Vale a pena jogar LoL? Entenda o jogo e chegue à sua conclusão

Ouviu falar do jogo, mas quer saber se vale a pena jogar LoL? Aqui reunimos quatro pontos para você entender desde o que é o jogo, como funciona sua partida até como é sua presença nos eSports.

Dessa maneira você conhece mais detalhes deste título extremamente famoso da Riot Games. Para ter uma ideia, ele tem até uma das séries de games mais famosas, a estourada Arcane.

Para te ajudar a definir se para você vale a pena jogar LoL, segue as questões que abordamos aqui:

  • O que é o jogo
  • Como funciona a partida
  • Como é a comunidade
  • Presença no eSports
  • Conclusão: vale a pena jogar LoL?

Se você quiser saber sobre o jogo da forma mais detalhada possível, sugerimos que confira o guia completo sobre League of Legends. Nele há todas as informações e ainda um FAQ, atendendo tanto pessoas que nunca ouviram falar à quem já joga.

Então, bora logo descobrir se vamos jogar ou não!

O que é o jogo?

League of Legends é um MOBA gratuito para PC com mais de 100 campeões com diferentes habilidades, itens e história. Trata-se de um jogo online e estratégico, repleto de possibilidades para você explorar e adaptar a sua maneira.

Lançado em 2006, LoL é inspirado em DotA e traz muitos aspectos da sua referência na sua gameplay. Falaremos mais no próximo tópico sobre como ela funciona na prática.

Além de LoL, você também encontra outros jogos desse universo que foram produzidos pela Riot Games. São eles:

  • Wild Rift (é um LoL para mobile, boa opção para quem não possui PC gamer)
  • Legends of Runeterra (um cardgame do League of Legends)
  • Teamfight Tactics (um autochess também do universo)

Então, já deu para perceber que trata-se de um jogo expandido, com um universo que cabe ser explorado de diversas formas. Tudo isso graças à sua quantidade de campeões que contam com características e lores distintas.

Portanto, se você curte games com boas histórias, provavelmente vai achar que vale a pena jogar LoL.

Como funciona a partida?

Sua partida é uma disputa entre duas equipes, com cinco integrantes em cada. Dessa forma, podemos dizer que é um 5v5 em um mapa com quatro rotas diferentes (bot, top, lane e jungle).

Fonte/Reprodução: Fragster

Seu objetivo principal é avançar e derrotar o nexus do inimigo. O Nexus é um cristal que está no centro da base adversária, sendo então uma tarefa que exige muita estratégia e habilidade para cumprir.

Além do objetivo principal, ao longo da partida há diversos desafios que rendem recompensas fortes no jogo. Como por exemplo, derrotar o barão e outros monstros neutros da Jungle.

Por fim, é importante conhecer o personagem que você escolher e também ter uma ideia dos adversários. Saber suas funções dá uma boa visão da partida, gerando assim uma estratégia que te auxilia em melhores resultados.

LoL é um jogo com muitos detalhes e informações, então podemos dizer que é complexo e que provavelmente você não pegará de primeira. A boa notícia é que há muito conteúdo na internet que te ajuda a melhorar nele.

Aqui na Mkt eSports mesmo temos uma aba voltada só para League of Legends. Além disso, indicamos que você passe no nosso conteúdo sobre como aprender a jogar LoL, que vai te dar um direcionamento de por onde começar.

Por fim, vale dizer que você inicia jogando em partidas não ranqueadas, até chegar no lvl 30. Isso te ajuda a chegar mais preparado ou preparada para as mais competitivas.

Também há um sistema de pareamento do game que é dado pelos elos. Assim as partidas não ficam tão desequilibradas e te ajuda a ir subindo gradativamente.

Como é a comunidade?

Esse é um dos pontos complexos de LoL. Sua comunidade é bem movimentada, tendo até 3,5 milhões de usuários ativos diariamente, segundo WebTribunal. Isso é positivo no sentido de sempre ter pessoas para jogar, mas negativo pela fama de ser um público tóxico.

A Riot Games tenta ter um controle melhor nesse aspecto, com a possibilidade de report. Só que mesmo assim, o chat do jogo continua com bastante troca de mensagens de ódio, além de desrespeitos com outros jogadores.

Isso é um ponto negativo para a maioria das pessoas. Alternativas para lidar com essa problemática é mutar o chat ou então combinar com uma galera que você já conhece para jogar em equipe.

Assim você evita passar por situações chatas e inconvenientes com trolls e haters. Por fim, vale ressaltar que, apesar de ter uma parcela do público tóxica, há pessoas bacanas que também jogam.

Afinal, são muitas pessoas que gostam de LoL. Então também é possível encontrar pessoas legais nas partidas e acabar fazendo novas amizades.

Presença no eSports

Para fechar a análise se vale a pena jogar LoL, é importante passar pela participação do game no eSports. Para ter uma ideia, o jogo já premiou mais de $93 milhões e está em quarto lugar no ranking de jogos que mais premiaram, segundo o eSports Earnings.

League of Legends conta com campeonatos já estruturados, além de ter grandes equipes na cena nacional e internacional. Inclusive, se tiver interesse, pode conferir nossas listas com os melhores times de LoL do Brasil e a de melhores times de LoL do mundo.

Há muitos torcedores e pessoas que acompanham o jogo. O último evento presencial do CbLoL foi em 2019 e contou com mais de 9 mil pessoas na Arena, além de 300 mil espectadores simultâneos, segundo The Enemy.

Quanto ao período em isolamento, o torneio bateu uma audiência de quase 400 mil em 2020. Ou seja, bastante gente acompanhando os jogos.

Se você é do tipo que gosta de acompanhar jogos e eSports, vai gostar de conhecer mais a cena de LoL. Sendo um dos pioneiros nesse movimento para os esportes de games.

Conclusão: vale a pena jogar LoL?

Essa resposta é muito pessoal, tudo depende do que você curte jogar ou não. De modo geral, podemos dizer que sim, vale a pena jogar LoL. É um game divertido, consolidado, com muita estratégia e gratuito para jogar (além de não ser pay-to-win).

Então, se estiver com curiosidade e vontade de conhecer mais, vale a pena jogar LoL. Só que é importante ter em mente as seguintes características do jogo:

  • É em equipe
  • É estratégico
  • Demanda um certo empenho para se desenvolver mais nele
  • As partidas duram, em média, 30 minutos
  • É um MOBA

Sem contar que vale refletir sobre o ponto complexo quanto a comunidade do jogo. Veja se isso é algo que você acha que consegue relevar mutando ou jogando em galera, ou se é algo que vai te estressar mais do que qualquer outra coisa.

No fim das contas você só vai saber se gosta mesmo do jogo quando testar na prática. Por isso, ressaltamos o conselho de você baixar e ver o que acha 😉

E aí, acha que vale a pena jogar LoL?

Conta para a gente sua conclusão nos comentários. Lembrando que se quiser saber mais informações do jogo para tomar uma decisão, confira o guia completo sobre League of Legends. Ele vai te ajudar bastante.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts