O que é Battle Royale: tudo sobre essa modalidade que domina o mercado de games

Você provavelmente ainda não sabe o que é Battle Royale, mas com certeza já viu algum amigo ou uma criança pequena jogar Fortnite, fazendo as famosas danças:

Alguns gostam de comparar jogos de Battle Royale com Jogos Vorazes, aquele filme em que um grupo de jovens batalham em uma ilha pela sobrevivência. E pela definição do game até que faz sentido:

Battle Royale é uma modalidade de jogo em que um grupo de players aterrissam em uma ilha sem nenhuma arma. No decorrer do tempo eles tem que buscar armas e recursos pelo mapa com o objetivo de batalharem entre si até o último sobrevivente ganhar.

Parece simples não é mesmo? Justamente por isso que esse tipo de esports está dominando o mercado de games. Só para ter uma ideia o jogo Fortnite lucrou 2.4 bilhões de dólares em 2018. Isso foi um recorde no mundo dos games.

Ficou animado em saber mais sobre o que é Battle Royale? Continue nesse post que iremos abordar:

  • O que é Battle Royale
  • História do Battle Royale
  • Motivos para jogar (ou investir) em Battle Royale
  • Melhores jogos de Battle Royale
  • Competições de jogos Battle Royale

Vamos jogar?

O que é Battle Royale?

Explicando mais detalhadamente o que é Battle Royale, podemos definir:

Battle Royale é um tipo de jogo que usa elementos de estratégia, sobrevivência, exploração e habilidades. Um grupo de pessoas (geralmente 100) aterrissam em uma ilha, podendo escolher o local que irão cair, com poucos ou sem nenhum recurso. O objetivo é explorar a ilha, encontrar armas, e destruir todos os inimigos até ser o último sobrevivente.

Se você for destruído por algum inimigo durante a partida, você não renasce, terá que começar outra partida.

O jogo pode ser cada um por si ou você pode jogar com amigos (geralmente até quatro) e tentar ser o último esquadrão sobrevivente.

Nossa, mas um mapa inteiro com 100 jogadores? A partida deve demorar séculos 😛

Uma regra importante do Battle Royale é que o mapa vai diminuindo no decorrer da partida, justamente para ela não demorar. Os jogadores que ficarem na área não permitida perdem life até morrerem.

Para ilustrar o que é Battle Royale, veja o vídeo de uma partida do famoso jogo Fortnite:

Leia também: [Lista] 5 melhores programas para stream: veja qual usar

História do Battle Royale

Se você acha que Battle Royale é um conceito novo. Achou errado 😛

Esse gênero de game foi inspirado no livro Battle Royale, publicado em 1999 e escrito por Koushun Takami onde um grupo de jovens são obrigados a lutarem até a morte por causa de um governo totalitário.

Sentiu alguma coincidência? O filme e livro Jogos Vorazes também foi inspirado nesse best seller

Mas e os jogos, quando surgiram? Esse estilo de jogo veio como um MOD de alguns games como Minecraft (sim, Minecraft =D), DayZ  e Rust.

Após verem o potencial, criaram jogos independentes focados somente nesse estilo de jogo. Um dos primeiros foi o H1Z1, PUBG e também Fortnite.

Ficou curioso para conhecer mais jogos? Continue nesse post que fizemos uma lista com os melhores jogos de Battle Royale.

Motivos para jogar (ou investir) em Battle Royale

Beleza, entendi o que é Battle Royale, mas por que esse jogo faz tanto sucesso para os adultos e também crianças? Ou melhor, quais são os motivos para eu jogar um jogo Battle Royale?

Veja alguns motivos que alguns players falaram para jogar esse game:

  • Rapidez para começar as partidas: o tempo para você encontra uma partida e começar a jogar é rápido, o que faz você ficar mais tempo jogando. Se compararmos jogos como League of Legends que até começar uma partida, pode demorar de 15 a 20 minutos, Battle Royale é muito rápido.
  • Fácil aprendizagem: por não ser um jogo muito complexo um player iniciante já consegue começar a jogar e se divertir sem muito esforço.
  • Todos possuem a mesma chance de ganhar: se uma pessoa for gastar dinheiro no jogo será somente com skins. Por todo mundo começar a partida sem nada, ninguém terá vantagem por gastar dinheiro no jogo
  • Gratuito: a maioria dos jogos Battle Royale são gratuitos lucrando somente com vendas de skins.
  • Grande comunidade: Esse gênero de game possui uma comunidade muito engajada e grande (mostraremos os números no próximo tópico), ou seja, perfeita para quem quer começar investir em Esports

Melhores jogos de Battle Royale

Agora que sabemos o que é Battle Royale, vamos para parte prática que é jogar 😀

A notícia boa é que o principal jogo de Battle Royale é gratuito e funciona em video games, tablets, celulares e computadores. Sim, estamos falando do famoso Fortnite.

Já conhece esse jogo? Relaxa, ele é só o primeiro da nossa lista, vamos mostrar os melhores exemplos de jogos Battle Royale:

Fortnite

Como falamos acima, esse é o jogo mais famoso de Battle Royale e é gratuito. Com uma Jogabilidade amigável e a disponibilidade para jogar em diversos dispositivos (celulares, computadores, video games) tornou Fortnite um dos jogos mais visto no Twitch:

Fonte: Digital Trends

Podemos ver pelo gráfico que Fortnite tem mais que o dobro de views do segundo jogo.

Agora comparando com outros jogos de diferentes gêneros, o Fortnite ainda é disparado o que tem mais visualizações, ficando na frente do famoso jogo MOBA League of Legends:

Fonte: Super Data

Link para fazer o download: https://www.epicgames.com/fortnite/pt-BR/play-now/battle-royale

Playerunknown’s Battlegrounds (PUBG)

Playerunknown’s Battlegrounds ou também conhecido como PUBG foi um jogo criado antes do Fortnite, sendo um dos pioneiros no Battle Royale.

Ele também é um jogo multi plataforma (inclusive com sua versão mobile) porém você tem que pagar R$ 60,00 para comprar o jogo.

Muitas pessoas preferem o PUBG do que o Fortnite por não ser tão “infantil” e também por ser mais realista

Ficou curioso? Confira uma partida desse Battle Royale:

Link para download/comprar: https://store.steampowered.com/app/578080/PLAYERUNKNOWNS_BATTLEGROUNDS/

Free Fire

E se você gosta de jogos mobile, o Free Fire é uma perfeita opção de Battle Royale. Eleito como um dos melhores jogos de celular em 2018, superando Pokemon Go e The Sims mobile.

A boa notícia é que ele também é um jogo gratuito 😀

Apex

Esse Battle Royale é para os amantes de games em primeira pessoa. Só para ter uma ideia esse jogo alcançou 10 milhões de jogadores em 3 dias após sua estreia no mercado.

Apex só pode ser jogado no modo esquadrão (time de 3 pessoas). Cada player pode escolher um personagem que terá habilidades específicas, o que pode influenciar na estratégia da partida.

Link para download: https://www.ea.com/pt-br/games/apex-legends/play-now-for-free

Já está sabendo tudo sobre o que é Battle Royale? Veremos a seguir, como funciona o modo competitivo desse jogo.

Competições de jogos Battle Royale

Todo mundo que sabe o que é esports, entende que o que diz se o jogo será para competição ou não são os próprios players.

E para o Battle Royale não foi diferente! Pela popularidade que os jogos ganharam, hoje existem diversos campeonatos. Ou seja, se você busca como ser um gamer profissional e ganhar dinheiro Battle Royale é uma boa pedida.

As competições podem ser individuais ou em grupo. Geralmente é estabelecido um número de partidas e você vai ganhando pontos de acordo com o seu jogo. Esses pontos podem ser pelos critérios:

  • Ser o último sobrevivente
  • Número de Kills
  • Tempo no jogo
  • etc.

Outro ponto interessante é que você pode começar a participar de campeonatos sem sair de casa. Alguns jogos fazem competições oficiais online dentro do próprio game, e se o player tiver uma boa classificação dará direito a viajar e participar da etapa em um local estabelecido.

Só para ter uma ideia o Fortnite World Cup anunciou premiações de 30 milhões de dólares para os jogadores.

Ficou curioso para ver como é uma competição? Confira esse vídeo da semana 5 das finais de Fortnite:

E se você ficou animado com essas competições e quer começar a treinar. Separamos alguns jogadores profissionais para você seguir e aprender:

O que é Battle Royale: faça parte dessa comunidade.

Esperamos que você tenha tirado todas as dúvidas sobre o que é Battle Royale, caso tenha alguma pergunta ou algo para acrescentar não deixe de falar nos comentários 🙂

Essa modalidade de jogo ainda tem muito para crescer, se você quer começar entrar no meio do Esports esse é um game que indicamos, pela sua popularidade e facilidade para jogar em diversas plataformas.

E se você já está familiarizado com algum game, indicamos nosso artigo Como ganhar dinheiro na Twitch para você começar a lucrar no Esports.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
4 comments

Comments are closed.

Related Posts