Como trabalhar com eSports [diversas áreas]

É amante dos games e quer saber como trabalhar com eSports? Então chegou no conteúdo certo, aqui reunimos ideias variadas de áreas diferentes para você se descobrir.

Se engana quem acha que só tem como trabalhar com eSports se for para ser Pro Player. O mercado de games está cada vez mais em ascensão, tendo arrecadado $159,3 bilhões em 2020.

Com um cenário tão positivo assim, é previsível que as oportunidades se ampliem. Com tanto público e gente interessada acaba abrindo as oportunidades para que a gente explore.

Graças a isso, existem diversas profissões e carreiras que você pode visar para conseguir dar conta de como ganhar dinheiro com eSports.

Não acredita? Então olhas as 10 ideias de como trabalhar com eSports que falaremos um pouco mais aqui hoje:

  • Psicólogo de time
  • Marketing
  • Manager ou staff
  • Tradutor
  • Eventos
  • Programação
  • RH
  • Cozinha
  • Empreendimento
  • Criação de conteúdo

Não te falei que existem muitas possibilidades? Para saber mais de cada uma e ver qual a que encaixa melhor para o que você quer, continua com a gente.

Se você quiser receber conteúdos exclusivos sobre o universo dos games e ficar por dentro das melhores dicas, entre para o nosso grupo no telegram 😉

Leia Também: Como ser um gamer profissional: 12 dicas para o sucesso

Como trabalhar com eSports – 10 ideias

Psicólogo de time de eSports

O primeiro da lista de como trabalhar com eSports é psicólogo dos times. Sim, essa é uma profissão bem viável e interessante, unindo essas duas áreas.

O psicólogo do time deve estar imerso na realidade dos atletas, os ajudando no equilíbrio mental. A preparação para campeonatos ou para lidar com a rotina de treinos demanda bastante do psicológico e por isso esse profissional se faz necessário.

É um trabalho de muita responsabilidade e é necessária uma formação na área para fazer o acompanhamento de forma correta. Você deverá entender as necessidades e questões tanto coletivas do time quanto individuais de cada um.

Se você já tem um certo interesse em psicologia ou já é da área, essa definitivamente é a melhor opção. No vídeo abaixo temos uma entrevista onde se fala um pouco sobre como é importante a psicologia no eSports:

Leia Também: Como ganhar dinheiro jogando LoL: 3 estratégias de ouro

Marketing

Já tem experiência e formações com marketing? Então com certeza essa é uma ideia de como trabalhar com eSports que você vai se identificar.

O Marketing é um setor necessário em qualquer nicho, certo? Então não seria diferente na cena dos games. Você consegue encontrar um espaço para você em diferentes formas.

Seja com um time de eSports, com uma empresa de games ou até mesmo com um atleta específico. Essa é uma das alternativas mais amplas de como ganhar dinheiro com eSports.

Deixaremos um vídeo maior um pouco, mas bem interessante para você que curtiu a ideia. Ele é da Campus Party de 2019 e se trata de uma palestra sobre o Marketing Digital de uma Startup de eSports:

Leia Também: [GUIA] Dicas de ouro de como crescer na Twitch. Saia do básico

Manager ou staff de time de eSports

Mais uma ideia de como trabalhar com eSports para quem não é Pro Player. Você pode fazer parte da equipe do time que fica mais nos bastidores.

Seja como manager ou staff no sentido de coach. Essa é uma opção para se acompanhar de perto o funcionamento e auxiliar da forma que é possível para você.

Você pode procurar tanto pelos melhores times grandes, quanto para alguns menores. Quem sabe até mesmo lançar o seu próprio, por que não?

Bateu interesse? Então se liga nessa conversa abaixo. Ela conta com o coach da INTZ, ele fala um pouco mais sobre essa área e pode te servir de inspiração:

Leia Também: [Dicas] Como entrar em um time de LoL. Chegue no profissional

Tradutor

Aqui vai uma opção de como trabalhar com eSports para quem gosta e conhece outras línguas.

Há casos em que os times de eSports do Brasil contratam atletas de outros países. Quando isso rola, acaba sendo necessário algum tradutor para ajudar na comunicação.

Os gamers da coreia são bem reconhecidos por suas habilidades e dedicação. Como coreano é uma língua bastante complicada, um tradutor acaba sendo essencial para fazer o intermédio.

Se você já estuda essa e outras línguas, vale a pena ficar atento. Talvez mandar um currículo e portfólio para alguns times, quem sabe? 

Se ainda não é fluente, mas gosta de aprender línguas, vale a pena se dedicar e estudar ainda mais.

Leia Também: [Top 10] Melhores jogadores de LoL do mundo

Eventos

Com o crescimento dos games e eSports, o número de eventos também começou a crescer. Tanto no mundo, como no país também.

Hoje em dia temos muitos eventos famosos que envolvem essa área, como por exemplo:

  • CCXP
  • Campus Party
  • Brasil Game Show
  • Game XP
  • CBLoL

Esses são nomes gigantes de eventos no país com muito público e que demanda uma bela organização. Se você é alguém que se envolve com produções e gosta dessa área, com certeza vale a pena ficar de olho.

Para você ter uma ideia do tamanho, o vídeo abaixo é da final do CBLoL de 2015. O campeonato ganhou até uma reportagem no Fantástico:

Leia Também: [REVELADO] Como participar de campeonatos de Fornite

Programação

Como trabalhar com eSports? Que tal programando? Sim, saiba que se você é desenvolvedor e entende sobre programação, é possível entrar na área.

Esse conhecimento abre bastante as portas para você se inserir no nicho. É possível usar a programação para trabalhar com os times. Criar sites, bancos de dados, apps exclusivos para a equipe… é uma alternativa bem interessante.

Há também a possibilidade de seguir pelo caminho de game developer. Isso mesmo, trabalhar criando e produzindo o seu próprio jogo. É o sonho de qualquer fã de games, não é?

Se você curtiu essa última ideia e quer se especializar mais, sugerimos que confira o curso de Desenvolvimento de Games Completo da Danki Code. Dessa forma você se profissionaliza ainda mais.

Leia Também: [SuperGuia] 7 Dicas para criar jogos. Tudo o que é essencial

RH

Se você é do setor de RH e está envolvido com a área de recrutamento, saiba que tem como você trabalhar com eSports.

Assim como o marketing, esse segmento acaba tendo um espaço amplo para auxiliar as empresas do mercado. 

Você pode ser contratado tanto para trabalhar como recruta em time de eSports, quanto para publishers como por exemplo a Riot Games ou a Blizzard.

Legal, né? Você imaginava que essa era uma alternativa? Se você tá curtindo nosso conteúdo com dicas exclusivas até agora, vale entrar no nosso grupo do telegram. Lá você não perde nada do que postamos e aprende tudo do mundo dos games.

Leia Também: TOP 4 | Cursos da Twitch para te fazer viver de games

Cozinha

É um verdadeiro master chef? Então acredite, você tem uma chance criativa de conseguir trabalhar com eSport.

Não tá entendendo? Bem, existem ambientes de treinamento intensivo dos atletas. Como por exemplo os Gaming Office ou Gaming House.

Nesse caso, os gamers passam bastante tempo do dia jogando e se preparando para competições. Dessa forma, os times podem precisar de alguém para cuidar da cozinha para alimentar a equipe toda.

Vale dizer que a nutrição é uma etapa bem importante para manter em dia a saúde dos jogadores. Isso ajuda a não afetar o desempenho deles, sendo então uma função bem relevante.

Leia Também: O que é Bootcamp no LoL: como funciona, vantagens e mais

Empreendimento

Ama games e é super interessado na cena? Criar e administrar o seu próprio empreendimento voltado para esse nicho pode ser uma alternativa muito interessante.

É algo que, dependendo do que você fizer, pode demandar mais investimento tanto de tempo quanto dinheiro. Só que a vantagem é que você tem liberdade criativa para fazer o que você quiser.

Algumas ideias de empreendimentos que você pode se envolver:

  • Bar de eSports
  • E-commerce de roupas estampadas de games
  • Estúdio de game
  • Time próprio de eSports
  • Site na temática

Essas são só algumas sugestões para te dar um pontapé inicial, te servindo de inspiração. Há um campo aberto e um público forte, basta estruturar e gerenciar para tornar real.

O vídeo abaixo mostra o GG eSports Bar, vale a pena conferir para ver como um empreendimento do setor funciona na prática:

Leia Também: Melhores controles para jogar Free Fire. Aumente suas kills

Criação de conteúdo

E a nossa última ideia de como trabalhar com eSports é voltada para a criação de conteúdo. Hoje com a internet e as redes sociais, temos um leque de opções que você pode se introduzir e tornar um influenciador.

Com um planejamento e uma boa estratégia traçada, você pode abrir seu caminho e conquistar seu próprio público. Dessa forma você cresce e acaba garantindo o seu espaço e até mesmo uma renda.

Algumas sugestões são:

  • Ter seu próprio canal no YouTube
  • Criar um blog
  • Perfil no Instagram voltado para games
  • Virar um streamer gamer
  • Produzir algum curso ou e-book com um conhecimento que você tenha

Todas essas são alternativas de como ganhar dinheiro com eSports.

Leia Também: [Lista] Diversas ideias de presente para quem joga Free Fire

Gostou das nossas ideias de como trabalhar com eSports?

Qual dessas você achou mais interessante? Tem alguma outra ideia? Conta para gente nos comentários.

Se chegou até aqui, vale conferir nosso post com dicas de como investir em eSports. Reunimos mais quatro opções para você ganhar dinheiro sem ser um TOP gamer 😉

E não esqueça: faça parte do nosso grupo do telegram para mais informações, conteúdos e dicas essenciais do universo gamer. É de graça!

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts