[EXPLICANDO] O que é jogo indie – criatividade e liberdade

Um gênero de games que engloba mais de 10 mil títulos na Steam e sua própria categoria na premiação da TGA. Mas afinal, o que é jogo indie?

Como seus jogos muitas vezes pixelizados tem espaço no mercado enquanto tem concorrências como esse aqui:

Keanu Reeves no trailer do game Cyberpunk 2077. Fonte/Reprodução: FFA

É sobre isso que falaremos no post de hoje, passando pelos seguintes tópicos:

  • O que é jogo indie?
  • Como o gênero cresceu?
  • Jogos indies famosos
  • Vantagens de jogar um jogo indie
  • Como saber se um jogo é indie

É para sair daqui sabendo tudo sobre o tema e decidindo qual título você dará uma chance de jogar primeiro 😉

Então sem enrolação, vamos logo falar sobre o que é jogo indie.

Leia Também: Como montar um PC Gamer

O que é jogo indie

De forma prática, quando falamos de jogos indies estamos nos referindo à jogos que foram desenvolvidos de forma independente. Sem grandes publishers envolvidas no processo.

As publishers são empresas que financiam a produção de games, publicando jogos feitos tanto internamente quanto por estúdios externos.

Muitas vezes também ficam responsáveis pela distribuição e divulgação do que será lançado. Abaixo o nome de algumas:

  • Tencent Games
  • Sony Interactive Entertainment
  • Apple
  • Microsoft
  • EA
  • Nintendo

Mas isso é a definição genérica do que é um jogo indie. A bem da verdade é que o termo é algo mais complexo de se dar um significado. No vídeo abaixo por exemplo você ouve respostas diferentes de desenvolvedores:

Como pode ver, não temos uma só perspectiva sobre o que é um jogo indie. São diversos fatores que levam o game a ser categorizado como independente. Sendo alguns pontos principais:

  • Se o game foi feito por um estúdio independente, sem publishers
  • Baixa verba envolvida
  • Total liberdade aos criadores do game, sem pressão externa
  • Se segue um aesthetic específico do modelo indie
  • Geralmente, uma equipe não muito grande por trás do processo (às vezes sendo até uma só pessoa)
  • Histórias únicas com mecânicas inovadoras

E se engana quem pensa que jogos indies são inferiores ou não tem espaço para sucesso no mercado atual. É todo esse cenário da criação inovadora de um jogo que faz com que ele seja atrativo para um grande público.

Afinal, de que adianta gráficos perfeitos se você tem um enredo fraco que não faz sentido? Muitas vezes é o storytelling que encanta o gamer, e história para contar é algo que a cena independente tem de sobra.

Se você não acredita, basta pegar como exemplo o Minecraft. Um jogo de mundo aberto feito com bloquinhos que hoje em dia é avaliado por U$2,5 bilhões. Me parece um sucesso, o que você acha?

É um gênero de tanta relevância no mercado que ganhou até uma série na Netflix sobre o tema. Dá só uma conferida no trailer:

Leia Também: Filmes baseados em jogos

E como o gênero cresceu?

Bom, agora que já te explicamos o que é um jogo indie, é hora de trazermos uma linha do tempo para você entender melhor como foi o desenvolvimento dessa indústria na cena.

No quarto de casa

Tudo começou na década de 80 com desenvolvedores programando jogos nos seus próprios PCs.

Sim, foi quando os computadores começaram a ser usados de forma pessoal. Isso tornou possível para gamers criarem sua própria história e jogo, entrando assim para o mercado.

Era um solo fértil para o nascimento dos jogos indies. Podemos comparar o início dos jogos indies com as bandas que começavam com ensaio na garagem dos próprios pais. Só que nesse caso os gamers começavam a desenvolver seus jogos no seu próprio quarto.

Grandes publishers

A cena independente teve muitas dificuldades, dentre elas foi a forte concorrência que tiveram com as grandes publishers.

As publishers entraram na jogada lá nos anos 90 e isso complicou a vida dos indie developers (que já não era tão fácil). Competir por um espaço nas prateleiras, visto o tamanho dos games que saíam com apoio dessas empresas, era algo difícil.

Lançar o seu jogo contando com pouca grana já era um processo de risco, agora com a falta de atenção que ganhavam era necessário ter muito jogo de cintura e um marketing afiado.

Seguindo estratégias como liberar uma prévia gratuita do game para ser atrativo ao público e vender por preços bem em conta.

Leia Também: Os 7 melhores jogos para melhorar o reflexo

Distribuição online

E o que ajudou o jogo indie a continuar vivendo nesse cenário de alta concorrência? A distribuição online.

Colocar os jogos em loja física era uma alternativa muitas vezes cara e com pouca garantia de venda. Então quando a Steam e o XBox Live Arcade apareceram no mercado, surgiu uma bela oportunidade para disponibilizar o game online.

Plataformas que não possuíam preços abusivos para os desenvolvedores e que ainda serviam como uma ótima vitrine. Muitos games finalmente ganharam a chance de ter uma boa visibilidade.

O boom

Dessa forma os jogos indies voltaram a ter relevância na cena e conseguiram bons resultados.

Finalmentes os desenvolvedores tiravam algum dinheiro justo do seu trabalho. Isso fez com que vários programadores saíssem de seus grandes estúdios e abrissem seu próprio negócio indie.

Leia Também: SimCity ou Cities: Skylines?

O desafio atual

A Steam mudou sua política, o que dificultou um pouco a publicação independente na plataforma. 

Além disso, a concorrência atualmente se mostra maior por isso seu jogo talvez não tenha tanta visibilidade mais. 

Um outro grande desafio é o crescimento dos games para celular, os jogo mobile de certa forma ameaçam os desenvolvedores Indies que criam seus jogos para PC.

O cenário do momento para os criadores independentes é um pouco turbulento, mas muitos jogos bons tem saído no meio disso. O gênero conseguiu se consolidar e vive até hoje, recebendo todo ano premiações importantes no TGA.

Jogos indies famosos

Depois de saber tudo sobre o que é um jogo indie, é hora de conhecer alguns títulos famosos:

  • Minecraft
  • Celeste
  • Undertale
  • Limbo
  • Braid
  • Cuphead
  • Super Meat Boy
  • Fez
  • Stardew Valley
  • Super 8

Esses são só alguns exemplos para te introduzir nos jogos do tema. A lista completa com todos os jogos independentes deve ser algo perto do infinito, então não tem nem como colocar hahaha 😀

Leia Também: Você sabe o que é Speedrun?

Vantagens de jogar um jogo indie

A principal vantagem de se jogar um game independente é a de apoiar a cena. Você estará incentivando esse mercado, mantendo vivo e revigorado. Dando oportunidade de boas ideias crescerem mesmo em um meio competitivo como o gamer.

Você irá se deparar com histórias bastante diferentes. Como por exemplo a de uma menina querendo escalar uma montanha e lutando contra seus próprios demônios da insegurança e ansiedade.

Ou que tal o clássico homem-salvando-princesa-de-um-monstro, regado à puzzles. Mas isso de uma forma completamente diferente.

Você também pode controlar personagens-canecas que fizeram um pacto com o demônio e precisam recuperar a sua alma. Tudo isso na estética anos 30, com um cenário todo pintado em aquarela e o game todo desenhado à mão.

Quem sabe também ajudar uma criança que caiu no submundo a voltar para casa? Desvendando mistérios e lutando contra demônios.

É né, deu para perceber que a diversificação dos jogos indies é bastante atrativa. Você com certeza encontrará algum que seja para o seu gosto.

E vale frisar que são super indicados para os que gostam de jogos realmente difíceis. Vocês irão se amarrar em muitos dos nomes que citamos aqui, pode ter certeza!

Como saber se um jogo é indie?

E a grande questão para você sair daqui sabendo tudo sobre o que é jogo indie é: como saber se um jogo é ou não independente.

Não é uma tarefa fácil, visto que a própria definição do termo é algo que varia. Você deve levar em conta os principais pontos do que classifica um jogo como independente.

Além disso, jogo indie é um gênero. Então muitas vezes você pode só conferir na descrição do game onde que ele é colocado.

Por fim, o gênero oposto ao indie é o AAA. Você pode fazer um checklist e ver se o que você está jogando é considerado triple A. No vídeo abaixo do canal Ciclope Caolho você confere uma definição rápida sobre o que é essa categoria:

Leia Também: Passo a Passo [VÍDEO E IMAGENS] como criar conta no LoL

Agora você já sabe o que é um jogo indie, né? Deixa para gente nos comentários se você já teve experiência com algum game independente e quais são suas indicações.

Que tal continuar lendo sobre o universo dos games? Você pode conferir agora nossa matéria sobre o que é League of Legends.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts