Dia do Gamer? Quando é + 10 momentos inesquecíveis dessa história

Dia 29 de agosto é comemorado internacionalmente o Dia do Gamer. A data foi inaugurada em 2008 pelas revistas espanholas PlayManía, Hobby Consolas e PC Manía. Revistas especializadas que iniciaram o movimento, tornando a data realidade para todo os gamers.

A data do dia 29 de agosto foi escolhida como Dia do Gamer por coincidir com o lançamento de vários jogos de peso daquele ano. 

Quando os organizadores iniciaram o movimento, foram feitas várias ações que incentivaram o engajamento de toda a comunidade, com sorteios e vídeos com “celebridades” parabenizando pelo dia.

Como o movimento teve grande resposta dos gamers, ele acabou ficando marcado como o dia “oficial” do gamer. A ideia dos idealizadores era reivindicar os videogames como obras culturais.

Nada mais justo com o dia do gamer que prestar esta homenagem com lembranças de momentos memoráveis que valem a pena serem lembrados. Para isso fizemos uma seleção de momentos incríveis e inesquecíveis.

10 momentos inesquecíveis para lembrar no Dia do Gamer

Cada um de nós temos nossas próprias histórias que poderiam ser lembradas no Dia do Gamer. Hoje vou trazer algumas das que mais me marcaram e trouxeram boas lembranças.

1. Metroid e Samus Aran

Este jogo icônico não poderia deixar de ser citado, inclusive por sua representatividade. 

Além de ser um clássico inquestionável, ainda marcou história ao surpreender seus jogadores ao final do game. O personagem que poderia facilmente ser apenas um homem ou até mesmo um robô, ao final do jogo se revela uma mulher.

Hoje, Samus Aran, pode não parecer muita coisa para um jogo, mas você pode apostar que para um jogo lançado na década de 80, isso foi uma grande surpresa para seus jogadores.

Poster promocional da Nintendo em março de 2015 em comemoração ao Mês da história das mulheres. Ao estilo Rosie the Riveter

2 e 3. Super Mario

O personagem mais famoso dos videogames é claro não poderia deixar de aparecer por aqui nesta homenagem ao Dia do Gamer. Por isso separei 2 momentos que, na minha opinião, foram e são marcantes até hoje.

World 1-1 – Super Mario Bros.

Apesar da primeira aparição do Mario ter sido como um mero coadjuvante no jogo Donkey Kong de 1981, seu legado se iniciou mesmo quando seu próprio jogo foi lançado em 1985, o Super Mario Bros.

Esta tela que você vê acima, não só é uma das telas iniciais mais conhecida dos games, mas também é o início do primeiro mapa do Mário.

O mapa 1-1 pode ser reconhecido como uma das fases mais jogadas e replicadas da história dos videogames. Quem nunca a viu ou jogou? Não conheço nenhum gamer que poderia dizer isso!

A revolução no N64

Em 1996, pela primeira vez, os amantes do Mario tiveram a chance de vê-lo em 3 dimensões no Nintendo 64. E não foi só isso. Foi a primeira vez que ouvimos sua voz, na célebre frase: “It’s a me, Mario!”.

4. Mortal Kombat

O famoso Mortal Kombat não poderia ficar de fora da minha lista de memórias para o Dia do Gamer.

Nunca vou me esquecer a primeira vez que vi este jogo no Mega Drive do meu primo, lá no início dos anos 90. A qualidade gráfica da imagem dos personagem era algo que eu nunca tinha visto antes. Sem contar na violência gráfica inovadora que fazia com que a gente ficasse ainda mais surpreso e empolgados ao mesmo tempo.

Comprar revistas com matérias que tinham as combinações dos incríveis banhos de sangue Fatalities, era uma diversão a parte.

Fatalities esses que eram bem difíceis de fazer e nos seguravam horas em frente a TV. E sempre valiam a pena no final. 

Hoje em dia basta uma simples pesquisa no YouTube e você verá todos. Se você também ficou com saudade como eu, segue todos eles no vídeo abaixo.

5. International Superstar Soccer

Ta aí um clássico do futebol dos videogames. Aqui no Brasil, inclusive, nós tivemos várias versões modificadas com times do nosso Campeonato Brasileiro. Quem teve um Super Nintendo ou um amigo que tinha o console, não pode ter passado dessa época sem ter jogado. 

Lançado em 1994 pela Konami, o jogo tinha bons gráficos e uma jogabilidade incrível

Quem não se lembra do código que transformava o árbitro em cachorro??? Me lembro como ontem: ↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A

Sem contar que tínhamos o craque Allejo na nossa seleção! Que por conta de licenças, era o nome que o pessoal da Konami deu a Bebeto, conforme a lista de nomes dos jogadores que a Konami revelou recentemente.

Hoje em dia você pode até se tornar um gamer profissional de FIFA, mas naquela época  o International Superstar Soccer foi uma revolução! 

6. 007 – Goldeneye

Quem viveu a época de ouro do Nintendo 64 sabe bem o que Goldeneye representou. Naquela época, se você não tinha um N64, você podia simplesmente ir em alguma locadora e jogar com seus amigos. 

Era comum locadoras com vários consoles e televisões espalhadas pela loja cobrando um valor específico por hora de jogo. 

E em uma época em que os consoles não tinham acesso a internet, o multiplayer só acontecia de forma local. Acredito que estas lojas e a inovação da Nintendo em colocar suporte a 4 controles em um mesmo console, tenham contribuído para o sucesso que este jogo foi em sua época. 

7. GTA – Grand Theft Auto

Quem foi um entusiasta do PC no final dos anos 90 com certeza se deparou com alguma cópia ou mesmo demonstração do primeiro GTA. O meu primeiro contato foi com uma demo do jogo que veio em uma das famosas revistas com CD-ROM da época.

O jogo trouxe uma grande inovação ao proporcionar liberdade ao jogador.Você podia andar livremente pela cidade, sem necessariamente realizar as missões de forma linear.

Ao contrário do GTA que a gente conhece hoje, ele tinha um visual 2D e a câmera ficava acima da cabeça do personagem, “filmando-o” do céu.

Desde que eu joguei esta demo pela primeira vez eu me apaixonei e até hoje compro e jogo todos os jogos da franquia. A evolução do mundo aberto de GTA foi, para mim, um dos grandes momentos na história dos videogames.

8. Resident Evil

Outro jogo marcante que não pode ficar fora desta lista do Dia do Gamer é o Resident Evil. Um grande clássico que joguei no antigo Playstation 1 e posteriormente em meu PC. Um marco na história dos jogos de terror com um enredo e cenas de tirar o fôlego.

Que atire a primeira pedra aquele que não deu um pulo da cadeira quando aquele maldito cachorro zumbi pulou pela janela, logo no início da trama. Impossível não se apaixonar por esse clássico.

Me dá agonia só de lembrar dessa cena. Assim como o gamer aí do vídeo, eu recomendo sair correndo também.

9. Portal

Portal é outro clássico da Valve que marcou positivamente a vida de todos que o jogaram e hoje conhecem a verdade sobre o bolo

“The Cake is a lie”

Será?

Se você não conhece esse clássico, vá agora atrás de uma cópia. Indispensável para todos os gamers.

10. God of War

Poucos jogos conseguem entregar tamanho espetáculo e sensação de grandiosidade como God of War.

Neste jogo onde você enfrenta grandes deuses da Grécia, a grande atração é exatamente a sensação real de conquistas grandiosas em lutas épicas contra deuses visivelmente mais poderosos que você.

Um momento inesquecível desta série é quando você consegue derrotar Poseidon em God of War 3. 

You have disrespected the gods for the last time, Kratos! – ÉPICO!

Nosso presente para o Dia do Gamer =D

Os jogos sempre fizeram parte da minha vida e a relação com cada um deles nunca será esquecida. Tenho certeza que você também tem boas histórias, momentos e lembranças que nunca serão esquecidas. 

Para encerrar essa homenagem a todos os gamers sejam aqueles que jogam entre amigos ou os que transformaram essa paixão em trabalho, listamos 5 conteúdos que vocês podem curtir sobre esse universo fascinante! 

E pra você, quais foram os momentos que mais te marcaram sua história com os videogames? Compartilhe com gente nos comentários!

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts