Como melhorar de suporte LoL e carregar qualquer time

Quer saber como melhorar de suporte no LoL e se sair bem em todas as partidas? Fique com a gente até o final que os caminhos para isso estão detalhados bem aqui.

Como jogar melhor de suporte no LoL? Essa pergunta passa pela cabeça de muitas pessoas. Não tão valorizado, o sup é uma função bem versátil e que demanda um bom jogo de cintura.

Então, trazemos orientações de como melhorar de suporte LoL para ajudar sua caminhada pela Botlane. Se liga no que apresentaremos aqui:

  • Objetivo do suporte LoL
  • Campeões e duos
  • Combinações
  • Etapas do jogo
  • Ward
  • Roaming
  • Jungler Tracking
  • Estudo e prática

Tenho certeza que com o conteúdo que temos aqui você saberá como jogar melhor de suporte LoL. Pode ficar com a gente até o final que será, no mínimo, algo útil para aumentar seu desempenho na sua jogatina e ser um suporte que geral vai gostar de jogar junto.

E agora, vamos jogar?

Leia Também: [Lista] 11 Melhores suportes LoL: veja detalhes e combinações

Como melhorar de suporte LoL

1- Objetivo do suporte LoL

O primeiro passo para saber como melhorar de suporte LoL é entender qual o objetivo da função. O suporte é quem vai acompanhar o ADC na botlane e protegê-lo enquanto farma e melhora. Além disso, ele apoia o ADC nesse trajeto.

Como o ADC normalmente é um campeão vulnerável e que precisa farmar para exercer suas habilidades de maneira mais potente, ele demanda uma dupla na rota. Afinal, terão adversários nela tentando abatê-los ou complicar sua vida na partida.

Dessa forma, o suporte é essa dupla que acompanha o ADC e o protege. Sendo, no geral, esse o principal objetivo do suporte no LoL. 

Entender isso é muito importante para saber como jogar melhor de suporte LoL. Ter consciência da principal atividade da função auxilia em escolhas mais estratégicas durante a partida.

Outro ponto muito importante é a visão do mapa, dado que é quem costuma wardar. Não se preocupe se achar confuso isso que acabamos de dizer, falaremos mais detalhadamente a respeito desse aspecto em um tópico mais abaixo.

2- Campeões e duos

Outro aspecto para conseguir dar conta de como melhorar de suporte LoL é o conhecimento dos campeões e duos. League of Legends é um jogo com mais de 100 personagens, além de contar com 5 funções diferentes no mapa.

Então, há um leque imenso de heróis para se jogar, com habilidades diferenciadas. Cada um com seu ponto forte ou fraco e com sua mecânica específica. Ainda que todos os suportes tenham certas similaridades, há especificidades.

Por isso, é importante conhecer um tanto sobre os campeões da função. Isso é algo que vai se adquirindo na prática, mas também com estudos e percepção. Assista às partidas, pesquise informações, qual o Meta nos melhores sites de LoL e veja conteúdos do jogo.

Além disso, não deixe de praticar no modo treino ou em partidas não ranqueadas para ir pegando mais o jeito com os seus campeões principais. Falaremos mais da prática no último tópico da lista.

Falamos aqui a orientação prática de como ampliar seu conhecimento sobre os campeões, algo útil para sua percepção de jogo e melhoria na hora de tomada de decisões. Só que ainda vamos te dar uma colher de chá. Segue lista com sups fáceis ou moderados:

  • Leona
  • Janna
  • Morgana
  • Blitzcrank
  • Nautilus

Logicamente, essa lista não é estática, principalmente porque há alterações no Meta de quais são os personagens mais fortes. Só que são campeões que há um certo consenso quanto a terem uma jogabilidade acessível para quem está chegando agora.

Portanto, caso esteja começando no mundo dos suportes LoL, as indicações acima podem ser por onde você começa a treinar até ver qual é melhor para você.

Por fim, conhecer os duos e a potência que uma dupla tem junto ajuda e muito nas partidas. Se a pessoa que estiver jogando com você escolher determinado campeão, já dá para saber se é uma combinação forte ou fraca com o sup que você joga.

Inclusive, por isso é bom saber jogar com mais de um personagem, por mais que você dê preferência para um.

Esse também é um aspecto que se adquire mais com a prática e o entendimento dos tipos de suportes (falamos mais disso no nosso conteúdo com dicas para suporte LoL). Mesmo assim, te daremos mais uma colher de chá com a lista abaixo:

  • Caitlyn e Morgana
  • Karthus e Pyke
  • Lucian e Braum
  • Orianna e Malphite
  • Renekton e Elise
  • Twisted Fate e Shen
  • Rengar e Ivern
  • Twitch e Lulu
  • Yasuo e Zac

Essas duplas acima são duos bem populares e fortes, com uma sinergia que potencializa a partida. 

3- Combinações

A orientação anterior é tão importante que se expande. Além de pensar sobre a sinergia e potencialização entre o seu suporte e o seu ADC, é legal refletir também sobre os adversários. Dependendo da dupla que tiver, já dá para ter uma ideia do tipo de jogo dele.

Assim, você consegue tomar os melhores caminhos na partida para enfrentar seus inimigos. Afinal, você já o conhece e sabe se eles são mais fortes ou não que vocês enquanto a dinâmica.

Para essa análise ser feita, é importante saber sobre os pontos fortes e pontos fracos do campeão que está enfrentando. Quando na partida ele amplia e qual seu calcanhar de aquiles.

Para isso, sites como o OP.GG ou o Mobalytics, apresentam dados interessantes. Você pode pesquisar o campeão que você normalmente usa e ver no ranking quais personagens ele perde e quais ele ganha.

Por lá também é possível ver com quais ADC você se encaixa melhor. Facilitando sua vida e sua leitura de jogo.

Leia Também: Como analisar partida LoL: campeões, farming, ganks e +

4- Etapas do jogo

Como melhorar de suporte LoL? Conhecendo o tempo do jogo, suas etapas de desenvolvimento e como usar a seu favor. Se liga:

  • Laning phase (ou Early Game ou Fase de Rotas): acaba quando algumas torres já foram derrubadas e começa a rolar team fights entre as equipes
  • Mid Game: acaba quando a maioria dos jogadores estão em um nível máximo ou próximo dele
  • Late Game: etapa final do jogo

Em cada momento há certos focos para as equipes. São conceitos simples, mas que ter consciência deles leva a uma melhoria prática. Saber cada etapa te ajuda a não se afobar, manter a cabeça fria e entender qual o momento certo para cada ação. 

5- Ward

Wardar é uma das grandes responsabilidades do sup. É por meio das wards que ele garante a visão do mapa para seus aliados, principalmente o ADC – mas não somente ele.

Mesmo que não seja apenas o suporte que consegue wardar, normalmente é ele quem foca nessa atividade. Portanto, saber wardar é algo como o fundamento para você ser um bom suporte, que amplia a visão do time e restringe a visão do inimigo.

No vídeo abaixo vemos o Daniel Marcon falando sobre o guia da ward avançada:

6- Roaming

Entender como funciona o roaming, qual o melhor momento de realizar e como colocar em prática é fundamental para quem quer saber como melhorar de suporte LoL. Vamos começar do começo.

Roaming nada mais é do que uma jogada na qual o suporte sai da sua rota para distribuir vantagens pelo mapa. Trata-se de uma estratégia arriscada e que precisa ser muito bem estruturada para não cometer erros.

Só que, quando faz de um modo assertivo, ela é bem potente e pode te garantir uma vitória. Segue abaixo um resumo do passo a passo:

Planejamento: 

O primeiro passo é planejar a jogada. Você precisa visualizar a jogada, encontrar brechas e estar em vantagem. Entendendo o momento certo. Lembre-se de não fazer isso quando seu ADC estiver extremamente vulnerável.

Tenha um objetivo nítido em sua cabeça antes de fazer e lembre-se de comunicar com sua equipe. Para funcionar o Roaming deve estar muito bem estruturado.

Execução:

Tudo está planejado e chegou a hora de agir. A execução do roaming, no geral, starta por meio de um reset na frente do oponente para ter vantagem de tempo e chegar antes dele.

Fazendo isso, o segundo passo é o de pressionar a sua própria rota. Faça um controle de wave, que explicamos mais sobre no artigo de como melhorar de ADC, e direcione os minions para a torre adversária.

A partir daí, é o momento de finalmente se movimentar e realizar o roaming. É, então, quando você vai para o outro ponto do mapa em que você quer finalizar seu objetivo inicialmente planejado.

Pontos de cautela:

Para o roaming funcionar você precisa ter os recursos necessários para, por exemplo, dar o reset antes do adversário. 

Outro ponto de atenção é que o seu campeão deve ser um de movimentos rápidos e, ressaltando o que já falamos, sua dupla não pode ficar vulnerável.

Na hora da execução, tenha a sua movimentação coordenada com a wave dos minions. Não adianta nada você fazer tudo isso e, ao chegar na outra rota, não estar com um cenário favorável para você.

Portanto, voltamos ao ponto inicial, tenha um planejamento afiado e uma boa leitura do jogo para conseguir fazer.

7- Jungler Tracking

Esse é um aspecto que ajuda em como melhorar de suporte LoL porque vai te fazer evitar ganks. O jungler tracking é quando você conseguir prever o que o caçador do oponente está fazendo, visualizando seus movimentos e prevendo suas emboscadas.

Dessa forma estamos falando de uma tática de jogo para não deixar que o Jungler adquira vantagem em cima de você. Para isso:

  • Identifique o estilo de jogo do Caçador inimigo: veja o Meta e veja os tipos de caçadores que estão em alta para conseguir sacar qual a mecânica dele.
  • Visão de mapa: voltamos aqui para a relevância das wards
  • Saber onde ele começou as jogadas: com o auxílio do top laner, caso você não consiga
  • Controle de rota de acordo com os movimentos do inimigo: ao prever o que ele está fazendo, lembre-se de controlar os minions para não cair nas ganks.

8- Estudo e prática

Para finalizar e dar conta de como melhorar de suporte LoL, estudo e prática é necessário. Sim, ambos precisam andar em conjunto, até porque de nada adianta só saber da teoria e não conseguir agir.

Só que, para certas táticas funcionarem ou você ver avanços reais no seu desempenho, é preciso treinar. Seja no modo treino, em partidas não ranqueadas ou em partidas para valer. Só se aprende a jogar, jogando. 

O vídeo abaixo do Prota Games mostra como fazer 1v9 jogando de Suporte. É uma boa para quem quer dicas de treinos:

A Mkt eSports conta com uma aba só de conteúdos de League of Legends. Se quiser visitar e conhecer mais, clique aqui. Agora, para fechar, vamos deixar aqui dois cursos bem recomendados. 

Essa é uma alternativa que provavelmente vai te ajudar a melhorar o desempenho no jogo de modo mais rápido. Só que ela demanda um maior investimento, então analise bem se cabe na sua realidade.

Gostou das dicas de como melhorar de suporte LoL?

Se tiver mais algum conselho de prática ou conhecimento que acha válido para suportes, deixe nos comentários. Aproveite que chegou até aqui e leia também sobre qual a função do ADC no LoL e como se tornar um bom ADC.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts