Você sabe o que é Speedrun? Aprenda tudo sobre este desafio

Você sabe o que é Speedrun? Com um número cada vez maior de adeptos em todo o mundo, disputas ao vivo e uma comunidade apaixonada, o Speedrun pode inclusive levar jogadores para o livro dos recordes

No mundo dos games existem vários tipos de jogadores:

  • aqueles que só querem chegar ao final de seu jogo;
  • aqueles que apenas ficam curtindo sem mesmo se preocupar em chegar ao final (como muitos fazem no GTA por exemplo);
  • aqueles que procuram chegar até o final da maneira mais rápida possível. Estes são os speedrunnings.

Mas quando você vai mais a fundo em o que é Speedrun, você descobre que existe muitas formas de terminar um jogo e muitas categorias de speedrunning. Portanto neste post iremos abordar um pouco mais o que é Speedrun e suas vertentes.

O que é Speedrun?

Para entender e apreciar plenamente a história do speedrunning, primeiro é preciso entender alguns conceitos de o que é Speedrun.

Um Speedrun é uma jogada do começo ao fim, com a intenção de completar o jogo da maneira mais rápida possível, inclusive fazendo uso de erros do jogo, como no vídeo abaixo, onde o recorde mundial de Super Mario World é batido a 42 segundos.

Os Speedruns podem percorrer um jogo inteiro ou apenas uma parte selecionada (como um único nível) e podem impor requisitos adicionais além da conclusão rápida. Portanto dentro de um único jogo, pode-se criar inúmeros desafios relacionados à essa forma de jogar.

Normalmente são jogos que os jogadores são apaixonados e não se contentam apenas em “zerar” e ficam buscando novos desafios dentro do próprio jogo. O gamer encontra outros jogadores, como ele, e começam a disputar acirradamente estes desafios propostos. 

Portanto, apesar do speedrunning ter se popularizado pelo seu conceito de terminar um jogo da maneira mais rápida, hoje sua ideia é mais abrangente e engloba diversos desafios.

Alguns exemplos de jogadas de desafio:

  • Pegar 120 estrelas no menor tempo possível no Super Mario 64:
  • Derrotar todos os chefes de Dark Souls com o menor tempo possível:
  • Finalizar Super Metroid com o menor progresso possível:
Assista a Super Metroid (14% Ice) in 49:42 de Overfiendvip em www.twitch.tv

Speedrunning é um tipo de desafio, que dá uma nova vida ao jogo. Muda completamente a forma como ele é jogado e gera diversas novas formas de uso.

Leia também: O que é Battle Royale: tudo sobre essa modalidade que domina o mercado de games

Plataformas de uso

É preferível executar o jogo no console, mas você também pode usar emuladores aprovados pela comunidade. 

Alguns jogos bem conhecidos da Nintendo têm uma versão do Virtual Console, e também são permitidos na maioria dos casos. Saber quais emuladores são proibidos ou permitidos para o seu Speedrun é necessário para que você não perca tempo.

Se você estiver executando um jogo de super Nintendo, você irá precisar usar Snes9x v1.53 ou superior (versões mais antigas são proibidas), ou Bizhawk, BSnes, SnesGT ou Higan. Todos esses emuladores são precisos para propósitos de speedrunning, já que eles são iguais ou ligeiramente mais lentos que o console real. ZSnes, no entanto, é banido, porque corre mais rápido que o console real, e não emula com precisão muitos jogos. 

Faça sua pesquisa ao procurar o emulador e veja o que a comunidade tem a dizer sobre o jogo que você deseja executar.

O que não é permitido em speedrunning?

Você não pode manipular o hardware do seu console para artificialmente fazer seu jogo rodar mais rápido. Se é um jogo para PC, isso não se aplica, pois ter uma boa placa gráfica, CPU e RAM é essencial. 

Leia também: Como montar um PC gamer passo a passo: componentes, preços e impacto no desempenho

Você não pode usar um Game Genie, Gameshark ou qualquer outro dispositivo que altere o estado do jogo e permita fraudes. Se o jogo tiver códigos de trapaça, consulte a comunidade para esse jogo em caso de dúvidas. Existem outros casos de trapaças como usar um TAS (veremos o que é a seguir) em um Speedrun de tempo real. 

Tool-assisted Speedrun (TAS)

Comumente chamado apenas de TAS, esta é uma forma de speedrun programado por alguém em um emulador, no qual a pessoa atribui ações coordenadas quadro a quadro, para que o jogo seja jogado perfeitamente do começo ao fim, na menor quantidade possível de quadros. Esses comandos são então reproduzidos pelo computador em tempo real, e isso é gravado e carregado.

TAS é tratado como algo separado do tradicional Speedrun. O objetivo do TAS não é quebrar recordes mundiais, e eles certamente não devem ser passados ​​como speedruns em tempo real (isso seria trapaça). 

Sua finalidade é mostrar o que o jogo em si é capaz quando reproduzido por um computador de forma perfeita, em muitos casos, mostrar o que não é possível para um ser humano. Às vezes, os TASs são usados como apoio teórico para ajudar também os speedrunners em tempo real.

Categorias de Speedrun mais conhecidas

Diferentes categorias de speedrunning existem para fins de entretenimento e diferentes formas de acelerar o jogo. Aqui estão alguns exemplos:

  • Any%: Vença o jogo, vale tudo. Você pode coletar qualquer porcentagem (daí o nome) dos recursos, habilidades, itens, etc. do jogo. Isso também pode ser chamado de RTA (Real-Time Attack).
  • 100%: Vença o jogo, enquanto coleciona 100% de todos os itens, tesouros, etc. A definição de 100% pode variar de jogo para jogo.
  • Any%, No Save & Quit: Vença o jogo em uma única sessão, sem salvar e redefinir o console (o que economiza tempo).
  • Any%, No Out of Bounds: Vença o jogo, permanecendo dentro dos limites do jogo.
  • Low%: Bata o jogo com a menor quantidade de recursos possível.
  • Glitchless: Bata o jogo, sem usar nenhum glitch (erro provocado pelo jogador). O que é / não é uma falha varia dependendo do jogo e como eles são definidos pela comunidade que executa o jogo. Note que alguns jogos não incluem uma categoria sem glitch, porque a linha entre o que é uma falha e o que não é, é muito difícil de definir.

Há uma infinidade de outras categorias divertidas, como a categoria All Dungeons para um jogo Zelda, ou Reverse Boss Order para Super Metroid.

Gostou de saber o que é Speedrun?

E aí? Pronto para ser um Speedrun você também? Existem vários sites e fóruns onde você pode encontrar mais informações sobre recordes, lista de jogos e desafios para você conhecer ainda mais a fundo este universo repleto de apaixonados por desafios. Um bom site para você explorar é o SpeedRun.


Se você é aficionado por jogos, já pensou em se tornar um profissional? Você pode fazer carreira de diversas maneiras. Para saber como, acesse o nosso post; “Como ser um gamer profissional e ganhar dinheiro: 12 dicas essenciais para realizar seu sonho”.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts