8 melhores jogos de geolocalização – games criativos e interativos

Nesse post de hoje você encontrará os 8 melhores jogos de geolocalização para te entreter. Afinal, uma ferramenta como essa só pode render games criativos que mesclam a nossa realidade com o virtual.

A tecnologia é uma grande aliada do mundo dos jogos, conforme ela se desenvolve maior potencial criativo para se criar games.

E a geolocalização é um desses avanços que se tornou bastante interessante para a gamificação. Ela inova na experiência do usuário com o que está jogando, rompendo barreiras entre o real e o digital.

Esse potencial brilha os olhos tanto dos gamers como de quem desenvolve. Jogos de geolocalização em geral ainda são uma novidade e a interatividade é um dos tesouros dessa tecnologia.

Além de ter um extremo potencial criativo para a criação dos novos jogos de geolocalização. Cabe ainda muita exploração por essas novas terras ainda e nós gamers com certeza estamos de olho.

Mas enquanto isso, vale dar uma olhada nos jogos de geolocalização que já existem. E nós vamos trazer os seguintes títulos:

  • Pokémon GO
  • Ghostbusters World
  • Jurassic World Com Vida
  • The Walking Dead: Our World
  • Ingress
  • Harry Potter: Wizards United
  • Zombies, Run!
  • Landlord Tycoon

Só a vivência de curtir um jogo com geolocalização já vale. É para matar a curiosidade e ver como anda o funcionamento desse sistema.

Agora, antes de começarmos com a lista vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia. 

Vamos jogar!

Leia Também: [Lista] Melhores webcam para stream. Para todos os bolsos.

O que é Geolocalização?

Geolocalização é uma tecnologia que, na maioria das vezes, está atrelada ao GPS ou Mapas do Google. Ela funciona para indicar o lugar exato em que o dispositivo se encontra. Levando em conta posicionamento geográfico, como latitude e longitude.

Tá, e o que isso tem demais? Então, sabe quando você entra no aplicativo de delivery e ele indica restaurantes que estão próximos de você? Geolocalização.

Ou quando você sai de algum lugar e o Google automaticamente pede para você avaliar? Geolocalização.

Aquele anúncio com promoções da loja que fica na sua rua apareceu justamente para você? Geolocalização.

E os aplicativos de paquera te mostrando perfis de pessoas que estão próximas de você (alguns deles trazem inclusive pessoas que passaram por você na rua)? Geolocalização.

Quando os apps ou estabelecimentos sabem aonde você está, conseguem te oferecer opções certeiras levando em conta seus arredores.

A Geolocalização segmenta o seu perfil para que você receba mensagens mais assertivas com o seu interesse e posição geográfica.

No vídeo abaixo você entende melhor como funciona essa ferramenta cada vez mais presente hoje em dia:

O que é Geolocalização nos Games?

No mundo dos Games a geolocalização usa sua localização para justamente fazer a interação no jogo.

Você já deve ter ouvida falar do Pokemon Go, certo? Ele pega a sua localização e mostra os Pokemons próximos para você capturar.

Além disso ele te mostra locais no mapa para você pegar itens, desafiar outros jogadores etc. Isso só é possível com a tecnologia da Geolocalização, pois ele sabe realmente onde você está.

Entendeu direitinho o que é? Então agora vamos ao que realmente interessa: nossa lista com os melhores jogos de geolocalização!

Leia Também: [GUIA] Tudo sobre Elos de League of Legends. PdL, MMR e mais

8 melhores jogos de geolocalização

Agora que você sabe o que é jogos de geolocalização, separamos uma lista completa com os jogos mais famosos para você experimentar essa tecnologia.

Pokémon GO

Fonte/Reprodução: InternetMatters

Podemos dizer que o Pokémon GO foi o primeiro grande boom de jogos de geolocalização. O game da Niantics trouxe a franquia Pokémon à tona de novo e de um jeito super divertido.

Você provavelmente já ouviu falar dele, talvez tenha até testado já. O game bateu o recorde de jogo mobile mais lucrativo em menor tempo, ou seja: um sucesso já no lançamento.

Nele você é um mestre Pokémon e está à procura dos monstrinhos pela cidade. Com seu celular e Pokebolas é capaz de capturá-los.

O interessante é o método que funciona. O mapa deve estar ligado, dessa forma o game acompanha seus passos e mostra onde tem um Pokémon perto de você.

E assim que aparecer um Snorlax, por exemplo, você deve apontar sua câmera para ele.

Fonte/Reprodução: Pokémon GO NYC

Bacana e bem nostálgico, né? Uma forma bem inusitada de viver a experiência de treinar Pokémons 😉

Leia Também: [LISTA] Jogos parecidos com Minecraft – explore novos mundos

Ghostbusters World

Fonte/Reprodução: AppsCharger

Isso mesmo, mais uma franquia que ganhou um game bem moderninho atrelado a geolocalização! Ghostbusters World foi desenvolvido pela Ghost Corps junto com a 4:33.

A lógica segue a mesma linha do Pokémon GO: você foi convocado a se tornar um Ghostbuster e ajudar no trabalho de caça-fantasma. Para isso, você procura por eles com o auxílio do GPS.

Mas, para capturá-los usando suas armadilhas, é necessário que você os enfraqueça antes.

Além disso, o jogo ainda conta com uma Ghost Dimension (Dimensão Fantasma) onde rola uma batalha por turnos. Ela pode ser automatizada se você preferir.

No vídeo abaixo você confere o trailer dessa belezinha:

Who you gonna call? Ghostbusters!

Leia Também: [LISTA COMPLETA] Filmes baseados em jogos famosos

Jurassic World Com Vida

Fonte/Reprodução: APK Combo

Os Dinossauros estão dominando o nosso planeta, mais aterrorizantes que nunca. Você pode conferir eles vagando tranquilamente por nossas ruas e ainda levá-los para o laboratório, onde fará coletas do DNA deles.

É como colecionar dinossauros de novo, só que dessa vez com gráficos mais surpreendentes que os bonequinhos. São variadas espécies jurássicas e selvagens para você encontrar.

Você também pode criar híbridos nos laboratórios, surgindo um dinossauro completamente novo. 

No Jurassic World Com Vida ficou possível ter um dinossauro épico como bichinho de estimação. Quem aí tem coragem? hahaha

Leia Também: Curso para ser streamer profissional – viva de jogos agora

The Walking Dead: Our World

Fonte/Reprodução: YouTube

A série e HQ de The Walking Dead ganhou seu próprio jogo de geolocalização. The Walking Dead Our World traz o apocalipse zumbi para a sua realidade.

Você deve proteger a sua vizinhança dos ataques dos mortos-vivos. Para isso, o objetivo é caminhar pelo bairro e encontrar ataques zumbis nos quais você vai combater.

Esse combate funciona da seguinte forma: você escolhe com qual personagem e arma vai entrar. Então começa a atirar nos zumbis que aparecerem na tela do seu celular.

Da mesma forma que os demais games, você tem a opção de realidade aumentada onde pode apontar a câmera e ver os zumbis no cenário real.

Além disso, deve ficar atento com as caixas e mochilas de recompensas que caem no mapa. Elas te garantem alguns produtos que ajudam a evoluir o seu personagem.

No vídeo abaixo você confere como funciona a gameplay do TWD:

Leia Também: O que é Discord? Veja a solução que ajuda gamers e empresas

Ingress

Fonte/Reprodução: Ingress

Ingress foi lançado em 2012, antes mesmo do Pokémon GO. Também é um game da Niantics.

Sua história se passa em volta de uma misteriosa energia que surgiu no planeta. Ela é invisível ao olho nu, mas tem mexido com os pensamentos de todos os humanos.

Com essa nova realidade surgem dois lados: 

  • Os Iluminados (The Elightened): resolvem aceitar a Exotic Matter (como chamam a energia) e procuram formas de integrá-la positivamente com a humanidade
  • A Resistência (The Resistance): são contrários a energia e querem eliminá-la do planeta

Assim que começa a jogar você decide entre ser um agente de um dos lados. Então deve resolver missões para ajudar o seu grupo. Algumas delas são na rua e demandam que você vá até um ponto específico usar o scanner do game.

O game conta com estratégia e trabalho em equipe. Nele você pode se comunicar com os demais agentes da sua facção e trilharem o caminho para alcançar seus objetivos.

Abaixo você confere o trailer lançado em 2019 do Ingress Prime, uma atualização de Ingress:

Leia Também: [REVELADO] Como ganhar dinheiro jogando Fortnite

Harry Potter: Wizards United

Fonte/Reprodução: Olhar Digital

Esse é para quem é fã de um dos bruxo mais famosos. O universo mágico de Harry Potter aparece como pano de fundo para o desenrolar desse game.

O mundo bruxo está ameaçado graças ao contato que trouxas estão tendo a magia. A exposição desse universo pode gerar uma catástrofe.

Então você participa como um auxiliar do Harry nas missões do Ministério do Sigilo em Magia. Tudo o que deve fazer é procurar por anomalias mágicas e criaturas, tomando cuidado para que pessoas normais não descubram o mundo bruxo.

É claro que, para isso, o game usa da geolocalização. Você deve andar pela cidade procurando por esses problemas com os quais terá que lutar.

Além disso, você ganha uma ID do Ministério, escolhe qual a sua casa e decide qual sua profissão (professor, magizoologista ou aurores).

Esse vídeo mostra os primeiros passos dentro do jogo, o que aparece assim que você baixa:

É a hora dos bruxos se unirem para proteger esse universo tão querido por muitos.

Leia Também: [TOP] Melhores plataformas para streamar em 2020

Zombies, Run!

Fonte/Reprodução: Google Play

Com esse jogo de geolocalização ninguém mais vai inventar desculpas para não praticar exercício. É literalmente correr pela sua vida!

Calma, vou explicar: o mundo foi invadido por zumbis e você é um dos poucos sobreviventes. Com isso, a humanidade precisa da sua ajuda com algumas missões como resgate, entrega de suprimentos e defesa de moradias.

E tudo isso ainda com um dificultador a mais: zumbis te perseguindo. Então você deve correr o mais rápido que puder para salvar a sua e outras vidas.

É uma forma lúdica de se exercitar, tendo uma história de fundo rolando no seu fone te incentivando a não parar. O ponto positivo é que a curiosidade provavelmente te faz continuar nas missões.

Para quem ama correr, esse jogo cai como uma luva. Para quem quer se exercitar, mas nunca tem ânimo para isso, acaba sendo uma ótima opção. No fim ele ainda te mostra os resultados do tracking.

Ficou interessado? Então dá uma olhada no trailer:

Leia Também: O que é Free Fire: TUDO que você precisa saber

Landlord Tycoon

Fonte/Reprodução: Google Play

Definido por eles mesmos como um monopoly da vida real. É nesse jogo que você consegue se tornar um magnata do mundo imobiliário. Sendo esse um Top 5 mundial dos jogos de tabuleiro móveis. 

É como se um mundo real fosse um jogo de tabuleiro monopoly. Seu objetivo é comprar, vender e fazer dinheiro. Ter um sucesso bancário no jogo enquanto compete e concorre com outras pessoas.

São mais de 50 milhões de lugares disponíveis no jogo. Basicamente, se algo existe ele pode ser adquirido e transformado em negócio.

E a geolocalização entra aí: esses lugares que você visa comprar são lugares da sua vida real. Que estão perto de você.

É um jogo bem diferente, né? 

Leia Também: 10 segredos de como criar uma logo para time de esports

Escolheu um jogo de Geolocalização para chamar de seu?

O que achou da nossa lista de jogos com geolocalização? Qual desses você resolveu baixar primeiro? Conhece algum outro que deveria estar aí? Deixe para a gente nos comentários.

Agora você pode ler sobre o que é Just Dance e conhecer esse jogo que vai te fazer suar e se divertir.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts