Como ser um gamer profissional e ganhar dinheiro: 12 dicas essenciais para realizar seu sonho.

Você já ouviu essas frases?

  • Jogos são coisas de criança
  • Ficar jogando jogos ou videogames não leva a nada
  • Ser um gamer profissional é muito difícil, você nunca vai conseguir!

Essa última frase dói, não é mesmo?

Mas deixe isso de lado! Hoje a realidade é diferente e é possível sim levar o mundo de games como profissão.

Muitas pessoas buscam como ser um gamer profissional. Não é um caminho fácil, mas se essa é sua vontade é possível torná-la realidade.

E dá próxima vez que alguém falar que games não leva a nada, mostre esse gráfico que ilustra quanto de dinheiro o mercado de Esports já gerou e vai gerar:

Statistic: eSports market revenue worldwide from 2012 to 2022 (in million U.S. dollars) | Statista
Find more statistics at Statista

Só em 2018 foram $865.000.000,00 e a projeção é de muito crescimento!

Com o mercado aquecido, as incertezas diminuem e o caminho fica mais claro.

Outro mito é pensar que tem que nascer com o dom para ser um jogador de jogos profissionais. Se você sabe como ser um gamer profissional e coloca bastante esforço é possível realizar esse sonho.

Pensando nisso, separamos 12 dicas essenciais para você saber como ser um gamer profissional e ganhar dinheiro.

Vamo jogar?

1 – Escolha um jogo que você ame

Acho que essa é uma das primeiras reflexões para quem quer saber como ser um gamer profissional.

Existem muitos tipos de Esports que engloba jogos de FPS, MOBAs, Battle Royale, entre outros.

Você pode achar que deve seguir um jogo por ele está em alta ou com um cenário no Esports que gera mais dinheiro. Eu sei que isso é um fator motivante, mas o que vai separar um jogador profissional de um amador é realmente a paixão pelo jogo.

Quando não se tem paixão no jogo, é difícil manter a motivação, consistência nos treinos (falaremos disso mais adiante) e você vai acabar desistindo.

Por isso escolha um jogo que você ame jogar, que seja prazeroso independente de como está o cenário dele no mundo de Esports.

Não encontrou sua paixão ainda? Vai testando jogos por algumas semanas e vai mudando as modalidades que falamos acima.

2 – Tenha uma rotina de treinos

Disciplina, essa é uma das dicas dos melhores gamers profissionais.

Sempre que você vai ver algum comentário ou entrevista eles falam que a disciplina nos treinos é essencial.

Por isso se você está buscando saber como ser um gamer profissional e ganhar dinheiro, tenha em mente que terá que ter uma disciplina e uma rotina de treino.

Mas Igor eu não tenho tempo com o trabalho e estudo, é muito difícil!

Calma, antes de tudo nunca pare suas responsabilidades para poder treinar, afinal você ainda está começando a saber como ser um gamer profissional.

O mais importante na rotina de treinos é ter consistência. Não importa se o seu treino dure 2 horas ,1 hora ou 30 minutos é essencial que você mantenha uma rotina de treinar todos os dias.

Por mais que você só pode treinar 30 minutos pela manhã antes de ir trabalhar se fizer isso todo dia já estará na frente de muitos outros players.

Uma dica que eu dou é ler o livro O Milagre da Manhã, ele basicamente ensina você a acordar mais cedo do que geralmente acorda para realizar atividades que irão te desenvolver. O que pode ser treinar para ser um gamer profissional 🙂

Outra dica importante é separar o treino de um jogo casual.

Não é produtivo você usar seu tempo de treino somente para jogar partidas aleatórias. Por isso, veja a próxima dica que iremos mostrar como você pode treinar.

3 – Ciclo de treino: aprenda, treine e aplique

Como falamos acima, jogar partidas do seu jogo favorito sem ter um objetivo ou fundamento para desenvolver não vai ajudar no progresso.

Por isso é importante colocar em prática o cliclo aprenda, treine e aplique:

Aprenda

Para um jogo existem diversos fundamentos que devemos aprender. Isso vai desde o nível iniciante que são as regras do jogo até chegar na mecânica, jogadas, personagens, mapas, etc.

Para exemplificar, vamos falar do jogo League of Legends. Nele você pode estudar esses fundamentos:

  • Mecânica do jogo: a rapidez que você clica no mouse ou aperta no teclado para atacar um inimigo e usar magia.
  • Jogadas: pode estudar as principais jogadas ou até criar as suas para pegar o adversário de surpresa, conseguir um dragon e por aí vai.
  • Personagens: estudar um campeão, como ele deve se comportar em uma Team Fight, contra quais outros campeões ele é melhor ou pior.
  • Mapa: estudar onde é melhor colocar uma ward, qual movimentação ideal fazer no mapa, etc.

Mas como eu posso estudar? Hoje a internet está aí para isso 🙂 são diversos vídeos no Youtube, conteúdos na internet, e-books e muitas outras possibilidades para estudar.

A ideia é você aprender a teoria primeiro. Concentre em entender o que o fundamento vai passar.

Treine

Depois de aprender o conteúdo chegou a hora de treinar. Foque por enquanto em treinar sozinho, vamos supor que você aprendeu como abrir Pixel no CS:GO. Crie um jogo sozinho e treine essa movimentação.

O tempo desse treino vai depender da dificuldade e de você. Fique treinando até se sentir confiante para aplicar.

Aplique

Agora sim chegou a hora de entrar em uma partida 🙂

Aplique o que você aprendeu e treinou em uma partida contra outros players para medir se você conseguiu realizar o que estava tentando aprender.

Caso ainda não tenha conseguido, volte para o ciclo estudando mais um pouquinho, treinando e aplicando.

Importante é que alguns fundamentos você não vai aprender rapidamente, realmente terá que treinar e aplicar mais. Leve o tempo necessário, mesmo que demore semanas ou meses.

4 – Assista e analise suas partidas

Outra dica importante de como ser um gamer profissional é você assistir as partidas que você jogou.

Mais do que assistir, você deve analisar essa partida, verificando quais foram os erros que foram cometidos e também os acertos.

Além disso, se tiver algum adversário ou outro player que jogou no seu time e destacou na partida você irá aprender o que ele fez para se destacar.

Muitos jogos tem essa possibilidade de assistir replays das partidas, mas caso não tenha você pode usar alguns do melhores softwares para stream para gravar suas partidas.

5 – Jogue com pessoas no mundo real e participe de campeonatos

Pode parecer básica essa dicas, mas é muito importante tentar sair um pouco do online para jogar com outros jogadores que você conheça.

Procure outros jogadores da sua cidade ou amigos para jogar ou simplesmente conversar sobre o jogo.

Essa aproximação com a comunidade possibilitará a troca de experiências e de desenvolvimento como jogador de games profissional.

Outra dica é participar de campeonatos.

Procure campeonatos na sua cidade ou estado, por mais que sejam amadores, sentir na prática a tensão, o jogo em equipe, concentração e a sensação de ganhar te dará mais experiências.

Você pode conhecer outros jogadores pela plataforma Playerlink ou então buscar campeonatos pelo site Battlefy

6 – Invista em equipamentos

Equipamentos são essenciais para quem busca ser um gamer profissional.

Imagina um jogador de futebol sem uma chuteira ou até uma bola para treinar.

Investir em um pc gamer para dar a melhor performance no jogo e também nos periféricos como teclado e mouse tornará mais fácil o caminho para ser um jogador profissional.

É claro que para começar isso não é uma regra, pois no início a grana é curta (até você ler as dicas finais para ver como ganhar dinheiro o/). Muitos pro players começaram com equipamentos de baixo custo.

Não necessariamente você precisa comprar logo a melhor chuteira, não é mesmo?

Uma dica é olhar em sites como o Zoom ou o Buscapé que sempre mostram as opções mais baratas de equipamentos.

7 – Relaxe e se Divirta

Sei que a vontade de ser um gamer profissional pode gerar ansiedade, incertezas, insegurança, etc. Tente não colocar muita pressão e tenha uma vida fora dos computadores.

Muitos profissionais fazem um treino físico todo dia, como correr, nadar, ir na academia, etc. Usam a meditação para deixar a mente livre e procuram ter uma vida fora dos treinos, que é sair com os amigos, ver um filme.

Isso além de fazer bem para a saúde vai te deixar relaxado para desenvolver como um jogador de jogos profissionais.

Outro ponto importante, é se questionar se realmente quer encarar a vida de um gamer profissional.

Muitas pessoas confundem o profissionalismo com diversão, o caminho vai ser longo por isso é importante refletir sobre isso.

Separamos um vídeo muito interessante produzido pela AOC do Brasil sobre a história do jogador Kami para entender essa realidade:

Acha que acabou?

Separamos o melhor desse post sobre como ser um gamer profissional para o final 🙂 finalmente veja como ganhar dinheiro nas próximas dicas:

Dicas Bônus: como ser um gamer profissional e ganhar dinheiro

8 – Streamer

Muitos jogadores começam a ganhar dinheiro transmitindo ao vivo suas partidas e interagindo com o público, deixe a vergonha de lado e faça lives pelas plataformas Twitch ou Youtube.

Você pode ganhar dinheiro com o público assinando o seu canal (os famosos subs) ou então com alguma empresa que queira patrocinar sua transmissão.

Se isso é tudo novo para você, sugiro olhar nosso conteúdo sobre:

9 – Canal no Youtube

Se você busca como ser um gamer profissional e ganhar dinheiro faça um canal no Youtube o quanto antes.

Criar vídeos que ensina como jogar para outros jogadores, com dicas, ou com algum conteúdo relevante fará pessoas assinarem seu canal e pagarem por isso. Fora também os patrocínios que você pode ganhar.

10 – Participando de Times

Pode ser um pouco óbvio, mas ter uma carreira em times profissionais de Esports pode ser uma opção mais segura para os jogadores, pois pode ter um contrato envolvido e você irá receber um valor mensal como um salário.

E você… aprendeu como ser um gamer profissional?

Esperamos que esse conteúdo de como ser um gamer profissional tenha ajudado a mostrar o caminho.

Sabemos que não é fácil e parabenizamos vocês pela coragem 🙂

Comente abaixo se você já é um gamer profissional ou então se você está buscando ser. Se tem alguma outra dica, fale também que adicionamos no post e te marcamos 🙂

Comente Abaixo
Total
0
Shares
19 comments

Comments are closed.

Related Posts