[Polêmica] Free Fire Vs Fortnite: Qual o melhor Battle Royale?

Entre Free Fire Vs Fortnite, qual será o Battle Royale que sai na frente? É isso que vamos descobrir no post de hoje.

Se você é fã desse gênero, provavelmente já ouviu falar sobre esses dois games, certo? Caso não é porque deve ser de outro planeta.

Brincadeiras a parte, ambos títulos são muito famosos e presentes na cena dos jogos. Cada um com a sua proposta e com suas diferenças, mas sendo os dois bem divertidos e queridos pelo público.

Por isso hoje trazemos essa polêmica, esse embate de gigantes. A ideia é definir qual é melhor, Free Fire ou Fortnite

Teremos a comparação entre os seguintes pontos para chegar no resultado de Free Fire Vs Fortnite:

  • História
  • Plataformas
  • Jogabilidade
  • Gráficos
  • Personagens
  • Mapas
  • Modos de jogo
  • Comunidade
  • eSports

Foram muitos pontos analisados nessa disputa entre Free Fire Vs Fortnite, né? Então para visualizar um resumão prévio é só conferir esse infográfico:

Logicamente, o resultado que tiver aqui não é lei hehehe. É apenas uma base para iniciar o debate sobre qual melhor Free Fire ou Fortnite. A caixa de comentários no final está aberta e sua opinião é muito bem vinda 😉

Para o resultado dessa batalha, teremos no final uma imagem com um resumo de quem é melhor em que. Mostrando quem é o grande campeão entre Free Fire Vs Fortnite.

E aí, em quem você aposta, Free Fire ou Fortnite? Bora descobrir juntos agora mesmo!

Leia Também: [Polêmica] Qual é melhor Fortnite ou PUBG? Confira nosso comparativo!

Free Fire Vs Fortnite: Comparativo

1- História

Vamos começar nossa análise de Free Fire Vs Fortnite com a história. Nada melhor do que a bagagem de cada um para dar início as comparações. 

Então se você já se perguntou qual jogo foi lançado primeiro Free Fire ou Fortnite, a resposta é: o título da Epic Games. 

Fortnite, um dos carros chefe da produtora, foi apresentado pela primeira vez em 2011. Depois de diversas alterações, finalmente saiu do forno para o público em julho de 2017. 

Surgiu como “acesso antecipado”, o que queria dizer que ainda estava em desenvolvimento. Ele só saiu dessa colocação recentemente em junho de 2020.

No vídeo abaixo temos uma trajetória com todas as evoluções do game, que conta desde a versão apresentada lá em 2011:

Já Free Fire, título da Garena, foi lançado em setembro de 2017. Desde então o game vem adquirindo mais e mais sucesso e hoje em dia é o maior jogo móvel no Brasil.

Em pouco tempo conseguiu esse posto de respeito, tido para muitos como uma das melhores adaptações de Battle Royale para smartphone. Esse crescimento vem do fato de ser bem leve e acessível para a maioria dos celulares.

Bom, os dois jogos já estão no mercado há um tempo. Mesmo assim, quem leva essa é o jogo da Epic. Afinal, a resposta de qual jogo foi lançado primeiro Free Fire ou Fortnite é ele.

Leia Também:  6 segredos de como ganhar dinheiro com Free Fire

2- Plataformas

Em segundo lugar na comparação de Free Fire Vs Fortnite vamos para as plataformas que rodam os games.

A proposta da Garena é ter mais acessibilidade para variadas pessoas, por isso o jogo é focado para celular. Ele roda nos smartphones mais leves para que a maior parte das pessoas possam jogar.

Os requisitos mínimos que seu mobile precisa ter são:

Android

  • Android 4.0 ou Ice Cream
  • 1Gb de memória RAM
  • 600Mb de armazenamento disponível
  • Processador Intel Quad-Core

iOS

  • Sistema operacional iOS 8.0
  • 1 Gb de memória RAM
  • 600 Mb de armazenamento disponível

É possível jogar também no PC com o uso de emuladores. Só que essa não é a forma oficial da Garena.

Fortnite você joga nos seguintes dispositivos:

  • Playstation 4
  • Xbox One
  • Nintendo Switch
  • Android
  • iOS
  • Microsoft Windows
  • Mac OS Classic

Por ser viável de jogar em mais de uma plataforma, consideramos que Fortnite é melhor que Free Fire nesse quesito. Isso por causa da complexidade de desenvolver o game para diversos ambientes dessa forma.

Porém, se compararmos Free Fire Vs Fortnite Mobile, aí teríamos o game da Garena como campeão. Por ser completamente voltado para smartphone, ele ganha em otimização para essa plataforma.

Leia Também: [Passo a Passo] Como jogar Free Fire pelo PC

3- Jogabilidade

A disputa entre Free Fire Vs Fortnite é bastante acirrada de um modo geral, mas nesse ponto em específico é mais complicado. Ambos games possuem uma boa jogabilidade, bastante intuitiva e característica dos Battle Royale.

A lógica central é a mesma nos dois games: os jogadores caem em um mapa com diversos adversários e precisam buscar por loots com armamentos e itens. Depois disso, o foco fica em sobreviver até o final da partida, eliminando os inimigos e se defendendo.

Apesar disso, há algumas diferenças específicas entre os títulos:

  • Em Fortnite são 100 jogadores no mapa, com partidas que duram até 20 minutos
  • Em Free Fire são 50 jogadores, diminuindo o tempo da partida para até 10 minutos

Quanto a questão de mira e de visão, os dois jogos são parecidos. Ambos são em terceira pessoa e são bem intuitivos. Também são personalizáveis para que você deixe o controle da forma que se sentir mais confortável.

Free Fire conta com a opção de jogo em primeira pessoa também, sendo versátil nesse ponto.

A grande diferença está em um elemento a mais do Fortnite. Nele você consegue fazer construções com recursos que captar durante o jogo. Elas podem ser de madeira, pedra ou ferro.

Isso demanda um domínio maior e mais estratégico na hora de jogar, afinal não basta apenas saber atirar. Você precisa construir de forma criativa e usar esse recurso a seu favor.

Devido a esse ponto de maior complexidade e que traz mais possibilidades de jogabilidade, Fortnite também levará essa. 

Mas vamos deixar claro aqui que esse é um critério que varia e que vai do seu gosto pessoal. Se você busca um game mais prático, rápido e com uma jogabilidade menos desafiadora, talvez prefira ir de Free Fire 🙂

Se você já joga um dos games, conhece sua jogabilidade e quer melhorar sua gameplay, vale conferir os dois links abaixo:

Leia Também: Aprenda como construir rápido no Fortnite! PC e Console!

4- Gráficos

Ambos títulos possuem bons gráficos, mas o que é melhor: Free Fire ou Fortnite? Primeiro vamos apresentar as principais diferenças entre eles e depois chegar na resposta.

Fornite conta com gráficos bastante caprichados e um estilo bem interessante, mais cartunesco. Sim, é um game com muitas cores e que lembra até uma HQ, o que trouxe bastante sucesso ao público mais jovem.

Em contrapartida, Free Fire chega com a proposta de ter um gráfico mais realista. Logicamente, por se tratar de um game mobile que visa ser mais democrático e rodar em mais smartphones, precisava ser mais leve.

Devido a isso, conta com gráficos piores do que do Fortnite. É algo alinhado com o objetivo do jogo, mas se esse for um critério muito relevante para você, com certeza irá preferir Fortnite.

Pensando nisso, podemos dizer que Fortnite é melhor que Free Fire também nesse critério.

Leia Também: [Lista] Site para treinar mira no Fortnite. 9 nomes + 2 extras

5- Personagens

Mais um ponto bem importante para se avaliar quando queremos saber o que é melhor Free Fire ou Fortnite. Entender as diferenças entre os personagens de cada jogo te ajuda a decidir qual o game que mais combina com você.

Em Fortnite, os personagens não possuem um grande destaque. Eles mudam de acordo com a temporada e não contam com habilidades diferentes.

Já no game da Garena, cada personagem tem sua característica específica. Sendo então essencial que você conheça os prós e contras de cada um para escolher o melhor para sua estratégia.

Isso dá mais possibilidades e torna a escolha dos personagens com um papel mais relevante no game. Portanto, Free Fire é melhor que Fortnite nesse quesito.

Leia Também: Notora no Free Fire: conheça a personagem e aprenda a jogar

6- Mapas

E aí, quem será que leva na batalha entre os mapas de Free Fire Vs Fortnite? Bom, vamos lá.

Free Fire conta com dois mapas disponíveis, o Bermuda e Purgatório. Isso traz uma variedade maior para você explorar e conhecer. Dando dois mundos diferentes para você decidir o melhor.

O título da Epic Games tem apenas um mapa, mas ele é bem maior que os de Free Fire. Demanda bastante estudo e exploração para que você o domine de fato.

Por ter dois mapas diferentes e cada um apresentar uma característica e universo diferente, contamos que Free Fire é melhor que Fortnite também nessa.

Mas, assim como a jogabilidade, esse é um ponto que varia muito de acordo com o que cada jogador prefere. Talvez você ache melhor de desenvolver em um game que conta com um grande cenário apenas. 

Se esse for o caso, provavelmente você irá preferir Fortnite hehe

Leia Também: [Dicas] Como ser Pro Player no Fortnite. Domine o game agora

7- Modos de jogo

Mais uma acirrada na batalha Free Fire Vs Fortnite. Os modos de jogo dos dois títulos possuem atualizações e diversifica, de tempos em tempos, mas trazemos aqui os principais de cada.

A partida de ambos conta com as opções clássicas de SOLO, DUO e SQUAD. Isso já é um ponto bem positivo para os dois, que trazem uma variedade divertida.

Agora, para além disso, em Fortnite contamos com os seguintes modos:

  • Battle Royale
  • Festa Royale
  • Modo Criativo
  • Salve o Mundo

Já em Free Fire temos:

  • Modo Clássico
  • Ranqueada
  • Counter Squad

Mesmo com os dois buscando sempre inovar e atender pedidos do público, no Free Fire Vs Fortnite quanto aos modos de jogo, quem ganha é o da Epic. Por pouco, mas é o que tem mais opções e que começou a trazer diferentes modos de jogo primeiro.

Além disso, Fortnite conta com eventos bem famosos em cada temporada, o que é bem atrativo para o público. Por exemplo o DJ Marshmello já fez um show por lá. O rapper Travis Scott também já teve sua aparição, você confere abaixo:

Isso não é exatamente um modo de jogo, mas é um plus que o título traz para seus jogadores.

Leia Também: [Lista] Conheça os 11 principais itens raros do Free Fire

8- Comunidade

Essa também é páreo duro na disputa de Free Fire Vs Fortnite, os dois jogos contam com uma comunidade bastante forte e presente. Com alguns números bem representativos.

Por exemplo, quando diz respeito ao número de jogadores temos a marca de 200 milhões batidas por Fortnite. Já Free Fire conseguiu atingir o número de 80 milhões de jogadores ativos diariamente. 

Se você quer saber qual o jogo mais jogado Free Fire ou Fortnite, essa é uma questão complicada. O game da Epic não divulga dados atualizados de quantos usuários ainda possui.

Felizmente para analisar a comunidade é possível ir além de apenas quantidade. O envolvimento dos seus usuários também é um indicador muito potente da sua força.

Para esse critério, vale dizer que Fortnite bateu recorde de visualização na Twitch com seu evento “The Device”. Foram 8,4 milhões de pessoas assistindo na plataforma, com 12 milhões de jogadores no game. Muita gente, né? 

Já Free Fire apareceu, junto com Minecraft, como um dos jogos mais populares no YouTube Brasil em 2019. Mostrando como a comunidade nacional está bem engajada nos conteúdos produzidos.

Esses números expressivos são bons parâmetros para se ter uma noção de como a comunidade é engajada e presente, consumindo conteúdos. Também indica que temos bastante criadores de conteúdo que alimentam esse público.

Levando em conta que ambos são bem representados, é justo indicar um empate nesse quesito. Visto que esses e outros dados impressionantes revelam uma comunidade forte nos dois jogos.

Leia Também: [Custo/Benefício] Escolhendo o melhor PC Gamer para Fortnite

9- eSports

Ambos são presentes no cenário de eSports, o que torna tanto Free Fire quanto Fortnite belas opções para quem adora acompanhar o competitivo.

Segundo o eSports Earnings Fortnite está em terceiro lugar na lista de games que mais premiaram. Foram $99,319,711.35 com 671 torneios.Free Fire aparece em 67º posição tendo $1,006,392.23 com 14 torneios.

Não precisamos nem explicar o motivo de Fortnite ganhar essa, né? Mas vamos combinar que Free Fire também conta com uma grana boa nos campeonatos, sendo um prato cheio para quem quiser seguir no profissional.

Se esse for o seu caso, os seguintes cursos provavelmente irão te ajudar na caminhada para melhorar o desempenho nos jogos:

Leia Também: Como ser um Pro Player no Free Fire. TUDO para ser profissa

Conclusão: Qual é melhor Free Fire ou Fortnite?

Como podemos ver, o título da Epic Games é o grande campeão na disputa de Free Fire Vs Fortnite. Apesar disso, vale lembrar que na verdade os dois jogos são ótimos Battle Royale para se conhecer.

Portanto, é interessante que você jogue os dois para chegar também na sua própria conclusão. Jogo é muito questão de gosto, por isso tudo depende do que você curte. No fim das contas o melhor Battle Royale é aquele onde você se diverte mais 😀

Leia Também: Lista dos melhores cursos de Free Fire

Conta para gente qual seu preferido na disputa Free Fire Vs Fortnite!

Aproveite os comentários para dizer as suas impressões sobre os jogos e qual o seu favorito. A gente só começou o debate, agora é hora de você continuar deixando sua opinião 😉

Agora não esqueça de conferir nosso post comparativo entre PUBG Mobile ou Free Fire. Essa é para os fãs de games móveis, nele analisamos qual o melhor Battle Royale para celular.

Além disso, para quem é fã desses jogos, vale dar uma olhada nesses dois cursos:

Eles irão te ajudar a melhorar nos games, sendo uma boa para quem quer subir de nível 😀

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts