Como fazer Pixel Art? Por onde começo? Existem cursos?

Um guia completo e prático sobre como fazer Pixel Art. O objetivo é que você saia desse conteúdo sabendo exatamente quais passos deve dar para dar conta de como começar a fazer Pixel Art, seguindo para se aprofundar nessa área.

Logicamente, trata-se de um tema complexo e bastante extenso, então a ideia é te nortear com informações introdutórias. Ainda deixaremos algumas dicas de cursos e conteúdos que você pode consumir para seguir se aprofundando.

É realmente um guia completo de como fazer Pixel Art. Não acredita? Se liga então por quais tópicos passaremos:

  • O que é Pixel Art
  • Como começar a fazer Pixel Art
  • Principais games com Pixel Art

Descubra o que é Game Design, o que faz e como se tornar um! Tudo o que você precisa saber nesse conteúdo.

Agora, vamos ao que interessa! Começando bem do começo.

O que é Pixel Art

Em tradução literal, arte com pixels. Ok, e o que são os pixels? São os blocos de informações gráficas que formam as imagens que vemos em nossas telas. Então a Pixel Art é uma arte feita com esses blocos. A figura abaixo ilustra o que estamos falando:

Fonte/Reprodução: Science Buddy

Com o alto desenvolvimento das tecnologias, esses blocos acabam ficando imperceptíveis na nossa visão. Tudo isso graças à capacidade de resolução dos hardwares que temos.

Ainda assim, a Pixel Art é um nicho forte dado o saudosismo de muitas pessoas. Ela está relacionada a toda uma estética retrô ou vintage, principalmente no que diz respeito aos jogos.

Afinal, os games pixelados remetem aos princípios do universo dos jogos. Para ter uma ideia, dá uma olhada nessa linha do tempo do Mário abaixo:

Fonte/Reprodução: Yum Yum Matt

Atualmente essa estética é bem presente e forte no nicho independente. Alguns dos melhores jogos indies usam dela para sua construção visual. Citaremos alguns exemplos em alguns tópicos mais a frente.

Se você ainda tiver algumas dúvidas sobre o que é Pixel Art, temos um conteúdo completo respondendo essa questão. Vale a pena conferir.

Como começar a fazer Pixel Art

Ok, já introduzimos sobre o que é Pixel Art, agora vamos falar sobre quais são os primeiros passos que você deve dar para começar a se especializar nesse estilo. Assim você sai do conteúdo direto para seus primeiros passos.

1- Busque referências

O primeiro de tudo é se inspirar em artistas e artes desse estilo. Assim você começa a familiarizar o seu olhar e vai consolidando seu senso estético, descobrindo o que você curte e o que não.

Referências e inspiração são tudo para qualquer tipo de atividade criativa. Elas nos levam a ter insights e nos ajudam a ter mais ideia do que é e do que não é possível de se fazer. 

Para buscar por refs, você pode acessar sites como o Behance. Nele diversos artistas postam seus projetos, então é bem interessante.

Além disso, vale conferir alguns nomes que já são bem conhecidos no nicho. Como por exemplo:

2- Consuma conteúdos

Em conjunto com a busca de referências, é hora de buscar por conteúdos do nicho. Isso te ajuda a ampliar seus conhecimentos, entendendo melhor como funciona a produção da Pixel Art.

A internet é uma grande biblioteca aberta. Nela você consegue encontrar diversos materiais interessantes voltados para diversos temas. Abaixo listamos alguns sites e fóruns que são focados na arte pixelada:

3- Troque figurinhas com artistas

Esse tópico é a união dos dois anteriores. Assim que você encontrar referências e consumir conteúdos, é hora de trocar algumas figurinhas com artistas que você conhece e admira o trampo. Alguns podem ser bem acessíveis e ficar felizes em te ajudar.

Quando você começar a consumir os conteúdos e estudar, provavelmente vai surgir algumas dúvidas. Nessas horas é que as interações podem ser úteis.

Conforme você for se aprimorando, é possível também ajudar outros artistas. Criar essa rede de apoio prático é bem interessante para crescer e trocar aprendizados. Sem contar que pode ser um tipo de network também, certo?

Use e abuse das redes sociais e fóruns (como os que já listamos acima) nessas horas. Veja tais plataformas como ferramentas interessantes para começar a fazer Pixel Art.

4- Pratique

O que falamos até agora eram dicas mais voltadas para o campo da teoria. Só não se esqueça da prática! Compreender no campo das ideias o que precisa fazer para começar a criar suas artes é uma coisa, colocar em prática é outra (e é tão importante quanto).

Dessa forma você se familiariza com os programas necessários, suas mecânicas e como usar. Quanto mais você for praticando, mais íntimo fica do estilo e mais bagagem adquire.

O resultado? Maior liberdade nas suas criações, te ajudando a se tornar um verdadeiro artista dominador de pixels.

Leia Também: Faculdade de jogos digitais vale a pena? Descubra agora!

5- Faça cursos e aprimore suas habilidades

Por fim, fazer alguns cursos é um caminho interessante para facilitar sua jornada. Eles auxiliam de modo mais direcionado, sendo uma boa orientação do que precisa estudar e praticar.

Conforme você for estudando e conhecendo mais, irá se deparar com algumas técnicas específicas e ter dificuldades com as mesmas. Os cursos também são boas opções nesses momentos, ajudando a aprimorar suas habilidades e te dando maior autonomia.

Seguem abaixo algumas sugestões de cursos de Pixel Art:

Principais games com Pixel Art

Agora, para você conhecer e também adicionar a sua lista de refs, seguem os nomes dos principais games com Pixel Art da atualidade:

Muitos são jogos indie, sendo então um nicho de mercado bem interessante para quem quer se especializar nesse estilo.

Leia Também: Como escolher entre os cursos de desenvolvimento de jogos? Dicas!

E aí, conseguiu entender como fazer Pixel Art?

Salve a página nos favoritos para retornar sempre que precisar. Aproveita que chegou até aqui e leia também nosso conteúdo sobre os melhores cursos de Pixel Art do Brasil para você conhecer.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts