Quer começar uma carreira em games, mas não sabe quais os caminhos possíveis? Aqui você encontra 6 alternativas distintas para conferir qual mais tem a ver com você. Quem sabe após ler tudo você saia daqui definido qual direcionamento quer seguir?
O mercado de games já está consolidado. Vindo de um cenário de forte crescimento desde 2020 durante as medidas de distanciamento na pandemia, não restam mais dúvidas de que é um setor promissor e sólido.
Assim, como para qualquer área de trabalho estruturada, há diversas formas de seguir em uma carreira em games. Contando com oportunidades e alternativas diversas, para que você possa se introduzir nela de acordo com sua realidade.
Hoje trazemos aqui as seguintes ideias de carreira em games:
- Desenvolvimento de jogos
- Marketing
- Streamer gamer
- ESports
- Empreendimento
- Eventos
E aí, qual dessas você acha que tem mais a ver com você? Fica com a gente até o final para enfim descobrir!
Carreira em games: 6 ideias
Desenvolvimento de jogos
A primeira da lista com ideias de carreiras em games é uma que está em bastante alta. Com a ascensão dos jogos, tem faltado mão de obra especializada para produção, segundo a Exame.
Trabalhar com desenvolvimento de games é uma alternativa para quem é fascinado por criação de jogos. Se você é daquelas pessoas que sempre sonharam em criar o próprio game e até já pensou em algumas histórias, pode ser uma para você.
Conta com uma boa amplitude, sendo diversas áreas que você pode exercer, como:
- Game Design
- Programação
- Áudio
Demanda conhecimento e certo domínio técnico, portanto é importante ter uma boa dedicação nesse quesito. Além disso, ficar de olho no setor e nas oportunidades em estúdios.
Outra ideia é abrir o seu próprio estúdio e focar no desenvolvimento de um jogo indie, talvez. Existem várias formas para você chegar aonde quer nesse meio.
Já falamos antes sobre como começar a criar um jogo. Trouxemos mais detalhes sobre esse segmento e demos dicas de conteúdos para ficar de olho. Se tiver interesse em saber mais sobre a área, vale a pena dar uma olhada.
Marketing
Tudo precisa de marketing, no mercado de games não seria diferente. Seja para estúdios de jogos, times de eSports, eventos, produção de conteúdo ou qualquer outro ramo… o marketing é necessário.
Trata-se da área de especialização para fortalecer marcas, estabelecer sua forma comunicacional e alcançar públicos. Por isso é tão importante, é o setor que evita que a comunicação tenha pontas soltas.
E comunicação é tudo, né? Sendo a chave para um bom alcance, necessário para alcançar resultados almejados.
Assim como desenvolvimento em games, o marketing também conta com diversas subdivisões. Alguns exemplos para você ter ideia:
- Branding
- Publicidade
- Vendas
- Customer Success
- Pesquisas
- Endomarketing
- Marketing digital
Dentro de cada uma delas há ainda mais dissecações de outras especialidades que você pode ter. Portanto, é um setor bem rico e com muitas veias profissionais para você encontrar a que mais tenha a ver com você.
Ter uma especialização no que você quer focar pode ser interessante, mas antes de tudo é legal que você tenha um contato com marketing de modo amplo.
Assim se entende mais o que é, como funciona e consegue traçar formas de aplicar tais conhecimentos no mercado de games. O vídeo abaixo pode servir como uma palhinha, te mostrando uma das possibilidades práticas desse setor nos jogos:
Streamer gamer
Plataformas como a Twitch, o YouTube ou Facebook Gaming criaram um novo tipo de conteúdo. Ser streamer é estar ao vivo, interagindo com o público enquanto faz alguma atividade.
Não precisa ser necessariamente apenas games, mas há uma forte presença dos jogos nesse ambiente. Sem contar que existem muitos espectadores que gostam de assistir um streamer jogando enquanto troca uma ideia.
Muitos quantos? Para deixar mais tangível para você, em 2021 a Twitch teve um total de 24 bilhões de horas assistidas e, dentro do divulgado pelo no ranking top 10, foram aproximadamente 10 bilhões em jogos, segundo dados da Stream Elements.
Deu para ter uma ideia de como é bastante gente mesmo, certo? Então, acaba que se tornar streamer é um dos caminhos possíveis para quem quer uma carreira em games. Só é necessário refletir sobre certas peculiaridades desse setor, como:
- Na sua rotina, quantas horas é possível despender para realizar lives?
- Seus equipamentos aguentam transmitir ao vivo enquanto joga?
- Você consegue dar conta de gerar conteúdo, interagir com público para fidelização e divulgar seu canal para alcançar mais pessoas?
- Há um nível de exposição da sua imagem, além de ter questões que rolam quando se lida com audiência, isso é um problema?
Assim você pode ter uma ideia melhor se streamer é uma boa alternativa para sua carreira em games ou não. É um setor flutuante, mas com formas de monetização, casos bem sucedidos e cada vez mais consolidação.
Uma boa é conferir nossas dicas para como começar a streamar. Assim você consegue ter uma ideia melhor de quais são os primeiros passos e verifica se é algo que curte mesmo.
Outra sugestão é dar uma passada na nossa aba Twitch ou stream geral aqui do site e dar uma olhada nos conteúdos que já publicamos lá. Tem muita matéria bacana e útil para quem quer seguir essa carreira em games 😉
ESports
O cenário competitivo é um dos pilares do mercado de games e também uma das alternativas com muita variedade. Você pode se envolver com os eSports de diversas formas mesmo. Alguns exemplos para você ter uma ideia:
- Pro Player: atleta de eSports de jogos como LoL, Free Fire, Fortnite ou outros
- Coach: treinador ou treinadora a frente da equipe
- Olheiro: pessoa em cargo de descobrir novos talentos
- Administração: quem fica mais por conta do administrativo do time, considerando como empresa
- Financeiro: cuida das finanças, checa as verbas disponíveis e balanços gerais do caixa
- Jurídico: todas as questões legais relacionadas ao eSports precisam ser absorvidas por esse setor
- Psicólogo: cuida da saúde mental da equipe, principalmente jogadores que vivem sobre pressão
- Fisioterapeuta: a saúde física também é importante, ainda mais levando em conta as horas que os jogadores ficam em frente ao PC treinando
- Chef: se estiver em um gaming office, gaming house ou em algum evento, é necessário ter alguém que forneça a alimentação da organização
- Tradução: necessário quando há trocas com times internacionais ou a presença de uma figura internacional no time
- Narração: comentaristas das partidas
Entre outros. Então, como pode ver, é uma forma de levar a carreira em games nas mais variadas áreas. Sendo um ecossistema organizacional completo.
Veja como criar um time de eSports. Saiba o que precisa para dar os primeiros passos e seguir nesse pilar que é o cenário competitivo de jogos.
Empreendimento
É possível criar algum estabelecimento que tenha como temática games. Seu público-alvo será as pessoas que gostam de jogos, então deve conversar bem com esse universo.
Como assim, qual tipo de estabelecimento? Pode ser um bar, um café, um gaming office… o céu é o limite.
Logicamente, é uma das alternativas que demandam um alto investimento tanto de tempo quanto financeiro. Abrir um empreendimento é algo que precisa ser muito bem estruturado para dar certo.
Então, é importante que analise é algo possível para a sua realidade. Para ter uma ideia, no vídeo abaixo você visualiza um bar em BH voltado só para jogos de tabuleiro:
Esse é um exemplo para te mostrar que o céu é o limite mesmo! Dá para empreender de jeitos bem criativos envolvendo o universo de jogos de modo geral, não apenas os digitais 😀
Eventos
Por fim, se você curte produção e organização de eventos, pode mesclar isso com games. Existem muitos tipos de eventos que se pode fazer, como por exemplo:
- Campeonatos
- Gamejam
- Encontros profissionais
- Divulgação de jogos
- Festivais
Assim como nos eSports, há formas diferentes de trabalhar com eventos de games. Você pode fazer parte da partes:
- Criativa
- Administrativa
- Produção
- Divulgação
- Técnica
Entre muitas outras. Afinal, para fazer um evento acontecer, dependendo do seu porte, é necessário uma baita equipe junta.
E aí? Qual é a carreira em games para você?
Claramente, esses são apenas alguns exemplos. Existem mais alternativas para seguir na carreira em games, ainda mais que o setor cresce cada vez mais, aumentando as oportunidades.
Então salve a página nos favoritos para retornar e se inspirar até decidir qual o rumo que quer seguir. Aproveita que chegou até aqui e segue na leitura de como ganhar dinheiro na Twitch, também pode te dar alguma ideia.
Profissional de marketing que encontrou a melhor forma de trabalhar com a sua paixão: os games 🙂 Com perfil empreendedor busco aumentar o ecossistema no mundo do Esports. Ah e nas horas vagas acompanho streams e jogo muitos games.