[Guia] Técnicas de como crescer na Twitch. Saia do básico!

Aprender como crescer na Twitch é o sonho de muitos gamers. Fazer o que gosta, jogar diversos jogos e ainda conhecer várias pessoas diferentes são ótimos motivos para você querer crescer na Twitch.

Parte do desafio que encontramos em nossa busca de como crescer na Twitch está no fato de que chega uma hora que o seu canal não consegue mais avançar. Ele estabiliza e não cresce mais com as ações que você desenvolve e você se vê estagnado.

O sucesso na Twitch depende de diversos fatores e você mesmo já deve ter observado o crescimento de um ou outro canal que começou pequeno e de repente já está com milhares de seguidores.

Como crescer na Twitch pode até depender de alguns fatores pessoais, como o seu jeito de falar, de cativar o seu espectador, ou até mesmo da qualidade da sua live. Mas nada disso terá tanto valor se você não aprender estas técnicas de como crescer na Twitch que falaremos aqui.

As top 6 dicas de como crescer na Twich são:

  1. Use as redes sociais a seu favor
  2. Organize o tipo de conteúdo que você oferece e crie sua programação
  3. Apostes nos Clips da Twitch
  4. Faça Desafios e Promoções
  5. Fortaleça sua network usando Host e Raid
  6. Crie uma marca profissional

Portanto segue com a gente e conheça estas técnicas de como crescer na Twitch.

TOP 6 técnicas de como crescer na Twitch

Posso imaginar que você já tenha o seu canal e já saiba fazer seus streamings, inclusive talvez até já tenha alguma pequena audiência, mas quer aumentar esse número de pessoas, melhorar ainda mais o seu conteúdo e até ganhar dinheiro com o Twitch, correto?

Bom, vou começar por algumas dicas básicas que não podem faltar a seu canal e em seguida falaremos sobre as técnicas mais avançadas de como crescer na Twitch.

Portanto vamos lá! Nossa primeira dica diz respeito a sua presença online.

1. Use as redes sociais a seu favor

Você já tem o seu canal, já começou a fazer seus vídeos e provavelmente já tem ou pensou em criar também uma conta específica do seu canal em outras redes sociais.

Se você ainda não fez isso, não perca mais tempo e crie suas contas neste exato momento. 

E não estou falando de usar a sua conta pessoal. 

A não ser é claro que esta sua conta pessoal já tenha muita interação com o seu público

Do contrário, crie uma conta que tenha o foco do seu canal, que seja um complemento dele. 

Todas as suas contas devem estar alinhadas com o seu propósito que é fazer streaming.

Saiba mais em: Como ser streamer: produza conteúdo e ganhe dinheiro com transmissão de jogos

Algumas redes sociais que você pode focar:

Todas elas são bons lugares para você fazer suas contas e começar a divulgar o seu conteúdo. 

O recomendado é você escolher aquelas que trarão maior interação para o seu canal, portanto, a princípio, vale experimentar todas e, posteriormente, focar naquelas que lhe trouxeram mais visitantes, seguidores e geraram engajamento.

A seguir vamos dar algumas dicas de como crescer na Twitch usando cada rede social:

Twitter

O Twitter é uma das redes sociais mais usadas por Streamers, Pro Players e pessoas no cenário de Gaming. Portanto se você não tem uma conta, pode começar a fazer =)

Algumas sugestões do que podemos postar no Twitter:

  • Informações sobre a Stream: anunciar quando estiver online, caso mude data e hora que vai streamar, qual jogo vai rolar na live do dia (inclusive pode fazer uma enquete com o público), etc.
  • Novidades: se tiver alguma parceria nova anunciar no Twitter, caso tenha alguma novidade em algum game que queira comentar, etc.
  • Vídeos: publicar vídeos do seu canal ou clips que irão entreter sua audiência
  • Hashtags: usar hashtags que estão no trending topics no Twitter, para atrair novos visitantes na sua página

Instagram

O Instagram faz sua audiência sentir mais perto do Streamer. Com os vídeos e Stories eles irão engajar mais com o seu canal na Twitch.

Algumas sugestões do que podemos postar no Instagram:

  • Melhores momentos da Live: fazer vídeos curtos de algumas jogadas interessantes do Game, algum momento engraçado ou de interação com o público. Lembrar que para o Instagram o vídeo deve ser curto e não pode ultrapassar 60 segundos.
  • Fotos de alguns momentos do seu dia: compartilhe seu dia, os bastidores da sua Live e mais importante interaja com seu público.
  • Abuse dos Stories: use os Stories do Instagram para anunciar que vai entrar em live, responda perguntas da sua audiência, faça enquetes, etc. O Instagram tem muitas ferramentas que você pode usar para ter engajamento do público.

YouTube

O YouTube é quase uma necessidade para streamers. Graças a grande quantidade de usuários que a plataforma tem, a sua visibilidade será muito maior e com isso as chances de atrair pessoas para a sua Twitch.

Algumas sugestões de conteúdo para o YouTube:

  • Gameplays: Colocar algumas de suas gameplays mais bacanas é uma boa forma de mostrar como são as transmissões em seu canal da Twitch. Você também pode criar conteúdo sobre novos jogos ou mesmo aqueles que poucas pessoas conhecem e podem se interessar.
  • Clips e melhores momentos: Colocar os seus Clips no YouTube também vai ajudar você a mostrar como é a sua transmissão. Coloque os seus melhores momentos, momentos engraçados e curiosos sempre são bem visto.
  • Tutoriais: Você pode também criar conteúdos informativos como tutoriais para alguma configuração, alguma dica para algum jogo ou mesmo colocar suas estratégias para fazer algo no jogo.

Facebook

O Facebook pode ser o seu maior desafio. Apesar de você ter a facilidade de compartilhar seus conteúdos com sua lista de amigos ou mesmo em grupos, não é assim tão fácil concorrer com outros milhares de streamers que também estão tentando ter audiência na plataforma.

Algumas sugestões do que postar no Facebook:

  • Conteúdo informativo: Você pode criar conteúdos informativos com anúncios de novos jogos ou notícias, com chamadas para mais informações na sua live da Twitch.
  • Usar os Stories: Usar os Stories aqui também é uma ótima estratégia. Eles são breves e passam a sua mensagem de forma muito mais rápida e eficiente.
  • Posts: Poste sempre avisando sobre uma nova live na Twitch e também seus horários para que estejam sempre à mostra para todos.

Uso das Hashtags

O Twitter e o Instagram são ótimas ferramentas para você buscar uma audiência com o uso de #hashtags. 

Sempre que você iniciar uma live, escreva as palavras-chaves correspondentes ao que você irá fazer. 

Por exemplo: antes de começar uma live, faça um post usando #hashtags que possam atrair pessoas para sua transmissão, como na imagem de exemplo abaixo.

Essa é sem dúvida uma estratégia de sucesso para quem deseja divulgar sua live no Twitch.

Para que você consiga seguidores, além do uso de #hashtags, você precisa compartilhar conteúdos que sejam interessantes.

Portanto você precisa enriquecer suas redes sociais com boas informações e conteúdos novos.

Encare suas redes sociais como novas frentes para você conquistar seguidores.

A Twitch tem uma ferramenta que permite exportar suas transmissões para o YouTube.

Esta é outra ótima forma de você compartilhar os melhores momentos de sua live e divulgar ainda mais o seu trabalho em uma plataforma tão grande como o YouTube.

2. Organize o tipo de conteúdo que você oferece e crie sua programação

Um importante passo no canal de qualquer streamer gamer que quer se profissionalizar é a organização do seu conteúdo. E claro, mais uma vez, você precisa ter um bom conteúdo.

Portanto antes de organizar a programação do seu canal, organize o tipo de conteúdo que você irá fazer:

  • Gameplay de novos lançamentos;
  • jogos indie;
  • fazer uma série zerando algum jogo;
  • speedrunning;
  • just chatting.

Enfim, você tem muitos conteúdos diferentes para explorar mas a melhor maneira de fazer isso é organizando sua programação:

  • Tenha horário específico para começar e para terminar
  • Acerte o dia que você irá fazer cada uma de suas Lives. 
  • Publique os seus horários e divulgue-os em todas as redes sociais de seu canal. 
  • Certifique-se de que a sua programação seja clara para todos os seus seguidores.

Ao criar uma programação e segui-la você irá ajudar o seus seguidores a saber o que esperar de seu canal e quando encontrá-lo em uma live. Dessa forma você consegue criar uma rotina que irá gerar mais fluxo para sua live.

Caso você não possa cumprir alguma live de sua programação, não deixe de avisar os seus seguidores em suas redes sociais. Nada pior do que deixar seus seguidores no vácuo!

Uma boa ferramenta que você pode usar para conhecer os melhores horários e jogos para streamar é o site Twitch Strike

O Twitch Strike é bem intuitivo. Basta entrar no site e clicar em “Guides” como na imagem abaixo:

Em “Guides” você terá as seguintes opções:

  • What to stream on Twitch: É aqui que você vai ver quais são os melhores jogos para fazer streaming neste exato momento. Levando em consideração não apenas a popularidade do jogo. Mas levando em consideração individualmente cada streamer e seus espectadores.
  • What Not to stream on Twitch: Aqui você verá quais são os jogos que não valem a pena fazer stream neste momento. São jogos com grande número de pessoas fazendo streaming mas pouquíssimas pessoas assistindo.
  • When to stream on Twitch: Quando fazer streaming de um determinado jogo? Aqui, basta você escrever o jogo que você deseja streamar e ele te dará um relatório completo com os melhores dias e horários para você fazer sua stream.

As informações que você vai conseguir com ele são muito valiosas para você criar sua programação.

3. Apostes nos Clips da Twitch

A Twitch tem a ferramenta de criar Clips de suas lives. Estes Clips são uma ótima forma de você compartilhar os melhores momentos, os mais engraçados e tudo aquilo que você acha que vale a pena divulgar no seu trabalho.

Os Clips são uma ótima forma de resumir para as pessoas que chegam em seu canal, o que elas podem esperar de suas lives. 

Além disso você ainda pode e deve compartilhar estes Clips também em suas outras redes sociais como YouTube e Instagram.

4. Faça Desafios e Promoções

Propor desafios e realizar pequenas promoções são uma boa forma de fidelizar e aumentar seus espectadores. Mas calma! Não estou dizendo para você sortear um carro! Vamos devagar! kkkk

Seu canal está precisando crescer e você tem lá 3, 5, 10 pessoas assistindo sua live. Que tal fazer um desafio para eles? 

Que tal oferecer um pequeno vale compra de R$10 reais que seja, caso aquelas 5 pessoas que estão te assistindo consigam te ajudar a chegar a 10 pessoas nos próximos 10 minutos?

Esta é uma boa forma de interagir com sua audiência e ainda propor que eles chamem seus amigos para conhecer o seu canal.

Além disso você pode propor promoções para aqueles que estão sempre com você nas lives e ao final do mês presenteá-los com algum brinde que caiba no seu bolso.

Tudo isso irá criar interação e empatia com sua audiência. E por pequenos valores você vai começar a crescer o seu canal da Twitch com a ajuda de sua própria audiência.

Crie suas metas e brindes e também divulgue-as para que seus seguidores não só as conheçam mas também te ajude a batê-las.

Você também pode fazer sorteios em suas redes sociais. Basta criar um post com as regras do sorteio. Geralmente são:

  • Seguir sua rede social
  • Seguir seu canal na Twitch
  • Compartilhar o post com as regras da promoção.

Você pode sortear alguma Skin do game que rola nas suas lives, vales compras, etc.

Para colocar essa dica de como crescer na Twitch em prática, existem algumas ferramentas que fazem o sorteio de forma automática:

5. Fortaleça sua network usando Host e Raid

Essa é uma ótima forma de fazer e fortalecer sua network. Usando Host e Raid você é capaz de transferir toda sua audiência para outro canal.

Com o comando “Host” você transmite em seu próprio canal a live de quem você escolher mas as pessoas continuarão dentro de seu canal, conversando em seu chat.

Já com o comando “Raid” você manda todos os seus espectadores direto para o canal de quem você desejar.

Isso é muito útil quando a sua transmissão estiver chegando ao fim e você não quer deixar seus seguidores “na mão”. 

Faça parcerias e encontre aqueles que têm horários compatíveis para que vocês troquem espectadores e ajudem uns aos outros a crescerem.

Um vídeo bem legal que fala muito bem sobre isso é este do canal do Toquinha Man, que você pode assistir abaixo.

6. Crie uma marca profissional

Você provavelmente já percebeu que a maioria dos streamers de sucesso usam gráficos e overlays que dão um ar mais profissional para as streams. Esses gráficos e materiais também são usados para reforçar a marca e personalidade dos streamers.

Ter um design e marca bem pensados para o seu canal é fundamental para criar uma boa primeira impressão aos novos viewers. Seguindo esse raciocínio, são também um ótimo jeito de aumentar o engajamento e interatividade nas suas lives.

Um exemplo perfeito de como o design pode gerar mais engajamento são os stream alerts. Sempre que alguém te seguir ou se inscrever uma animação surgirá com o nome do viewer. Pode parecer pouco, mas esse tipo de ação cria uma maior empolgação e celebração em cima de acontecimentos importantes durante a live.

A boa notícia é que criar uma marca profissional não precisa ser muito caro já que há diversos lugares na internet que você consegue overlays grátis para Twitch. Eles são fáceis de configurar e ainda por cima estão disponíveis em português.

Trata-se de um meio bem interessante para incrementar sua live e, como consequência, te ajudar a como crescer na Twitch. Afinal, por meio dessa profissionalização você consegue estreitar ainda mais o laço com seus seguidores, além de incentivar que novos viewers interajam com você;

Hora de colocar em prática as dicas de como crescer na Twitch!

Agora que você aprendeu estas técnicas de como crescer na Twitch, é hora de colocar em prática e começar a colher os seus resultados.

Você que já tem o seu canal e está buscando sair de sua zona de conforto e profissionalizar, essa é a sua hora!

Se quiser expandir sua atuação como streamer sugerimos que acesse o post; “ [TOP] Melhores plataformas para streamar em 2020”. 

Gostou do conteúdo? Nós também estamos na Twitch! Siga a gente por lá também para mais conteúdos bacanas!

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts