Passo a passo com 5 dicas de como melhorar o FPS do LoL

como-melhorar-fps-lol

Aprender como melhorar o FPS do LoL é importantíssimo para que você tenha as mais rápidas respostas durante o jogo.

Essa é uma busca que todo jogador busca, principalmente para jogos online onde você está em disputa direta contra outros jogadores e qualquer vantagem é importante.

Aumentar o FPS do LoL vai trazer uma imagem muito mais “fluida” para seu jogo, facilitando o seu tempo de resposta, além de trazer benefícios que você só percebe depois que melhorou seu FPS.

A sigla FPS é vem do inglês frames per second, que é a medida para o número de quadros por segundo que são enviados para o seu monitor. 

O poder de processamento de sua máquina é o principal fator que vai influenciar diretamente no FPS do LoL. Nós até já criamos um artigo, “Melhores jogos de FPS para PC fraco para você jogar online” devido ao impacto que esse fator tem no resultado de uma partida.

Mas, para aprender como melhorar o FPS do LoL, você terá que realizar algumas configurações em seu sistema operacional. 

Mas fique tranquilo pois lhe daremos todo o passo a passo!

Vamos então falar sobre como melhorar o FPS do LoL. Vamos mostrar para você, rapidamente, as configurações certas para te dar aqueles frames a mais. Frames estes que podem estar fazendo a diferença em suas partidas.

Leia também: Como ganhar dinheiro jogando lol: 3 estratégias de ouro

Passo a passo com 5 dicas de como melhorar o FPS do LoL

Como já adiantamos para você, para saber como melhorar o FPS do LoL você vai ter que, primeiramente, melhorar o desempenho de seu sistema operacional.

Ao melhorar o desempenho do seu sistema operacional, você terá uma máquina com mais recursos disponíveis para serem utilizados no LoL. 

Se você preferir, e quiser fazer um investimento maior, também pode acessar nossas dicas deComo montar um PC gamer passo a passo: componentes, preços e impacto no desempenho”.

Quanto mais recursos disponíveis, maiores os valores de FPS que você poderá alcançar.

Portanto, se a sua máquina é mais fraca, tudo isso vai ajudar muito você.

Vamos então para os 5 passos que você pode fazer de como melhorar o FPS do LoL.

1. Fechar todos os outros aplicativos que você não está usando

Essa é uma dica básica, que você já deve inclusive estar fazendo nesse momento. Mas será que você está fazendo ela por completo?

Muitos aplicativos, mesmo depois que você clica em seu botão de fechamento, continuam abertos em segundo plano. Ou mesmo são iniciados com o Windows e ficam ocupando poder de processamento de seu PC.

Algumas vezes basta que você abra aquela pequena aba ao lado do relógio do Windows (como na imagem abaixo) e feche o programa que você não esteja precisando no momento.

Em outros casos você pode entrar no Gerenciador de Tarefas e ver quais são os programas que continuam abertos em seu computador. 

Para isso basta que você aperte a famosa sequência Ctrl + Alt + Del ou clique com o botão direito do mouse sobre a barra do Windows e escolher a opção Gerenciador de Tarefas. Como na imagem abaixo:

Dentro do Gerenciador de Tarefas você verá todos os processos que estão abertos em seu PC, portanto você precisa ter muito cuidado para não fechar algum programa essencial para o funcionamento do computador.

O ideal aqui é que você apenas feche aqueles programas que você conheça e sabe que seu computador pode funcionar sem ele como, por exemplo, o navegador, como na imagem abaixo:

2. Mudar as configurações do gerenciamento de energia do computador

Essa é uma configuração que faz mais sentido em notebooks, mas nada impede você que usa um PC, de dar uma conferida também.

Vá até as configurações de energia de seu computador, clicando com o botão direito no ícone de bateria ao lado do relógio do Windows e selecionando Opções de Energia. Como na imagem abaixo.

Aí é só você alterar o plano de energia de seu computador para Alto desempenho. Como na imagem abaixo:

3. Alterar as configurações de desempenho do Windows

Essa dica vai fazer com que o sistema operacional do Windows funcione de maneira mais leve, liberando mais recursos para o LoL.

Para isso você deve mudar as configurações avançadas de desempenho do Windows, seguindo o seguinte caminho: 

Painel de Controle > Sistema

Você chegará em uma janela com esta abaixo:

Nela você vai clicar, como a seta está indicando, em Configurações Avançadas do Sistema.

Feito isso vai abrir a seguinte janela:

Nela você vai clicar em Configurações.

Dentro das configurações você verá um conjunto de recursos visuais que o Windows usa para deixar sua aparência mais bonita e interessante. Para priorizar o desempenho você pode desabilitar estes efeitos visuais, como na imagem abaixo:

4. Configurar o cliente do jogo

Feito todo os procedimentos de como melhorar o FPS do LoL no Windows, agora é a vez de configurar o próprio jogo.

O LoL utiliza um programa que é chamado de Cliente, e a partir dele inicia o jogo. Este programa, por si só, também consome recursos do PC mas a Riot sabe muito bem disso e já deixou opções para você tirar ele do seu caminho!

Para isso basta que você acesse a janela de configurações dentro do próprio cliente e marque a opção Fechar cliente durante as partidas. Ou você pode apenas deixá-lo mais leve, marcando a opção de cima: Habilitar modo de Configuração Leve. Como você pode ver na imagem abaixo:

5. Configurar as opções gráficas dentro do próprio jogo

Depois de iniciar qualquer partida no LoL, basta que você aperte ESC para entrar no menu e configurar as opções de Vídeo.

Dentro das opções de vídeo você pode baixar sua resolução, que eu particularmente deixaria para um último caso, e baixar também todos os efeitos de qualidade gráfica do jogo.

Apenas não coloque em Modo de Janela pois no modo de Tela Inteira você terá muito mais desempenho por conta da prioridade que o Windows vai dar ao jogo.

Como na imagem acima, você deve marcar a opção: Ocultar Belezas Visuais e descer a barra de qualidade gráfica até a qualidade mínima.

Aprendeu como melhorar o FPS do LoL?

Agora que você aprendeu todas essas opções que você tem de melhorar o desempenho do LoL, vai ficar mais fácil jogar aquela partida sem se irritar com o seu computador, não é mesmo?!

Se a gente conseguiu ajudar você, comente aqui embaixo e ajude a compartilhar essas dicas!
E para finalizar, que tal aprender também como melhorar suas habilidades no artigo, “[GUIA] Aprenda como melhorar o reflexo em jogos de FPS”.

Comente Abaixo