Como aprender a criar jogos? 7 Dicas para ser um desenvolvedor de games

como-aprender-criar-jogos

Quer entrar para o mercado e fazer o que mais ama, mas não sabe como aprender a criar jogos? Aqui você vai encontrar dicas e os primeiros passos que você deve dar para conseguir seguir nessa carreira.

A profissão de game developer tem crescido em conjunto com o mercado de jogos. É uma das carreiras mais procuradas no país, o número de empresas desenvolvedoras cresceu 600% em 8 anos.

É isso mesmo, videogame parou de ser brincadeira de criança e virou coisa séria para muita gente. E nada melhor do que fazer o que curte, né?

Afinal, qual bom gamer nunca sonhou em fazer seu próprio jogo? Eu mesmo já cheguei até imaginar algumas histórias para um jogo indie hehehe 😛

Só que o caminho de como aprender a criar jogos ainda é um pouco nebuloso. Mesmo com essa crescente, às vezes falta algum tipo de suporte para você saber o que fazer e por onde começar.

Pensando nisso, reunimos aqui 7 dicas essenciais para você que quer saber como aprender a criar jogos. São elas:

  1. Saiba no que se dedicar
  2. Procure ajuda na comunidade
  3. Conheça as Engines
  4. Veja conteúdos do YouTube
  5. Sites e livros para estudar
  6. Cursos
  7. Não tenha medo de errar

Curiosidade já tá batendo para saber mais sobre cada uma dessas dicas de como aprender a criar jogos? Então é só continuar com a gente. 

Você vai sair daqui sabendo o que fazer para se tornar um desenvolvedor 😉

Leia Também: Como investir em e-sports: 4 opções para faturar neste setor

Dicas de como aprender a criar jogos

1- Saiba no que se Dedicar

A primeira coisa que você tem que entender para saber como aprender a criar jogos é: dedique muito. É um caminho que envolve muito estudo, disposição e paciência. Então tenha isso em mente durante todo o processo.

Existem muitos campos possíveis de se especializar para conseguir lançar um game de sucesso. Alguns deles são:

  • Programação
  • Game Design
  • Elaboração da ideia de jogo
  • Áudio
  • Marketing

Você pode começar já se dedicando à um em específico e procurar por uma equipe ou começar estudando o básico de todos. O pontapé inicial depende dos seus objetivos e de como acha que vai ser melhor para o seu aprendizado. 

Não tem como aprender a criar jogos da noite pro dia. É bom que separe um tempo diariamente para os estudos. Investir tempo é essencial (e muitas vezes dinheiro também).

É bastante coisa, mas não se assuste ou desanime! Por mais desafiador que seja, fazer o que a gente gosta é sempre satisfatório 🙂

Leia Também: O que é Minecraft? Como funciona? Quem criou o jogo de US$2,5 bilhões

2- Procure ajuda na comunidade

Você não precisa ficar quebrando a cabeça sozinho. Participe da comunidade de desenvolvedores, você pode aprender muito com pessoas que já estão na área e ajudam iniciantes. Além de conhecer gente que está começando igual você.

Existem fóruns como o Reddit que possuem muitos tópicos para gamers developers, rola de buscar muitas informações importantes por lá. Procurar por grupos do setor no Facebook também é uma!

Comece a seguir pessoas que trabalham com isso e acompanhe o trampo deles. Vai que você consegue uma abertura para pedir um suporte inicial?

Game Jams também são interessantes. São eventos que você se reúne com outros desenvolvedores e juntos criam um jogo em um certo tempo estipulado.

Nelas você encontra desenvolvedores de níveis diferentes, existe uma troca de conhecimento bem legal. Além de ser empolgante o processo de criar algo em conjunto.

Vale a pena ficar de olho em calendários e procurar por alguma. A Global Game Jam é uma das principais do cenário, fica a dica aí.

Leia Também: [Guia] Como ganhar diamantes grátis no Free Fire! Todos os métodos!

3- Conheça as Engines

Esse é um ponto muito importante para quem quer saber como aprender a criar jogos. Conhecer as Engines, vantagens de cada e ver em qual você terá mais desenvoltura.

Isso é crucial porque será por onde você irá realmente produzir o seu jogo. Então é necessário que você tenha domínio para conseguir fazer o que quer fazer.

Existem muitas Engines no mercado. Aqui vai a lista de algumas famosas:

  • Unity
  • Unreal
  • Game Maker
  • Godot
  • RPG Maker

O curso de desenvolvimento de games da Danki Codes te ensina a mexer nas melhores Engines do mercado e você ainda aprende a como criar a sua própria. Definitivamente é uma opção a ser considerada por quem consegue investir nos estudos já de cara.

Aprender com um professor sobre cada plataforma vai facilitar bastante os seus passos nessa jornada 😉

Leia Também: Saiba antes de comprar: Danki Code Games vale a pena?

4- Veja Conteúdos do YouTube

O YouTube é uma ótima plataforma para procurar conteúdos da área. É provável que você encontre alguém ensinando o básico, dando dicas ou até mesmo tirando dúvidas específicas.

Então vale muito a pena ficar ligado nos produtores de conteúdo de lá. Segue indicação de alguns canais:

Danki Code

Canal de um dos maiores cursos de desenvolvimento de games do Brasil. Além disso, a Danki Code também ensina sobre programação de modo geral.

Nesse vídeo temos dicas do professor para quem está iniciando nessa carreira, falando um pouco do panorama geral do mercado:

Leia Também: [GUIA COMPLETO] Os melhores equipamentos para ser um YouTuber Gamer

Attekita Dev

Uma desenvolvedora de softwares entusiasta em UX. A Atekkita é especialista em aplicativos e games, tendo mais de 10 anos de experiência no mercado.

Leia Também: [GUIA] Como criar uma logo para time de esports

GDC

É o canal da Game Developer Conference. Um dos maiores eventos de profissionais da indústria de jogos. 

Nesse evento você conta com a participação de programadores, game designers, artistas, produtores, profissionais do áudio e mais. É uma comunidade com muita informação sobre os mais variados setores envolvidos no desenvolvimento de jogos.

No canal você encontra desde vídeos de apresentações no evento à playlists específicas de cada área. Dá só uma olhada:

Muitos conteúdos para você começar dando uma olhada, né? Para conferir o canal da GDC é só clicar aqui.

Leia Também: O que é Google Stadia? Saiba TUDO sobre essa tecnologia

5- Sites e livros para estudar

Dica de ouro de como aprender a criar jogos. Isso mesmo, você precisará estudar e muito. Não tem como chegar no nível de desenvolvedores profissionais sem essa dedicação.

O bom é que tem bastante material para você que está começando. Você encontra ajuda até mesmo em alguns sites, como por exemplo o Code Academy.

Além disso, comece a dar uma olhada em livros. Você pode comprar desde e-books mais acessíveis à livros físicos mesmo. Vamos combinar que temos muito o que aprender com eles, né?

Algumas indicações de livros da área são esses aqui:

Se comprar algum desses garanto que já vai ter um direcionamento de por onde começar estudando 😀

Leia Também: [LISTA COMPLETA] Livros baseados em jogos que todo gamer deve conhecer

6- Cursos

Bom, agora vamos falar de uma das formas mais eficazes de como aprender a criar jogos. Se você quer ter uma introdução realmente boa, com um profissional para tirar suas dúvidas e te ajudar nas dificuldades, vale considerar já começar com um curso.

E não tem jeito, um dos melhores cursos do mercado é o de desenvolvimento de games da Danki. Nele você vai:

  • Criar mais de 25 jogos (2D e 3D)
  • Dominar as principais Engines e criar a sua própria
  • Aprender como publicar o jogo no mercado e exportar para qualquer plataforma
  • Ter um certificado válido e oficial
  • Acesso vitalício ao conteúdo
  • Materiais para download

Ainda com um suporte individual e personalizado do professor. Os olhinhos chegam a brilhar, né?

E o melhor: o curso conta com uma garantia de 30 dias. É isso aí que você leu mesmo, se em um mês você não estiver satisfeito com o material, é só mandar um e-mail que você tem 100% de reembolso. Não precisa nem ficar receoso com o investimento.

Se você tiver uma graninha sobrando e quiser mergulhar de cabeça no setor, com certeza precisa conhecer mais desse curso. E para saber mais, basta clicar aqui 😀

Caso ainda não tenha dinheiro para se profissionalizar assim já de início, você pode procurar por algumas opções introdutórias e gratuitas. Não é algo tão completo, mas para começar rola.

A Code Academy possui alguns cursos gratuitos que você pode conferir. A Alfa Mídia também, se liga na listinha deles.

Leia Também: Remessa Online é seguro? – Opção para conversões financeiras da Twitch

7- Não tenha medo de Errar

E chegamos na última dica de como aprender a criar jogos que, para surpresa de muitos, é: erre. 

Depois que você aprender como desenvolver e os básicos, é hora de colocar em prática. Aí nessa etapa você tem que estar preparado para sim, cometer alguns equívocos durante o processo.

E tudo bem, sabe? Qualquer desenvolvedor profissional passa por isso. Tenha paciência, disposição e faça sem medo de não sair como imaginou. Tudo é um processo.

Erre, erre muito, tenha erros maravilhosos e fenomenais. Só assim você consegue acertar um dia.

Como aprender a criar jogos? Com muito suor e fritação de cérebro. Não é fácil, mas não desanime. Você vai chegar lá!

Leia Também: [Explicando] O que é DotA – Revolução e pioneirisimo no eSports

Agora você já sabe como aprender a criar jogos, né? Não deixe de contar para a gente nos comentários 😉

Se ficar qualquer dúvida é só comentar também. E não esqueça de compartilhar para aquele amigo que está querendo entrar para a área também, vai que vocês começam um projeto de jogo juntos? hehehe

E agora nossa lista de melhores jogos indies serve como uma boa motivação para você. Muitos desses games foram desenvolvidos em estúdios pequenos, recheados de entusiastas da área que são uma inspiração para quem está começando =D

Comente Abaixo