O que é Game Design? O que faz e como se tornar?

Quer saber o que é game design, o que esse profissional faz e como prosseguir para se tornar um? Falamos de tudo isso nesse conteúdo, sendo o guia perfeito para quem quer conhecer mais da área e ver se está de acordo com o seu perfil.

O mercado de games está em ascensão, com a previsão do mercado movimentar $200 bilhões em 2024, números da Newzoo. No quesito nacional, tivemos uma crescente de 20% em 2020 e faltam profissionais no mercado, segundo a Exame.

Ou seja, o momento para entrar nesse meio é agora. Diversas oportunidades surgiram com esse crescimento, dando muitas opções novas para os amantes desse universo.

E entender o que é Game Design pode te ajudar a saber qual carreira seguir nesse meio. Se ligando no que faz e como se tornar um, facilitando sua vida nesse caminho.

Portanto, se esse é o seu foco, continue com a gente até o fim do conteúdo. Por aqui você vai entender tintin por tintin do que é Game Design e o que faz um Designer de Games.

Vai que é o trampo que você deseja se dedicar? Bora conhecer mais.

Leia Também: [Lista] Melhores cursos de desenvolvimento de jogos

O que é Game Design

Trata-se do profissional que está focado na criação do jogo. Sendo então a figura que fica por trás dos projetos que darão vida ao jogo. Não é necessariamente quem produz, mas sim quem cria todo o conceito e dinâmicas do jogo.

Então basicamente é isso o que é Game Design: a pessoa que elabora o jogo por inteiro. O trabalho pode ser realizado individualmente ou com uma equipe, tudo depende do tamanho do jogo e da verba.

É essencial, se você tem interesse em trabalhar com desenvolvimento de jogos ou produção saiba que precisará de pelo menos um Game Designer. É uma função necessária em estúdios de jogos.

O profissional também pode trabalhar como freelancer, cobrando por projetos. Há também espaço em agências de publicidade, por exemplo, onde se tem um foco em gamificação.

Seu salário pode variar entre R$900,00 e R$4000,00 segundo pesquisa do Educa Mais Brasil. Logicamente, isso não é algo que dá 100% de certeza, há muitas variáveis do tipo o porte da empresa que você está e sua experiência.

Outra hipótese é a de estar em um projeto que dê muito retorno ou não… Enfim, esses dados são só para dar uma noção, não é algo tão definido assim.

Leia Também: Como criar um jogo simples: principais ferramentas e dicas

O que faz um Game Designer?

Bom, agora que você já entendeu o que é Game Design, vamos destrinchar a profissão falando sobre o que ele faz. É porque há diversas formas de atuação no setor, podendo ser um profissional que cuida de todas ou dividir o em vários profissionais.

O principal foco do Game Designer é pensar no jogo. Seu Storyline, o visual, como se comunica e interage com o jogador. Elaborar a experiência completa do gamer com o título.

Podemos dizer que ele deve estar com três pilares na cabeça: o jogador, a comunicação e o appeal do jogo. Tudo isso objetivando a experiência do público final e em como ele vai interagir e levar o game. 

Praticamente tudo do game deve ter um propósito e motivo para estar daquele jeito. E o Game Designer é a pessoa que pensa em todos esses propósitos e motivos, amarrando as ideias para não ter ponta solta.

Por ser algo abrangente, é possível fazer uma separação dos cargos, tendo então uma espécie de equipe de Game Design. Dividindo em:

  • Visual (a pessoa que vai pensar em todo o teor visual do game, suas referências e a mensagem que deseja passar com a identidade)
  • Roteirista (ficará em cargo do storyline e, além disso, nas comunicações como um todo. Desde diálogos internos do jogo até mensagens que aparecem na tela para os jogadores)
  • Designer de fase (pensará no funcionamento de cada fase do jogo, como será sua mecânica e quais os desafios e obstáculos. Buscando amarrar de forma, normalmente, progressiva de acordo com o desenrolar da história)
  • Diretor chefe (terá uma visão mais ampla do jogo, tomando as decisões dele como um todo. Portanto, foca em pontos que guiam o desenvolvimento, como por exemplo qual será a mecânica)

Agora você tem uma ideia melhor sobre o que faz um Designer de Games.

Leia Também: A melhor Engine pro seu jogo: Unity ou GameMaker Studio?

Como se tornar um Game Designer?

Depois de ver o que é Game Design, dá para perceber que a profissão é bastante ampla. Por isso, para se tornar um Game Designer demanda uma formação bem abrangente.

Muitos profissionais dessa área na verdade são formados em Design ou Programação. Ter um conhecimento desses campos te ajuda a visualizar e pensar melhor nas dinâmicas e soluções que a criação demanda.

Além disso, você pode fazer um curso focado exatamente em Game Design. Existem muitas opções de cursos de desenvolvimento de games na internet. Inclusive, indicamos o da Danki Code que é uma alternativa completa.

Nele você tem acesso vitalício aos conteúdos e ainda aprende de uma forma bem abrangente os processos para se criar um jogo. Se tiver interesse, acesse aqui e veja mais informações.

Mas mais do que apenas a formação, você deve se empenhar para ter o perfil que a profissão pede. É muito importante que você conheça sobre jogos, mecânicas e formas de entretenimento.

Entender sobre o público e se atentar em questões psicológicas ou comportamentais também pode te ajudar. Uma noção artística visual é outra essencialidade para se pensar semioticamente nas escolhas do jogo.

Saber trabalhar em equipe de forma organizada e, principalmente, ter uma criatividade aguçada. Esses são os principais pontos necessários para se tornar um Game Designer.

Por fim, é importante também colocar em prática e se introduzir no mercado. Seja em estúdios de jogos, criar o seu próprio, tocar um projeto com alguma equipe para festivais ou algo do tipo.

Existem inúmeras possibilidades, você pode criar jogos indies ou buscar uma publisher maior para participar. Estude bem todas e não deixe as oportunidades passarem. 

Se quiser saber um pouco mais sobre possíveis formações, dá uma passada na nossa análise que responde se faculdade de jogos digitais vale a pena.

Gostou de saber o que é Game Design?

Acha que se daria bem na profissão? Então não deixe de ir no curso de desenvolvimento de games completo da Danki Code. Ele é bem útil para quem quer se introduzir no mercado.

Se ainda não é o que estava procurando, vai no nosso post sobre o que faz um desenvolvedor de jogos. Também falamos como ser um 😉

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts