[Lista] 8 Jogos para criar jogos. Crie suas próprias aventuras

Uma lista completa com 8 jogos para criar jogos, com eles você pode fazer seu próprio game e história. Ótimas opções para quem quer iniciar a ter uma noção melhor de como faz para desenvolver um game.

O mercado de games está em ascensão, entre 2020 e 2021 cresceu em 12%. Em contrapartida, falta mão de obra especializada na indústria brasileira, sendo então uma boa oportunidade para quem curte esse meio.

Só que antes de decidir se entra mesmo nele, você pode testar para ver se curte mesmo. Nesse sentido, conferir opções de jogos para criar jogos pode ser um início para você sentir como funciona.

Se curtir mesmo, pode começar a aprofundar os estudos e ir mais além nesse meio. É uma alternativa lúdica para quem quer conhecer.

E na nossa lista de jogos para criar jogos, trazemos:

  • Roblox
  • Minecraft
  • RPG Maker MV
  • Dreams
  • Super Mario Maker 2
  • GTA
  • Game Builder Garage
  • Visual Novel Maker

Já conhecia algum desses? Se souber de mais algum nome, não deixe de colocar nos comentários.

Agora, vamos jogar!

Jogos para criar jogos

1- Roblox

Fonte/Reprodução: Google Play

O primeiro da lista de jogos para criar jogos é o Roblox. Talvez você já tenha ouvido falar dele, trata-se de um game com uma comunidade de mais de 32 milhões de usuários onlines diariamente. Ou seja, um sucesso.

Ele é um sandbox, um tipo de mundo aberto que serve como plataforma para os gamers criarem seus próprios mapas e jogos. Para te auxiliar no processo ele traz o Roblox Studio, que possibilita o desenvolvimento dos games.

Com tanto movimento, ainda dá para conseguir uma renda. Se seu mapa fizer sucesso, pode ser que outros usuários paguem para ter acesso premium ou por ítens dele.

2- Minecraft

Fonte/Reprodução: Bando de quadrados

Mais um sucesso e que provavelmente você conhece. Para você ter uma ideia do tamanho de Minecraft, o jogo foi adquirido pela Microsoft em 2014 por uma quantia de US$2,5 bilhões. Muita grana, né?

A ideia de Minecraft por si só é que você crie seu próprio jogo. Também trata-se de um mundo aberto, onde você explora e adquire recursos, podendo fazer sua própria história e aventuras.

Mas, para além desse conceito criativo por natureza, o título é uma boa funcionalidade para quem quer começar a explorar a área de programação. Os mods (ou modificações) são uma possibilidade para você alterar a estrutura do jogo, deixando mais como algo seu.

Para você ter uma ideia, existem mods que transformam tudo em doce (Candy Craft) e o que traz o universo dos Vingadores para o game (Marvel Craft).

Isso dá um tom ainda maior de exploração para o jogo, enquanto te auxilia a entender mais da linguagem de programação. Há diversas ferramentas que podem te ajudar no processo, como a MCreator, mostrada no vídeo abaixo:

Se quiser, no Minecraft Wiki há também um tutorial de como criar mods. Eles indicam ferramentas e linguagens que são interessantes de se aprender.

Leia Também: Como escolher a melhor linguagem de programação para jogos

3- RPG Maker MV

Fonte/Reprodução: RPG Maker

O RPG Maker MV é um dos melhores jogos para criar jogos. Intuitivo e funcional, é possível criar o RPG que você sempre sonhou com esse game.

De forma simples, é um meio bem interessante e prático de se introduzir nesse espaço. Há alguns jogos que já foram criados pelo RPG Maker MV, como por exemplo:

  • Corpse Party
  • To The Moon
  • Lisa
  • Slave World

É uma boa opção para quem quer iniciar a criação de um jogo indie e principalmente para quem gosta de RPG. Sendo basicamente um software para criação de jogos.

4- Dreams

Fonte/Reprodução: Obilisk

Dreams é um dos melhores jogos para criar jogos. Com ele é possível produzir criações desde as mais simples até as de profunda complexidade. E conta com uma comunidade bem rica que entrega muitos jogos.

Publicado pela Sony Interactive Entertainment para PS4, o jogo conta com dois modos. Em um você se empenha em criar o seu, no outro você joga o de outras pessoas.

No vídeo abaixo você visualiza um pouco o processo de criação de um jogo de Avatar em 100 dias:

5- Super Mario Maker 2

Fonte/Reprodução: Nintendo

A continuação de Super Mario Maker, o segundo título foi lançado exclusivamente para Switch e segue a mesma lógica de criação de fases. 

Sim, em Super Mario Maker 2 você tem ferramentas e liberdade para criar fases extremamente engenhosas. Das mais desafiadoras às mais malucas.

Se você é extremamente fã de Mario, personagem que apareceu pela primeira vez há 40 anos e que já rendeu até um filme baseado em jogo, provavelmente vai curtir essa opção.

Além disso, se sua ideia é focar como Game Design de desenvolvimento de fase, vale muito a pena também.

6- GTA

Fonte/Reprodução: Epic Games

Aposto que algumas pessoas pensaram: “como assim?” quando viram GTA em uma lista de jogos para criar jogos. Pode parecer inusitado, mas GTA segue uma linha de lógica similar a de Minecraft.

Nele você consegue criar Mods e publicar online. A comunidade fã da série se empenha bastante nessa atividade, criando os mais variados mods. Como por exemplo:

  • Dinheiro em reais
  • Naruto no GTA
  • Favela do Rio de Janeiro
  • Base militar brasileira

Há até o GTA RP, que gerou praticamente um novo modo de jogo em cima do mapa de GTA.

Se você quer entender como criar mods para GTA, pode começar conferindo este conteúdo que fala justamente sobre isso.

7- Game Builder Garage

Fonte/Reprodução: Nintendo

Também da Nintendo, é uma opção bem intuitiva de jogos para criar jogos. Apresenta essa ideia de “criação de jogos de garagem” e trata-se de uma plataforma pela qual você consegue criar games que vão desde corridas até FPS.

É bem simples e direto ao ponto, sendo uma ótima alternativa para quem está começando. 

Leia Também: Ideias de jogos para criar. Sua inspiração está aqui!

8- Visual Novel Maker

Fonte/Reprodução: Steam

Para fechar nossa lista de jogos para criar jogos, chegamos com o Visual Novel Maker. Se você curte esse tipo de game em Novel, vai gostar dessa opção.

Um meio prático para criação de personagens, histórias completas e diálogos. Se você sempre quis dar vida visual para alguma história sua, vale a pena começar com o VN Maker.  Uma ferramenta simples e sem mistério.

Se você quiser referências de jogos simples para jogar, basta conferir nosso conteúdo com os melhores jogos de navegador. Lá você visualiza como é possível criar jogos simplificados, mas divertidos. Basta criatividade!

Gostou da lista de jogos para criar jogos?

Se achou útil, salve nos favoritos e volte sempre que precisar. Aproveita que chegou até aqui e confira nosso conteúdo sobre como começar a criar um jogo. Veja o checklist do que precisa e dê start na sua carreira.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts