como-ser-youtuber-gamer

Saiba agora como ser um youtuber gamer e realize seu sonho

Você sempre amou jogos, está por dentro de tudo que rola nesse universo e para lançar seu canal só falta mesmo saber como ser um youtuber gamer? Então está no lugar certo.

Imagina só como deve ser ganhar dinheiro dentro de casa, jogando aqueles games que você ama? Vamos combinar que esse é o trabalho dos sonhos!

Youtuber gamer se tornou uma daquelas profissões que brilham os olhos de qualquer um. Com certeza entrou na lista de trabalhos incríveis que mexem com o nosso imaginário, como ‘ser artista de TV’, ‘jogador de futebol’ ou ‘astronauta’ de outras épocas.

Esses novos setores de trabalho surgiram graças ao crescimento do mercado de games. Segundo pesquisa publicada na EXAME, o mercado de games nacional faturou 1,5 bilhão de dólares só em 2018 e esse aproveitamento tende a crescer 5,3% até 2022. Quem diria que aquele hobby de infância viraria coisa séria, né?

Por isso, nem tudo é diversão e brincadeira. É preciso muita dedicação e esforço para fazer com que seu canal de jogos seja um sucesso.

Bom, você já sabe o que quer, mas ainda não sabe como ser um youtuber gamer e realizar esse sonho? Então siga nosso passo a passo e saiba como trabalhar com o que ama de verdade.

Leia também como ser streamer: passo a passo para o sucesso.

Passo a passo na jornada de como ser um youtuber gamer

1º: escolha a sua área

O universo dos games é amplo e cresce praticamente todo dia. Por isso, é muito importante que você comece escolhendo um target do seu canal, ou seja, em qual jogo você será especialista.

Battle Royale, MOBA, FPS, jogos mobile, indie, de terror… são diversos estilos que temos no cenário, com diferentes públicos para cada. Escolha qual deles você quer se dedicar e foque apenas nesse nicho.

Se você abraçar o mundo e atirar para todos os lados vai acabar não acertando ninguém e confundindo sua audiência.

Após escolher o estilo de jogos que vai trazer, selecione o primeiro que vai trabalhar. Por exemplo, depois de escolher focar em Battle Royale deve decidir se vai trabalhar com PUBG ou Fortnite. Cresça e se torne referência nele, conquistando um público fiel.

Crie vídeos variados, com diferentes dicas, easter eggs, análises de personagens, entre outros. Dessa forma você traz conteúdos relevantes para os fãs do game, fazendo com que se inscrevam para sempre receber novidades dele.

Passe para o próximo jogo apenas depois de explorar o primeiro por completo.

No vídeo abaixo temos as tendências para o segundo semestre de 2019. 

E aí, que tal começar com um dos games citado na lista? Aproveitar o hype de algum jogo do nicho que você escolher pode ser uma boa para o início 😀

 2º: personalidade do seu canal

Aqui vai uma dica de ouro para você que quer saber como ser um youtuber gamer: a personalidade do seu canal é o que realmente cativa o público.

Elaborar conteúdos relevantes que despertam o interesse da comunidade é necessário, mas o seu carisma é o essencial para manter esse interesse.

Você não acompanha vídeos de alguém com quem não vai com a cara, pode até assistir um cujo tema te chame muita atenção, mas não se manterá por lá.

Por isso, é importante ter em mente qual será a personalidade e o estilo do seu canal. Será mais voltado para o humor ou mais sério? Será de dicas ou tutoriais? Será de análise de partidas ou de novidades do jogo?

Um exemplo de canal de humor é o Bronziocre. Só de ver esse vídeo você consegue perceber o estilo e personalidade dele:

Existe um leque de opções para você escolher o tom que irá traçar. Tenha em mente o público gamer do nicho que você escolheu e busque trazer um canal com personalidade atraente para ele.

Ah, e não esqueça de ser você mesmo! Não tente imitar outros canais no quesito personalidade, a sua autenticidade e o seu jeitinho é a cereja do bolo. É um diferencial que te destaca dos demais e que nenhum outro canal consegue copiar 😉

3º: monte seu cronograma

Pensa só: você descobre um canal de games sensacional que sempre traz dicas importantes sobre seu jogo favorito. Você se inscreve nele para acompanhá-lo, mas… ele nunca posta nada.

Com a falta de vídeos você acabaria se esquecendo dele, certo? Provavelmente encontraria algum outro que atualize periodicamente. Ele seria o primeiro que surgiria na sua cabeça quando quisesse procurar novos vídeos sobre esse jogo.

Por isso é de suma importância que você tenha um cronograma de vídeos e o siga fielmente.

Se vai postar todos os dias, duas vezes na semana, uma vez a cada quinze dias… aí a escolha é sua e vai de acordo com sua disponibilidade e volume de assuntos que precisa tratar. O importante mesmo é ter isso organizado e deixar anunciado para seu público.

E, caso algum dia precise furar o calendário, faça um vídeo explicando os motivos para tal. Nada pior do que causar frustração na sua audiência que espera ansiosamente pelo vídeo novo.

4º: tenha os equipamentos necessários

Bom, você já sabe os primeiros passos de como ser um youtuber gamer. Se sente preparado para começar a fazer vídeos? Então agora é hora de pensar nos equipamentos necessários para pôr a mão na massa.

Dá uma olhadinha nessa listinha inicial que preparamos para você:

Câmera:

Um vídeo HD passa mais credibilidade para o canal. Talvez você não tenha a melhor câmera de todas no início, mas procure sempre aperfeiçoar esse ponto.

Fique atento aos horários de gravação, a luz influencia completamente na qualidade final. Portanto saiba os melhores pontos de iluminação de onde você gravar, essa já é uma forma de zelar pelo visual.

Separamos algumas câmeras que podem ajudar:

Microfone:

Não se esqueça nunca do áudio! Você precisa de um microfone para fazer uma boa captação da sua voz, principalmente se o jogo tiver uma trilha sonora alta. Nada pior do que assistir um vídeo com o som abafado, é um fator que atrapalha a compreensão e demonstra amadorismo.

Separamos também alguns microfones que pode gostar:

Programas de edição:

A edição ajuda a dar o tom que você quer ao seu vídeo. É com ela que você insere cortes necessários e efeitos sonoros ou visuais que serão o charme. Você precisa ter os programas de edição e também conhecer pelo menos o básico do seu funcionamento.

Vale dar uma olhada nos planos da Adobe. Seus pacotes oferecem ferramentas interessantes para edição, como o Photoshop, o Premiere, o After Effects, entre outros.

PC Gamer:

Imagina você está gravando o seu vídeo quando de repente o seu PC começa a travar no meio do jogo? Isso pode te atrapalhar atrasando sua produtividade.

Saiba como montar o seu PC Gamer e tenha como objetivo a possibilidade de investir nesse recurso. São detalhes que fazem diferença no final.

Lembre-se que criar o seu canal é um processo. Se você não tiver os melhores equipamentos de início não esquenta a cabeça, tente fazer o melhor com o que você pode oferecer.

Incrementar a qualidade técnica aos poucos faz parte do crescimento no meio. Sendo também uma forma de tangibilizar como cada vez mais você está profissional no setor. Com paciência e perseverança você chega lá!

5º: tenha criatividade

O número de canais de games que temos no youtube é alto e isso só tende a crescer. Saber como ser um youtuber gamer é até fácil, o difícil mesmo é se destacar dentre os demais.

E a criatividade é a chave para isso. Você deve ser criativo desde o início até o final da trajetória como youtuber. Desde o nome do canal até no tipo de conteúdo que irá postar.

Afinal, você pode falar o mesmo que os outros, mas de uma forma diferente e inovadora. É isso que te faz deixar de ser apenas mais um youtuber para ser o youtuber favorito de alguém.

A criatividade pode ser exercida das mais variadas formas, como:

  • Nome do canal
  •  Edições que serão feitas no vídeo
  • Thumbnail que escolher
  • Título do vídeo
  • Tipos de conteúdos (você pode fazer lives para interação ao vivo com o público, alguma tag do mês, inventar algum desafio)
  •  Descrição
  •  Resposta nos comentários
  •  Formas de divulgação

São muitos os pontos de contato entre o seu canal e quem está inserido no mundo dos games. O seu dever é conquistar em todos eles, por isso seja criativo e tenha consistência no seu material.

Você pode criar um canal no Discord para incluir os seguidores da sua comunidade, divulgar notícias e discutir novos temas de vídeos, por exemplo. Pensar em um tom de voz diferente e engraçado para usar nas descrições e títulos do vídeo.

Isso são apenas ideias de como se destacar criativamente, mas a melhor pessoa para decidir o que fazer no seu canal é você

Essa é a fórmula que vai fazer a diferença entre ser um youtuber de sucesso ou não.

6º: interaja com a comunidade

A comunidade dos games é muito forte e conectada. Interagir com ela é essencial para marcar sua presença.

Seja respondendo comentários, participando de fóruns, fazendo parceria com outros canais, comentando em outros vídeos. Crie diálogos e estreite relação com quem pode vir a ser sua audiência.

Convide quem assiste os seus vídeos a deixar sua opinião, esse feedback é importante para saber se tem agradado ou não. Sempre faça perguntas como:

  •  Gostou do vídeo?
  • Quer mais conteúdo desse tipo?
  •  Qual o próximo jogo que você quer ver no canal?

Esses retornos te fazem sentir o que o pessoal realmente gosta, além de criar uma proximidade maior.

7º: fique de olho em outros canais

Referências são necessárias para saber como ser um youtuber gamer cada vez melhor. Portanto, consuma outros canais e analise o que gosta ou não, o que dá certo ou não, o que é tendência ou não.

Não feche sua lista de opções apenas para o mercado nacional, assista também as produções dos gringos! Se mantenha atento ao cenário como um todo e veja se tem alguma novidade lá de fora que ainda não chegou aqui.

E sempre tenha cuidado para não copiar o conteúdo de ninguém. Você pode (e deve!) se inspirar em outras pessoas, é uma forma de estimular novas ideias. Ao se copiar você perde sua originalidade e pode ficar mal visto na comunidade.

Dica Extra!

Reunimos aqui uma lista com os maiores canais gamers para você conhecer e estudar antes de começar o seu:

Agora que você já sabe como ser um youtuber gamer é a hora de começar a planejar o seu próprio canal.

Pensa no seu eu criança, aquele que nem sonhava que um dia poderia ganhar dinheiro jogando games. Como ele estaria realizado em criar o seu próprio canal desse assunto que ama!

Então vamos jogar, o próximo passo é seu!

Curtiu as dicas sobre como ser um youtuber gamer? Tem algo a acrescentar? É só falar para gente nos comentários!

Comente Abaixo