Checklist de como começar a criar um jogo. Quais os primeiros passos?

Saiba tudo o que você precisa fazer para dar conta de como começar a criar um jogo. Descubra quais os primeiros passos deve dar para seguir nessa carreira e tornar seu sonho uma realidade.

O mercado de games tem índices positivos. Segundo a Newzoo, ele tem previsão de chegar na marca de US$2,3 bilhões no Brasil em 2021. Além disso, o interesse por games no Brasil cresceu na pandemia e faltam profissionais para o setor, segundo a Exame.

Assim vemos que querer criar seu jogo não é algo fantasioso ou coisa boba de criança. É um mercado bastante promissor e com potencial para se introduzir nele. Não é exatamente fácil, visto que há muitos jogos no mercado, mas ainda há espaço.

Só que, para encontrar o seu lugar é necessário dar os primeiros passos de como começar a criar jogos. Pensando nisso, fizemos esse conteúdo como uma espécie de checklist e guia para você entender o que fazer. 

Então, para descobrir como começar a criar um jogo você precisa analisar:

  • O que preciso aprender
  • O que preciso ter
  • O que preciso para colocar em prática

E é sobre cada um desses pontos que falaremos aqui embaixo. Se você gosta dessa área, veja também o que faz um desenvolvedor de jogos e descubra as possibilidades para você.

Agora, sem mais enrolação, vamos ao que interessa.

[Checklist] Como começar a criar um jogo

1- O que preciso aprender

O primeiro passo para quem quer saber como começar a criar um jogo é entender o que você precisa aprender. Trata-se de uma área que demanda especialização, então é necessário estudo e prática em primeiro lugar para dominar.

Mas, vamos começar do início. “Criar um jogo” é uma ideia muito ampla e há vários setores possíveis de se atuar nesse meio. Alguns exemplos bases são:

  • Programação
  • Game Design
  • Áudio
  • Marketing
  • Administração e finanças

Os quatro primeiros são mais indicados para quem tem interesse na parte da produção em si da criação de jogo. 

Agora os dois últimos são opções para quem pensa em participar de um estúdio de criação de jogo, mas não necessariamente se vê produzindo.

Agora sim, vamos para um checklist inicial e base de o que cada setor precisa aprender para dar os primeiros passos de como começar a criar jogos.

Programação

A programação é a parte que cuida da estruturação do game na questão de softwares e algoritmos que irão gerar a mecânica. Para seguir nesse caminho, você precisa:

  • Estudar sobre programação de forma geral (entender sua lógica, como funciona, a área técnica da computação e desenvolvimento em sentido amplo)
  • Linguagens (há várias alternativas, a C++ é muito utilizada na área dos games. Java é uma opção para games mobile, além da Lua e Python também serem interessantes)
  • Ferramentas de programação (domínio na utilização de bibliotecas, APIs, Games Engine como Unity ou Game Maker, entre outras)
  • Se manter em atualização e em contato com tecnologias do mercado

Nesse fórum aqui você encontra uma conversa bem legal sobre os conteúdos que uma pessoa que queira seguir na área de programação de games deve se aprofundar. Há muitos links legais que podem te ajudar a ter uma noção melhor de onde começar.

Há também essa discussão do mesmo site que deixa algumas fontes para quem está começando.

O curso da Danki Code de desenvolvimento de games passa por muitas dessas áreas de conhecimento. Outra opção também é o da plataforma Alura da Escola de Jogos. Duas alternativas que valem a pena avaliar bem.

Leia Também: Como escolher a melhor linguagem de programação para jogos

Game Design

Esse é o profissional que cuida da conceituação e criação do jogo. É quem pensa na ideia do jogo como um todo, desde seu storyline e seu visual até a comunicação e interação dele com o jogador.

É um segmento bem amplo, portanto depende do que você quer focar. Alguns setores dentro do game design são:

  • Visual
  • Roteirista
  • Designer de fase
  • Diretor chefe

A partir daí, algumas ideias bases comuns que são interessantes de você estudar são:

  • Storyline (criação de narrativas, elaboração de jornadas e histórias que serão contadas)
  • Design Thinking
  • Artes visuais (você precisa ter uma noção artística para fazer boas escolhas visuais, além de facilitar o processo para conseguir passar a mensagem que deseja a partir do visual)
  • Referências (desde as nichadas de jogos até outras referências variadas que possam vir de literatura, música, filmes. Tudo isso pode servir de embasamento para ideias)
  • Programas (programas do pacote Adobe como Photoshop. Para quem quer se especializar em 3D ou animações há o blender de exemplo, entre outros)

Por se tratar de uma área ampla, o ideal é que se tenha uma equipe de Game Design. Cada um focado em uma subdivisão específica, para não sobrecarregar ninguém.

Temos um conteúdo completo sobre o que é Game Design onde você pode se informar mais a fundo.

Áudio

O profissional do áudio é quem fica encarregado dos efeitos ou trilha sonora. É importante ter um conhecimento acerca de produção musical. Para isso, é válido aprender sobre:

  • Teoria musical
  • Edição de som
  • Sound Design
  • Captação de som
  • Áudio dinâmico ou adaptativo
  • Produção musical

Marketing

O Marketing é quem ficará encarregado com a parte da comunicação com o público-alvo. Como fazer com que o seu jogo chegue de forma atraente à ele. 

O Marketing vai além de apenas a Publicidade ou divulgação, devendo pensar na estrutura e lógica comunicacional como um todo. Pensar na identidade visual, tom de voz da marca, ações que deverá fazer, onde é mais assertivo se posicionar.

Além de administrar também a verba dedicada a esse ponto para buscar os melhores resultados possíveis. Em teoria, o marketing é uma área que deve ter diversos profissionais inclusos.

Só que, algumas pessoas podem preferir enxugar de início devido a verba. Então é importante que você aprenda sobre cada uma das áreas citadas.

Para isso, há desde cursos de formações até especializações ou técnicos. Se quiser, há alguns conteúdos na internet também que podem te auxiliar a aprofundar mais o conhecimento.

Só não esqueça: quanto mais aprofundado for seu conhecimento, em tese, mais preparado você estará para os desafios que possam aparecer na prática. Além de que quanto mais pessoas auxiliando nas tarefas, menos sobrecarregado fica o setor.

Administração e finanças

Para fechar, a administração e as finanças será quem ficará encarregado da parte mais empresarial. É um pouco fora, mas é necessário ter noção de que é um setor importante para quem quer saber como começar a criar um jogo de sucesso.

Ter uma boa administração que cuida das questões gerenciais do estúdio de criação e um bom financeiro para lidar com a grana e as partes burocráticas. É essencial ter alguém disposto para fazer esse ponto também.

Assim como o Marketing, é um setor que conta com cursos de formações, especializações ou técnicos. É importante que a administração foque em aprender sobre empreendedorismo e o financeiro sobre economia e questões tributárias.

Leia Também: [Dicas] Como aprender a criar jogos

2- O que preciso ter

O próximo passo para quem quer saber como começar a criar um jogo é pensar no que você precisa ter para dar início. Nesse quesito, o checklist é mais direto:

  • Equipamento: PCs bons, mesas ilustradoras, cadernos
  • Espaço: não é essencial, mas é legal que tenha um local específico para produzir
  • Programas: todos os necessários, desde pacote Adobe até Games Engines e programas de produção sonora
  • Planejamento: financeiro e de ações para não se perder nas entregas e acabar enrolando a produção
  • Ideia: para dar o primeiro passo, é importante ter a ideia de um jogo bem definida. Assim vocês começam a desenvolver em cima dela e sabem quais as especificidades a mais que irá demandar.
  • Equipe: todos os setores com as funções de cada bem delimitadas para cada pessoa para que não fique perdido no meio do caminho

Se a sua ideia é criar um jogo sozinho de primeira, então é só desconsiderar a equipe. Lembre só que precisará dar conta de todas as funções que citamos no tópico anterior, então é importante ter paciência para não se sobrecarregar demais.

Seja sempre realista e não coloque prazos muito apertados, assim você dá conta de como começar a criar um jogo sozinho sem ser muito estressante.

3- O que preciso para colocar em prática

Levando em conta que você já tem conhecimento na área de criação de games que quer se especializar e já tem tudo o que precisa. Agora é hora de pensar na etapa mais prática… quais os próximos passos para começar a criar um jogo.

Então vamos falar um pouco dos pontos mais objetivos para colocar a mão na massa. Partindo do pressuposto que você já tenha uma ideia em mente, você precisará também de:

Organização

Essa está atrelada a parte de planejamento. Para a ideia sair da cabeça e se tornar realidade, você precisa se organizar. Se estiver tudo uma bagunça, fica mais difícil e menos produtivo.

Alguns apps como o Trello ou o Miro podem te auxiliar nessa etapa. Assim você consegue separar em um checklist as etapas do que precisa resolver.

Anote tudo, principalmente se estiver sem uma equipe. Esse é o conselho para não se perder e nem esquecer de fazer algo pelo caminho.

Storyboard

Uma espécie de rascunho visual para você ter de forma mais concreta o que irá fazer. Não precisa ser o desenho mais perfeito do mundo, é literalmente um rascunho para que não fique muito solto.

No vídeo abaixo explica melhor o que é Storyboard, com exemplos variados:

Para te ajudar nessa etapa, o ideal é que se tenha um brainstorm e boas referências. Se precisar de uma ferramenta para auxiliar no mapa mental, existe o Mindmeister.

Datas

Estipule datas de entrega. Ela ajuda na organização e te dá um deadline para entregas. Isso evita com que role muita procrastinação e que não saia do papel. Principalmente se estiver fazendo sem uma equipe, é necessário para te dar um norte.

Não é para servir como pressão e nem dar ansiedade ou estresse, dessa forma só atrapalha o processo. É para servir como base e pode ser flexível de acordo com como desenrolar seus dias.

Pode colocar pequenas entregas, para que seja realista e dê conta. De pouco em pouco você chega no resultado final.

A proposta de colocar datas serve apenas para você ter um prazo no calendário. Assim você se mantém com estimulação e motivação enquanto estiver produzindo.

Essa é uma das principais dicas de como começar a criar um jogo.

Dedicação cotidiana

Sim, para que você chegue no produto final, precisa incluir na sua rotina uma dedicação cotidiana ao projeto. Logicamente, o quanto de dedicação varia dependendo de cada realidade e dia-a-dia de cada um.

É necessário que esteja na sua rotina a ideia de, pelo menos por certo período de tempo, produzir em cima do jogo. Então verifique sua agenda, quanto tempo você tem disponível para se dedicar a esse projeto e o inclua como um compromisso.

Essa é uma dica que se aplica desde quando você começar a estudar até quando já começa a colocar em prática. 

Testes

Quando o jogo estiver tomando forma, não esqueça de realizar testes. É muito importante que você realize os testes para verificar se está rolando, o que falta ou o que não vai funcionar do jeito que imaginou e precisa adaptar.

Só que quando falamos de testes, é preciso ir além da sua própria percepção. Convide outras pessoas para dar uma jogada. Desde gente que tem costume de jogar a quem não tem muita experiência.

Assim você pode receber feedbacks que servem de insights e ajudam a solucionar algumas questões. Só lembre de chamar quem sabe elaborar uma crítica construtiva, não alguém que irá te desmotivar.

Faça uma boa seleção e não deixe de testar.

Leia Também: O que é Unreal Engine? Grandes jogos e filmes feitos nela

Paciência

Por fim, a última dica de como começar a criar um jogo (e uma das mais importantes) é: tenha paciência. O processo de criação é um parto, com muitos altos, baixos, erros, acertos e frustrações no caminho.

Demanda improviso e flexibilidade para adaptar a sua ideia ao que se é possível de fazer no momento. Além de ser essencial que você reconheça suas limitações iniciais para não criar muita expectativa idealizada da qual não conseguirá atender.

Ter paciência é o segredo para não abandonar protótipos inacabados e dar conta de chegar até ao final do seu projeto.

Gostou do conteúdo sobre como começar a criar um jogo?

Se achar que esquecemos de algum ponto, inclua nos comentários. Quem sabe você ajuda outras pessoas que desejam começar a carreira de games?

Aproveita que chegou até aqui e confira nosso conteúdo de ideias de jogos para criar. Se você ainda não tiver a sua, o conteúdo pode te ajudar com as diversas inspirações que deixamos nele 😀

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts