu para entender os dois termos? Agora vou te explicar como o game se aproveita dessas duas tecnologias: ele posiciona os monstrinhos espalhados em locais do mapa de onde você estiver e você, com a sua câmera, consegue capturá-los.

E a sensação de abrir a câmera do celular, apontar para um canto e dar de cara com um Snorlax é simplesmente surreal. Você ainda interage com ele jogando as pokébolas para conseguir pegar:

Fonte/Reprodução: Pokémon Go NYC

Imagina se existisse esse game na época que a gente era pequeno, hein? Eu iria pirar de felicidade, com certeza!

E quanto aos objetivos do jogo, são esses:

  • Capturar pokémons
  • Treinar e evoluir para uma versão mais forte
  • Entrar em batalhas para conquistar ginásios.

Além disso, existem três equipes diferentes:

  • Instinct
  • Mystic
  • Valor

Você escolhe de qual será e então deve tomar o maior número de ginásios para sua liga.

Recentemente o jogo contou com alguns updates. Liberaram opções como raids em grupo para capturar algum monstro forte específico e batalhas diretas entre os jogadores. Parece divertido, não? Imagina desafiar seus amigos 0/

O que é Pokémon GO se não um jogo que aliou a nostalgia às tecnologias atuais? O resultado disso aí foi uma forma completamente nova de caçar Pokémons 🙂

No vídeo abaixo você confere o youtuber gamer Playhard jogando Pokémon GO pela cidade:

Leia Também: O que é PUBG?

Lado positivo e negativo do Pokémon GO

Ok, talvez você tenha ouvido falar sobre alguns acidentes que foram causados pelo jogo. Com pessoas que estavam tão distraídas no celular que acabaram sendo atropeladas, ou caindo em alguns lugares.

Além disso, tiveram casos também de crianças que foram para lugares perigosos e afastados da cidade e acabaram sendo assaltadas.

Mas não podemos esquecer dos pontos positivos que ele também trouxe nessa balança, como:

  • Incentivar as pessoas a saírem de casa e andar pelas ruas
  • Maior interação com outros gamers
  • Aumento do número de visita à museus e pontos relevantes da cidade (esses lugares geralmente são onde ficam as Pokéstops – paradas para pegar mais Pokébola)

Apesar de tudo, não dá para negar que essa foi uma forma de usar da tecnologia e games para trabalhar com fins saudáveis e positivos. 

Logicamente, é preciso cuidado e cautela, se manter atento às ruas. Eu sei que é muito divertido e bastante imersivo, mas você não pode se descuidar e nem esquecer que a vida real acontece também, com carros e pessoas mal intencionadas incluso.

Leia Também: [Lista] Os 7 jogos para melhorar o reflexo

E as pessoas ainda jogam Pokémon Go?

É fato que ele não surfa mais na mesma Hype de antes. O jogo teve uma queda já no seu início: no primeiro mês rolou uma evasão gritante dos usuários, que passaram de 45 milhões para 30 milhões (um declínio de 15 milhões).

Não se vê mais tantas matérias nos jornais falando sobre e nem políticos o usando como referência em debates. Mesmo assim, ele possui seus jogadores fiéis que se divertem até hoje com o app.

Em 2019 arrecadou US$894 milhões, mostrando que o jogo ainda vive e muito bem por sinal. Se revelando seu melhor ano, segundo pesquisa da Sensor Tower:

Fonte: SensorTower

Além disso, outra prova de que as pessoas ainda jogam Pokémon GO são seus eventos. Um exemplo é Pokémon GO Fest, mostrado no vídeo abaixo:

A febre que foi era algo difícil de se sustentar. Muitas pessoas baixaram pela euforia no momento, em busca de ver como era a novidade. Agora restam os que realmente curtiram o jogo e, provavelmente, os fãs de Pokémon 🙂

Leia Também: [LISTA COMPLETA] Filmes baseados em jogos famosos

Stream de Pokémon Go

E se você acha que não existem pessoas fazendo Streaming jogando Pokémon Go, achou errado ;D

Na própria Twitch você encontra alguns Streamers andando pela cidade, capturando Pokémon e lutando em ginásio.

Incrível, não é mesmo?

Se você é Steramer fica a dica de um nicho interessante, no Brasil não é muito comum =)

Para ver esses Streamers basta acessar a Twitch

Como jogar Pokemon Go

Entendeu o que é Pokémon GO e ficou interessado em jogar? É simples e gratuito, então não tem muito mistério. O que você precisa é:

  • Ter no mínimo 13 anos
  • Celular Android ou iOS
  • Bom acesso à internet
  • GPS ligado
  • Giroscópio para aproveitar da realidade aumentada

Basta buscar na Play Store (Android) ou então na App Store (IOS), baixar e ser feliz 0/

Tem tudo isso? Então tá esperando o que para baixar no seu celular e começar a sua jornada? Gotta Catch’em All ;D

Leia Também: [AJUDA DIVINA] Presente para namorado gamer

Descobriu o que é Pokémon GO? Agora dá o seu palpite nos comentários sobre o motivo do jogo ter feito tanto sucesso 😉

Aproveita que chegou até aqui e dá uma passada na nossa matéria sobre o que é League of Legends.Outro jogo essencial do universo gamer que você precisa conhecer!

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts