O que é Minecraft: o sucesso de U$2,5 bilhões construído bloco por bloco

Você já viu essa paisagem quadriculada em algum lugar? Ela é um dos mundos do jogo que é sucesso e possui uma legião de fãs. Se você não conhece esse game está mais do que na hora de saber o que é Minecraft.

Não acredita que um jogo com gráficos tão simples tenha toda essa popularidade? Então se liga nos números apresentados em uma matéria da Business Insider de 2018:

  • Aproximadamente 154 milhões de cópias do jogo foram vendidas, o tornando o segundo jogo mais vendido de todos os tempos.
  •   Tem uma base de usuários mensais que fica em volta de 91 milhões de pessoas.
  •   A empresa foi comprada pela Microsoft em 2014 por U$2,5 bilhões.

Afinal, o que esse jogo tem de tão interessante assim? Se é isso que você está se perguntando no momento então continua com a gente. Vamos explorar e desvendar um pouquinho desse universo infinito agora.

Mas então vamos direto ao ponto: o que é Minecraft?

Minecraft é um jogo de mundo aberto. Você começa em um ambiente com vários recursos e com o seu personagem, o Steve. Sem um objetivo ou história central, você possui uma liberdade para fazer o que quiser nesse espaço apresentado.

E é assim que a brincadeira começa. Minecraft pode ser comparado como um Lego Virtual, onde você aproveita todos os recursos disponíveis para criar o que sua imaginação quiser.

Você inicia sem nenhuma ferramenta ou aparato, tendo que quebrar os blocos de terra e madeira das árvores para então explorar de verdade e criar o seu mundo.

Por trás de cada bloco do jogo existe uma potencial criação. Não há limites nesse universo virtual. É um game inesgotável que exige de criatividade e raciocínio lógico.

E quem criou o Minecraft?

Minecraft entrou para o mundo dos games em 2009, criado pelo sueco Mark Persson. O jogo foi um sucesso desde suas versões iniciais, sendo uma promessa tão alta que levou o criador a fundar a Mojang, um estúdio independente.

No vídeo abaixo, o canal Quadro Em Branco fala mais sobre o que é Minecraft, o que tem de tão encantador nele e suas influências em outros jogos.

Quando Minecraft teve seu boom?

O game conquistou público desde suas primeiras versões. O futuro promissor levou o criador a largar o seu emprego e se voltar completamente para o Minecraft.

Trabalhando em conjunto com Jakob Porser e Carl Manneh, conseguiu aprimorar ainda mais e lançar suas versões finais. A comunidade sempre foi bem receptiva com a ideia e aguardava o produto final.

Em 2011 foi o lançamento do seu beta que alcançou mais de 11 milhões de registros e quase 3 milhões de vendas ainda nessa versão.

Ainda são feitas atualizações periódicas no game, que sempre visam melhorar e agradar ainda mais a comunidade.

O sucesso com o público infantil diz respeito à toda a liberdade imaginativa, um novo mundo onde as crianças podem brincar. O jogo é tão aclamado pelos pequenos que os professores e instituições buscam formas de usá-lo para o aprendizado.

minecraft-e-educacao

Fonte/Reprodução: Mídias Educativas.

O game hoje é inclusive usado para ensinar a lógica de programação (desenvolvimento de inteligência de computadores!) para crianças. No vídeo abaixo você confere melhor como funciona:

Você pode acompanhar mais informações sobre seu lado educacional em Minecraft Education Edition.

Toda essa popularidade fez com que os amantes do game explorassem outras mídias além do jogo. Como livros, vídeos de youtubers gamers, documentários, lives no twitch… são encontrados cada vez mais conteúdos sobre ele em novos lugares.

Leia Também: Como Ser Streamer – produza conteúdo e ganhe dinheiro com transmissão de jogos

Agora que você já sabe o que é Minecraft e quem criou, até imagino o que já esteja se perguntando…

E como eu começo a jogar Minecraft?

Relaxa, é aqui que vou explicar direitinho como ele funciona ;D

E como eu começo a jogar Minecraft?

É o que já está se perguntando, né?

Existem três modos de jogo:

Survival

Esse é o modo sobrevivência. Seu principal foco é fazer com que o Steve sobreviva durante o passar dos dias.

Sim, nesse modelo existe um  “passar do tempo”. Temos o dia e a noite que servem para iniciar e fechar um ciclo no simulador.

Durante o dia nos deparamos com um mundo claro, com bichinhos como vaquinhas e cavalos que servem de alimentos. Já a noite monstros como zumbis, aranhas e o temível Creeper (personagem verde-explosivo do jogo que pode detonar tudo ao redor) aparecem para caçar o nosso personagem.

Para se manter vivo nos momentos noturnos você deve construir seu abrigo com os materiais que for coletando. Dessa forma você vai sobrevivendo e aperfeiçoando cada vez mais o seu universo.

Parece divertido, não? Mas fique sempre atento quando jogar o survival. Nunca se sabe quando um Creeper pode aparecer e explodir na sua frente, fazendo com que você perca tudo o que tiver construído.

Criativo

Se o que mais te interessa no jogo é a liberdade para criação, talvez esse seja o modo mais indicado.

Nele você não possui nenhuma limitação, nenhuma ameaça ou forma de morrer. Seu objetivo é único e exclusivamente construir o que quiser no espaço que tem. Sem obstáculos ou qualquer outra preocupação.

É uma forma de exercitar sua criatividade, de explorar os mapas e de levantar uma obra de arte bloco por bloco. Basta coletar os recursos disponíveis e por a mão na massa.

Porque afinal: o que é Minecraft se não um jogo onde você transforma esse mundo aberto na realidade que você quiser?

Multiplayer

Nesse estilo você joga online com duas ou mais pessoas. É onde você pode chamar seus amigos para, juntos, explorarem todo o mapa.

É uma ótima forma de exercitar o trabalho em equipe, visto que devem se organizar para criar o que querem e superar os desafios.

Melhor do que inventar seu próprio mundo só mesmo convidar seus amigos para conhecer e se aventurar nele com você, não é mesmo?

Leia Também: O que é Discord? Veja a solução que ajuda gamers e empresas 

Já conseguiu descobrir qual o modo que mais te agrada? Que tal tentar uma partida em cada um deles para sentir e visualizar melhor o que é Minecraft? =D

Requisitos para jogar Minecraft

Agora que você já tem uma noção melhor sobre o que é Minecraft está na hora de começar a jogar!

O game roda em diferentes plataformas:

  • Desktops (Windows, Mac, Linux, Windows 10)
  • Consoles (Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3, PS Vita, Wii U, Switch, New 3DS)
  • Devices (iOS, Android, Kindle Fire, Gear VR, Fire TV)

Funcionar em tantos dispositivos com certeza influenciou na popularidade dele, não acha?

Você só precisa escolher em qual dessas opções será melhor para você se divertir, ir no site deles e comprar logo o seu.

Depois não esquece de contar aqui qual foi a sua experiência com o jogo <3

Agora que já sabe o que é Minecraft, que tal descobrir outro jogo que teve um lucro de 3 bilhões de dólares em 2018 e já conta com mais de 200 milhões jogadores? Conheça o Fortnite, o Battle Royale que se tornou um fenômeno dos games.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts