Como investir em e-sports: 4 opções para ganhar dinheiro sem ser um TOP gamer

Você já deve ter se perguntado como investir em e-sports, mas como essa ainda é uma modalidade, de certa forma, nova, você encontra pouca informação. Por esse motivo resolvemos reunir pra você todos os dados e formas de como investir em e-sports para que você saia na frente e comece agora a ganhar dinheiro com esse mercado que cresce a passos largos a cada ano que passa.

Você pode se preparar para ser um grande jogador, mas se essa não é a sua praia, não desista de fazer parte desse universo fantástico dos e-sports. A seguir, você vai encontrar dicas de como investir em e-sports, com opções como:

  • investir em times, por meio de patrocínios, vendendo mercadorias e mais;
  • ações na bolsa;
  • criando Startups no meio do e-sports;
  • realizando apostas online em e-sports.

Continue acompanhando este artigo e entenda melhor cada categoria, nos próximos parágrafos.

Como investir em e-sports: Qual o tamanho desse mercado?

Primeiramente vamos aos números! Como investir em e-sports sem olhar objetivamente o tamanho de seu mercado, seus dados e sua expectativa de futuro? Não dá! Portanto, é a partir daí que vamos ter uma ideia real do tamanho do mercado que estamos falando.

Fonte: Statista

Como podemos ver neste gráfico, segundo os profissionais da Statista, que fizeram um estudo do mercado global de e-sports do ano 2012 a 2022, a receita alcançará a marca de 1,79 bilhões de dólares até 2022.

Em 2017, as receitas mundiais geradas no mercado de e-sports somaram 655 milhões de dólares. Já em 2018, o mercado global de e-sports foi avaliado em cerca de 865 milhões de dólares. Espera-se que o setor de e-sports cresça ainda mais rapidamente nos próximos anos.

No ritmo de 22,3% CAGR (Taxa de crescimento anual composta), o mercado deve gerar cerca de US $ 1,8 bilhão em receita até 2022. A maioria dessas receitas vem de patrocínios e publicidade, e o restante de:

  • apostas e-sports;
  • premiações em torneios;
  • mercadorias;
  • venda de ingressos.

Em termos de receita, a Ásia e a América do Norte representam os dois maiores mercados de e-sports. Enquanto a Ásia contribuiu com quase metade da receita do mercado global de e-sports, gerando 406 milhões de dólares em 2017, o mercado norte-americano trouxe 392 milhões de dólares em receita, seguido pelo mercado europeu com 298 milhões de dólares.

Agora que você sabe o tamanho do mercado vamos algumas opções de como investir em e-sports.

Como investir em e-sports: opções de investimentos

Com todos os olhos voltados para este mercado, vamos ver então como investir em e-sports.

Quais são as melhores opções atualmente? Separamos algumas delas para você.

Investir em times

Times de Esports são uma ótima opção de investimento. Seja para você obter lucro ou então para divulgar sua empresa.

Na prática, embora as premiações para torneios sejam significativas para os times, não é indicado que eles construam um negócio apenas em torno delas.

Com isso, abre a possibilidade de 3 formas de investimento em times de Esports:

Patrocínios

As grandes marcas estão cada vez mais dispostas a patrocinar equipes de e-sports. Isso inclui as marcas “nativas” de e-sports usuais – hardware de jogos, jogos e bebidas energéticas. Mas também há muitas outras marcas entrando na jogada.

Por exemplo, a Coca-Cola anunciou em maio de 2019 um patrocínio inédito para a marca, patrocinando a equipe de e-sports paiN Gaming, mais especificamente ao time especializado no jogo League of Legends (LoL).

Cada vez mais jogadores estão buscando formas de como ganhar dinheiro com LoL, por isso, a modalidade se torna uma das maiores para gamers e patrocinadores.

A Coca-Cola é apenas um dos vários casos de marcas não nativas que estão entrando neste tipo de patrocínio. Entre os exemplos mais famosos no Brasil estão:

  • AB Inbev;
  • Mastercard;
  • Nike;
  • Visa.

Falando da Nike, seu primeiro investimento em patrocínio dentro do e-sports foi voltado para um dos melhores jogadores de LoL do mundo: Jian “Uzi” Zihao

O gamer foi um dos rostos da campanha da marca, a “Dribble &“, que apoia a próxima série de documentários de LeBron James.

E parece que a parceria deu certo. Em 2019, a Nike ampliou o investimento em e-sports e vai desembarcar no League of Legends Pro League (LPL).

De acordo com a imprensa local, a marca vai investir cerca de US$ 7.5 milhões para ser a responsável pelo vestuário de todas as 16 equipes,

Vendas de mercadorias

Outro ponto de faturamento do investimento em um time vem da venda de produtos oficiais ou licenciados pelo time.

São produtos que vão desde camisas ao uso do nome em determinados produtos de patrocinadores. Além disso pode haver a venda inclusive de produtos digitais.

Compartilhamento de receita

Primeiro, há participação nos lucros da participação em ligas e campeonatos. Essa receita consiste em vendas de ingressos, vendas de mercadorias e algum patrocínio.

O segundo grupo é uma parte da receita dos direitos de transmissão. É provável que isso cresça como a maior fonte de receita de e-sports e faça parte do relacionamento entre as equipes e os editores de jogos.

Além desses três grupos, há vários outros fluxos de receita potenciais, mas nenhum que ainda tenha chamado a atenção atualmente, provavelmente, melhor rotulados como experimentais.

Ações na bolsa

Uma boa maneira de como investir em e-sports é através das ações. Há uma lista de empresas de capital aberto que têm várias conexões e investimentos em e-sports.

Por exemplo, a Tencent que é proprietária da Riot Games, criadora do jogo League of Legends, enquanto a Activision Blizzard desenvolve os populares jogos World of Warcraft, Overwatch e Hearthstone.

O YouTube fez seu maior investimento em e-sports, assinando um contrato exclusivo de transmissão de vários anos com a plataforma de jogos Faceit para transmitir a liga profissional de games da EsitseSeries Championship Series (ECS).

A Sony está fazendo uma parceria com a organizadora de torneios de jogos ESL para integrar a Sony Playstation Vue, uma rede de TV 24 horas dedicada ao e-sports.

Neste ponto, as receitas do e-sports representam apenas uma pequena porcentagem da receita total dessas empresas públicas, no entanto se observa uma grande influência dos e-sports na alta dos valores destas empresas.

Startups no meio do e-sports

Existem diversas startups surgindo no meio dos e-sports. Essa é uma ótima opção de investimento, pois algumas dessas empresas estão em fase inicial de negócio e não precisam de um alto valor de dinheiro para o investidor.

A dica é você pesquisar Startups de Esports e ver a possibilidade de investimento. Listamos algumas os investidores ficarem de olho:

RFRSH Entertainment

Esta empresa de marketing sediada em Copenhague tem parceria com várias das melhores equipes e organizações de e-sports, com a promessa de ajudar empresas interessadas a crescer rapidamente no setor.

Ela ganhou US $ 54,9 milhões em financiamento até agora de acordo com o ranking da eSportsbets.ru das melhores startups de e-sports na Europa Oriental.

RTSmunity

É composta por profissionais do setor que fornecem análises de jogos e torneios, odds ao vivo e conteúdo de dados para jogadores e profissionais do setor, empresas de apostas, ligas de fantasia, veículos de mídia e equipes de profissionais.

Play2Live

Um serviço de streaming baseado em blockchain que oferece aos usuários, maneiras de interagir com os jogadores e monetizar streaming de maneiras que atualmente não estão presentes no mercado.

Ganhou US $ 2 milhões em financiamento desde sua fundação em 2017.

Leia também: [Lista] 5 melhores programas para stream: veja qual usar

Apostas online em e-sports

Apostas esportivas são um mercado em rápido crescimento, nos esportes em geral e também nos e-sports.

Hoje já existem diversas opções de sites de apostas para e-sports, inclusive para diversos jogos como:

  • CSGO
  • Dota 2
  • League of Legends
  • Call of Duty
  • PUBG
  • Fortnite
  • Starcraft II
  • FIFA e muitos outros.

Os principais e mais tradicionais sites de apostas já contam com a opção de apostar em eventos de e-sports. Porém o GG.bet se destaca se tratando de e-sports.

Como você viu, existem variadas formas de como investir em e-sports, além de aprender como ser um gamer profissional. Equipes, patrocínios, startups e ações estão entre as modalidades mais lucrativas para quem está interessado no setor.

Se você ficou com alguma dúvida ou acha que esquecemos de incluir na nossa lista outras formas de como investir em e-sports, comente abaixo.

Não deixe também de assinar nossa newsletter para receber mais dicas como essa.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
1 comment

Comments are closed.

Related Posts