Twitch ou Booyah: qual a melhor plataforma? [comparação]

Twitch ou Booyah? Qual dessas duas opções é melhor para você participar, seja como streamer gamer ou como viewer? Nesse comparativo pontuamos as principais características, vantagens e desvantagens de cada uma para você decidir.

O streaming tem crescido nos últimos anos. São por volta de 9 milhões de streamers que produzem conteúdo a cada mês. Um meio de entretenimento para diversos públicos, super interessante de conhecer e acompanhar.

Com esse cenário promissor, diversas plataformas e novidades surgem. Assim, podemos ficar meio perdidos de qual é a melhor.

Portanto, para que você não tenha dúvidas e conheça bem sobre cada, fizemos esse post comparativo entre Twitch ou Booyah. Tanto para quem é espectador e quer saber o que encontra em cada uma delas.

Quanto para quem é streamer e quer saber qual é de maior potencial para fazer suas lives. Ah, se esse for o seu caso, aproveita e dá um pulo no nosso post sobre como divulgar sua live na Twitch.

Bom, agora sem mais delongas. Vamos streamar!

Twitch ou Booyah: Para Streamer

1- Background

O primeiro ponto para decidir entre Twitch ou Booyah é conhecer o background de cada. Ou seja, sua proposta e sua história. Então, vamos começar a partir daí.

A Twitch existe desde 2011 e atualmente é a maior plataforma de lives. Ela domina o mercado com 91% de todos os conteúdos criados no streaming gamer.

Muito se dá pelo fato de que a Amazon a adquiriu em 2014 por $1 bilhão. Isso a tornou ainda mais consolidada, com investimentos e maior divulgação para o público. Indicando qual o porte da gigante, certo?

A Booyah é um lançamento mais recente, tendo chegado ao Brasil em Janeiro de 2020. Trata-se de um serviço de streaming criado pela própria Garena do Free Fire e, como o nome já diz, seu foco é no Battle Royale.

É possível transmitir outros jogos, mas o que eles indicam é dar preferência para lives de Free Fire. Então, se você tem interesse em lives desse game, pode ser mais interessante.

Ou então você pode também testar transmitir outros jogos e ir analisando os resultados. Por ser mais focado em FF, trazer algo diferente pode ser um diferencial que destaque. Por que não tentar?

2- Audiência

Outro ponto extremamente importante para os streamers é saber se tal plataforma tem uma audiência fiel ou não. Isso influencia diretamente nos resultados e no seu planejamento, afinal de contas: queremos criar conteúdo para um público.

Em números, a Twitch ganha de forma disparada. Teve mais 17 bilhões de horas assistidas em 2020, seguindo um crescimento de 83% quando comparado a 2019.

Porém a Booyah já apresentou resultados interessantes, registrando 15 milhões de horas assistidas em 2020. Ficou à frente da Nimo TV, por exemplo.

Quando se entra na aba de jogos da Booyah, é perceptível em como a maior parte de seus espectadores são de Free Fire. No print abaixo você visualiza a primeira fileira de jogos e dá para fazer um comparativo:

Fonte/Reprodução: Booyah

A Twitch conta com uma audiência global, sendo uma oportunidade para quem quer tentar conquistar espectadores gringos. Já a Booyah tem seu foco para público LATAM, Índia e Brasil.

Essa é uma noção bacana de se ter para ajudar na reflexão entre Twitch ou Booyah.

3- Concorrência

Quando falamos disso, queremos dizer dos outros canais de streaming que estão presentes na plataforma. Não é exatamente uma concorrência, mas se aplica na ideia de que se o catálogo estiver muito saturado, fica mais difícil de se destacar e captar público.

Temos um conteúdo com dicas essenciais de como fazer stream de LoL e se destacar. Pode ser útil para você descobrir como se diferenciar da concorrência.

Lógico que não é limitador, você pode conquistar o seu espaço apesar da saturação. E, dependendo, pode ser estratégico nas suas relações com a comunidade de produtores de conteúdo. Estabelecendo formas de se ajudarem mutuamente.

Então, não é um fator que te impede de entrar na plataforma. Mas talvez deixe mais difícil o momento inicial.

E o fato é: a Twitch conta com muitos produtores de conteúdo. Isso demonstra uma saturação maior e que é importante escolher os melhores jogos para streamar de forma estratégica.

Booyah conta com a presença de alguns influencers famosos que chamam a atenção da audiência. Alok já deu as caras na plataforma e Cerol, por exemplo, faz parte dos streamers de lá.

Seu recorde de audiência sobe em dias de campeonatos de Free Fire, já que as transmissões acontecem pela plataforma.

Não encontramos números referentes a quantidade de canais na plataforma, mas é um fato: sua maior parte é voltada para Free Fire. Apesar de que existem outros jogos disponíveis no catálogo e com um bom número de espectadores.

4- Recursos

Tanto a Twitch ou Booyah oferecem recursos para os streamers. A Twitch conta com seu programa de afiliados que permite a monetização do criador de diversas formas. Além disso, há meios personalizáveis para deixar a interação com o chat mais diversa e única.

Na Booyah existe um meio para se tornar parceiro oficial da plataforma. Assim como a Twitch, é preciso cumprir algumas etapas estipuladas por eles inicialmente. Quando se torna parceiro, consegue a monetização e é possível que sua audiência te faça doações.

Para criar suas lives na Twitch é importante usar algum programa para stream, como OBS Studio ou Streamlabs. No vídeo abaixo do nosso canal no YouTube, falamos um pouquinho de cada:

Já a Booyah, se você fizer live de Free Fire não é necessário. Há uma compatibilidade nativa, o que facilita sua vida. Agora, se for de outros jogos, precisará de uma dessas ferramentas de broadcasting por fora.

5- Retorno

Ok, e o final para o streamer decidir entre Twitch ou Booyah: onde consigo o melhor retorno? E a resposta é: depende.

Sim, muito ampla, né? Mas é porque não existe uma receita de bolo ou resposta certa. Ambas plataformas oferecem esquemas similares de monetização para o criador de conteúdo.

Então no fim das contas tudo depende de como será o seu resultado na plataforma, se vai conseguir conquistar uma audiência ou não. Além de ter um planejamento estratégico para buscar outras formas de ganhar dinheiro.

Se você quer ser streamer ou já é, mas tem uma certa dificuldade ou medo para se desenvolver no meio, temos duas sugestões. Selecionamos aqui dois cursos de streamers que podem te ajudar de maneira prática a melhorar e se profissionalizar mais:

Ambos são um investimento, mas é uma forma de facilitar sua vida nesse processo do streaming. Entrar mais preparado no meio já é uma forma de se destacar seja na Twitch ou Booyah (ou qualquer outra plataforma).

Leia Também: Como ganhar dinheiro sendo streamer. Além dos subs e donates

Twitch ou Booyah: Para Espectador

1- Funcionamento

Se você é do lugar de viewer, vale começar comparando o funcionamento de ambos para decidir Twitch ou Booyah. O que podemos dizer é que ambas seguem uma linha similar, sem muitas diferenças.

A lógica da interface no desktop é bem parecida, tirando a questão da identidade visual. Ao acessar o site você tem um destaque de canais em alta sendo apresentados primeiramente:

Fonte/Reprodução: Booyah
Fonte/Reprodução: Twitch

Além disso, as duas plataformas estão disponíveis para PC, iOS e Android. São relativamente leves para smartphone, sem grandes diferenciais entre elas nesse aspecto.

2- Variedade

Aqui a coisa muda um pouquinho de figura. A Twitch é bem mais a frente que a Booyah no quesito de diversidade de entretenimento. 

Tanto o catálogo de jogos é maior, quanto a quantidade de canais e ainda a variedade de tipos de live. Então se o que você procura como viewer é um lugar com mais opções de conteúdos diversos, a Twitch vai atender melhor suas expectativas.

Porém, se o que você curte mesmo é o Battle Royale da Garena e acompanhar lives e campeonatos de Free Fire, com certeza vale mais a pena dar preferência para Booyah.

Na Twitch você também encontra canais do jogo e conteúdos do mesmo. Só que por a Booyah ser declaradamente focada no game e da empresa dele, ela tem maior volume.

3- Comunidade

Por fim, o último ponto interessante para um viewer pensar na hora de escolher entre Twitch ou Booyah é a comunidade. Afinal, a interação é um dos pontos mais altos e o que mais nos prende em um lugar e a comunidade tem total influência nisso.

Ambos possuem um número constante de espectadores, o que é positivo. Além disso, também temos figuras importantes e influencers em cada uma das plataformas.

Como já falamos, a Twitch é mais movimentada. Isso tem seus prós e contras, do tipo: você possui mais pessoas para conversar e ter trocas no chat. Só que ao mesmo tempo, dependendo do que estiver assistindo, pode ficar movimentado demais.

Já a Booyah é bem legal para encontrar outras pessoas que jogam e curtem Free Fire pra valer. Além de ser ótimo para conversar sobre os campeonatos e aprender com outros jogadores.

Leia Também: [Lista] melhor jogador de Free Fire do Brasil. 11 destaques

E aí, qual sua opinião final: Twitch ou Booyah?

Conta suas impressões para a gente nos comentários. Não deixe de acessar o Stream na Prática e a Academia do Streamer caso você queira entrar nesse meio.

Por fim, aproveita que chegou até aqui e dá um pulo no nosso post com dicas para começar a streamar. Você precisa ler antes de fazer sua primeira live.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts