O que é Roblox? É um jogo seguro? Dá dinheiro?

Game de grande sucesso e alcance na pandemia do Covid-19, você pode ter esbarrado nele e se perguntado: afinal, o que é Roblox? Para te ajudar a tirar essa dúvida, fizemos esse post com explicação completa do jogo.

Muito comparado com Minecraft, é um game que tem chamado cada vez mais atenção. E aqui falaremos sobre:

  • O que é Roblox
  • Roblox é seguro para crianças?
  • Roblox dá dinheiro?

Os pilares para te ajudar a entender o alcance e engajamento, principalmente com o público mais jovem. Sendo assim, você vai sair daqui sem mais nenhuma dúvida no estilo de: jogo Roblox o que é.

É realmente interessante esse tema? Bom, tendo em vista que o jogo conta com 42,1 milhões de usuários ativos diários, vale a pena conhecer, não é mesmo?

Então, vamos jogar!

O que é Roblox

É um MMO que pode ser visto como um estilo de jogo base. O que isso significa? É um jogo multiplayer online, mas que funciona mais como uma plataforma de jogos onde criadores liberam novos mapas e aventuras.

Não sei se consegui entender o que é Roblox ainda. Imagine uma grande caixa de lego em um playground. Várias crianças se reúnem em volta, pegam seus bonequinhos e, juntas, começam a criar um mundo onde irão brincar juntas.

A lógica é a mesma. Quando você cria seu perfil no Roblox, você está entrando em um grande mundo onde poderá encontrar com outras crianças e brincar juntas nas opções disponíveis de jogos.

Ele é bem interessante para quem gosta de desenvolvimento de jogos também. Incentivando que jovens comecem a criar seu próprio mapa e ainda ganhar dinheiro com isso. Mais para frente falaremos mais sobre isso.

O game estourou recentemente, mas teve seu início em 2004 com uma versão beta, o nome a princípio era DynaBlocks. Atualmente, o fundador e CEO da Roblox é um dos homens mais ricos do mundo segundo a Forbes, com uma fortuna avaliada em US$2,8 bilhões.

Se você se pergunta o que é o jogo do Roblox e como um game com esses gráficos fez tanto sucesso, vale pensar alguns pontos:

  • O social presente nele é interessante, principalmente no período de isolamento
  • A liberdade imaginativa e possibilidade de explorar os mapas com outras pessoas e criar novas regras
  • Os gráficos não tão caprichados tornam o game leve, sendo mais acessível para o público

Basicamente, é isso o que é Roblox. No vídeo abaixo você confere uma linha do tempo completa de como ele se iniciou e vai até o ano de 2018. Antes de crescer ainda mais na quarentena:

Roblox é seguro para crianças?

Essa pergunta é feita por muitos pais ou responsáveis pelas crianças. Visto que o público mais presente no game é de até 16 anos e que é um meio de interação online, muitos ficam desconfiados.

Além disso, diversas histórias se espalharam por aí sobre o que é Roblox, fazendo com que muitos tenham uma impressão negativa do jogo. Portanto, acaba uma desconfiança legítima e que vale uma explanação.

Como qualquer jogo multiplayer online, não dá para se ter um controle total de quem a criança irá encontrar. 

A mesma liberdade que atrai a criança é a que pode assustar muitos pais. Só que é válido dizer que a plataforma tem uma noção do seu público e tenta se assegurar o máximo possível para que seja um ambiente saudável.

Ao criar a sua conta, você deve dizer se é menor de 13 ou maior. Essa informação não é mostrada para todos, mas serve como um meio do jogo saber o que será mostrado ou não para o perfil.

Ou seja, de acordo com a idade será mostrado ou não determinados mapas. Sendo uma forma de se controlar melhor a situação.

Além disso, os responsáveis possuem um acesso a conta e podem visualizar também um histórico de atividade dela. Isso garante um monitoramento autônomo de acordo com o que for mais confortável para si.

Tudo isso dá uma garantia de 100% seguro? Não, mas essa é uma garantia que nunca se tem com nada. É importante ter um diálogo com a criança e uma relação aberta e honesta, da qual você acompanha como ela tem interagido com a plataforma.

É sempre bacana também uma conversa sobre os perigos de compartilhar dados pessoais com os demais usuários que não conhece. Assim ela compreende a necessidade de cautela e se chega em um ponto comum.

As crianças podem se divertir e explorar o que é Roblox com segurança e dando potencial para sua imaginação. Basta ter essa situação consensual parental.

Leia Também: O que é Free Fire: TUDO o que você precisa saber

Roblox dá dinheiro? 

Ok, já entendi o que é Roblox e se é seguro para crianças. Agora a pergunta que não quer calar: dá dinheiro? A resposta é: dá sim, mas é preciso entender como funciona para não acabar caindo em furada.

Como já falamos, trata-se de um jogo base, uma plataforma onde você pode criar seu próprio mapa com aventuras e jogos específicos. Sendo assim, há uma grande comunidade de desenvolvedores presente nela.

Isso é muito interessante, principalmente para crianças e adolescentes que tem um certo interesse em programação de jogos começar testando suas habilidades. A partir do Roblox Studios, que é bem intuitivo e prático, é possível criar seu primeiro jogo.

Temos um conteúdo que mostra um passo a passo para aprender todo o processo de como criar jogos. Vale a pena conferir.

E então, depois de criar o jogo, é possível conseguir um dinheiro com transações internas. Você pode criar itens personalizáveis, por exemplo, para que usuários adquiram com o Robux.

O Robux é a moeda interna do jogo que você compra com dinheiro de verdade. Existem perfis Roblox Premium que conseguem uma quantidade de Robux mensal e também os perfis que compram avulsamente.

Como um mapa é visitado por muitas pessoas, com a quantidade de alcance é possível que haja uma boa quantidade de vendas. Essa é uma das formas de ganhar dinheiro.

A outra é entrando para o grupo de selecionados do próprio jogo e ganhar uma comissão que a plataforma oferecer. Assim eles incentivam que os produtores continuem criando mapas e dando giro para o game.

Segundo o próprio site do Roblox já foram mais de 300 milhões de dólares distribuídos para criadores. 

Além disso, há também relatos bem interessantes de usuários que conseguiram uma relevância no game e alguns deles até conseguiram comprar uma casa. Se quiser conferir algumas dessas histórias, essa reportagem aqui conta mais.

Então sim, Roblox dá dinheiro. Só que mais importante do que focar nisso, é entender que a plataforma dá um incentivo para produtores de jogos começarem seus primeiros passos nessa área.

Isso é muito legal, visto que há muitas crianças na plataforma. Muitas pessoas começam jogando e com o tempo decidem se aventurar e criar seu próprio mapa. Isso é ótimo para a criatividade e também para descobrir o que você gosta de fazer.

Leia Também: Como aprender a criar jogos: dicas para viver seu sonho agora

E aí, conseguiu entender o que é Roblox?

Já compartilha com aquela pessoa que também não sabia direito o que era o jogo ainda. Aproveita que chegou até aqui e dá um pulo no nosso conteúdo sobre o que é Fortnite, nele você aprende tudo sobre esse fenômeno dos games.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts