Top 10 | Melhores empresas de games. Bilionárias de sucesso.

Procurando pelas melhores empresas de games do mercado? Selecionamos aqui um top 10 com nomes de gigantes do meio para você ficar por dentro das principais do setor.

Recentemente a transação bilionário da compra da Blizzard pela Activision chamou a atenção de muita gente. Tal ação é uma demonstração do quão grande está o mercado de games e como ele movimenta dinheiro.

Nessas horas bate um pouco a curiosidade… afinal, quais são as maiores e melhores empresas de games? Para responder essa dúvida, reunimos essa lista com um top 10 baseado na pesquisa da Newzoo que levou em conta o Q3 de 2021 para análise. 

Então aqui você vai encontrar os maiores desenvolvedores de games e as melhores empresas de jogos. Só que vale dizer que além dessas gigantes ainda existem muitos outros nomes nesse meio que segue promissor para os próximos anos, segundo Forbes.

Estúdios de jogos indie, por exemplo, também ganham bastante destaque na comunidade e produzem ótimas pérolas que vale a pena a ressalva e menção honrosa aqui.

Então, se liga no top 10 melhores empresas de games que reunimos:

  1. Tencent
  2. Sony
  3. Apple
  4. Microsoft
  5. Google
  6. NetEase
  7. Activision Blizzard
  8. Nintendo
  9. EA
  10. Take-Two Interactive

Agora fica com a gente até o final para saber um pouco mais de cada uma.

Top 10: Melhores empresas de games

1- Tencent

Fonte/Reprodução: Arena

Receita Q3 2021: $8,299M

Tencent é a maior empresa de jogos do mundo. A gigante chinesa é responsável por títulos como League of Legends, sendo então a dona da Riot Games.

Fundada em 1988, atualmente é dona também de empresas como a Supercell (criadora de Clash of Clans) e ainda possui parte em jogos como PUBG Mobile (Battle Royale de sucesso). Sua expansão global a fez chegar nesse posto.

Com uma receita de 142,37bi segundo o Google Finanças visto no momento em que o conteúdo está sendo escrito. É uma das melhores empresas de games.

2- Sony

Fonte/Reprodução: Sony

Receita Q3 2021: $4,342M

A Sony é uma das melhores empresas de jogos. Japonesa e fundada em 1946, seus lançamentos vão desde o Walkman até o queridíssimo PlayStation. Então é uma boa conhecida de muita gente aí.

Com uma receita de 3,03tri (também segundo o Google Finanças), conseguindo bons resultados com as vendas de PlayStation 5. Recentemente fechou um acordo com uma das maiores empresas de desenvolvedoras de jogos, a Bungie.

A compra foi bilionária: houve o investimento de $3,6 bilhões. Por meio dessas transações dá para ter uma ideia do poder aquisitivo e valor dessas que são as melhores empresas de games.

Como você pode ver, tem muito dinheiro envolvendo o mercado de jogos. Isso se dá porque ele está em ascensão, sendo uma das tendências e apostas de grandes conglomerados.

Se você curte esse setor, vale a pena conferir nosso conteúdo sobre carreira em games. É possível se profissionalizar e introduzir nele. Outra sugestão que deixamos aqui também é o curso de desenvolvimento de jogos da Danki Code para você conferir, pode te ser útil.

3- Apple

Fonte/Reprodução: Apple

Receita Q3 2021: $3,610M

A Apple é uma das melhores empresas do mundo, para além do mercado de games. Com produtos de peso, inovação e destaque nas tecnologias, que vão desde smartphones à PCs e até mesmo relógios.

Referência no ramo empresarial, podemos dizer que ela também conta com seu destaque no mercado de jogos. Principalmente no que diz respeito a jogos de celulares. Afinal, a App Store vende diversos games para mobile.

Então, assim, a Apple entra nesse top 10 graças aos seus faturamentos na venda de jogos na sua loja de aplicativos. Sendo recente sua aparição no topo dessa lista, indicando uma tendência de mercado de aumento de consumo de jogos para celulares.

Se quiser, temos um conteúdo sobre como criar um jogo para celular. Pode ser uma alternativa interessante para você.

Para ter uma ideia, conta com uma receita de 123,95bi, segundo o Google Finanças.

4- Microsoft

Fonte/Reprodução: Microsoft

Receita Q3 2021: $2,887M

A Microsoft é a quarta da nossa lista de melhores e maiores empresas de games. Recentemente a dona da Microsoft comprou a Activision Blizzard por quase $70 bilhões, transação histórica.

A empresa já está no ramo dos jogos há tempos, com o XBox e tendo comprado diversos estúdios de jogos.

Há quem especula que a empresa quer investir para adentrar ao metaverso dos jogos. Existe quem acredita que, após a compra, esse será um dos próximos passos dessa que é uma das melhores empresas de jogos.

Agora é esperar para ver suas próximas empreitadas. Enquanto isso, ficamos com sua alta receita de 51,73bi, de acordo com o Google Finanças.

5- Google

Fonte/Reprodução: Logosmarcas

Receita Q3 2021: $2,823M

Sim, também aparece na lista da Newzoo como uma das melhores empresas de games. Com o serviço do Google Stadia, que atualmente serve apenas como distribuição de jogos, a marca consegue faturar o suficiente para estar no top 5.

O Google conta com uma receita de 75,3bi, visto no Google Finanças. Só que também é uma empresa que está presente em outros setores para além dos games. Sendo então um conglomerado de alta presença digital e valor.

Sua força também está no mercado mobile. Para ter uma ideia, ainda em 2020 os três jogos que mais faturaram no Google Play em março geraram soma de US$174,3 milhões. Mostrando de novo como trata-se de um ramo promissor.

6- NetEase

Fonte/Reprodução: ChinaFilmInsider

Receita Q3 2021: $2,435M

A NetEase veio para as Américas mais recentemente, em 2018. Só que já era bem forte na China, licenciando diversos jogos da Blizzard para o local e também produzindo jogos.

Talvez o nome não seja lá muito conhecido por você, mas aqui vão alguns títulos que estão na conta dela: Onmyoji, Warbound Storm, Creative Destruction, MARVEL Super War, Knives Out. Se quiser conferir mais outros, é só vir nessa aba.

Por isso, é uma das melhores empresas de games. Sua receita, vista no Google Finanças, é de 24,37bi.

7- Activision Blizzard

Fonte/Reprodução: Tecnoblog

Receita Q3 2021: $1,921M

Mais do que apenas a empresa que foi adquirida pela Microsoft, a Blizzard conta com uma enorme credibilidade e força por conta própria. Produtora de títulos consagrados no meio gamer como: StarCraft, DotA, Hearthstone, Diablo, entre outros.

É também uma das melhores empresas de jogos, até porque não foi à toa que movimentou bilhões da Microsoft. Sua receita, pelo Google Finanças, é de 2,16bi.

8- Nintendo

Fonte/Reprodução: Nintendo

Receita Q3 2021: $1,589M

Tradicional e clássica, não teria como estar fora. A Nintendo conta com uma margem estável de receita, graças aos seus títulos clássicos, seu console e também alguns jogos atuais, como Animal Crossing.

De forma estável, se inclui na lista de melhores empresas de games. Sua receita é de 695,95bi, mostrado no Google Finanças.

9- EA

Fonte/Reprodução: PCManias

Receita Q3 2021: 1,826M

A bilionária EA tem uma grande parceria com a FIFA, tendo a produção do jogo como seu carro chefe. Só por ele, a EA tem uma movimentação de dois bilhões anuais, segundo Trivela.

Além do jogo de futebol, ainda conta com títulos famosos como The Sims. Consagrados e bem conhecidos pela comunidade gamer. Oferece também serviços como a EA Play e é uma das melhores empresas de games.

Sua receita é de 1,79bi, como mostra o Google Finanças. Recentemente, houve desacordo quanto ao contrato para o FIFA e isso pode gerar uma maior instabilidade para o futuro.

10- Take-Two Interactive

Fonte/Reprodução: The Enemy

Receita Q3 2021: $858M

Finalizando a lista de melhores empresas de games, a Take-Two aparece em décima posição da Newzoo. 

É a dona por trás da Rockstar, que possui GTA e Red Dead Redemption. Também realizou a aquisição da Zynga de jogos para smartphone.

Além disso, possui outros títulos de sucesso como Bioshock e games da NBA. Sua receita é de 903,25mi, de acordo com o Google Finanças. Por isso, é também uma das maiores empresas de jogos.

[Extra] Melhores empresas de games: menções honrosas

Elaboramos essa sessão extra para citar outras três empresas que merecem destaque e atenção para os próximos anos. Com rápido crescimento, são nomes de tendência e já de alto valor. São elas:

Então, vale a pena ficar de olho também nesses nomes. Principalmente se você tiver interesse em entrar nesse mercado.

Se esse for o seu caso, deixamos também como sugestão que confira o curso de desenvolvimento de jogos da Danki Code. Um material de acesso vitalício com garantia de 30 dias para caso você não curta a didática 😉

Gostou do conteúdo sobre as melhores empresas de games?

Salve nos favoritos para retornar daqui a um tempo e confirmar se essas ainda serão as corporações em alta. Acompanhar o mercado dessa forma é sempre interessante e ajuda a entender como ele anda.

Se você quer entrar nesse meio, confira nosso conteúdo sobre como trabalhar com eSports, pode te dar um norte. Lembrando também que dar uma olhada na Danki Code é uma boa para quem quer seguir em desenvolvimento de games, considere direitinho.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts