Você sabe o que é Steam? Conheça tudo sobre essa gigante dos games!

Você que está procurando saber o que é Steam pode se surpreender com a resposta. A Steam é a maior plataforma de venda de jogos online do mundo. Com mais de 30.000 jogos em seu catálogo que vai desde jogos AAA (jogos de primeira linha) até jogos indies.

E como você não conhecia, eu posso supor que você seja um gamer de console. Ou talvez esteja entrando agora no mundo dos games, não é mesmo?! 

Afinal de contas, a Steam é a mais famosa loja online, conhecida também por ser a plataforma oficial de diversos jogos de sucesso mundial como o Counter-Strike, Half-Life. Isso sem contar as suas famosas promoções imperdíveis com jogos a preços que cabem em qualquer bolso.

Vamos então, conhecer para que serve a Steam e tudo mais sobre essa plataforma gigante do mundo dos jogos.

O que é Steam e onde ela surgiu?

Agora que você já viu um pouco sobre o que é Steam, vamos entender melhor de onde ela surgiu.

A Steam surgiu em 2003 como um software que promovia atualizações automáticas para os jogos da Valve, que é a empresa por trás da Steam, além de trazer soluções anti-pirataria e anti-cheat. 

A Valve é a produtora por trás dos jogos já mencionados anteriormente como Counter-Strike, Half-life e também de muitos outros títulos de sucesso como Team Fortress, Dota, Quake… a lista é imensa!

Com o passar dos anos a Valve foi percebendo o sucesso e o potencial que a Steam poderia ter e foi investindo cada vez mais para que ela se tornasse uma referência para gamers de PC.

Leia também: Como montar um PC gamer passo a passo: componentes, preços e impacto no desempenho

Ano após ano a Valve foi fazendo parceria com as mais diversas produtoras e viu seu catálogo de jogos crescer exponencialmente. Se tornando cada vez mais conhecida e necessária para os gamers.

Com o tempo, a Steam passou a ser uma comunidade onde você poderia:

  • adicionar amigos, 
  • criar grupos, 
  • compartilhar informações sobre jogos.

Além de permitir jogar juntos, é claro.

Dentro da Steam você também tem um mercado interno de itens que movimenta milhões de dólares todos os meses. Dos mais diversos itens como uma simples carta colecionável a itens que você pode usar dentro dos jogos, como é o caso das Skins para CS:GO.

Apesar de encontrar alguns concorrentes como a Blizzard, EA (Electronic Arts) e outras, a Steam se mantém firme em seu crescimento e segue como a maior plataforma de venda de jogos online.

Leia também: Lista de jogos grátis Epic Games

Muito mais que apenas uma plataforma de venda de jogos

Agora que você já sabe bem o que é Steam, vamos falar um pouco mais sobre o que ela representa hoje para todo o cenário mundial dos games. E pode acreditar, ela representa muito!

Para os desenvolvedores

Os grandes desenvolvedores sempre tiveram facilidade para lançar e divulgar seus jogos, muito diferente da maioria dos pequenos estúdios, ou mesmo desenvolvedores solos que se aventuram por esse mercado.

Com o grande crescimento dos últimos anos na indústria dos games, surgiu uma enorme quantidade de pequenos desenvolvedores que ficaram conhecidos por criar jogos indies que são aqueles jogos desenvolvidos com pouco recurso, por uma pessoa ou mesmo por um pequeno estúdio.

A Valve então abraçou este mercado e criou, dentro da Steam, uma sessão voltada para estes pequenos desenvolvedores: a Steam Greenlight.

Dentro da Steam Greenlight os desenvolvedores poderiam colocar seus jogos, por uma taxa de $100 dólares, e receber aprovação dos jogadores que votavam nos seus jogos prediletos. Dando a estes jogos a chance de “subir” para a plataforma principal da Steam.

Após muita discussão e reclamações, por parte dos desenvolvedores, acerca da falta de clareza e justiça deste processo, a Valve encerrou as atividades do Steam Greenlight em 2017, dando lugar a uma nova ferramenta: a Steam Direct.

O Steam Direct traz novas polêmicas e reclamações assim como o Steam Greenlight, mas atualmente é a forma com que pequenos desenvolvedores podem colocar seus jogos na Steam. 

As taxas são maiores, mas os jogos não precisam mais passar por votação para entrar na plataforma.

Para os jogadores

Para nós jogadores a Steam é um portal onde guardamos toda nossa grande coletânea de jogos, que muitas vezes nunca foram jogados, e encontramos amigos para nos divertirmos online.

Sim, vários jogos que nunca foram jogados!rs

O motivo? 

As incríveis promoções que a Steam promove!

Se você conhece algum gamer de PC que utilize a Steam, pode ter certeza que ele vai te confirmar isso. As promoções são incríveis e já gerou diversos memes.

Abaixo você pode ver uma coletânea de memes, em vídeo, sobre as promoções.

Tudo isso faz com que a Steam seja a plataforma principal da maioria dos gamers de PC.

Leia também: Os 10 melhores jogos de guerra para PC! Dos clássicos aos atuais

Recentemente, em abril, a Steam bateu um novo recorde atingindo um pico de mais de 24 milhões de jogadores logados na plataforma! É muito gamer aproveitando a quarentena!

Agora que você sabe para que serve a Steam …

Agora que você sabe o que é Steam, cuidado com o seu bolso! Suas promoções podem ser um grande perigo para ele! 

O que é steam

Para entrar e conhecer a Steam, basta acessar o seu site oficial. Só não diga que eu não te alertei antes!

Gostou do conteúdo? Conheceu tudo sobre o que é Steam? Conhece mais alguma informação importante sobre a plataforma? Deixe sua mensagem nos comentários!
Quer começar a jogar? Então confira essa lista, “Melhores jogos de FPS para PC fraco para você jogar online”.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts