Comparação: Valorant ou CS:GO? Qual shooter é o melhor?

E aí, Valorant ou CS:GO? A pergunta é direta e sem enrolação, qual desses shooters oferecem mais qualidade na entrega? Para te ajudar a chegar nessa resposta, analisamos alguns pontos de cada aqui, então fica com a gente até o final.

É uma disputa interessante, vamos combinar. CS:GO conta com uma história de peso, sendo um clássico do gênero. Só que Valorant chegou em 2020 batendo recordes e conquistando o público.

Então, trata-se de uma comparação acirrada e com uma resposta complexa. Afinal, o gosto pessoal influencia muito na decisão final.

Por isso, nossa intenção com o post é na verdade explanar características de cada jogo para deixar você decidir: Valorant ou CS:GO? Para chegar a conclusão, falaremos sobre os seguintes pontos de cada game:

  • História
  • Funcionamento
  • Armas
  • Personagens
  • Mapas
  • Comunidade
  • eSports

Ao final do conteúdo ainda trazemos um resumão para concluir o debate sobre Valorant ou CS:GO, destacando alguns aspectos importantes. Aproveite para deixar sua opinião nos comentários também.

Agora, vamos jogar!

Valorant

História

Com lançamento oficial em junho de 2020, Valorant é um game recente, mas que já tem marcos interessantes. Desenvolvido pela Riot Games, gigante e desenvolvedora de League of Legends, trata-se de um jogo de tiro que ganhou bastante destaque desde o berço.

Para começar, seu lançamento se tornou o melhor de um jogo gratuito para PC. Podemos então dizer que o beta foi muito bem recebido pelo público.

Para ter uma ideia, no primeiro mês ele já se posicionou em sexto lugar como jogo com maior retorno financeiro, ultrapassando até mesmo CS:GO. Essa empolgação inicial é algo bastante característico.

Tudo isso graças ao grande marketing da Riot. A desenvolvedora já consagrada por causa de LoL e outros games do universo (como Legends of Runeterra ou Wild Rift). No vídeo abaixo você visualiza um dos trailers do jogo:

Já são dois anos de trajetória e, no momento, o game está no episódio 4. Levou o prêmio de melhor jogo competitivo no eSports Awards 2021.

Com atualizações constantes, mostrando que ainda tem muita história para se fazer.

Funcionamento

A partida funciona com dez jogadores, sendo um embate de duas equipes de 5x5. Seu objetivo é armar e proteger a bomba Spike, contando com o auxílio dos personagens e suas habilidades especiais.

O jogo roda apenas em PC, sendo necessário os seguintes requisitos mínimos:

Imagem retirada do site oficial do Valorant.

Trata-se de um jogo estratégico, que demanda muito do raciocínio em equipe para conseguir enfrentar os inimigos. Além de lidar com as adversidades durante o game, visto que conta com partidas dinâmicas.

Outro ponto necessário de se dominar também é a respeito de mira e reflexo, habilidades importantes em todo bom shooter.

Por fim, uma característica bastante específica do Valorant é sua estética. Conta com um visual em estilo mais Cartoon, sendo mais possível de compará-lo com Fortnite ou Overwatch do que com CS:GO, que puxa mais para o realista.

No quesito funcionamento e visual, você prefere Valorant ou CS:GO? Conta para a gente nos comentários.

Armas

No quesito de armamento, Valorant conta com um arsenal variado, que é dividido nas seguintes categorias:

  • Armas leves
  • Submetralhadoras
  • Escopetas
  • Fuzis
  • Fuzis de precisão
  • Confronto
  • Metralhadoras

Se quiser conferir mais detalhes sobre cada arma, pode acessar aqui e dar uma estudada. É bem bacana que você tenha uma ideia delas e quando funciona para fazer escolhas estratégicas.

Além disso, para auxiliar nesse momento de decisão também, é interessante que manje da economia do jogo. No início das partidas cada equipe ganha alguns créditos para adquirir o que quiser, sendo uma lógica similar de CS:GO.

No primeiro round os jogadores recebem 800 créditos. Conforme a partida vai desembolando, você pode conseguir mais créditos para as próximas rodadas, para isso é necessário que tenha alguns abates na conta.

Outra forma de conseguir mais créditos é vencendo a rodada. Mesmo assim, a equipe derrotada também ganha créditos para manter a partida equilibrada do início ao fim. 

É essencial entender esse aspecto para ajudar a montar a estratégia coletiva. Os créditos, além de comprar armas, também servem para comprar outros itens e habilidades.

Então todo detalhe influencia no desempenho no jogo, sendo bem instigante no Valorant. Vale dizer também que há muitas skins para as armas, sendo boas para estilizar e deixar mais a sua cara.

Personagens

Os personagens são bem característicos em Valorant. Cada um possui sua função no jogo com habilidades especiais que levam a partida para outro lugar, principalmente visto que são inúmeras combinações possíveis.

Outro ponto muito interessante é que eles possuem uma boa história e cada um conta com sua personalidade. Os personagens Valorant são de diversos lugares do mundo e isso dá toda uma diversidade para os mesmos.

No vídeo abaixo, por exemplo, você visualiza um clipe da Razer, a personagem brasileira de Valorant:

Então, muitos deles ganham o público pelo seu jeito e estilo também. Focando em gerar identificação com o mesmo.

Isso é algo que a Riot domina bem, já que LoL também possui essa característica emblemática no MOBA. Cada herói conta com uma história e característica que cativa e gera identificação com o público.

Mapas

O game conta com 7 mapas diferentes, cada um com seus desafios e particularidades. São eles:

  • Fracture
  • Icebox
  • Bind
  • Haven
  • Split
  • Ascent
  • Breeze

Se quiser conhecer as peculiaridades de cada um mais a fundo, sugerimos que visite esta página.

Comunidade

Recentemente o jogo revelou que tem, em média, 14 milhões de jogadores diariamente. Esse número ainda contou com um aumento, chegando aos 15 milhões, segundo a Talk Esport.

Após o sucesso do lançamento, houve uma leve queda no jogo. Só que, com o tempo, a recuperação não apenas ocorreu como também houve uma crescente. Há estatísticas que mostram que o título ganha, ao menos, 2% a mais de jogadores por mês.

Outro dado interessante que demonstra a alta do jogo é sua audiência em live. Segundo o Twitch Tracker, ele está na 5ª posição do ranking de jogos da Twitch, tendo mais de 100 mil live viewers. Isso mostra como há interesse e pesquisa pelo mesmo.

Assim, podemos ver que a comunidade é bem participativa e está em ascensão. Sendo um bom momento para se entrar e formar sua equipe.

eSports

O último ponto de análise do nosso conteúdo comparativo de Valorant ou CS:GO é o cenário dos eSports. Depois dele passaremos a falar sobre CS.

O game já conta com um cenário competitivo quente, tendo inclusive equipes brasileiras despontando. Organizações como a paiN Gaming e a Loud passam pela cena.

Um dos principais torneios nacionais que rolam do jogo é o Challengers Brazil. Ele conta com a premiação de R$405 mil distribuída para todas as dez equipes participantes do campeonato.

A estrutura de seus torneios é feita por meio de classificatórias regionais que levam à disputas mundiais. Isso incentiva a participação de times de vários lugares do mundo. 

O jogo ainda está encontrando seu formato nos eSports, testando certas adaptações nos torneios. Vale dizer que ainda é um jogo recente e que está encontrando sua melhor estrutura.

CS:GO

História

Agora é hora de iniciar o comparativo entre Valorant ou CS:GO. A diferença já aparenta de início: o primeiro Counter Strike data o lançamento há 12 anos, sendo então uma franquia que pode ser considerada clássica no FPS.

CS:GO é a continuação oficial do famoso first person shooter da Valve. Lançado em 2012, está há 10 anos no mercado, mesmo assim ainda conta com atualizações frequentes e bastante presença do público.

Ele traz novos mapas, personagens e mapas, além de incrementar a jogabilidade. É um dos jogos de tiro mais bem sucedidos da história dos games.

Podemos dizer que é um jogo que dispensa apresentações. Mesmo assim, se tiver curiosidade, vale dar uma olhada no trailer abaixo:

A franquia sempre foi a queridinha das lan houses, sendo até um marcador de gerações.

Funcionamento

Valorant é bastante similar ao CS:GO nesse quesito. Ambos contam com partidas de 5x5 visando o objetivo de derrotar a equipe adversária. A diferença é que CS:GO divide seus times em terroristas e militares, simulando um embate de guerra.

Também demanda estratégia, mira e reflexo. Muitos dos bons jogadores de Valorant saíram de CS:GO. Se você precisa praticar, sugerimos que confira nossa lista de jogos para treinar reflexo.

Por fim, CS conta com outros modos de jogo, tendo também:

  • Demolição
  • Corrida às armas

Armas

Essa é uma grande diferença entre Valorant ou CS:GO. Enquanto o mais recente possui apenas sete subdivisões, o clássico conta com mais de 30 armas em seu catálogo com funções e alcances variados.

Além disso, também conta com um forte mercado de skins para suas armas. A DMarket é um exemplo de sistema que é fomentado a partir desse mercado.

Então esse é um dos grandes pontos de destaque do CS:GO. Suas armas são muito potentes e variadas, sendo necessária toda uma técnica específica para utilização de cada.

Personagens

A presença de personagens no jogo surgiu apenas em 2019. Ele trouxe a implementação de agentes como algo novo nas partidas e no game.

Só que, diferente de Valorant e até mesmo Overwatch, os personagens do carro-chefe da Valve são apenas estéticos. Sua identificação deve vir apenas com o estilo.

Como assim? Eles não são tão trabalhados, sem possuir muita história. Além de não contarem com habilidades e funções específicas.

Isso dá menos espaço para a criatividade, mas tal aspecto pode ser compensado na escolha das armas e skins.

Mapas

Atualmente o jogo conta com nove mapas principais. Muitos deles são clássicos, com cenas bem emblemáticas para os jogadores de lan house. São eles:

  • Cache
  • Cobblestone
  • Dust II
  • Inferno
  • Mirage
  • Nuke
  • Overpass
  • Train
  • Vertigo

Leia Também: TOP 5 | Melhores mouses para FPS. E onde comprar!

Comunidade

A comunidade de CS:GO é ainda muito ativa, mesmo com tantos anos de existência. Para você ter uma ideia, em 2021 ele apareceu no Top 10 jogos mais populares da Steam, segundo Olhar Digital.

Além disso, constantemente lidera o ranking da mesma plataforma como jogo com mais jogadores. Para ilustrar, basta checar o print abaixo quem está em primeiro no momento que olhamos:

Então se você busca uma comunidade ativa e presente, saiba que seja em Valorant ou CS:GO, você vai encontrar. Ambos jogos são bem queridos e contam com um público ativo.

eSports

Agora, no que diz respeito aos eSports, não tem jeito: CS:GO é bem mais consolidado que Valorant. É um dos jogos pioneiros no competitivo, principalmente no Brasil.

Já conta com grandes nomes de atletas, como o Coldzera, por exemplo. Além disso, são diversas organizações de eSports brasileiras que estão presentes no CS:GO.

São mais de seis mil campeonatos que rolaram. Para finalizar nos dados, segundo o site do eSport Earning, o jogo já distribuiu mais de $131 milhões para mais de 14 mil jogadores.

Esses números o colocam em segunda posição no ranking de top games que mais premiaram nos eSports, ficando abaixo apenas de DotA 2. Deu para ver que levam o cenário a sério, certo?

Valorant ou CS:GO?

A resposta acaba sendo pessoal, não tem jeito. Ambos jogos são muito bons e valem a pena de se dar uma chance para conhecer. 

Se você busca algo mais clássico e focado mais nos tiros, talvez prefira CS:GO. Agora, se a ideia de habilidades especiais e variados personagens te agradam, então pode curtir e soltar a criatividade no Valorant.

O bom é que um pode te ajudar no outro. Logicamente são jogos diferentes, com estilos um pouco diferentes. Só que você pode treinar jogando os dois! Quando cansar de um vai para o outro… quem sabe ajuda no desempenho? 😉

E aí, qual a sua opinião? Valorant ou CS:GO?

Conta para a gente nos comentários! Se você gosta de jogos desse estilo, precisa conferir nosso catálogo com os 23 melhores jogos de tiro para Android. Acessíveis para jogar no celular.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts