como-ser-um-streamer

Como ser streamer: produza conteúdo e ganhe dinheiro com transmissão de jogos

Já se perguntou como ser streamer? A transmissão ao vivo, tem se tornado cada vez mais populares entre gamers de variados tipos de esports, e plataformas de streaming, como o Twitch, Cube.tv e Facebook Gaming ganharam um fluxo constante de criadores de conteúdo.

Com milhões de espectadores diariamente, os streamers transmitem não apenas jogos, mas também torneios, talk shows e até mesmo bate papos com sua audiência.

Como ser um streamer, entre os maiores nomes, é um desafio. Os streamers já são vistos como celebridades da Internet, com legiões de fãs dedicados, que assistem diariamente a eles. De partidas hilariantes de Fortnite aos gritos de susto dos jogos de terror.

Ser um streamer é um dos caminhos que respondem a pergunta: como ser um gamer profissional e ganhar dinheiro?

Mas, antes de pensar em ganhar dinheiro, é importante entender como ser streamer?

O que você precisa para começar a trilhar o seu próprio caminho e começar a reunir seus espectadores?

Se você ainda não sabe o que é a tecnologia streaming, indicamos que acesse o post; “O que é streaming: tecnologia por trás da Netflix e Twitch”.

O vídeo abaixo também é uma excelente forma de entender como funciona todo esse novo processo de transmissão.

Como ser streamer? 5 passos

Fizemos este passo a passo de como ser um streamer de forma que você veja claramente os princípios básicos que deve observar para iniciar sua carreira como streamer. Portanto, se você quer saber como ser streamer, comece por seguir estes passos.

1. Ter um bom equipamento e uma boa Internet

O primeiro passo em como ser um streamer é ter um PC pronto para jogos.

O Twitch recomenda que você tenha:

  • o Windows 7 ou mais recente;
  • 8 GB de RAM;
  • um processador Intel Core i5-4670 ou superior.

Isso pode parecer extravagante, mas, na realidade, é bastante comum para a maioria dos PCs atuais para jogos.

Antes de sair gastando com peças caras de PC, faça experimentos com os resultados que você obtém com sua máquina. No post; “Como montar um PC gamer passo a passo [guia de componentes]”, você tem acesso a um guia completo de como preparar sua máquina da maneira ideal e com bom custo-benefício.

Placa Gráfica

Sua placa gráfica exigida dependerá de quais jogos você planeja transmitir. Jogar Skyrim em qualidade total exigirá uma placa de vídeo melhor do que se você quiser fazer transmissões de emuladores de Super Nintendo, por exemplo.

No entanto, quanto melhor for sua placa de vídeo, melhor será a qualidade. Mas não se preocupe se você não tiver grana pra comprar a melhor placa do mercado, você sempre pode começar de forma mais modesta e ir melhorando suas especificações aos poucos.

Microfone

Um microfone é essencial para que você possa:

  • fazer comentários sobre seu jogo;
  • reagir às pessoas no bate-papo;
  • criar sua marca.

Se você estiver usando o microfone on-board do computador, use fones de ouvido para não pegar o áudio do jogo. A maioria dos streamers escolhe um microfone headset, que você pode obter por um preço acessível. No vídeo abaixo, você tem acesso a opções de alta qualidade e com bom custo benefício.

Separamos algumas opções de microfone bem legais:

Caso opte por Headsets, esse vídeo também pode ajudar 🙂

Webcam

Você não precisa necessariamente de uma webcam, mas ter os espectadores capazes de ver seu rosto enquanto você joga e reage a um jogo, pode ser um grande diferencial ao seu stream.

As pessoas estarão observando não apenas os jogos que você joga, mas a personalidade que você traz para a transmissão. Lembre-se que pode haver centenas de outros streamers jogando os mesmos jogos e você precisa se diferenciar.

Conexão Internet

Você também precisará de uma conexão de internet decente, caso contrário, sua transmissão ficará em buffer enquanto você joga. O mais importante aqui são as velocidades de upload de sua conexão. Portanto, contrate uma boa velocidade de Internet! Não tem como ser streamer sem uma boa conexão. Ninguém quer ficar em um canal que não consegue carregar o conteúdo.

Separamos também algumas opções de webcam bem legais:

Software de transmissão

No caso do streaming de jogos via PC, você precisará de algum software de transmissão. Nós já fizemos um post sobre os melhores programas para stream. Vale a pena você conhecer as opções e qual será o programa de sua escolha para suas transmissões.

Além do PC você também pode transmitir de seu PS4 ou Xbox, o que é perfeito caso você não tenha um PC.

No PS4, basta conectar seu perfil do Twitch ao seu PS4 e ir ao vivo usando o menu de compartilhamento.

No Xbox One você também vai precisar do aplicativo Twitch para entrar ao vivo. A principal desvantagem aqui é que você não poderá personalizar seu stream da mesma forma que pode usar o software para PC. No entanto, essa é uma maneira muito econômica de transmitir quando você está começando.

2. Qual plataforma usar

Entre as principais plataformas usadas para  streaming estão:

  • Twitch;
  • Cube.tv;
  • YouTube Gaming;
  • Facebook Gaming.

Twitch

Se você está pensando em como ser streamer, eu já suponho que você conheça a principal plataforma e saiba o que é Twitch. Podemos dizer que o Twitch ajudou a popularizar o livestreaming do videogame, ajudando a construir a indústria como a conhecemos.

O Twitch foi comprado pela varejista online Amazon por quase US $ 1 bilhão em 2014, e desde então vem se consolidando como a plataforma de streaming mais conhecida do mercado.

Cube.tv

Chegando no Brasil ao final de 2018, o Cube.tv é uma plataforma de streaming, para PC e mobile, que chegou como uma boa opção para os brasileiros.

Com o Cube.tv você não precisa de software para transmissão e ainda conta com um grande diferencial que é o seu sistema de recompensas. Nele não só o criador de conteúdos ganha, mas também seus espectadores. A empresa chinesa veio para o Brasil com investimentos no valor de US$ 273 milhões, portanto pode ser um bom momento para apostar nela.

Youtube Gaming

O outra grande opção é o próprio YouTube e a plataforma YouTube Gaming. O YouTube é a maior plataforma de vídeo e recebe um bilhão de usuários ativos por mês e muitos deles estão constantemente assistindo conteúdo ao vivo da plataforma. Porém, seu negócio de livestream voltado para games pode não ser tão grande quanto o Twitch, mas está crescendo rapidamente.

Facebook Gaming

O Facebook abriu seu próprio espaço para streaming e agora conta com a página Facebook Gaming, que também pode ser acessada pelo endereço fb.gg que faz uma alusão ao “gg” de “good game”.

Nela o Facebook mostrará vídeos baseados nos jogos, streaming de celebridades ou de qualquer usuário. Basta que as pessoas sigam você para que elas vejam suas transmissões.

Se você já usa o Facebook, pode ser um bom começo já iniciar com sua lista de amigos/seguidores já criada na plataforma.

3. A escolha do jogo ou estilo

Muitas vezes acreditamos que a melhor maneira de começar a fazer streaming é escolher o jogo mais popular, mas isto está longe de ser o caso.

Se você pesquisar pelos jogos populares como o Fortnite, você encontrará literalmente centenas de pessoas transmitindo o mesmo jogo com apenas um ou dois espectadores no máximo. Esses tipos de jogos estão saturados demais para você que está começando a aprender como ser um streamer.

Em vez disso, encontre seu próprio nicho. Experimente outros jogos que você goste, outros estilos como o speedrunning ou até mesmo jogos retrô. Ao jogar um jogo que não seja um dos 20 melhores do Twitch, você tem uma chance maior de ser encontrado e visto por pessoas que gostam desse jogo também.

Claro, Fortnite pode ser seu jogo favorito e é isso que você quer jogar. Nesse caso, você terá que criar conexões e fazer as parcerias certas:

  • procure outros players do seu jogo predileto e comece a assistir suas lives;
  • faça amizades e procure jogar com outros streamers.

Com um bom networking você terá uma maior chance de crescimento e de ampliação de sua própria rede de espectadores.

Uma ferramenta muito interessante para essa escolha dos jogos é o TwitchTracker que mostra, entre outras opções, quais jogos são mais populares ou quais jogos são tendência.

Leia também: Como ganhar dinheiro jogando LoL: 4 estratégias de carreira

4. Saiba aumentar sua audiência

Assim como já falamos, assistir outros streamers também é essencial. Essa é uma boa maneira de avaliar a concorrência que está jogando jogos semelhantes, o que pode levar à ideias sobre como melhorar seu próprio canal.

Além disso, também é uma ótima maneira de se conectar com outros espectadores. Então, entre nas salas de bate-papo de streamers e comece a conversar.

Faça live com outros streamers. Essa interação é importantíssima e é uma ótima forma de ajudar a todos os que estão participando da partida. Fazer uma live juntos reforça sua presença, ao mesmo tempo, que divulga você.

Porém fique atento às boas maneiras e não seja aquele cara “sem noção” que fica querendo aparecer na live dos outros.

Entrar em bate-papo e conversar com outras pessoas, normalmente, é uma ótima maneira de se relacionar e criar um bom networking.

Ser um streamer conhecido é difícil e pode levar tempo. A melhor coisa que você pode fazer para ter sucesso é ser o mais profissional possível e ser você mesmo. Não tenha vergonha e seja insistente. Pode levar apenas algumas semanas ou até mesmo meses e anos, mas a perseverança vale a pena.

Outra coisa importante é estabelecer horários. Você precisa definir dias e horários para que as pessoas saibam quando é que irão te encontrar ao vivo. A partir daí você consegue criar uma rotina com programação que irá facilitar a interação de você e seu público.

5. Interaja com seus espectadores

Não basta apenas usar sua conta do streaming. Para que você cresça como streamer você precisa interagir com sua audiência. E para isso vale até você investir em um segundo monitor só para ler os comentários.

O público é quase sempre uma parte fundamental da experiência. Todas as transmissões são acompanhadas por uma sala de chat, que permite que as transmissões interajam diretamente com as pessoas que as assistem.

Quanto mais você faz com que seus espectadores sintam integrados à sua live enquanto você joga, maior a chance que você tem de formar um público fiel.

Nunca deixe de conversar com seu público. Conheça-os! Diferencie seus espectadores recorrentes para mostrar que você os reconhece. A interação com seu público é fundamental para aumentar e crescer seu canal.
Agora que você sabe como ser streamer, o que acha de receber algumas dicas de como faturar com isso? Acesse o artigo; Você sabe como ganhar dinheiro no Twitch? Veja estas 5 dicas” e fique por dentro de como tornar essa, a sua profissão!

Comente Abaixo
4 comments on this post