Dicas para começar a streamar [leia antes de fazer sua primeira live]

Tem interesse, mas ainda sente que precisa conferir dicas para começar a streamar? Então confira os 10 pontos que deixamos aqui para você se preparar e desenvolver.

Então, se liga nas dicas para começar a streamar que trazemos aqui:

  • Timidez
  • Ambientação
  • Internet
  • Plataformas de Streaming
  • Planejamento Estratégico
  • Divulgação
  • Recursos
  • Inove
  • Preparação

É um guia completo para qualquer streamer gamer começar com lives bem interessantes e que realmente irão entreter o público. Fica com a gente até o final para saber como começar sua primeira live.

Dicas para começar a streamar

1- Timidez

A primeira dica para começar a streamar é uma das mais importantes. A timidez é uma barreira para muitas pessoas que têm interesse, mas tem um pouco de vergonha.

Essa é uma característica que envolve muito a personalidade de cada um. Os seus motivos para ter vergonha podem ser diferentes dos de outras pessoas, portanto não existe uma regra geral. 

Só que tem alguns exercícios que podem ser bacanas para te ajudar a lidar com isso. O vídeo abaixo do canal Psicóloga Flávia Krahe fala muito sobre a questão da timidez e vergonha de se posicionar, ainda passando exercícios e reflexões para te auxiliar:

Em resumo, você deve entender que fazer live é uma escolha sua porque é algo que você curte e que não tem nada de errado ou vergonhoso nisso. Se é algo que você gosta e que não afeta negativamente ninguém, não tem nenhum problema.

Muito provavelmente você vai acabar encontrando pelo caminho outras pessoas que também curtem produzir e assistir esse tipo de entretenimento. A partir daí fica até mais fácil de continuar.

Só que é preciso vencer a timidez inicial e dar o primeiro passo. É um desafio, mas vale a pena no final 🙂

Por fim, vale dizer que você precisa se comunicar durante as lives. Mesmo se não tiver nenhum viewer, ficar em silêncio esperando as pessoas aparecer no chat é uma forma de perder espectador.

Imagina o seguinte: você entra em uma live e uma pessoa está em silêncio apenas jogando sem dizer nada com ninguém. Muito provavelmente você vai sair em pouco tempo por não te cativar.

Agora, se você entra e a pessoa está lá conversando, interagindo com o jogo e falando sobre suas impressões, é algo mais atrativo e que provavelmente prende sua atenção.

Então sim, além de vencer a timidez para começar a fazer live, você precisará também estar preparado para conversação e interação. Às vezes até sozinho mesmo. O vídeo abaixo do Toquinha Man fala bastante sobre isso:

Se exercite e prepare seu lado comunicativo para isso. Essa é uma das principais dicas para começar a streamar.

2- Ambientação

A ambientação é um aspecto muito importante de qualquer live. Ter uma boa iluminação atribui qualidade técnica para seu stream, sendo algo mais agradável e confortável para seu público.

Além disso, seu setup pode servir como um meio de demonstrar sua personalidade e a vibe que quer deixar para seu canal. Esses detalhes também comunicam, mesmo que de forma inconsciente.

Vamos supor que você quer criar uma ambientação mais calma e sossegada para seu público. Como um lugar para acessarem ao fim do dia e relaxar enquanto te assistem. Um cenário muito poluído e muito barulhento pode não passar essa ideia.

Então pense bastante no que você quer aparentar para seus espectadores e construa um ambiente alinhado com isso. São detalhes simples e práticos que fazem a diferença e já mostram que você não é um streamer amador e que leva a sério o rolê.

O vídeo abaixo passa um tutorial de como fazer uma iluminação econômica, mas que melhora muito a qualidade visual:

3- Internet

A terceira das nossas dicas para começar a streamar é em relação a internet. Dê uma pesquisada boa e tenha certeza que sua internet tem um pacote interessante. Principalmente se for fazer live jogando algum jogo online.

Se você mora com mais pessoas, se certifique de que não irão fazer download de nada durante seu streaming ou usar a internet para algo muito pesado. Ficar caindo ou travando com certeza atrapalha no seu desempenho.

Isso é muito importante e você não pode começar a streamar sem antes checar esse ponto. Caso sua internet não seja tão boa, talvez valha a pena começar jogando algo mais leve. 

O vídeo abaixo fala sobre a velocidade ideal de Upload para Streaming:

Temos um conteúdo com uma lista de melhores DNS para games em 2021, sugestões para acabar com seu lag. Dá um pulinho lá e confira, pode ser uma alternativa para ajudar que o game rode lisinho na sua live 😀

4- Programas para Stream

Conhecer os melhores programas para stream para decidir qual irá utilizar é uma das principais dicas para começar a streamar. Existem várias opções no mercado e vale a pena conhecer a diferença entre elas.

Testar também qual roda mais lisinha no seu PC e qual você achar mais intuitiva e tem mais facilidade para mexer. Lembre que o ideal é que seja algo bem prático porque durante uma live tem muita coisa acontecendo.

Para te ajudar nisso, temos um vídeo do nosso canal do YouTube (aproveita e se inscreve lá) que fala justamente sobre programas de streaming:

E aí, curtiu o vídeo? Deixe seu like lá e conta para a gente nos comentários qual o programa que vai usar 🙂

5- Planejamento Estratégico

A quinta ideia da nossa lista de dicas para começar a streamar é sobre planejamento estratégico. É sério, isso faz toda a diferença para você iniciar já se destacando e com um diferencial.

Sentar e planejar como será seu canal, quantas vezes por semana fará lives, quais jogos irá jogar, como irá se comunicar. Todos esses pontos amarram e consolidam seu streaming, já fazendo com que você entre com profissionalismo na área.

É muito importante já se introduzir dessa forma. Logicamente, conforme a banda for tocando, talvez você precise se adaptar e adequar e tudo bem quanto a isso. O negócio é só começar já com esse raciocínio e organização.

Para te ajudar, deixo a indicação do Trello. Uma ferramenta gratuita de planner, onde você pode separar suas demandas em checklists de cards e boards. Assim você não fica perdido no meio de tudo o que pretende realizar.

Outra sugestão é conferir o site TwitchStats para ter uma ideia de quais são os melhores jogos para fazer stream. Quais que entregam uma boa audiência e estão menos saturados de quantidade de canais. 

Assim você consegue se estruturar bem, encontrando um título que seja algo que você goste e que também tenha espaço para se entrar.

6- Divulgação

Como divulgar minha live? Essa é a pergunta de muitos streamers iniciantes e que não tem muita ideia de como fazer. De fato, esse é um ponto essencial para conseguir alcançar mais pessoas.

Existem diversas estratégias e ações que podem te ajudar a divulgar melhor, por exemplo:

  • Focar suas redes sociais na divulgação das lives
  • Interagir com outros canais na Twitch que produzam conteúdos afins com o seu
  • Sorteios que incentivam seus seguidores a divulgar sua live
  • Participar de grupos de streamer como o Streamholics
  • Ter parceria com algum canal afim, com troca de host entre vocês

Essa são só algumas ideias iniciais e mais práticas para você começar e conseguir startar até com alguns viewers. Aumentar o alcance vai te ajudar a chegar em mais pessoas, afinal.

Vale lembrar que não existe receita de bolo para conseguir uma divulgação eficiente. Então é também muita tentativa e erro para ver qual o caminho que mais funciona para você.

Conforme você for conhecendo mais o seu público, mais você entende o que funciona para atrair mais pessoas. Só lembre de começar e ir analisando os resultados, assim você entende o que precisa fazer e como seguir.

Como assim? Bom, vamos supor que você consegue um baita alcance com algum sorteio. Só que essas pessoas não se convertem em subs e nem seguem consumindo seus conteúdos.

A partir disso é possível interpretar que falta algo para reter essa audiência que chega. Assim você elabora ações que irão focar mais em manter o entretenimento da galera, pensar onde é que você precisa melhorar para isso.

Leia Também: 7 dicas de ouro de como divulgar live da Twitch + Bônus

7- Recursos

Conheça os recursos da Twitch (ou da plataforma de streaming que preferir) antes de começar a streamar. Entenda por exemplo o programa de afiliados e saiba quais os passos iniciais que deve tomar.

Dessa forma você já começa com pequenos objetivos para alcançar as primeiras metas. Torna sua jornada mais prática e focada, não tão solta.

Além disso, os sites possuem diversas formas de recompensa e ferramentas que podem te auxiliar. Na Twitch por exemplo tem a função de raid e os bits. Se você não conhece o último ainda, o vídeo abaixo explica um pouco mais:

E as plataformas de streaming também contam com seus recursos específicos. Alguns têm bots para o chat, outros possuem animações para colocar, ou algum template de tela inicial. Enfim, conheça as configurações e use-as a seu favor.

Tudo isso ajuda a deixar sua live mais rica e interessante, fugindo do amadorismo. Sem contar que muitos recursos são uma mão na roda para o produtor de conteúdo, ajudando até mesmo na divulgação.

Então essa é uma das dicas para começar a streamar, conheça bem os recursos das ferramentas que estiver utilizando. 

8- Inove

Parece clichê, mas é necessário pontuar isso em um post sobre dicas para começar a streamar. Inovar é sempre uma forma de garantir a qualidade das suas lives e manter sua audiência envolvida com seu canal.

Fazer sempre a mesma coisa ou apenas repetir mais do mesmo não vai ajudar você a ganhar destaque. Pense sempre em formas criativas de trabalhar seu conteúdo e ir fora da caixinha.

Por exemplo, por que você não separa um dia na semana para jogar com quem for seu sub? Criar um server no Discord também para assistir algo em conjunto também pode ser interessante.

Convidar outros streamers para criar algo com você, fazer algo diferente com o cenário. Interações inusitadas com a audiência como por exemplo ligar para alguém durante a live, sortear algum brinde para quem estiver mais participativo no chat.

Chamar amigos ou algum parente para fazer algo durante o streaming. Enfim, há um mundo de possibilidades e todas essas são alternativas para manter o dinamismo do canal.

Por fim, não deixe de manter sua personalidade e seu jeito autêntico. Tentar copiar algum streamer que está em alta é mal visto e mostra falta de originalidade, sendo negativo. 

Ter referências e inspirações é diferente de plagiar e copiar alguém. Prefira ser você mesmo sempre, esse é o diferencial mais forte que você tem.

9- Preparação

E o último ponto da nossa lista de dicas para começar a streamar é talvez o principal do post. Uma boa preparação é o que vai te ajudar a ter uma noção melhor do que vai encarar e quais as dificuldades.

É lógico que tem certas coisas que só se descobre na hora da live e quando estiver em prática. Não tem como se assegurar de tudo, mas dá para se resguardar de certas coisas vendo com quem já deu os primeiros passos.

Portanto, é legal consumir conteúdos de produtores que falam sobre streaming. Abaixo alguns canais interessantes para você:

Além disso, há diversos cursos para streamers na internet. Se você estiver disposto a investir mesmo nisso, vale a pena conhecer.  Nossas indicações principais hoje são esses dois, se liga:

Por fim, a Mkt sempre busca trazer conteúdos que auxiliam streamers, iniciantes ou não. Então é bacana também acompanhar nossas publicações, de verdade. 

Para se manter informado, faça parte do nosso grupo do Telegram e siga a gente no Twitter e se inscreva no nosso canal do YouTube. Aproveita também e dá um pulo na nossa aba de streamers, acredito que encontrará guias gratuitos interessantes por lá 😉

Curtiu nossas dicas para começar a streamar?

Não deixe de salvar nos favoritos para não perder, hein? Dê uma passada no Stream na Prática ou na Academia do Streamer para se profissionalizar ainda mais, com o auxílio de outros streamers.

Para fechar, aproveita que chegou até aqui e dá um pulo no nosso conteúdo sobre como ganhar dinheiro sendo streamer, indo além dos subs e donates. Ele tá redondinho para te ajudar a tirar uma renda fazendo o que gosta 😀

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts