[Lista] Melhores programas para criar jogos. Essenciais para devs

É um developer e quer conhecer quais são os melhores programas para criar jogos? Reunimos nessa lista softwares que vão desde nível iniciante ao expert.

O mercado de games tem crescido bastante. Segundo a Newzoo 2020 teve $174,9 bilhões de arrecadação. Então se você sempre sonhou em transformar os jogos em uma carreira profissional, a melhor hora é agora.

Para te ajudar nesse rumo, trouxemos os melhores programas para criar jogos. São eles:

  • Unity
  • GameMaker
  • RPG Maker
  • Construct 2
  • GameSalad
  • Unreal
  • MakeHuman
  • ZBrush
  • ToonBoom
  • Trello
  • Mindmeister

Como pode perceber, esses melhores aplicativos para criar jogos abrangem diversas áreas. Desde o desenvolvimento em si, até criação de personagem e auxílio na produtividade.

Bem completo, né? São realmente os melhores programas para fazer jogos. Vale conferir a lista até o final para conhecer todos.

Então continua com a gente e vamos logo saber mais sobre os melhores programas de criar jogos.

Leia Também: [Lista] Curso para criar jogos. Realize seu sonho.

Melhores programas para criar jogos

Engines

Unity

Fonte/Reprodução: Unity

O primeiro da nossa lista é a Unity, tida por muitos como o melhor programa para criar jogos. Essa engine famosa é muito indicada para iniciantes, intermediários e até experts na área.

Com ela você consegue desenvolver games tanto 2D quanto 3D. Só é importante que você entenda pelo menos um pouco de programação para dominar bem a ferramenta.

Para conhecer a Unity basta clicar aqui. Se você já conhece, mas não teve facilidade para mexer, confira o curso da Danki Code. Nele você aprende sobre as principais engines do mercado.

Leia Também: Como escolher a melhor linguagem de programação para jogos

GameMaker 2

Fonte/Reprodução: Wikipédia

Esse é um dos melhores programas para criar jogos 2D. O GameMaker 2 é muito interessante para iniciantes da área.

Você tem uma facilidade maior para transferir as animações, fontes e modelos. Isso é bem favorável para desenvolver seu jogo com mais liberdade.

Suas manipulações são feitas com um arrastar e soltar que simplifica bastante o processo. Para conhecer mais do programa clique aqui.

Leia Também: [Passo a Passo] Aprenda todo o processo de como criar jogos

RPG Maker

Fonte/Reprodução: RPG Maker

É um dos melhores aplicativos para criar jogos de RPG, principalmente se você estiver começando agora. O RPG Maker conta com uma diversidade de ferramentas para você desenvolver seu game sem necessariamente precisar saber de programação.

Você consegue fazer praticamente tudo nessa engine. Desde cutscenes à diálogos, além de poder elaborar o cenário e ambientação. É possível criar sua aventura completa nele.

Bateu interesse? Então confira mais sobre o RPG Maker clicando aqui.

Leia Também: Leia antes de comprar: Danki Code Games vale a pena?

Construct 

Fonte/Reprodução: Construct

Construct  é bastante popular no cenário dos jogos indie. É um dos melhores programas para fazer jogos para quem é iniciante, também conta com o funcionamento de arrastar e soltar.

Não é necessário saber linguagem de programação e possui diversos conteúdos disponíveis dentro da ferramenta. Como por exemplo áudios e elementos visuais.

Isso facilita muito a sua vida, ainda mais se for seu primeiro projeto. Caso queira ver mais do Construct, acesse o site.

Leia Também: [Lista] 7+2 jogos indie brasileiros que você precisa jogar!

GameSalad

Fonte/Reprodução: MacMagazine

Mais um dos melhores programas de criar jogos para quem é iniciante. O GameSalad também conta com a lógica de arrastar/soltar, fazendo com que seja possível criar um jogo rapidamente.

Dependendo do que for, você consegue desenvolver em até uma hora. Além disso, com essa engine você pode publicar o jogo em diversas plataformas diferentes depois.

Bem famosa, é uma ótima opção para quem está começando agora. Se você se encaixa nesse perfil, clique aqui.

Leia Também: [Guia] Como criar um jogo para celular. 8 passos necessários

Unreal

Fonte/Reprodução: HTS

A última engine da lista de melhores programas para criar jogos é a Unreal. Plataforma que está cada vez mais popular, é possível desenvolver games até 3D.

Indicada para desenvolvedores de todos os níveis, é possível criar literalmente o que você quiser nela. Tudo isso gratuitamente, já que foi liberada pela Epic Games.

Seja um game simples 2D ou algo complexo em 3D com muitos detalhes.  Se quiser aprender a como mexer na ferramenta, vale conhecer o curso da Danki Code Games

Para mais informações sobre a Unreal, clique aqui.

Leia Também: [DICAS] Como conseguir seguidores na Twitch

Criação de Personagens

MakeHuman

Fonte/Reprodução: TI Open

Criar personagens é uma etapa essencial na hora de desenvolver jogos, então vale conhecer alguns programas que podem te ajudar. O primeiro da lista é o MakeHuman, um software Open Source que te auxilia na criação de personagens 3D.

Ele é bem versátil e te dá liberdade para adaptar e deixar o humanóide ainda mais realista. No vídeo abaixo você confere um tutorial básico de como mexer no programa:

Curtiu? Conheça mais desse que é um dos melhores programas para criar jogos clicando aqui.

Leia Também: Ideias de jogos para criar. Sua inspiração está aqui!

ZBrush

Fonte/Reprodução: ZBrush Guides

O ZBrush é um dos melhores programas para criar jogos, principalmente se você for mais focado no game design. Nele você consegue modelar e texturizar seu personagem, deixando do jeito que desejar.

Perfeito também para pinturas digitais, te dando uma boa liberdade na sua criação. No vídeo abaixo mostra um passo a passo da criação de um personagem 3D no ZBrush:

Para ver mais sobre o ZBrush, clique aqui.

Leia Também: Claro Gaming vale a pena? [leia antes de comprar]

ToonBoom Harmony

Fonte/Reprodução: ToonBoom

O queridinho da galera que curte uma animação 2D. Com uma interface intuitiva e muitas ferramentas, o ToonBoom Harmony é um dos melhores programas para criar jogos.

Usado tanto por iniciantes quanto por experts de grandes estúdios. O ToonBoom Harmony com certeza é uma opção para quem precisa criar assets para os videogames.

No vídeo abaixo temos os primeiros passos para quem quer começar com esse software:

Para conhecer mais dele, clique aqui.

Leia Também: Como aprender a criar jogos: dicas para viver o seu sonho AGORA

Produtividade

Trello

Fonte/Reprodução: SECNET

Por último, mas não menos importante, chegamos com dicas de melhores programas para produtividade na criação de jogos. O primeiro é o famoso Trello.

Com esse aplicativo você consegue organizar suas demandas em um checklist. Com a criação de cards e boards você tem um mapa visual do que deve fazer, ajudando no seu planejamento.

Isso é de grande ajuda na sua produtividade para que você não fique perdido no meio de tudo o que deve resolver. A organização é essencial para qualquer desenvolvedor conseguir chegar ao final de um projeto.

Para acessar o Trello, clique aqui.

Leia Também: [Lista] Melhores DNS para games. Acabe com o LAG

Mindmeister

Fonte/Reprodução: Mindmeister

O Mindmeister é uma alternativa completa e muito interessante para qualquer projeto criativo. Se trata de um mapa mental que você pode usar para:

  • Brainstorming
  • Anotações
  • Planejamento de projetos

Com uma organização visual boa, tudo fica mais claro e fácil durante o processo criativo. Por isso o Mindmeister é também um dos melhores programas para criar jogos e não podia faltar na lista.

Para conhecê-lo, basta acessar o site.

Leia Também: [LISTA] Melhores jogos indie – Games que são verdadeiras obras de arte

O que achou da nossa lista de melhores programas para criar jogos?

Tem mais alguma indicação? Deixe nos comentários, quem sabe você estará ajudando outro profissional da área? 😉

Aproveita que chegou até aqui e confira nossas dicas para criar jogos. Selecionamos os principais aspectos que você deve ficar atento durante o desenvolvimento do projeto.

Caso você esteja procurando algum curso para criar jogos, confira o Curso de Desenvolvimento de Games Completo da Danki Code. Nele você aprende tudo o que precisa para começar sua carreira nesse setor!

Comente Abaixo
Total
0
Shares