O que é Blizzard? Saiba TUDO sobre essa bilionária dos games

O que é Blizzard? Uma desenvolvedora veterana de jogo de peso e renomada no mercado. Com quase 30 anos de estrada, é muito conhecida por títulos famosos e revolucionários.

Depois de ler esse post você saberá tudo sobre o que é Blizzard, essa empresa marcante dos games. Para ter uma ideia, em 2019 ela foi avaliada por US$6,49 bilhões.

Trazemos aqui uma linha do tempo com sua história, seu polêmico momento atual, principais jogos e ainda como é no cenário dos eSports. Então se você quer entender a Blizzard e o que é ela, está no lugar certo.

Agora sem mais enrolações, vamos começar a falar sobre o que é Blizzard. Senta que lá vem bastante história com a trajetória completa dessa gigante.

Leia Também: O que é Minecraft? Como funciona? Quem criou o jogo de U$2,5 bilhões

O que é Blizzard?

Uma desenvolvedora de jogos que existe desde 91, a Blizzard tem no seu portfólio jogos extremamente marcantes para o meio dos games. Como Warcraft, Diablo, Starcraft e outros. Mais a frente temos uma lista com os principais.

As desenvolvedoras nada mais são do que empresas que criam jogos para o mercado. Outros exemplos são a Riot, Epic Games, EA e mais.

História da Blizzard

Antes de ser batizada dessa forma, a famosa produtora era chamada de Silicon & Synapse. Fundada em 91, de início ela apenas convertia os jogos nos sistemas operacionais existentes. Até resolver fazer seus próprios games.

Seus primeiros lançamentos foram em 92 e 93 respectivamente com The Lost Vikings que era um puzzle de estratégia. O segundo foi Rock’n’Roll Racing, voltado para corridas. Ambos games ultrapassaram as expectativas de vendas da equipe.

Graças a esse sucesso com seus games de estreia, a S&S foi adquirida pela Davidson & Associates e foi aí que nasceu o que é a Blizzard Entertainment hoje em dia.

Nos anos seguintes, jogos revolucionários surgiram da empresa. Seguiram com sua criação Warcraft, que teve uma recepção positiva e logo de cara em 94. O game trouxe o modo multiplayer e inovou no RTS. Dessa forma, veio sua continuação, Warcraft II.

A partir daí a estrada foi certeira rumo a produções bem sucedidas. A partir daí a marca deixou de ser peixe pequeno e entrando para os grandes.

O que é Blizzard? Uma grande pioneira que se destacou apesar de seu início discreto como S&S. Segundo o site da mesma, seus oito valores centrais são:

  • Jogabilidade em primeiro lugar
  • Compromisso com a qualidade
  • Jogue bem, jogue limpo
  • Abrace o seu nerd interior
  • Todos têm voz
  • Aprender e crescer
  • Pensar globalmente
  • Liderar com responsabilidade

Boas bases, não é mesmo?

Leia Também: Como ganhar dinheiro jogando LoL: 3 estratégias de ouro

Atualmente: Polêmicas da Blizzard

Em 2007 ocorreu uma grande junção comercial entre a Blizzard e a Activision. A segunda também era uma gigante histórica no mercado, responsável por títulos como Tony Hawk’s, Quake e Guitar Hero.

O que deveria ser algo positivo na verdade tem gerado frustração nos fãs mais assíduos da empresa. Alguns alegam que essa união transformou os jogos da Blizzard mais em mercadoria do que voltado para o público.

Afinal, o que é Blizzard? Uma empresa inovadora no mundo dos games que sempre abraçou bastante a comunidade. Portanto essa é uma questão bem delicada.

Uma série de ações falhas geraram atritos na relação produtora e gamers. Como por exemplo em 2018, na conferência em que todos estavam com altas expectativas para Diablo 4, na verdade anunciaram uma adaptação mobile.

Esse foi um momento extremamente polêmico que você confere no vídeo abaixo. É possível ver as reações de quem estava acompanhando a live e depois do público que estava presente lá na conferência. Ninguém ficou muito animado, dá para ver claramente:

https://www.youtube.com/watch?v=MmkHAlhCvWg

Para muitos, o ápice se deu com a remasterização de WarCraft III. Que prometeu uma entrega de qualidade, mas acabou não cumprindo muito.

Esse outro vídeo tem um compilado com todas essas situações delicadas que vem desgastando a imagem da Blizzard e o que é representada por ela:

Leia Também: Como ser streamer: passo a passo para o sucesso

Principais jogos da Blizzard

Agora que você já sabe o que é a Blizzard e conferiu sobre sua história de peso, vale dar uma olhada nos principais títulos:

  • The Lost Vikings (1992)
  • Rock’n’Roll Racing (1993)
  • Warcraft (1994)
  • Diablo (1996)
  • Starcraft (1998) 
  • WoW (2004)
  • Hearthstone (2014)
  • Overwatch (2015)

Apesar dos atritos atuais, é inegável a representatividade da empresa no cenário dos games

O gênero MOBA dificilmente teria surgido se não fosse a existência de títulos como Warcraft e Starcraft. Isso rola porque o primeiro jogo dele surgiu de um mapa adaptado desses títulos.

Então é muito importante valorizar o que é a Blizzard e torcer para que ela consiga dar a volta por cima dessas situações de crise.

Leia Também: [Lista] 6 Melhores MOBA para celular. Os preferidos dos gamers

Blizzard e os eSports

Um dos eventos mais queridos pelos fãs da produtora é a famosa BlizzCon. É um encontro da comunidade, repleto de: cosplays, música, jogos e anúncios. Dá só uma olhada nos Highlights da de 2019:

Não menos importante, é nesse evento também que rolam os campeonatos de eSports. Atualmente, os carros chefes da empresa no competitivo são WoW e Starcraft. 

No vídeo abaixo vemos  os melhores momentos do WoW em 2019:

Além disso, a empresa conta com o programa Blizzard Community Tournaments. Que libera autorização para qualquer empresa que estiver planejando organizar algum campeonato de alguma de suas franquias.

A Blizzcon de 2020 foi adiada devido ao Corona Vírus. Uma versão online já está marcada de acontecer em Fevereiro de 2021.

Apesar da situação, a Arena World Championship está rolando na temporada 2020. Esse torneio mundial de WoW conta com uma premiação de US$500 mil. Acompanhe a programação completa no site.

Leia Também: O que é Discord? Veja a solução que ajuda gamers e empresas

Conheceu o que é Blizzard e toda sua história? Conta para gente nos comentários se você já jogou algum dos títulos dela.

Agora confira nossa lista com os 9 melhores jogos de RTS.Nela você confere detalhes sobre alguns dos games da Blizzard 😉

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts