[Comparação] Steam ou Nuuvem. Prós e contras de cada uma

Steam ou Nuuvem? No meio das compras onlines a gente fica até perdido com as opções, sem saber qual é confiável ou mais em conta. Para sua sorte, depois de ler esse post comparativo você vai poder fazer uma escolha mais consciente e tranquila.

As duas opções, Steam ou Nuuvem, são muito faladas pela comunidade gamer. Então para te ajudar, falaremos sobre os seguintes pontos de cada:

  • História da marca
  • Reputação da loja
  • Biblioteca de jogos
  • Promoções
  • Principais vantagens

Todas essas características são importantes de ficar de olho para saber se é de fato confiável ou não. Além de serem decisivas na hora de escolher onde comprar.

Então acaba sendo uma forma de você conseguir avaliar direitinho se o melhor para sua compra é Steam ou Nuuvem. Bora logo ver as informações de cada?

Leia Também: Lista de jogos grátis Epic Games 2020: 9 jogos e nem um centavo

Steam ou Nuuvem

Steam

1- História da marca

A Steam teve sua origem em 2003. De início era apenas um software com atualizações automáticas dos jogos da Valve, mas seu sucesso foi tamanho que a empresa investiu no site. Hoje em dia se trata simplesmente de uma das maiores lojas de jogos de PCs.

A Valve, que está por trás da Steam, é a desenvolvedora de diversos games como:

  • Counter-Strike
  • Half-Life
  • Team Fortress
  • DotA
  • Quake

E muitos outros! Desse jeito fica fácil entender o crescimento por trás da Steam, certo? O site também é relevante para desenvolvedores de jogos indie, que podem disponibilizar seus jogos na plataforma seguindo o programa da Steam Direct.

Vamos combinar que essa é uma baita história, né? Qual será a mais marcante, Steam ou Nuuvem? Continua lendo o post para tirar suas conclusões ;D

Leia Também: Conheça a história de Coldzera: um dos maiores do CS:GO

2- Reputação da loja

Como já falamos, atualmente a Steam é a maior loja de games para PC da internet. Em Abril de 2020, o site bateu seu novo recorde com mais de 24 milhões de jogadores logados na plataforma.

Qualquer gamer de PC que você conversar provavelmente conhecerá a Steam. Muito disso se deve ao fato de ter a Valve por trás, o que dá uma credibilidade para a plataforma. Além de ter exclusividade de certos jogos.

Apesar disso, o site não possui uma boa avaliação no Reclame Aqui. No print abaixo podemos ver isso:

A empresa não responde as reclamações que são publicadas no site, o que é bem negativo. Problemas acontecem e faz parte, mas quando não se movimentam para solucionar indica uma falta de suporte ao consumidor :/

Então são dois pesos: se trata de uma marca de grande nome e reconhecimento, com muita presença dos usuários. Mas o feedback do Reclame Aqui é não recomendado.

Leia Também: Como montar um PC gamer passo a passo [guia de componentes]

3- Biblioteca de jogos

Mais um ponto bem forte da Steam é a sua biblioteca. São 30 mil jogos disponíveis, isso contando desde títulos grandes até jogos indies.

Ou seja, muito provavelmente você vai encontrar o jogo que procura ou algo parecido no catálogo. Além de ter uma atualização constante na sua lista.

Essa é uma marca bem difícil de bater. Qual será que ganha: Steam ou Nuuvem?

Leia Também: [LISTA] Melhores jogos indie – games que são obras de arte

4- Promoções

Muito conhecidas na comunidade gamer, as promoções da Steam fazem bastante barulho e movimentam muitas pessoas. As que mais costumam acontecer são:

  • Steam Lunar New Year Sale (Janeiro)
  • Steam Spring Sale (Maio)
  • Steam Summer Sale (Julho)
  • Steam Halloween Sale (Outubro)
  • Steam Black Friday/Autumn Sale (Novembro)
  • Steam Winter Sale (Dezembro)

Lembrando que essas são as datas e promoções que geralmente acontecem, mas não é uma regra. Por exemplo, a de Maio não rolou em 2019 e nem em 2020.

Por isso, vale estar sempre de olho no site para conferir o cronograma das promoções. Até porque a data certinha delas é divulgada por lá.

Essas ofertas são queridinhas no mundo dos jogos devido aos grandes descontos. Eles variam entre 15% e até 95%. Então são bem interessantes mesmo, dá para economizar uma grana boa. 

Leia Também: [LISTA COMPLETA] Melhores Battle Royale para jogar esse ano

5- Principais vantagens

Mais do que apenas uma loja de jogos, a Steam é uma verdadeira comunidade. Funcionando quase como uma rede social. É possível fazer por lá:

  • Adicionar amigos
  • Criar grupos
  • Compartilhar informações sobre jogos
  • Jogar em conjunto
  • Vender ítens
  • Participar do fórum
  • Ter sua coleção de jogos reunida

Isso é um diferencial muito grande da Steam, junto com o investimento direto da Valve que torna a empresa em uma gigante. 

Leia Também: DMarket é confiável? Leia antes de comprar sua skin de CS:GO

Agora é hora de ver as informações da outra opção e assim te ajudar ajudar a clarear mais na decisão entre Steam ou Nuuvem.

Nuuvem

1- História da marca

Fundada em 2012, a Nuuvem é uma empresa brasileira e seu principal objetivo sempre foi trazer jogos com preços mais acessíveis para a realidade local. Atualmente é a maior distribuidora de jogos para PC da América Latina.

Já vendeu mais de 4 milhões de jogos para mais de 1,6 milhões de usuários, então mesmo sendo recente conta com bons resultados.

A empresa já possui parcerias com grandes marcas como:

  • Nvidia
  • Walmart
  • Razer
  • Tim

Em comparação com a Steam, ela ainda está engatinhando na bagagem de história. Apesar disso está indo bem, visto que foi lançada há menos tempo 😉 

Leia Também: Jogos de navio de guerra para PC – Para quem realmente ama!

2- Reputação da loja

A empresa é bem dedicada nas respostas aos clientes. Seu suporte se mostra bem ativo e presente no Reclame Aqui, tendo uma reputação bastante positiva por lá:

Além disso, conta com um desempenho bem alto, com 89,3% dos problemas resolvidos.

Como falamos acima, essa  proatividade na solução de problemas é muito importante para dar credibilidade e conquistar confiança do público.

Então mesmo sem ter ainda o currículo de peso da concorrente, podemos dizer que a marca bate de frente no quesito reputação. Sendo uma disputa acirrada entre Steam ou Nuuvem.

Leia Também: Como investir em e-sports: 4 opções para faturar neste setor

3- Biblioteca de jogos

Aqui temos uma clara desvantagem para a marca nacional quando feita a comparação entre Steam ou Nuuvem.

Possui uma ampla gama de games com mais de 4000 títulos, mas são números que não chegam nem perto da biblioteca da gigante Steam. 

Apesar disso, o principais jogos do mercado são possíveis de serem encontrados no site. Não deixando a desejar nos nomes presentes.

Leia Também: 15 Melhores jogos de FPS para PC fraco para você jogar online

4- Promoções

Conhecida por ter preços bastante competitivos com as outras lojas do mercado, não fica para trás nesse quesito. Possui descontos bem interessantes, além de disponibilizar cupons com frequência.

Não tem um cronograma detalhado como o da Steam, então o legal é ficar de olho no site e nas oportunidades. Duas grandes promoções que tiveram recentemente foram:

Por fim, o site conta também com um sistema de fidelidade que é conhecido como Nuuvem Drops. De acordo com os games que você for comprando, você vai acumulando pontos e mais para frente pode trocar por descontos em outros títulos.

Fica mais fácil de entender visualizando abaixo:

Leia Também: [LISTA] Jogos parecidos com Minecraft – Explore novos mundos

5- Principais vantagens

O grande diferencial vantajoso da Nuuvem é ser uma marca nacional. Segundo Diniz, isso traz um cuidado e atenção às demandas locais..

Para ele, a Steam está muito focada no mercado norte americano e da chinês. Isso deixa uma brecha para a empresa atender as necessidades específicas daqui.

Por exemplo, a Nuuvem busca fazer negociações com as empresas para conseguir descontos exclusivos. Levando em conta a realidade da América Latina e sua forma de consumo.

Por fim, preza pela honestidade com o público, tendo como objetivo se tornar o Nubank dos jogos. Transparentes, já houve situação de inclusive informarem ao usuário de que GTA V estava de graça na Epic.

Leia Também: O que é Blizzard? Saiba TUDO sobre essa bilionária dos games

Qual é melhor: Steam ou Nuuvem?

As duas empresas são reconhecidas e confiáveis no mercado. De cara a Steam pode parecer mais atraente graças ao seu vasto catálogo, opções de interações e por estar bem consolidada. Mas a Nuuvem bate de frente com a concorrente em diversos aspectos.

Mas a resposta de Steam ou Nuuvem depende muito do que você busca. A bem da verdade é que no fim das contas vale a pena estar presente nas duas e conferir as promoções e descontos em cada

São dois ótimos sites para se pechinchar atrás de jogos mais baratos para PC. Por isso nosso conselho final é que não se restrinja a uma ou outra, aproveite as duas 😉

Leia Também: 21 Dicas para ser um bom Streamer! Do básico ao avançado

Qual a sua opinião final? Steam ou Nuuvem? Deixa nos comentários.

Já que chegou até aqui, confira nosso post com jogos de sobrevivência para PC. É uma lista completa com 21 títulos, todos os principais do gênero.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts