Veja como melhorar de ADC no LoL e se tornar referência

Sim, tem como melhorar de ADC. Se você ler esse conteúdo inteiro e conferir as orientações que deixamos aqui, você com certeza vai sair dos low elos.

Reunimos 10 aspectos essenciais para qualquer um que busca sobre como melhorar de ADC. Tudo o que falta para você finalmente deslanchar nessa função está aqui. Se liga:

  • Objetivo da função
  • Configuração do mouse
  • Escolha de campeões
  • Bom duo
  • Feitiços e build estratégica
  • Farm e controle de wave
  • Visão
  • Posicionamento e kite
  • Aprender com erros
  • Estudo e treino

Então vamos desde fundamentos da posição até detalhes práticos que vão sofisticar sua jogabilidade. É para sair daqui sabendo exatamente o que precisa fazer para se tornar uma referência como ADC.

Tá, mas por que confiar em vocês? Fizemos uma pesquisa aprofundada sobre o tema e compilamos aqui os conteúdos de diversas fontes de credibilidade para facilitar.

Para você ter uma ideia, uma das fontes é o Klaus, jogador profissional ref no assunto. Tão ref que lançou até o Guia da Botlane Challenger. Além disso, não é de hoje que abordamos a temática, já falamos sobre melhores ADC do LoL antes, por exemplo.

Pode confiar e vir com a gente até o final. Vamos jogar!

Orientações de como melhorar de ADC

1- Objetivo da função de ADC no LoL

É sobreviver o máximo de tempo e dar o máximo de dano. Para começar a conversa sobre como melhorar de ADC temos que estar alinhados quanto a esse elemento base. Só que não basta saber isso, é preciso ir além.

Não é sobre atacar agressiva e impulsivamente, até porque é preciso focar também no primeiro pilar que é sobrevivência. É preciso de estratégia e ações conscientes para conseguir otimizar seus danos e ser realmente o diferencial da sua equipe.

O que queremos dizer com isso? Você terá momentos de escolhas, do tipo se deve entrar em algum confronto ou não.

No geral, para responder essa questão você deve pensar: eu estou forte o suficiente para me categorizar como em vantagem para essa situação?

Tal vantagem se dá de uma forma: acumulando recursos para conseguir itemizar de modo que te deixará à frente. Ou, simplificando: farmando bem.

A princípio, então, seu foco deve ser no farm e não em kills. Afinal, trata-se de um modo de sobreviver mais do que se estiver entrando em confrontos e que te proporcionará o máximo de dano.

O farm é fundamental e tão importante que mais a frente temos um tópico que fala de modo mais detalhado sobre essa prática. Por enquanto, trazemos apenas esse resumo dos três objetivos de um ADC no LoL:

  • Sobreviver pelo máximo de tempo
  • Causar o máximo de dano
  • Farmar bem como prática para sustentar os dois aspectos acima

Estamos entendidos? Então bora para o próximo.

2- Configuração do mouse

Essa é uma dica prática de como melhorar de ADC. Uma boa configuração de mouse te deixará mais confortável para realizar as jogadas, principalmente levando em conta que League of Legends é um jogo dinâmico e de muita movimentação.

Para isso, é interessante ter o melhor mouse possível dentro do que cabe na sua realidade financeira. Não é uma necessidade se o seu foco for jogar por diversão, dá para desembolar com um mouse ok, mas se for possível investir, pode te ajudar.

Caso tenha a pretensão de comprar um novo mouse, vale conferir nossa lista de melhores mouses para FPS. Sabemos que LoL é um MOBA, mas lá nós deixamos algumas sugestões para facilitar a vida de quem estiver buscando por algum mouse bom.

Fazemos essa ressalva porque o mouse é uma das ferramentas mais importantes para quem joga na função. Então ter um de boa qualidade faz uma boa diferença. Por fim, a configuração também tem que estar ajustada para seu conforto.

Para chegar na melhor configuração, sugerimos que você entre em uma partida de treino e vá nas configurações do LoL. Quando estiver nela, procure pelo ajuste da sensibilidade e encontre a velocidade equilibrada para você.

Se o seu mouse contar com um DPI personalizável, também rola de ir testando até chegar no melhor modo para você. Ok e o que seria uma “velocidade equilibrada”? Aquela em que não está nem lenta demais e nem tão rápida que faz com que perca o controle.

3- Escolha de campeões

Para ser um bom ADC, é importante saber fazer uma escolha estratégica dos campeões. Com isso em mente, você deve refletir sobre:

  • Meta: sites como o Mobalytics sempre disponibilizam quais campeões estão no meta do jogo, indicando quais são os que estão mais fortes na temporada
  • Mecânicas: há campeões mais fáceis e outros mais difíceis de jogar. É legal pesquisar, treinar e conhecer cada um para descobrir quais funcionam melhor para você
  • Combinações: conhecer os campeões do LoL como um todo te ajudam a entender as combinações da botlane e te dão uma vantagem estratégica

Caso você esteja chegando no LoL agora e queira conhecer quais são os ADCs fáceis ou moderados de jogar, segue uma breve lista:

  • Miss Fortune
  • Jinx
  • Ashe
  • Samira
  • Caitlyn
  • Twitch
  • Sivir

Esse pode ser um norte para você já ter uma ideia de quais são boas alternativas para começar escolhendo. Sendo Miss Fortune uma das mais fáceis.

Agora, explicando melhor o último ponto, esse aspecto das combinações é bem importante. Afinal, por meio delas você vai saber qual a melhor forma de jogar com seu duo, inclusive tendo um indicativo de quais são os melhores duos.

Além disso, é interessante para o quesito do oponente. Você conhecer o duo adversário, quais são seus pontos fortes e fracos, principalmente quando em combate com o seu duo, te dá uma visão estratégica ampliada.

É um modo de você saber quais as oportunidades que rolam de aproveitar e quais os maiores desafios que terá que tomar cuidado. 

Para chegar nesse ponto, é necessário ter um bom conhecimento que se adquire com estudo e prática (falamos mais disso em um tópico mais abaixo)

Ainda assim, se quiser uma boa ajuda, confira os melhores sites de LoL. Eles geralmente mostram informações a respeito desse aspecto.

4- Bom duo

Um elemento que é fundamental e característico da função de ADC é que ele precisa caminhar junto com o suporte. Portanto, para ser bom como AD Carry é desejável que consiga estabelecer um bom duo.

O que queremos dizer com a qualificação “bom duo”? Tenha uma relação eficiente com quem estiver sendo sua dupla, saiba comunicar com ele as necessidades e que consigam ter a melhor dinâmica possível entre os campeões. Saiba também escutar.

Para isso, é bacana que tenha uma noção de como funciona a posição do suporte. Quais são suas responsabilidades, para o que pode contar com ele e o que ele espera de você. 

Em resumo, o foco dele é te dar apoio enquanto você acumula recursos. Por se tratar de campeões geralmente mais fortes, eles devem te proteger de ataques e sustentar a conquista da botlane com você.

Existem diferentes tipos de suportes e diferentes campeões para suporte. Conhecer sobre eles ajuda a entender as combinações, como já detalhamos no tópico anterior. Agora, seguem abaixo alguns exemplos de duos famosos para subir de elo:

  • Caitlyn e Morgana
  • Twitch e Lulu
  • Karthus e Pyke
  • Yasuo e Zac
  • Rengar e Ivern
  • Lucian e Braum
  • Orianna e Malphite
  • Xayah e Rakan
  • Renekton e Elise
  • Twisted Fate e Shen

Por fim, se sentir que precisa conhecer um pouco mais dos suportes para melhorar seu desempenho como ADC, temos uma sugestão de artigo nosso. Nossas dicas para suporte LoL trazem detalhes sobre a posição.

5- Feitiços e build estratégica

Saber definir seus feitiços é essencial para quem quer descobrir como melhorar de ADC. Assim você entende melhor as funcionalidades e sabe as melhores formas de usar. Segue abaixo algumas opções:

  • Exaustão: diminui a velocidade de movimento e ataque do adversário
  • Purificar: te liberta dos efeitos de controle de grupo feitos pelo oponente
  • Curar: cura parte da sua vida e remove efeitos de veneno e fogo
  • Barreira: surge um escudo que te protege de ataques e habilidades do inimigo

Ressaltamos aqui também a importância de fazer uma build estratégica. Um exemplo de estratégia eficaz é focar em completar suas itemizações para chegar no powerspike, que te dá uma extrema vantagem e boost no seu ADC.

Essa é uma exemplificação que ilustra como entender sobre as builds te ajuda a otimizar ainda mais seu campeão. O tornando realmente um ADC habilidoso, estratégico e imponente na partida.

Para começar a melhorar nesse aspecto, vale conhecer alguns dos melhores sites de build LoL. Neles você confere quais são as builds mais populares e quais são as feitas por pro players.

É um ponto de partida para iniciar os treinos referentes a esse ponto até ficar expert nisso. Se inspirar em builds, testar e ver quais funcionam melhor para você é uma prática que te ajudará a familiarizar mais com a itemização, adquirindo conhecimento e melhoria técnica.

6- Farm e controle de wave

Falar de como melhorar de ADC precisa falar sobre farm. Algo tão elementar e fundamental, mas que muitas pessoas não fazem bem. Principalmente quando se está nos elos mais baixos.

Basicamente, farmar é sobre dar o last hit em minions, conseguindo o máximo de gold possível. Não é algo exatamente fácil, mas com prática você começa a automatizar esse processo.

O farm ideal é o de abate de 10 minions por minuto. Só que, para ser mais realista, a meta de pelo menos 8 minions a cada minuto é o suficiente porque já te dá uma quantidade interessante de gold.

Para isso, vale treinar reflexo e mira. Se quiser, já selecionamos em um outro momentos um Top 5 Melhores jogos para treinar reflexo LoL.

Outro treino que é legal de se fazer é já dentro do modo de treino do jogo. Primeiro é melhor você fazer a partida treino sem nenhum bot, para focar apenas nos minions. Depois você pode inserir algum bot para ficar mais similar a uma partida real.

A sugestão é fazer isso alguns minutos por dia, para se acostumar. É legal também de realizar como uma espécie de “aquecimento” antes de entrar nas ranqueadas.

Nós também temos um conteúdo completo sobre como treinar farming LoL que é bastante completo sobre esse aspecto. Caso seja uma grande dificuldade sua, é uma boa dar uma olhada nele.

Agora, outro aspecto fundamental relacionado aos minions e que é um tanto mais complexo é o controle de wave. É importante que você e o suporte conheçam sobre essa prática para tomar decisões assertivas nos momentos corretos.

Fonte/Reprodução: Medium

Um resumo rápido sobre controle das ondas no LoL é referente às estratégias que cabem em cada momento. Tendo como base a imagem acima, que tem como fonte o post no medium que é sobre uma série em controle de waves, podemos dizer:

  • Verde: freeze, congelar, manter os seus minions e os do oponente travados em certa região da rota.
  • Amarelo: empurrar lentamente e permitir a chegada de outras ondas de minions aliados. Estratégia para tomar torres juntando, no mínimo, 3 ondas de minions e construindo uma big wave que faz um cerco na torre e complica o inimigo.
  • Laranja: empurrar a wave para criar pressão no oponente e encaixar dano enquanto ele está farmando. 

Para fazer um bom controle de wave é importante ter uma boa leitura de jogo. O amarelo, por exemplo, é interessante de se fazer enquanto, no lado oposto, está rolando um abate de dragão.

Assim você cria um dilema para a equipe inimiga: ir defender a torre ou o outro objetivo que está sendo tomado pelos seus aliados. Já o laranja é interessante para dar espaço para que seu caçador faça uma boa gank.

Caso tenha dúvidas sobre o controle de wave ou sinta que esse é o ponto que mais precisa melhorar, o vídeo abaixo do Klaus é bem avançado sobre a temática:

Ele tem muito conhecimento e prática, dado que é um Pro Player. Se você curtir a didática, o profissionalismo e o modo de jogo dele, precisa conferir o Guia da Botlane Challenger.

7- Visão

Não dá para ser um bom ADC se não estiver com uma boa visão do mapa. É preciso enxergar para conseguir dominar a rota e não cair em ganks, por exemplo. Além de ser elementar para conseguir visualizar os oponentes, não os perdendo de vista.

Para ter uma boa visão, no geral, você precisa que seu suporte se empenhe nas wards. Então não deixe de comunicar para ele essa necessidade e de ressaltar a diferença que fará na partida.

Uma visão limitada atrapalha o objetivo de sobreviver, te deixando mais vulnerável. Inclusive, nunca se aproxime do jungle e do rio desacompanhado se não tiver uma boa ward na região.

Caso você esteja em uma equipe da qual o suporte não domina muito bem as wards e não entenda a responsabilidade que tem quanto a isso, não deixe de comunicar. 

A gente sabe que é estressante quando o outro não cumpre da melhor forma seu papel, mas entrar em conflito com seu duo não é a melhor maneira de solucionar. Nessas horas é preciso praticidade para conquistar a vitória.

Por isso a paciência e a boa comunicação são práticas fundamentais para quem quer melhorar seja no ADC ou qualquer outra posição do LoL. Ao invés de brigar, oriente para que o outro te ajude a conseguir o desejo em comum – a vitória.

Sendo assim, é legal que você tenha uma noção básica de quais wards são importantes no jogo. Para que você consiga direcionar o suporte caso ele mesmo não saiba. O vídeo abaixo dá um resumo sobre isso:

8- Posicionamento e kite

Como melhorar de ADC? Sabendo (e aplicando) o posicionamento correto e também kitando. Só que calma, vamos por partes e começar desde o começo.

Primeiro, sobre o posicionamento você não deve tirar de cabeça: esteja sempre do lado oposto do apoio inimigo. Fuja de se manter na mesma linha dos adversários, para dificultar o alcance das habilidades.

Siga acompanhado do suporte enquanto estiver em seu momento mais vulnerável e principalmente se não estiver com boa visão. Se não tiver wards, fique o mais longe possível do rio.

Lembre que sair à frente agressivamente e de modo irresponsável pode custar a vitória do seu time. Então, o posicionamento é algo extremamente relevante.

Agora, sobre o kite, trata-se de um modo de jogar que é um grande diferencial entre um ADC experiente e um amador. É a movimentação que você deve fazer mesmo enquanto está abatendo oponentes.

Não fique parado, nunca. Esse é um lema que você deve ter na cabeça, principalmente durante confrontos. Manter em movimentação dá mais trabalho para seu inimigo conseguir te acertar, dado que você se torna um alvo mais difícil de ser atingido.

Kitar, então, é basicamente se mexer para frente e para trás mesmo enquanto estiver atacando. Kite vem de “pipa” e o nome é esse porque seu campeão ficará se movimentando como guiando em vai e vem.

Nós já temos um conteúdo beeeeem completo sobre como caitar no LoL. De verdade, se você acha que precisa entender melhor essa movimentação e de dicas práticas sobre como treinar, confira esse artigo. 

Abaixo deixaremos dicas simplificadas do que deve fazer. Para visualizar mais detalhes, veja o texto que já linkamos:

  • Assim como a maioria dos profissionais, use o A para caitar (aperte o A e veja a área de auto ataque – clique no inimigo com o botão esquerdo – caminhe para longe com o botão direito)
  • Deixe ativado a movimentação de ataque no cursor para facilitar alcançar o alvo
  • Desative a previsão de ataque para evitar atrasos

9- Aprender com os erros

As orientações que deixamos aqui são excelentes e já te dão um maior entendimento sobre que você precisa fazer para ser um bom ADC. Além disso, também deixamos sugestões de treinos e práticas (abaixo ainda deixaremos mais).

Mesmo assim, isso não significa que a partir de agora você vai só acertar no jogo. Nem significa que, se você treinar o suficiente, você será um ADC perfeito que nunca comete deslizes.

Errar faz parte do aprendizado e também faz parte dos jogos. Ninguém acerta todas, é impossível isso. O pulo do gato está em ser capaz de assumir seus erros e aprender com eles.

Enquanto temos o comportamento de sempre culpar o outro (sejam aliados trolls, oponentes avançados ou dificuldades técnicas do PC), deixamos de melhorar. Sim, muitas vezes o vacilo está no outro, mas provavelmente você também vacilou em algum detalhe.

Até porque a derrota é multifatorial e existem grandes chances que um dos fatores estejam relacionados a algum mole que você deu. E tudo bem, acontece, os melhores jogadores também mandam mal de vez em quando.

A diferença é que eles conseguem visualizar onde mandaram mal e focam neste aspecto para não repetir e, consequentemente, melhorar. Por isso é tão importante para quem quer saber como melhorar de ADC conseguir aprender com seus erros.

Essa sutileza é crucial e diferencia um jogador iniciante e amador de um jogador profissional e de qualidade. 

Se você quer se tornar referência, assista atentamente os replays das partidas perdidas e veja onde estão seus erros que causaram a derrota.

Esse é seu principal material e registro para rastrear quais são seus pontos fracos que precisam ser trabalhados. Não deixe de aproveitá-los como bússola do que você precisa melhorar.

10- Estudo e prática

Para fechar nosso conteúdo completo sobre como melhorar de ADC, não tinha como ser diferente. Reforçar a importância do estudo e da prática para quem quer aumentar o desempenho é a cereja do bolo.

Se você quer sofisticar sua jogabilidade, sendo aquele jogador que faz diferença nas partidas, precisa se empenhar. A gente sabe que para muitos o LoL é só um hobby e uma diversão, dando uma preguiça de tanto esforço assim.

Só que pense nessa atividade como uma distração que te será compensatória, elevando o patamar dessa sua diversão. Com isso em mente vemos que é ok se dedicar mesmo para melhorar no jogo.

Vamos combinar que se você está aqui é porque já está com a intenção de se dedicar mais. Então é só aprofundar, procurar por mais conteúdos e entender quais são os treinos que deve começar a fazer.

A própria Mkt eSports também tem muitos materiais sobre o jogo. Seguem abaixo alguns exemplos de artigos que podem ser úteis para você que é ADC:

Por fim, caso esteja disposto a investir mesmo nessa melhoria, temos a sugestão de dois cursos que ajudam a facilitar seu aprendizado. São eles:

  • Prota Games: interessante para quem também joga outros games como Free Fire, Fortnite e Valorant
  • Guia da Botlane Challenger: você terá o Klaus como professor, um dos grandes ADCs do cenário nacional

O que achou das orientações de como melhorar de ADC?

Salve nos favoritos para retornar sempre que for necessário conferir as dicas que deixamos aqui. Esperamos que o conteúdo tenha ajudado e, caso tenha dicas para compartilhar, a caixa de comentários está aberta para isso 😉

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts