Conheça a história de Coldzera. Trajetória e curiosidades

Acredito que eu possa dizer, com alguma certeza, que o nome Coldzera não é estranho para você. Não importa se você joga CS:GO ou não. Você já leu ou ouviu esse nome em algum lugar. E não é para menos.

Marcelo “Coldzera” David, é um brasileiro nascido no dia 31 de outubro de 1994, em São Paulo e considerado um dos melhores jogadores de CS:GO da história.

Eleito por dois anos consecutivos (2016 e 2017) o melhor jogador do mundo, pelo renomado site HLTV (que faz a cobertura do CS:GO), Coldzera comemora:

  • títulos;
  • jogadas espetaculares;
  • uma história de persistência e vontade vencer.

Vamos então falar tudo o que você precisa saber sobre este fenômeno do esports mundial que sempre carregou o nome do Brasil para o lugar mais alto do pódium.

A seguir, qual a história do Coldzera no CS:GO:

  • sua trajetória;
  • seus títulos;
  • curiosidades da carreira do gamer.

História Coldzera

Você pode até não acreditar, mas a qualidade de Coldzera no CS:GO não era toda essa maravilha que você imagina não. Ele era constantemente zoado pelo irmão e por amigos por não jogar bem. 

Foi aí que a vontade de deixar e ser o mais noob dos amigos entra em ação e ele passou a se dedicar 100% ao jogo.

Começou a jogar dia e noite, deixar de sair e encontrar os amigos para se dedicar ao jogo que era sua paixão. A partir daí tudo começou a mudar.

Foi então que Marcelo “Coldzera” começou a se destacar no CS:GO e nesta nova fase ele chamou a atenção de Fernando Alvarenga, o fer, que entrou em contato para lhe fazer o convite de sua vida: morar nos Estados Unidos e integrar uma das principais equipes de CS:GO do mundo. Fazer parte da Luminosity Gaming (LG).

Marcelo “Coldzera”, como todo jovem de 17 anos de idade, dependia da aprovação dos pais, e enfrentar o dilema de largar os estudos por aqui para seguir uma oportunidade de carreira em algo ainda muito novo: o mundo dos esports.

Portanto, com o convite de fer, era a hora de Coldzera conversar com seus pais e convencê-los a deixá-lo ir. Tarefa que não foi fácil. Coldzera conta que aos 14 anos teve uma oportunidade de jogar futebol profissionalmente em um clube grande e seu pai o cortou, com a justificativa de que ele iria trabalhar na empresa da família. Porém, desta vez, o garoto de 17 anos não iria deixar mais esta oportunidade escapar entre seus dedos.

Com ajuda de um telefonema do capitão da equipe Luminosity, Gabriel “FalleN” Toledo, e uma conversa sincera sobre a oportunidade de “uma em um milhão” que seu filho estava vivendo, que seu pai cedeu. Ao seu filho ele ainda disse que “como pai, eu não deixaria você ir, mas como amigo, eu acredito que você tenha de buscar o seu sonho”.

Assim que entrou para LG em agosto de 2015, Coldzera jogou seu primeiro campeonato pela nova equipe: a ESL One Cologne 2015

A Luminosity Gaming passou da fase de grupos, mas foi eliminada nas quartas de finais pela FNATIC. No final do ano, em novembro, foram melhores e conseguiram o segundo lugar.

Foi em 2016 que tudo começou a mudar e com o time mais preparado do que nunca, Coldzera começa o seu reinado, conseguindo com sua equipe, chegar no topo dos campeonatos que participaram.

A primeira vitória deles veio no principal campeonato de CS:GO, o MLG Columbus 2016. Era o campeonato no qual eles mais almejavam e saíram com um prêmio de 500 mil dólares.

Neste mesmo campeonato, Coldzera se torna o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio de MVP (Most Valuable Player) em um campeonato deste nível. Ainda pela equipe da LG ele ganhou mais um MVP na ESL Pro League Season 3. Foi então que em julho de 2016, todos os 5 jogadores foram contratados pela SK Gaming.

Já na SK Gaming, o primeiro campeonato que participaram foi a ESL One: Cologne 2016. E mais uma vez o time de Marcelo “Coldzera” foi campeão. E não só isso, Coldzera foi considerado, mais uma vez, MVP do campeonato.

O ano de 2017, entre mudanças na equipe, também foi um ótimo ano para Coldzera no CS:GO. Foi nesse ano que ele conseguiu colocar stats de fazer inveja a qualquer pro-player. 

Coldzera jogou com a SK até junho de 2018 quando ele, fer, FalleN, boltz e Stewie2k foram contratados pela Made In Brazil (MIBR). 

Na MIBR a equipe venceu apenas a ZOTAC Cup Masters 2018, não tendo o desempenho que se esperava.

Em meio a muitas críticas e problemas internos, Coldzera deixou a MIBR no dia 12 de julho desde ano de 2019 e desde então está sendo disputado por vários times mas até o momento nada foi fechado.

Conturbada saída do Coldzera da MIBR

A saída de Coldzera da MIBR foi muito conturbada e repleta de discussões. 

Coldzera já estava há algum tempo insatisfeito e chegou a considerar o afastamento da MIBR em outros dois momentos, na saída de Epitácio “TACO” de Melo e por divergências com FalleN, por conta das táticas de execuções de jogadas.

Coldzera explica sua saída em uma nota divulgada em suas redes sociais dizendo, “Todo livro tem seu começo, meio e fim (…)”. Segundo ele, apesar de ter tentado várias estratégias como troca de players, funções, nada disso resolveu. “(…) nós mesmos somos o problema.” disse ele.

Na nota ele também se diz desanimado e estressado e que esta decisão (de sair da MIBR) era uma decisão que “seu coração mandou”. Deixa claro também que jogaria todos os campeonatos que precisasse para não deixar o time na mão antes de sair de vez. 

“Jamais se esqueçam disso: Perder ou ganhar é consequência do seu trabalho. É melhor perder dando meus 110%, mostrando que ainda quero evoluir, do que entrar na zona de conforto e achar que 30% já está bom. Dinheiro, fama, tudo passa! Mas a vontade de vencer te põe onde você menos espera.”

A trajetória de Coldzera nos principais times foram:

08/2014 até 07/2015 – Dexterity Team

07/2015 até 07/2016 – Luminosity Gaming

07/2016 até 06/2018 – SK Gaming

06/2018 até 07/2019 – MIBR

Principais títulos

Os principais títulos de Coldzera no CS:GO são:

  • 1st – MLG Major Championship: Columbus 2016 – $500,000
  • 1st – ESL Pro League Season 3 – Finals – $200,000
  • 1st – ESL One: Cologne 2016 – $500,000
  • 1st – Intel Extreme Masters XII – Sydney – $100,000
  • 1st – Esports Championship Series Season 3 – Finals – $250,000
  • 1st – ESL One: Cologne 2017 – $100,000
  • 1st – EPICENTER 2017 – $250,000
  • 1st – BLAST Pro Series: Copenhagen 2017 – $125,000
  • 1st – ESL Pro League Season 6 – Finals – $225,000
  • 1st – ZOTAC Cup Masters 2018 – $200,000

Curiosidades Coldzera

A seguir, separamos algumas curiosidades do Coldzera no CS:GO.

Carreira no futebol

Como falamos em sua história, Coldzera era um ótimo jogador de futebol e se destacava em sua escolinha. Com esse destaque ele foi chamado para treinar profissionalmente, convite este que seu pai o proibiu e inclusive fez questão de tirá-lo da escolinha.

A habilidade com a bola pode ser vista em um vídeo produzido pela Valve, desenvolvedora do CS:GO, em que Marcelo “Coldzera” marca dois gols para equipe da SK Gaming contra a Virtus.pro

Em uma outra oportunidade, em um jogo beneficente, o Fome só de Bola em 2017, jogou inclusive com a presença de craques como Neymar.

O mapa mirage, Coldzera e seu grafite

Durante a MLG Columbus 2016, Coldzera fez a jogada mais impressionante e conhecida dos campeonatos de CS:GO até hoje. O mapa era o Mirage e Coldzera com uma AWP na mão, levou 4 adversários de maneira gloriosa. Não vale a pena descrever vale a pena assistir:

A jogada marcou tanto que a Valve decidiu fazer um grafite em homenagem ao brasileiro. Coldzera tatuou seu grafite no braço, pra ficar ainda mais eternizada esta memória.

reprodução / instagram

Melhor jogador de esports do mundo

Além do grafite de Coldzera na Miragem, um outro feito incrível foi a premiação do “Oscar dos games”. O prêmio do The Game Awards 2016 foi recebido, merecidamente pelo brasileiro.

Fones invertidos

Em seu primeiro Major, a ESL One Colônia 2015, Coldzera reclamou com FalleN de ter levado um tiro dele. Só algumas rodadas depois, Coldzera percebeu que estava com o fone invertido.

Já pensou em ser PRO?

Conhecer a história de Coldzera deixa qualquer gamer que curte CS GO com vontade de encarar o desafio de se tornar um jogador PRO. Pra isso você encontra mais dicas no post Como ser um gamer profissional: 12 dicas para o sucesso”

E ai? gostou de saber mais sobre a história deste que é um dos melhores jogadores de CS GO do mundo? Qual outro gamer você gosta de acompanhar? Compartilha com a gente nos comentários!

Comente Abaixo
Total
0
Shares
1 comment

Comments are closed.

Related Posts