[Guia] Como criar um jogo para celular. 8 passos necessários.

Neste guia temos os oito primeiro passos para você que quer saber como criar jogo para celular. Seja você da área de desenvolvimento de games ou não, aqui pontuamos o essencial para o processo

.

O mercado de games vem crescendo e isso é uma boa notícia para nós que amamos esse entretenimento. É possível sim você viver de jogos, já que se trata de um cena bilionária que tem previsão de gerar cerca de $159,3 bilhões em 2020, segundo a Newzoo.

Quanto ao cenário dos jogos mobile, se mostrou ainda mais promissor. A previsão é de um aumento de 13,3% em 2020, representando uma fatia de quase metade da receita do setor.

Além disso, nos últimos anos vimos surgir jogos como Free Fire, Candy Crush, Flappy Bird que foram uma verdadeira febre. Alguns deles movimentando até mesmo os eSports, como a Garena. 

Se esses dados crescentes não te incentivam a seguir seu desejo de aprender a como criar um jogo para celular, eu não sei o que vai. Esse é o melhor momento para investir e seguir nesse caminho se for a sua vontade 🙂

Portanto esse guia está aqui para te motivar ainda mais e mostrar que é possível sim saber como criar um jogo para celular. Separamos em tópicos abaixo os oito passos essenciais que você deve se ligar.

Lembre-se, aprender como criar um jogo para celular é um processo que demanda dedicação. Logicamente se você não tem experiência nenhuma, provavelmente não vai sair do post fazendo o seu game já de cara.

A nossa ideia é dar dicas dos primeiros passos para te ajudar no caminho e guiar no que você deve fazer. 

Se quiser conhecimentos mais profundos e práticos, sugerimos que confira o Curso de Desenvolvimento de Games Completo da Danki Code. Nele você aprende cada etapa com detalhes e ainda tem o auxílio de um professor referência 😉

Leia Também: Leia antes de comprar: Danki Code Games vale a pena?

Como criar um jogo para celular

1- Ideia

O pontapé inicial de qualquer projeto: sua ideia. Para dar conta de como criar um jogo para celular, você precisa ter ela na mente e no papel de forma organizada, elaborada e dissecada.

Alguns fatores que você deve pensar bem são:

  • Storyline envolvente
  • Personagens (Heróis e Vilões)
  • Estética
  • Estilo do game (FPS, Battle Royale, MOBA ou outro?)
  • Onde será lançado (Android e iOS?)

A ferramenta Mind Meister é uma sugestão que pode te ajudar nesse processo. Ela é gratuita e é uma boa pedida para quem quer fazer um mapa mental e estruturar o brainstorm.

Logicamente, ao longo da produção pode ser que você precise adaptar algumas coisas. Afinal, nem tudo funciona tão bem na prática quanto na teoria. 

Mesmo assim é importante ter anotado para se manter no norte, então cuidado para não deixar tudo muito solto. Você pode se perder no caminho e por isso não dá para sair atirando para todo lado.

Lembre também de não florear demais e se manter fiel a sua realidade. Se é o seu primeiro jogo e você nunca produziu nada, comece com uma ideia mais simples para dar start

Colocar expectativas irreais pode te frustrar, o que torna o processo muito mais custoso. Aos poucos a gente vai crescendo e melhorando o desempenho 🙂

Leia Também: [Lista] 6 Melhores MOBA para celular. Os preferidos dos gamers

2- Planejamento

Depois de anotar sua ideia e pensar nos pilares dela, é hora de começar um planejamento.

Sim, se programar é algo essencial para quem quer saber como criar jogos para celular. Pensar nas suas ações, estipular um tempo para cada etapa, definir alguns detalhes como:

  • Você fará tudo sozinho ou vai precisar de uma equipe?
  • Quais serão as estratégias de divulgação?
  • Quanto tempo você tem disponível?
  • Começará por onde?
  • Há alguma verba para investimento? Se sim, será para o que?

Tudo isso precisa ser pontuado e refletido porque também é necessário para te dar um norte. Esse é o caminho para você conseguir tirar as coisas do campo das ideias. 

Se você tem alguma dificuldade com essa etapa do planejamento, vale tentar o Trello. É uma plataforma gratuita onde você pode organizar suas tarefas em Cards e Boards. Te dá um bom panorama geral, como um planner.

É bem mais fácil colocar um grande projeto em prática quando o dividimos em objetivos ou pequenas tarefas que devemos finalizar aos poucos. Fica mais tangível e conseguimos ter uma noção melhor de quanto tempo e dedicação será necessário.

Assim como no tópico anterior, lembre que é importante se manter fiel ao que se é real para evitar frustrações. 

Não esqueça também que adaptações são necessárias ao longo do caminho. Por mais que a gente planeje minuciosamente, imprevistos acontecem. 

Leia Também: [Guia Completo] Aprenda como criar uma equipe na Twitch!

3- Estudo

Se você quer aprender como criar um jogo para celular, você precisará estudar.  Seja você alguém que está começando do zero no campo de desenvolvimento de games ou alguém que já tem uma certa experiência. 

Cada projeto é único e por isso tem suas especificações. Pesquise, estude e se dedique com todos os detalhes.

Na internet você encontra diversos conteúdos que ajudam bastante. O site da Codecademy por exemplo reúne alguns cursos gratuitos de desenvolvimento de jogos.

No YouTube também rola de pesquisar dúvidas específicas, possivelmente você encontra alguém explicando. O canal do GameBrodis Indie pode ser um bom start para ir atrás do que tem dúvida, mas tem muita coisa para encontrar.

Além disso vale também conhecer o Reddit. Nele temos diversos fóruns disponíveis que debate assuntos de produção de game, pessoas que ajudam a tirar dúvidas.

A comunidade Game Development por exemplo conta com 12,5k de membros e existe desde 2009. Com certeza tem muito conteúdo interessante e útil por lá 😉

Uma sugestão para quem está iniciando agora ou procura formas de aprimorar sua produção é o Curso de Desenvolvimento de Games da Danki Code.

Nele você não aprende somente a como criar um jogo para celular, mas tem contato com toda a base para desenvolver games. Alguns dos benefícios que o conteúdo promete são:

  • Criação de mais de 25 jogos 2D e 3D (melhor forma de aprender é com a prática, não acha?)
  • Fazer sua própria Game Engine
  • Publicar seu jogo no mercado, exportando para qualquer plataforma
  • Acesso vitalício (baita vantagem, estudar sem correria!)
  • Suporte individual e personalizado
  • Certificado válido e oficial

Você basicamente finaliza o curso como um desenvolvedor profissional de jogos. Se você quer realmente seguir carreira nessa área, vale muito a pena considerar.

O interesse bateu forte aí? Então é só clicar aqui e você terá mais informações. 

Por fim, se você for do tipo que curte consumir Podcast, vamos deixar uma indicação aqui abaixo. Com os profissionais que estão fazendo o jogo RIO pontuando muitos desafios do processo e servindo como uma inspiração além da técnica:

Leia Também: 11 Dicas para subir de elo no LoL. Finalmente saia do bronze

4- Software

Decidir qual Software usar é uma etapa prática e essencial para qualquer um que quer se ligar em como criar um jogo para celular.

Existem diversas plataformas onde você pode desenvolver seu game, escolher qual será usada afeta em todo o desenrolar da produção. Abaixo, algumas sugestões:

Se quiser saber mais de cada uma, voltamos a indicar o curso da Danki Code Games hehe. Nele você tem uma série de aulas para cada uma dessas Engines, além de ainda te ensinar a criar a sua própria. 

Leia Também: [Lista] Conheça 10 lojas de game que aceitam Paypal

5- Visual

Esse é mais um passo importante de se ter em mente na hora de pensar em como criar um jogo para celular. 

Os gráficos são uma peça relevante do produto final, ele precisa ser bem trabalhado e estar alinhado com a sua ideia. Existem duas alternativas principais para você:

  • Desenvolver tudo por conta própria no Photoshop (caso seja um game 2D) ou em programas para 3D.
  • Procurar por algum designer especializado para ser o seu suporte nessa parte.

A escolha depende da sua disponibilidade de tempo, dedicação e verba. Desenvolver tudo por conta própria talvez seja mais econômico, mas você precisará estudar ainda mais para se profissionalizar e ter um bom resultado.

Contratar um profissional é um investimento, precisa ver se é algo possível para você. Em contrapartida, você se libera de ficar no cargo desse detalhe e pode focar em outras partes que também precisam de atenção.

Leia Também: [Lista] Sites para treinar mira no Fortnite.9 nomes + 2 extras

6- Áudio

Não se esqueça do áudio em hipótese alguma! A trilha sonora é o que dá tom e ritmo para o game, então não podemos deixar essa etapa de lado.

É um setor muito importante em qualquer criação de jogos e que demanda muito cuidado. Você pode resolver por conta própria, mas atenção para não deixar que isso mate sua criação

O áudio é a cereja do bolo e contatar um profissional pode ser a melhor alternativa, caso você tenha verba. 

Se quiser se encarregar dessa parte, considere olhar o Curso de Desenvolvimento de Games completo da Danki Code. Nele você também aprende a dominar alguns softwares simples e poderosos que quebram o galho nos efeitos sonoros.

Leia Também: [LISTA] Melhores jogos indie – games que são obras de arte

7- Testes

Se você quer aprender como criar jogos para celular tenha muita atenção nessa etapa!

Teste, teste e teste. Esse é um dos principais conselhos que trazemos aqui. Faça versões betas, jogue você mesmo, disponibilize para outras pessoas jogarem e receba os feedbacks. 

Apenas testando você consegue saber se o jogo realmente está funcionando da melhor forma ou se precisa corrigir algo. 

Não pule esse passo de forma alguma! Ele pode evitar alguns bugs ou fazer com que melhore algo que não esteja encaixando. Você com certeza entregará um produto final com mais qualidade e com mais confiança depois de testar.

Leia Também: 10 segredos de como criar uma logo para time de eSports 

8- Lançamento

Por fim, depois de muito suor e trabalho quebrando cabeça aprendendo a como criar jogos para celular, você terá ainda mais serviço com o lançamento. 

Saiba a hora de publicar e como fazer isso, com estratégias para que o game tenha um bom alcance e vá acompanhando a reação do público. 

Esse ponto final às vezes fica esquecido pelos desenvolvedores por insegurança ou perfeccionismo. Não deixe de perceber o momento certo para publicar.

Se você tiver verba, vale procurar por profissionais do marketing ou publicidade para criar uma campanha de lançamento.

Se não for o caso, talvez queira tentar fazer isso por conta própria. Dê uma estudada antes para não meter o pé pelas mãos. Alguns conteúdos que vale a pena dar uma olhada são:

  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • SEO
  • Inbound Marketing

São termos confusos? Relaxa, o canal Santo Marketing no YouTube é uma boa para te ajudar nesse entendimento. Ele traz vídeos voltados para essa temática e pode servir como um bom guia.

Aqui embaixo vai o vídeo que eles fizeram sobre Facebook Ads, vale a pena dar uma olhada para entender:

Para fechar, vale falar mais uma vez do curso da Danki Code Games. Ele também é um bom suporte para você nessa situação hehe

Nele você ganha um módulo bônus que te ensina como divulgar seus jogos. É uma alternativa para quem precisa se ligar em como alcançar o público certo e faturar com o jogo.

Claro, não substitui o trabalho de algum profissional formado da área, mas serve como um quebra galho para quem não consegue investir.

Leia Também: 7 dicas de ouro de como divulgar live da Twitch + Bônus

O que achou do nosso guia de como criar um jogo para celular? Se você tiver mais alguma dica deixe para a gente nos comentários.

Não se esqueça de compartilhar com aquela pessoa que quer criar um jogo mobile junto com você. Isso pode ajudar vocês a saberem por onde começar 😀

Se quiser mais conteúdos sobre o assunto, vale dar uma olhada no nosso post sobre como aprender a criar jogos. São mais 7 dicas para quem quer se tornar um desenvolvedor, é a boa principalmente se você estiver começando do zero!

Comente Abaixo