[Guia Completo] Como sair do bronze LoL em 9 passos

Uma das dúvidas mais agonizantes do game: como sair do bronze no LoL. A gente sabe que o assunto deixa muitos gamers nervosos, por isso hoje trazemos esse guia completo. Bora subir de elo finalmente?

Você joga, joga, joga. Se esforça, dá o seu melhor e se envolve com o jogo de todas as formas possíveis, mas… o máximo que chega é no Bronze III. A frustração é tanta que, muitas vezes, pensa em desistir e largar o MOBA.

Se identificou de alguma forma? Então continue com a gente nesse post até o final. Nele nós vamos dar dicas de como sair do bronze em League of Legends. Se prepare para anotar e salvar aqueles insights que você não tentou ainda, viu?

Já tá pirando querendo saber como sair do bronze no LoL? Se liga em quais são os 9 passos que a gente reuniu:

  • Antes de tudo: cabeça no lugar
  • Fundamentos
  • Escolha de campeão
  • Treinos
  • Aprenda com os erros
  • Mantenha o foco
  • Acompanhe a cena
  • Estude
  • Se divirta!

Acha que domina todos esses tópicos? Tá na hora de conferir o conteúdo de cada um deles. Bora logo descobrir como sair do bronze no LoL 😉

Leia Também: 11 Dicas para subir de elo no LoL. Finalmente saia do bronze

Como sair do bronze no LoL – 9 passos

1- Antes de tudo: cabeça no lugar

Começando pelo começo. Manter a cabeça no lugar é o que vai te guiar durante as partidas, influenciando diretamente no seu desempenho.

Pensa comigo: você está no começo da partida e, até que tudo está indo bem. De repente você se incomoda com algum colega de equipe ou com algum adversário específico… a situação vai inflando porque você começa a errar e tudo desanda.

A partir daí você fica muito nervoso e frustrado. Descontando suas emoções no LoL e nos jogadores que estão ali. Seu desempenho cai e o que era para ser uma partidinha tranquila se transforma em um pico de estresse.

Esse é um cenário muito comum para muitos jogadores do lolzinho. Quem nunca passou por isso, né? É aí que mora o primeiro erro que desencadeia em vários outros.

Então antes de abrir o game, pense um pouco: para que você quer jogar League of Legends? Para se tornar um Pro Player? Se for o caso, ok aí você realmente deve colocar o elo como uma grande questão e focar em melhorar.

Agora, se não for, vale a pena se estressar tanto? Se o seu desejo é só curtir um jogo que gosta, precisa chegar nesse grau de incômodo e influência?

Por fim, se você quer saber como sair do bronze no LoL, lembre: não culpe o jogo. Esse é um caminho de raciocínio muito comum quando a gente tá indo mal e não consegue se desenvolver.

Ok, existem alguns trolls no game e pode haver algumas falhas ou questões que você discorda. Só que isso é uma parcela muito pequena e que, no fim das contas, não deveria te influenciar tanto.

Se você tá no Bronze, você joga como um Bronze. Para sair dele, você precisa melhorar sua gameplay. Ponto final.

Sim, muitas vezes você vai precisar carregar. Verdade, engolir alguns sapos e ter a cabeça no lugar. Paciência, é assim que funciona e para ser sincero, por isso que é divertido.

League of Legends é desafiador. Você precisa dominar muito bem o jogo para chegar nos high elos. Se esse é o seu objetivo e foco, comece adaptando sua mentalidade para a realidade.

A frustração e o estresse são seus principais inimigos na partida, podendo te levar a derrota. Respire fundo e não se esqueça disso.

Leia Também: [Dicas] Como entrar em um time de LoL. Chegue no profissional

2- Fundamentos

Bom, depois de repensar a sua mentalidade no jogo, é hora de conferir como está sua noção quanto aos fundamentos. Aqueles conceitos base que você precisa não apenas entender como aplicar muito bem para conseguir melhorar o desempenho.

Se você quer saber como sair do bronze no League of Legends, definitivamente precisa compreender os seguintes pontos:

  • Farm
  • Builds
  • Runas
  • Posições
  • Reflexo

E quando digo compreender é tanto na teoria quanto na prática. Não basta apenas saber o que é farm, você tem que mandar bem farmando. Esse é um ponto primordial para você desenvolver seu campeão na partida.

Mais abaixo temos um tópico só sobre treinos. O spoiler que deixamos é: nele vamos falar sobre treino de farm e de reflexo.

Agora quanto as builds e runas, nossa dica é que você confira as mais usadas no seu campeão. Por estar no Bronze e com foco em subir de elo, o momento para ousar e tentar algo diferente não é nas ranqueadas.

Não troque o certo pelo duvidoso. Há um motivo para a itemização mais popular ser popular. Muito provavelmente são as mais eficientes.

Então nesse momento, os sites de build são seus melhores amigos. Lembre de ter um aberto ou de ter tudo anotado. O meu preferido é o Mobafire, se quiser uma indicação 😉

Quanto às posições, não tem jeito: você precisa estudar e entender mais sobre cada. O vídeo abaixo da Central de Aprendizagem LoL é bem didático sobre as rotas, sendo um bom ponto de partida:

Depois de assistir esse, vale também conferir esse sobre os campeões e suas funções. Mesclando um com o outro você consegue entender porque certo tipo de campeão é mais indicado para determinada rota.

Leia Também: [Lista] 10 Melhores sites de LoL – Usados pelos Desafiantes

3- Escolha de campeão

Tudo muito bem, tudo muito bom no LoL, mas como sair do bronze? Qual o melhor campeão? Como fazer essa escolha tão crucial?

De fato, esse é um dos pontos mais importantes para o seu desempenho. São muitos fatores para avaliar e é preciso ser estratégico.

Nossa dica inicial? Escolha dois campeões e foque neles. Treine muito com eles, assista vídeos sobre eles e entenda os mecanismos e possíveis jogadas deles.

Ok e como saber quais são os dois melhores? Primeiro, tenha uma noção de qual posicionamento é o que você se sente mais confortável. Depois, veja quais são as funcionalidades mais indicadas para essa rota.

Por fim, entre em sites como o op.gg e veja qual o herói com maior winrate nessa rota. Logicamente, faça um teste com ele e descubra se você se sente confortável. Caso não, tente com o que vem logo em seguida.

Só atenção: não sugiro que você selecione nenhum campeão que tenha um winrate abaixo de 50%. Então é para no final escolher algum que faça parte do topo mesmo.

Da mesma forma que a itemização mais popular é mais usada por um motivo, os campeões que estão com maior winrate estão nesse lugar por um motivo. Muito provavelmente, são mais eficientes.

Mas Igor, tem exceção? Sim =)

Se caso você se sente muito confortável com um personagem, mas ele não está entre os primeiros da Tier List, pode jogar com ele também. 

Afinal vale mais você jogar com um personagem que você domina muito bem do que um que está no META mas é bem difícil de jogar. Procure balancear quando for escolher. 

Como falamos, escolher o campeão é um processo primordial e que influencia diretamente no trajeto de como sair do bronze. Se o seu objetivo é subir, seja estratégico e racional. 

São mais de 100 campeões em League of Legends, é importante que você não se deixe levar por skins ou pelos favoritos de amigos. Nesse momento inicial, vá nos que possuem um melhor desempenho geral.

Leia Também: [Lista Atualizada] Melhores ADC LoL – Descubra qual escolher

4- Treinos

Ok, vamos para a etapa prática de como sair do bronze no LoL: os treinos. Não tem jeito, se você quer melhorar no jogo para chegar nos high elos, precisa praticar.

Não é fácil chegar no nível, é preciso dedicação e empenho. Então mais uma vez: paciência.

Como já falamos no spoiler ali atrás, os dois treinamentos base que você deve focar nesse momento são de farm e para reflexo. Você precisa ser expert no farm, definitivamente não pode errar e, para isso, um reflexo afiado é um aliado.

Então antes de abrir o jogo, a sugestão é que você vá em um dos sites para treinar reflexo. Fique um tempinho ali, vai servir como um alongamento para você se preparar.

Existem várias opções para te ajudar nisso, mas a minha principal indicação é o Osu! É um jogo gratuito para treinar reflexo, com muito ritmo e música para acompanhar.

Depois disso, abra o League of Legends e vá para o modo treino. Isso mesmo, ainda não é o momento de ir para uma partida de verdade. Se o treinamento de reflexo era o alongamento, esse é o aquecimento.

Treine o farming por algum tempinho, focando nos last hits (último golpe). Tente conseguir o máximo possível. Fique por um tempinho nessa antes de ir para as partidas.

Se o farm é um ponto muito fraco seu, aconselho que tire um dia da semana pelo menos para focar na prática disso. No vídeo abaixo do Josicleyson Channel você confere um treino completo de como melhorar farm:

Leia Também: TOP 5 Melhores jogos para treinar reflexo no LoL + dica extra

5- Aprenda com os erros

Esse passo é muuuito necessário para quem quer dar conta de como sair do bronze no LoL. Aprender com os erros ao invés de se punir e cobrar tanto por eles.

Para isso, basta assistir com muita atenção suas partidas de derrotas. Ver em que aspecto você estava fraco, o que poderia ser melhor, qual jogada você deu mancada. Você consegue assistir o replay das suas partidas entrando no Cliente do LoL 😉

É legal também que você pode analisar sua equipe como um todo. Conferir os erros de cada um e entender o que aconteceu. Só toma cuidado para não entrar naquele lugar de achar que só quem vacilou foi o outro, hein? hehe

Muitas vezes quando a gente dá um mole na partida, ficamos arrependidos e nervosos. É compreensível essa reação, mas respira fundo, espera passar e depois senta para ver qual lição você pode tirar disso.

Erros são oportunidades para que você possa crescer. Ajuda que você consiga enxergar em que pontos está fraco e revela exatamente o que precisa trabalhar e treinar.

Então saiba aproveitar aquela falha e com certeza você estará mais perto de alcançar a meta no LoL de como sair do bronze.

Leia Também: 7 Dicas de como se tornar um jogador profissional de LoL

6- Mantenha o foco

Muito importante essa dica. Parece simplista, né? Mas tem gente que tá batendo a cabeça pensando em como sair do bronze no LoL, só que na hora do vamos ver não consegue manter o foco.

Quando você sentar para se empenhar em League of Legends, fique 100% ali. Faça seus treinamentos com bastante concentração e dedicação.

Outro ponto também é quando você começa nas ranqueadas. Não esqueça que você está ali na partida para dar seu melhor, exercer o que treinou e ir em busca dos high elos.

Cuidado para não deixar as emoções falarem mais alto e te fazer desconcentrar do que está acontecendo. LoL é um jogo dinâmico, com muita coisa acontecendo o tempo todo na tela. Por isso a atenção é essencial.

Uma dica para quem se estressa muito com trolls, é mutar o chat. É a boa para você parar de gastar energia lendo as mensagens que aparecem ali, ajudando a não pegar pilha com falas de provocação.

Tiltar só vai te atrapalhar e se você sente que os jogadores não tem nada a agregar (inclusive, pelo contrário), melhor deixar quieto.

Leia Também: [Guia] Como treinar farming LoL. Pratique para jogar bem

7- Acompanhe a cena

Se você quer sair do bronze no LoL, precisa ir além de só abrir o jogo e dar play. O game pede que você se dedique e busque por informações de outras formas.

E a cena é um ponto muuuuito positivo para qualquer amante do jogo. O cenário de eSports de LoL é forte e ativo, com muitos jogadores profissionais para acompanhar. Além de produtores de conteúdo no YouTube, Twitch e em blogs como a Mkt hehe.

Então aproveite esse cenário rico para você melhorar seu potencial. Sério, tem muita coisa para você procurar. Por exemplo:

Streamers

Vários jogadores incríveis fazem lives na Twitch e outras plataformas de streaming. Isso é muito interessante para quem precisa aprender mais!

Você pode procurar por algum streamer que jogue com o seu campeão e seja bom. Assistir a gameplay e analisar o que ele faz. Ver os movimentos, as jogadas, as escolhas que ele toma… até mesmo os erros dele.

Vou deixar aqui uma lista de grandes streamers para você dar uma olhada, mas saiba que isso é só a pontinha do iceberg. Garimpando você encontra muita gente.

YouTubers

Assim como os streamers, temos muitos youtubers de LoL que são fortíssimos. Por lá você encontra praticamente todo o tipo de vídeo. Muita gente ensinando muita coisa para quem tem dificuldade, dando dica de treino e falando sobre truques e mais.

Abaixo alguns canais que você pode começar procurando:

Fóruns

Sim, habemus fóruns! Isso é perfeito para quem quer saber como sair do bronze no LoL. São vários tópicos aberto para debate, com diversos assuntos sobre o jogo. 

Além de que você pode criar seu perfil e abrir seu próprio tópico para trocar ideia com outros jogadores. Pedir algumas ajudas específicas e esperar para ver se alguém te responde.

É bem legal, abaixo alguns dos sites com fóruns bem movimentados do jogo:

Conteúdos da Mkt

Bom, aqui na Mkt eSports a gente fala bastante de lolzinho hehe.Temos alguns conteúdos bem ricos e práticos, onde você pode ler e tomar como base.

Vale a pena conferir a aba de League of Legends do nosso site. Dar uma olhada nos posts que já temos, ver se encontra algum que vai te ajudar.

Temos também um grupo do telegram gratuito que compensa fazer parte. Sempre que tivermos alguma publicação nova você será avisado e então não perde nada.

Por fim, se estiver com alguma questão específica, pode deixar nos comentários. Quem sabe a gente não cria um conteúdo completo que possa te auxiliar? 😉

Leia Também: [Lista] Melhores streamers de LoL que você deve assistir

8- Faça cursos para sair do Bronze

Sim, você que se pergunta como sair do bronze em LoL, fique sabendo: vai precisar estudar bastante. Sério, de verdade.

Como já falamos, se trata de um jogo de estratégia bastante desafiador e muito dinâmico. São muitos detalhes para você aprender, treinar e depois pôr em prática. Quer moleza? Senta no pudim hehehe

É tudo um processo e a curva de aprendizado pode ser bem elevada, gerando em um caminho um pouco mais devagar do que a gente gostaria. Nesse caso, vamos falar essa palavrinha mais uma vez: paciência.

Caso você queira acelerar um pouco a caminhada e tenha interesse em investir mesmo nisso, saiba que existem cursos de LoL disponíveis na internet. Com a ajuda de um professor e de materiais elaborados, provavelmente você pega o ritmo mais rapidamente.

Hoje te indico o Guia o Caminho para o Diamante, que vai te mostrar o motivo pelo qual você não sobe de elo. Sério, você aprende os seis pilares principais para chegar no High Elo. Exatamente o que você precisa, né?

Além dele, também sugiro você conferir o zRepolho Academy. Com ele você aprende as táticas e estratégias que os melhores jogadores possuem para subir de elo rapidamente.

Leia Também: [Lista] Curso de League of Legends para subir de elo

9- Se divirta!

Por último, mas não menos importante: lembre-se de se divertir! Por mais que seja um jogo que exige bastante da gente, não deixe ele tomar proporções muito sérias.

Se no balanço geral o game está te deixando mal e não está ajudando em nenhum aspecto, talvez seja o momento de dar uma parada. Tirar um tempinho, jogar outras coisas e quem sabe voltar de novo depois.

Se tudo o que você quer é como sair do bronze no LoL, é importante que não associe o jogo a sentimentos negativos já de cara. Isso te desmotiva e afeta diretamente no seu resultado.

Então não deixe nunca de se divertir. Lembre que é um processo e não cobre tanto nem de você, nem do jogo.

Com dedicação você muito provavelmente vai conseguir subir de elo. Algumas pessoas podem demorar um pouco mais do que outras, mas sem pressão que vai rolar no seu tempo.

A competitividade é a base do jogo, mas não vale a pena se estiver sendo negativo para você 🙂

Leia Também: [LISTA] 7 Jogos tipo LoL – Para todas as plataformas

Curtiu o guia de como sair do bronze no LoL?

Deixe nos comentários o que achou e conta para gente se tiver mais alguma dica! Não se esqueça: se quiser acelerar o processo, vale a pena conferir o Caminho para o Diamante e o zRepolho Academy.
Aproveita que chegou até aqui e dá uma olhada no nosso post sobre como ganhar dinheiro jogando LoL.Vai que você consegue tirar uma graninha extra fazendo o que gosta? hehe

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts