Streamlabs ou OBS Studio – Qual o melhor para streamar?

Seja você um streamer novato ou um old school, provavelmente já pintou a dúvida sobre qual o melhor programar para streamar. E é possível que você tenha parado nessa clássica questão: Streamlabs ou OBS Studio?

Ambos programas são ótimas opções e só você pode chegar na resposta sobre qual o ideal. Mas hoje te daremos uma luz com comparações importantes dos dois.

OBS é a sigla de Open Broadcasting Software (Software para Transmissão Aberta). Ou seja, você captura imagem/áudio e transmite isso ao vivo em diversas plataformas de streaming. Além disso, traz alternativas abertas para você customizar a sua live.

O OBS Studio veio primeiro como uma solução para os streamers gamers. Você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui.

O Streamlabs entrou para a família OBS um pouco depois, prometendo trazer diferenciais que o seu parente não suportava. Também é uma opção gratuita e você pode baixar aqui.

E, para fazer a comparação entre Streamlabs ou OBS Studio, a gente vai analisar os seguintes tópicos:

  • Plataformas Disponíveis
  • Interface
  • Chatbox e Informações da Live
  • Configurações
  • Opções Extras

E aí, quem você acha que ganha nessa disputa entre Streamlabs ou OBS? Fica com a gente que já já você chega na resposta 😉

Leia Também: [PASSO A PASSO] Como fazer live na Twitch

Streamlabs ou OBS Studio

Plataformas Disponíveis

Vamos começar com o primeiro embate entre os programas: enquanto o OBS Studio está disponível para Windows, Mac e Linux o Streamlabs está apenas para Windows.

Grandes mudanças são aguardadas do Streamlabs depois de ter sido adquirido pela Logitech em 2019 (por uma quantia generosa de US$89 milhões, diga-se de passagem). A disponibilização para Mac é uma delas.

No momento o programa tem uma versão beta liberada para quem é usuário da Apple. Sendo uma versão teste, pode ser que tenha algum bug ou opções que ainda serão incluídas dependendo de como for o feedback.

Quanto ao que diz respeito às plataformas de streaming, ambos programas cobrem as seguintes: Twitch, Youtube, Facebook e Mixer.

Então nessa categoria a disputa entre OBS ou Streamlabs fica na mão do veterano, por ter sua versão oficial disponível para sistemas além do Windows.

Leia Também: Como ser um youtuber gamer: 7 passos para você realizar o seu sonho

Interface

Ambos possuem uma interface simples e limpa, bastante intuitiva e sem muito mistério. Sendo inclusive, bem similares:

Interface OBS Studio

Interface Streamlabs

O OBS possui menos informações e opções, isso faz com que o programa seja mais leve e exija menos do seu PC Gamer na hora da live.

Leia Também: Curso para ser streamer profissional – viva de jogos agora

Chatbox e informações da live

Aqui chegamos em uma das principais diferenças que ajuda a bater o martelo entre o Streamlabs ou o OBS. O funcionamento do chatbox e informações da live.

No Streamlabs você confere tudo isso dentro do próprio programa. 

Ou seja, é possível conferir nele mesmo o que seus seguidores estão falando na live. Além de ter um dashboard com outras informações relevantes como quem te seguiu ou quem doou dinheiro para o seu canal.

Isso é um ponto bastante positivo para facilitar na hora da sua interação. É muito mais prático para lidar com tudo o que está acontecendo e acaba deixando a transmissão mais tranquila.

O OBS Studio ainda não conta com essa opção. Para você acompanhar o chat é preciso baixar plugins. Isso pode complicar um pouco a sua vida.

Leia Também: [LISTA] Melhores jogos para fazer stream – ganhe mais viewers

Configurações

O OBS Studio te dá bastante liberdade para as configurações da live. Você pode configurar diversos aspectos como:

  • Geral
  • Transmissão
  • Saída
  • Áudio
  • Vídeo
  • Teclas de Atalho
  • Avançado

Tudo isso torna a sua transmissão mais a sua cara.

O Streamlabs também tem essas diversas opções. Além disso ele já faz configurações automáticas de acordo com o seu PC e a sua internet. Um ponto interessante para quem não quer esquentar a cabeça com essas informações.

As opções que você pode configurar da live no Streamlabs são similares à do OBS.

Leia Também: [DICAS] Como conseguir seguidores na Twitch

Opções extras

O OBS Studio disponibiliza diversos plugins para você baixar e personalizar sua transmissão. Esses extras contam até com motion-effects para transição, que você pode usar durante o seu ao vivo.

Isso é bem bacana, mostra que a plataforma sempre traz novidades e é flexível para que você dê a sua personalidade.

Mas o concorrente, por outro lado, ganha mais uma vez na praticidade. Seguindo ainda a ideia de manter tudo integrado dentro do próprio programa, o Streamlabs tem como extra dois pontos bastante interessantes:

  • Widgets de alerta para o streamer
  • Temas personalizáveis para você colocar na sua live

Esses fatores podem não parecer nada demais, mas facilitam a sua vida durante o dia-a-dia.

Leia Também: [Lista] Melhores webcam para stream. Para TODOS os bolsos.

Veredicto – qual o melhor programa: OBS ou Streamlabs?

Fica até difícil dizer se o melhor é o Streamlabs ou o OBS, né? Muito disso é porque depende da sua familiaridade com os programas e o que você procura.

De modo geral, podemos dizer que o Streamlabs é um programa mais completo. Trazer opções como o chatbox e widgets para o streamer integrado nele mesmo é uma mão na roda, principalmente para quem está começando.

O maior contra dele é o fato de não ter uma versão final para Mac ainda (e nem uma beta para Linux). Além de ser mais pesado que o OBS Studio também, o que pode deixar a sua live mais lenta dependendo de como for o seu PC e internet.

O OBS Studio é uma opção interessante para quem já domina as configurações, já sabe mexer com os plugins ou para quem precisa de algo mais leve para começar.

A real é que a disputa do Streamlabs ou OBS é acirradíssima, os dois entregam boas soluções.

Por isso, se você for iniciante, indicamos o Streamlabs. Porém o ideal é que você faça download dos dois e teste fazer live em ambos. Só assim você terá certeza absoluta de qual dará mais certo com você, se é o Streamlabs ou o OBS.

O bom é que os dois são gratuitos, então você não precisa esquentar a cabeça e pode testar a vontade 😉

Leia Também: [Guia] Como se tornar afiliado da Twitch. Conheça o programa.

O que achou dos dois programas? Conta pra gente qual o seu preferido, se é o Streamlabs ou o OBS Studio.
Se você curtiu esse post vai adorar também dar uma passada na nossa matéria sobre as melhores plataformas para streamar em 2020. Dá uma lida na lista que fizemos pra você!

curso-online-twitch
Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts