[Atualizado] Dicas para crescer como streamer. Se destaque!

Cada vez mais repleta de concorrentes, a cena do streaming demanda muita dedicação. Para te ajudar nessa jornada, trouxemos 6 dicas para crescer como streamer.

Com o isolamento social, o streaming se tornou um dos entretenimentos mais relevantes. Quando se diz respeito ao streamer gamer, há canais que relataram um aumento de 100% da audiência.

Apesar desses dados promissores, não é fácil conseguir tal sucesso. A concorrência é cada vez mais ampla.

Para ter uma ideia, já em Fevereiro (antes da pandemia) 3,8 milhões de streamers fizeram live na Twitch. Ou seja, muita oferta no salão.

Com esse roteiro desenhado, o desenrolar já viu, né? Começamos a fazer live de um jeito bacana e estruturado com muito tempo investido, mas os espectadores simplesmente não chegam. Mesmo entregando algo de qualidade.

Sei como isso pode tirar nossa motivação, mas não desanime. Nesse post você encontra 6 dicas para crescer como streamer, são alternativas que muito provavelmente irão te ajudar no desafio.

Claro, não existe receita de bolo. Cada caso é um caso e você precisa encontrar o que funciona para você, mas essas dicas para crescer como streamer servem como uma luz.

A ideia é iluminar sua cabeça para que você pense mais estrategicamente no crescimento do seu canal. Bacana, né? Então continua com a gente e vem conferir nossas 6 dicas para crescer como streamer.

Leia Também: Curso para ser streamer profissional – viva de jogos agora

6 Dicas para crescer como streamer

1- Faça Conteúdo integrado

A primeira das dicas para crescer como streamer é uma das mais importantes. Sim, já chegamos de cara com a principal, então se liga.

Imagina a cena: você se planejou, organizou tudo direitinho e finalmente lançou seu canal na Twitch. Super se dedica a ele, fazendo várias horas de live quase todo dia. 

Elas são super engraçadas e interessantes, mas tem um problema… além de uns gatos pingados de amigos, ninguém mais aparece. Não chega nenhum viewer novo, não tem giro e você sente que a sua live simplesmente está esquecida no meio da multidão.

O algoritmo da Twitch, no momento, não facilita a vida dos criadores de conteúdo iniciantes. As indicações que costumam ficar no topo para os usuários são as que possuem mais espectadores. Sabotando as chances de alguém pequeno se destacar.

Dessa forma, mesmo que você esteja entregando algo de qualidade você não é notado pela comunidade. Triste, não?

Ok, e como eu saio desse ciclo? Indo além de apenas fazer lives para as plataformas de streaming. Exatamente, se você quer aumentar seus viewers e ter mais engajamento, você precisará se dedicar amplamente no ambiente digital.

O que eu quero dizer com isso? Você deve estar presente em outras redes sociais com um perfil do seu canal. E a ideia é que você crie conteúdos autênticos e direcionados para cada uma delas, não apenas deixe o link da sua live dizendo: ao vivo agora.

É para você aparecer no seu nicho nas outras mídias, ganhando seguidores engajados e então divulgando para eles que você faz streaming.

É algo bem trabalhoso, visto que você terá que estudar cada rede social e traçar estratégias para todas. Portanto, muito provavelmente, você terá que fazer menos dias de live.

Pode parecer contraditório, mas é a melhor maneira de conseguir chegar em pessoas novas nesse início.

Abaixo deixaremos as principais redes sociais para você ingressar e criar seu conteúdo complementar às lives.

  • Instagram: você pode postar fotos, stories com bastidores, gravar reels divertidos ou IGTV informativo.
  • Facebook: existem diversos grupos de games e streaming por lá, invista neles. Mas não apenas deixe link para sua live, interaja de forma natural e entregando um conteúdo interessante.
  • Discord: uma ideia é criar um canal para reunir todos os seus seguidores e fazer uma verdadeira comunidade. Chame as pessoas de lá para jogar com você, apareça às vezes e avise quando estiver em live lá.
  • Twitter: siga outros streamers e fãs de games e tuíte com frequência, poste highlights engraçados das suas lives que podem ganhar RT e outros memes. Threads explicativas com dicas ou outros conteúdos também são interessantes
  • YouTube: um canal a parte onde você posta vídeos com tutoriais ou ensinando algo que tenha a ver com o que mostra nas lives. Conforme for ganhando audiência lá, você divulga que também faz lives.
  • Streamholics: se trata de uma comunidade br de streamers que buscam se ajudar no crescimento. Vale muito a pena conhecer o site e o grupo do facebook.
  • Streamings: veja lives de outras pessoas e participe do chat de forma divertida, conhecendo pessoas que são potenciais público-alvo. 
  • TikTok: é uma rede social recente, mas com grande potencial viral. Participar dos challenges e criar vídeos engraçados podem gerar grandes visualizações, basta você encontrar como fazer isso de forma alinhada com seu conteúdo gamer

Você não precisa estar em todas, o ideal é fazer alguns testes e ir para as que te deram mais retorno. Lembre do que falamos no início, não existe receita de bolo, você tem que descobrir qual a mais efetiva para seu caso.

Para algumas ideias de como divulgar sua live, vale assistir o vídeo abaixo do ToquinhaMan, o cara por trás do Stream na Prática:

https://www.youtube.com/watch?v=XfsRQJgHiAw

Leia Também: [Lista] 5 Melhores programas para stream: veja qual usar

2- Inove

Bom, se você quer se destacar, é preciso buscar meios para inovar. Ir além de uma simples live de partidas de algum jogo e trazer algo realmente atraente para seu público.

Como vimos, a concorrência está grande, então é necessário ter um diferencial. De nada vai adiantar conseguir trazer pessoas para o seu canal, mas quando chega lá elas assistem mais do mesmo.

Como eu vou inovar? Sendo criativo na criação de conteúdo. Um exemplo de alguém que busca sempre trazer algo diferente nos seus streams é o YoDa.

Ele fez o Futebol dos Streamers onde reuniu um monte de streamers, jogaram uma pelada e transmitiu tudo por lá. É pegar o formato de live e usar de um jeito diferente, criativo e divertido.

Algumas coisas que você pode fazer no seu canal:

  • Entrevistas
  • Chamar subs para jogar com você
  • Chamar streamers para jogar com você
  • Just chatting (só conversar)
  • Aproveitar alguma habilidade sua (cantar, tocar instrumento, dançar, desenhar) 
  • Ensinar como fazer algo diferente no jogo
  • Ligar para alguém do chat

Essas são só algumas ideias bases, o céu é o limite nesse ponto. Lembre só de sempre ser respeitoso com suas propostas e seguir as diretrizes da plataforma de streaming que pertence.

Essa é uma das dicas para crescer como streamer e se destacar. Então elabore algo com carinho, tenha um brainstorm daqueles para fazer algo alinhado com seu canal.

Leia Também: [Lista] Conheça os melhores microfones para stream!

3- Interatividade

Esse ponto é essencial para quem procura por dicas para crescer como streamer. Não dá para fazer live e não ser interativo com sua audiência.

Peça o feedback de quem te assiste, aceite opiniões, faça enquetes sobre qual jogo deve começar. Para ter seguidores engajados você precisa se relacionar com eles e criar uma verdadeira comunidade.

Portanto se você tiver ao vivo com apenas duas pessoas assistindo sua stream, não esqueça de conversar com elas. Agradecer pela presença e bater um papo mesmo. Dessa forma elas vão querer voltar no seu canal e até indicar para mais pessoas.

Seu público é necessário para que você cresça, então trate eles com a importância e relevância que merecem. Transforme sua streaming em lugar onde eles se sintam acolhidos e queiram voltar e apoiar.

Leia Também: [Guia] Aprenda como fazer live em várias plataformas

4- Consistência e Planejamento

Ok, precisamos conversar sobre a necessidade de consistência e planejamento. Vamos supor que você seguiu nossas dicas anteriores e começou a ter um retorno. Mais pessoas aparecendo nas suas lives e se mantendo fiel ao canal.

Se você não tiver uma consistência certinha com os dias, horários e o que vai trazer ao vivo, esse público provavelmente ficará perdido. Para sustentar e nutrir as pessoas que chegarem no seu canal, é preciso ser responsável e levar a sério.

Se você faz muitas horas de live em um dia e depois some, sua relevância para os espectadores cai. Se você fica um mês streamando direitinho, mas três sem nem aparecer, vai rolar o mesmo.

Para fidelizar, é preciso frequência e compromisso. Para te ajudar nessa etapa dos planejamentos e cronogramas, indicamos o Trello. A ferramenta é gratuita e funciona como um organizador, onde você pode separar em Cards e Boards o que precisa fazer.

Dessa forma nem você e nem seus seguidores ficam perdidos quanto o que vai levar para o canal.

Leia Também: [LISTA] Melhores jogos para fazer stream – ganhe mais viewers

5- Sorteios Engajados

Brindes e sorteios são polêmicos. Muitas pessoas acabam usando essa tática como muleta e usam apenas eles como ação para conseguir mais seguidores. O resultado? Você até aumenta consideravelmente seus números, mas com um público completamente vazio.

O legal é chegar em pessoas que realmente se interessariam pelo seu canal. Alcançar aquele público alvo que é potencial de curtir seu conteúdo e voltar a consumir.

Com isso, talvez o alcance do seu sorteio diminua um pouco, mas quantidade não é tudo. Mais importante que ter muita gente é ter gente engajada de verdade no que você faz.

Portanto, use dessa tática de forma inteligente. Por exemplo: se você joga LoL, faça o sorteio de uma skin nova do jogo. Dessa maneira irá participar e te seguir pessoas que gostam do MOBA.

Você pode fazer o sorteio no Instagram com um post oficial e colocar que vai divulgar o resultado na sua live em um dia específico. 

Coloque nas regras que duas pessoas irão ganhar, uma que participar só no insta e outra que estiver assistindo sua live no dia. Desse jeito você dá uma motivação para o pessoal te assistir.

O bom de levar para as redes sociais é que você pode aproveitar para impulsionar nelas, chegando em mais pessoas. 

O legal é que o Facebook Ads (que serve para o Face e Insta) opções bem interessantes de segmentação, ajudando que o sorteio chegue no perfil específico do seu público.

Se você quer saber mais sobre como funciona o Facebook Ads, confira o vídeo abaixo do canal Santo Marketing:

Enfim, essas foram apenas algumas dicas para crescer como streamer usando de sorteios. Você pode adaptar e fazer algo diferente, é só para iluminar e mostrar que esse método não se trata de um vilão. Se fizer de forma estratégica, pode ser realmente útil.

Só lembre de não ter apenas ela como ação para conseguir mais público. Siga também as outras ideias que demos aqui!

Leia Também: Como fazer uma stream de LoL e se destacar. Dicas essenciais

6- Estude

Por último, mas não menos importante: estude. Essa também é uma das principais dicas para crescer como streamer.

Assista outros criadores de conteúdos e streamers referências para você. De preferência até interaja com a comunidade, de forma que vocês troquem figurinhas e se apoiem.

Acompanhe grandes canais, tanto gringos quanto brasileiros. É uma forma de se manter fresco e ajuda a ter algum insight significativo de algo que você pode levar para seu canal.

Só não vale confundir referência com plágio. Estudar canais e usar como referencial é adaptar alguma ideia para algo que encaixa com o que você faz e a sua personalidade. 

Imitar alguém é sempre muito mau visto, ser autêntico e original é essencial para se destacar.

Alguns streamers interessantes de seguir:

E para fechar com chave de ouro nossas dicas para crescer como streamer, indicamos o Stream na Prática. O curso feito pelo ToquinhaMan possui 5 módulos + bônus que te ensinam, de forma prática, como destravar sua live.

O professor reuniu os métodos que ele testou e viu funcionar nos seus dois anos de experiência com streaming. São soluções para os mais variados desafios do stream. Sendo eles:

  • Módulo 1: Preparação para livestream
  • Módulo 2: Começando suas streams
  • Módulo 3: Interação com o público
  • Módulo 4: Sua carreira e crescimento na plataforma
  • Módulo 5: Me tornei afiliado e agora? 
  • Módulo bônus: Constantemente atualizado com conteúdos que te ajudarão na carreira

É um investimento muito interessante para quem busca realmente viver de stream. Vale a pena conferir mais informações clicando aqui. Lembrando que se você assinar o curso usando o nosso link, estará ajudando a Mkt a crescer também 😉

Leia Também: [TUTORIAL] Como fazer stream pelo celular: dicas e app

O que achou das nossas dicas para crescer como streamer? Deixa nos comentários qual o seu canal para gente conhecer 😀

Agora que já conferiu dicas para crescer como streamer, é hora de ir no nosso post com dicas de ouro de como divulgar sua live na Twitch. São mais ideias que te ajudarão a ver seus viewers subirem 😉

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts