Você sabe o que é uma Gaming Office? Nós vamos te mostrar!

O cenário de eSports cresceu muito nos últimos anos e a cada ano que passa as equipes se profissionalizam mais, com práticas que até então não tinham sido utilizadas como é o caso do Gaming Office.

Com o constante crescimento do número de campeonatos e com a evolução no aumento dos valores das premiações, as equipes de eSports começaram a se tornar cada vez mais profissionais.

Com isso também veio a forma de gestão destas equipes, que passaram a ser tratadas como uma empresa, ou mesmo foram adquiridas por outras grandes empresas que fazem a gestão de todo o time.

No início era muito comum que as equipes se concentrassem em uma Gaming House, ou muitas vezes também referida como GH.

As Gaming Houses são um conceito utilizado há muitos anos por times que participam de campeonatos e treinam juntos.

A grande novidade é a forma como o uso de Gaming Office vêm crescendo e trazendo grandes resultados para as equipes.

E é sobre Gaming Office que nós vamos falar hoje neste post.

Se você veio até aqui, você vai aprender o que é uma Gaming Office, qual a sua diferença para uma Gaming House e as vantagens.

Sem contar, é claro, que você também conhecerá algumas das melhores Gaming Office que existem atualmente.

Portanto, segue com a gente!

Leia também: Como ser um gamer profissional e ganhar dinheiro: 12 dicas essenciais para realizar seu sonho.

O que é um Gaming Office?

Um Gaming Office é um lugar onde os times de eSports fazem todos os seus treinamentos e preparações.

A Gaming Office pode ser comparada, como o seu próprio nome sugere, a um escritório.

Em uma Gaming Office você concentra tudo o que uma equipe de eSports precisa. É lá que você terá uma sala de treinamentos onde todos os jogadores jogam juntos, trocando informações de forma muito mais próxima como nos campeonatos. E não apenas isso!

Além do básico que é a sala onde os jogadores realizam seus jogos, você também conta com:

  • salas de reuniões, 
  • sala de estudos, 
  • cozinha, 
  • sala de exibição para análises em tempo real das jogadas e várias outras coisas que podem variar de equipe para equipe.

Leia também: Como ganhar dinheiro jogando lol: 3 estratégias de ouro

Qual a diferença entre Gaming Office e Gaming House?

A diferença entre Gaming Office e uma Gaming House é tão simples como o nome sugere.

Uma Gaming House é um lugar onde a equipe se concentra morando junto e realizando todo tipo de trabalho que um time de eSports exige.

Treinando, estudando, convivendo e dormindo sob o mesmo teto.

As Gaming Houses já são conhecidas há muitos anos e já no início dos anos 2000, equipes de coreanos jogadores de StarCraft: Brood War, as utilizavam para fazer seus treinamentos e se manterem unidos e alinhados.

A grande diferença para as atuais Gaming Office são justamente o fato de você encarar o local de treinamento como um escritório. 

Lá é apenas um lugar onde você vai e realiza todo o seu trabalho como um jogador profissional de eSports. Você não dorme lá. Não mora lá.

Isso traz diversas vantagens que vamos conferir a seguir.

As vantagens dos Gaming Offices em relação às Gaming Houses

Em uma Gaming House a rotina pode desgastar muito os jogadores. Afinal de contas, eles se distanciam de suas famílias e amigos para focar todo o seu tempo nos treinamentos junto de sua equipe.

E quando você vive uma rotina dessa, sua relação com os jogos pode mudar muito. Infelizmente para pior. 

Diferente da rotina de um Gaming Office onde os jogadores encaram o local como um local de trabalho.

A rotina desgastante de viver no mesmo ambiente em que você também realiza o seu trabalho pode trazer consequências negativas a muitos jogadores.

Em uma entrevista para a Business Insider, Steve Arhancet co-proprietário da Team Liquid, fala sobre sua experiência negativa com Gaming Houses:

“Gaming houses are a pressure cooker for team dynamics, which play such a vital role in team performance. (…) When you don’t have separation between work and life, everything bleeds together.”

Em português:

“As Gaming Houses são uma panela de pressão para a dinâmica da equipe, que desempenham um papel vital na performance. (…) Quando você não tem uma separação entre trabalho e vida, tudo “sangra” junto”.

Em sua experiência, Steve Arhancet conta que precisou alugar um local próximo para que os jogadores pudessem treinar e separar a sua vida de seu trabalho.

Hoje a Team Liquid possui um dos mais completos centros de trabalho e treinamento de eSports da atualidade, com salas exclusivas, até mesmo de reuniões, para cada um dos jogos que sua equipe representa.

Em um vídeo bem bacana, apresentado pelo pro player brasileiro de LoL Rafael “Rakin” Knittel, você verá como é o Gaming Office da Team Liquid. Segue abaixo:

O lugar é um sonho de todo jogador, não é mesmo?!

Diversas outras empresas adotaram o Gaming Office, como é o caso do time do Flamengo de eSports, que você pode ver no vídeo abaixo:

Ou até mesmo a adoção de um grande centro de treinamento, um Gaming Facility como o recém inaugurado da 100 Thieves! Que possui até um estúdio de produção dentro de suas instalações! Esse grande investimento em eSports você pode ver no vídeo abaixo:

Aprendeu o que é um Gaming Office?

Agora você já sabe o que é uma Gaming Office e quais são as diferenças dela para uma Gaming House.

Qual delas é a sua preferida? Já sonhou em fazer parte de uma equipe e ter a oportunidade de viver essa realidade?

Você pode desenvolver suas habilidades mais rapidamente investindo em treinamento e cursos como: 

Ah! E não deixe de nos dizer, nos comentários, o que você achou das Gaming Offices que nós mostramos aqui!

Comente Abaixo